Vacina contra febre amarela: dose fracionada não serve para viajar

Febre amarela: Venezuela e Bolívia também exigem a vacina

vacina febre amarela panamá cuba venezuela bolívia

A lista de países que passaram a exigir vacina contra febre amarela de viajantes brasileiros só aumenta. Depois do Panamá e de Cuba, mais dois vizinhos latino-americanos anunciaram a necessidade do certificado internacional de vacinação contra febre amarela para entrar em seu território.

Na Venezuela, informa o Portal Consular do Itamaraty, a exigência já está valendo. Quem atravessar a fronteira terrestre por Roraima e for só até a cidade de Santa Elena, porém, pode entrar apenas com o certificado nacional. Já para chegadas via aérea pelo aeroporto de Caracas, o certificado internacional é o único aceito.

A Bolívia, também informa o Portal Consular, exige vacina contra febre amarela de viajantes brasileiros a partir do dia 3 de março.

Como conseguir seu certificado:


Vacina contra febre amarela
Tudo o que você precisa saber

51 comentários

Estou na Bolívia a passeio quando entrei no país não era necessário o certificado de Vacinação. Estou retornado na próxima semana será exigido a carteira de vacinação para voltar ao país onde eu moro.

Estarei fazendo um Cruzeiro marítimo para : St Maarten/Bahamas. Já fui vacinado contra a febre amarela. Gostaria de saber se será necessário tirar o certificado internacional de vacinação para apresentar nesses países? Grato.

    Olá, Junior! A carteirinha de vacinação não é reconhecida por nenhum país. É preciso tirar o certificado internacional. Vá a um posto da Anvisa com a sua carteirinha.

Espanhóis que vão pra Bolívia precisam da vacina?

    Olá, Mariana! A lógica dessas exigências é a seguinte: o país que exige a vacina está se protegendo de pessoas que podem ter sido infectadas em seus lugares de origem. Se os espanhóis vão direto da Espanha para a Bolívia, não precisarão da vacina. Caso passem pelo Brasil, pode ser que exijam.

Adorei a pergunta da Adele. Meu caso é para meu bebe de quase 3 anos – o pediatra disse p não nos preocuparmos mas meu Rick tá achando melhor – vai que o Trump…

Boia, boa tarde!
Farei um pequeno cruzeiro que fará uma parada nas Bahamas. Vi que não é necessária a vacina pra quem está em cruzeiro. Ainda procede essa informação?
Obrigada!

    Olá, Tatiana! Ainda não relataram nenhum problema por via marítima. Mas se você tiver tempo hábil para se vacinar e seu médico concordar, vacine-se.

Bom dia! Entrei em contato com a Anvisa e a orientação foi de emitir novamente o certificado internacional, infelizmente o centro mais próximo fica a 300 km da minha cidade…

Boa noite Bóia, grato pela rapidez da resposta!
Conforme última lista de países da OMS, St. Maarten exige a vacina. Também liguei para a Copa Airlines e confirmaram que St. Maarten está exigindo a imunização. Quanto à validade, a atendente tinha conhecimento que a vacina agora tem validade para toda a vida porém orientou a entrar em contato com a Anvisa para confirmar a necessidade de emissão de nova Carteira Internacional de Vacinação.

Boa noite! Vou para St. Maarten mês que vem. Fiz a vacina em 2005 (portanto expirado aquele prazo de 10 anos), possuo a Carteira Internacional.
Algum relato quanto ao procedimento adotado pela Copa Airlines e governo de St. Maarten em relação à orientação da OMS de considerar a validade da vacina para vida toda.

    Olá, Claudio! É melhor perguntar à Copa. Mas até onde sabemos, St. Maarten não exige vacina. Nunca houve nenhum relato de leitor barrado por causa disso. (O Ricardo Freire já desembarcou cinco vezes em St. Maarten, e nunca checaram sua vacina.)

Ola, minha viagem esta marcada para 2 de março para a Bolívia e eu chego nesse mesmo dia ( 2 ), eu vou tomar a vacila hoje e tentar pegar o certificado ainda hoje mesmo. Ate o dia 2 de Março nao se completará 10 dias e sim 9 , será que eu terei algum problema ?

    Olá, Matheus! Você terá que contar com a boa vontade da cia aérea e da imigração. Não temos como saber o grau de rigor que usarão nos primeiros dias.

Ola,

Chegamos na Colômbia domingo (19/02) de manhã e nada nos pediram.

abs

    Olá, Thiago! Na Colômbia não pedem mesmo não. Está no texto. Se vierem a pedir, será avisado.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito