Vacina contra febre amarela

Vacina contra febre amarela: agora, válida para toda a vida

Vacina contra febre amarela validade para toda a vida

Essa você não leu no jornal. Nem eu. Quem me deu a notícia foi a querida Lena, que foi se vacinar para viajar e descobriu que agora o certificado internacional de vacinação contra febre amarela tem validade para toda a vida.

Os leitores do Viaje na Viagem já sabiam, desde 2013, da deliberação da Organização Mundial de Saúde determinando que o reforço da vacina a cada 10 anos não era mais necessário. O xis da questão, que eu comentei neste post, era saber quando essa resolução seria adotada pelos, aham, simpáticos agentes de imigração de todos os países que exigem a vacina dos visitantes brasileiros.

Vacina contra febre amarela: validade para toda a vida

Finalmente, aconteceu. Desde 11 de julho de 2016, todos os certificados internacionais de vacinação contra febre amarela, como este da Lena, já são emitidos com validade ‘LIFE’ — para toda a vida.

Vacina contra febre amarela validade toda a vida

E, segundo emenda ao Anexo 7 da Regulamentação Internacional de Saúde da OMS (veja o original da OMS e a tradução oficial da Anvisa), os certificados emitidos anteriormente também ficam automaticamente validados por toda a vida, devendo ser aceitos por todos os países associados à Organização Mundial de Saúde, desconsiderando a data de validade registrada.

Ou seja:

  • Não é mais preciso tomar reforço da vacina contra febre amarela a cada 10 anos
  • Não é preciso refazer o certificado para mudar a validade; todo certificado emitido antes desta resolução resolução fica automaticamente válido por toda a vida

Os outros requisitos continuam os mesmos.

  • É preciso se vacinar com 10 dias de antecedência à chegada ao país que exige a vacina
  • Não basta se vacinar; é preciso emitir o certificado internacional de vacinação (veja postos aqui)

Como conseguir seu certificado:


Vacina contra febre amarela
Tudo o que você precisa saber

Passagens mais baratas no nosso parceiro Kayak

Encontre seu hotel no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Allianz Travel

Aluguel de carro na Rentcars em até 12 vezes e sem IOF

Passeios e excursões com a Viator

101 comentários

Bom dia,
Fui ao posto de saúde no RJ e eles não recomendaram eu tomar reforço da vacina contra febre amarela já que, de acordo com a OMS, não é preciso se vacinar novamente, mesmo que tenha tomado há mais de 10 anos. Eu tomei há 13 anos e acabei pegando o certificado internacional com o termo LIFE. A questão é que estou indo pra África do Sul semana que vem e ontem a Fiocruz emitiu um alerta informando que quem tomou há mais de 10 anos precisa de uma segunda dose para ter imunidade para o resto da vida. Alguém já entrou na África do Sul com o certificado LIFE? Não sei o que fazer. Obrigada!

Eu tomei a primeira vacina em 99 e a segunda em 2009. porém agora que fui tirar o certificado internacional, só foi colocado a data da segunda dose. Ficou igual a foto acima. O correto não seria constar as duas doses ? Se não parece que teria que tomar outra em 2019

    Olá, William! O certificado diz que a validade é para a vida inteira. É essa a informação que importa.

Eu vou viajar pra Itália agora em Março e já tomei a vacina da febre amarela,mais não fiz o certificado internacional …será que vou precisar fazer?
Estou em Ribeirão Preto e gostaria de saber aonde devo ir …mais eu estava lendo aqui e mi parece que pra ir pra Europa não precisa desse certificado,alguém sabe mi dizer?
Obrigado!!

    Olá, Cassandra! Consulte o site da Anvisa. Vale a pena fazer o certificado para usar quando for necessário. Para a Europa, porém, não é preciso, nem nunca será, porque não há florestas tropicais nem os mosquitos que propagam a doença.

Só para atualizar, a Copa ainda não está aceitando (em fevereiro de 2017) essa vacinação “for life”, dizendo que Cuba e o Panamá não estão aceitando a entrada de pessoas sem a vacinação com data de validade para 10 anos. Os funcionários nem sabem dessa resolução de 2016 da OMS. Falei com vários. E a coisa tá pior ainda agora, com esse surto no Brasil.

Tomei apenas uma dose e a mesma já venceu. Vou para Africa do Sul, que aderiu a recomendacao de apenas uma dose. No embarque, a cia area no brasil vai exigir que eu tenha tomado duas doses para valer para vida toda ? ou prevalece o destino pra onde vou ? oms vs anisa ? confusao

    Olá, Andre! Sua cia. aérea deve saber informar como estão procedendo no check-in.

Boa noite!
Gostaria de saber :
Já tomei duas doses da vacina contra febre amarela, para obter certificado tenho que tomar a terceira dose?

    Olá, João Bosco! Leve sua caderneta de vacinação a um centro emissor de certificados internacionais da Anvisa e eles emitirão o certificado internacional.

O meu certificado internacional é de 2002.
Será se eles trocam por um com a inscrição à LIFE como o da matéria?
Obrigado pela ajuda

    Olá, Evandro! Se você conseguir emitir uma segunda via, ela já deverá sair como LIFE.

Eu, meu esposo e filho tomamos a vacina contra a febre amarela em 10 de Janeiro de 2013. Sabem me informar quando vence?

    Olá, Valquíria! No seu certificado tem a data. Naquela época a vacina valia 10 anos, então deve estar marcado 2023. Se você quiser viajar para o exterior e o seu certificado não for internacional, vai precisar levar o seu certificado nacional a um posto da Anvisa, para que seja emitido. Este novo certificado já constará válido para toda a vida.

Oi, alguém sabe informar se para ir para Buenos Aires, tbm é necessário tomar a vacina contra a Febre Amarela? Eu li na passagem que sim, mas como sou muito alérgica, estou com muito medo. Será que a fiscalização lá, em Buenos Aires, tbm é tao rigorosa? Por favor, me ajudem :/
Muito muito obrigada

    Olá, Silvana! Não há exigência de vacina para a Argentina. Mas consulte seu médico; em algum momento é provável que todos os brasileiros tenhamos que nos vacinar pelo risco da doença no Brasil, mesmo.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito