Vai ao Brooklyn? Pegue carona com a Lu

dumbo

Na última ida a Nova York, a Lu Gomes (também conhecida pela alcunha chic de ‘Lu Maldivas’) resolveu dar uma geral no bairro mais hypado do momento — o Brooklyn. As dicas foram inicialmente postadas na caixa de comentários do post do lado B de Nova York pro Lucas, mas são tão práticas que merecem um post próprio. Siga a Lu:

Bem: em primeiro lugar,o Brooklyn é imeeeenso!!! Portanto, esqueça tentar fazer tudo de uma vez. Antes de tudo, ainda em Manhattan, consiga um mapa do Brooklyn, com as linhas de metrô (eu consegui o meu na Grand Central). Seguem algumas sugestões:

– Quando atravessar a ponte (ou antes de, caso você vá atravessar do Booklyn pra Manhattan), existem duas lojas legais pra quem gosta de doces, na parte do bairro conhecida DUMBO (Down under Manhattan and Brooklyn Bridges): Jacques Torres, que tem um chocolate quente apimentado bem interessante, e Almondine Bakery, loja de doces deliciosos. Por ali também fica a Pizzaria Grimaldi, que tem fila o tempo todo. Metrô: High St.

Esquilo no Prospect Park. Foto: Lu

– Outra área interessante por ali é o Prospect Park, que é o equivalente brooklyniano ao Central Park. Numa das extremidades fica o Brooklyn Museum, que é muito bom, porém enoooorme! Seria o equivalente ao Met. Dá prá chegar lá de metrô,vindo de Manhattan (linhas 2 e 3, estação Eastern Parkway-Brooklyn Museum). No momento está passando aquela expo do Tutankamon que esteve em São Paulo. Você salta no museu, entra se quiser, depois dá uma passeada pelo parque, e desce para a 5th Ave., que tem algumas lojinhas alternativas. Aí você estará em Park Slope, equivalente ao Upper East Side de Manhattan. E, se por acaso estiver na hora do almoço, aproveite para comer no Al di La, italiano bem gostoso, com preços médios, que não aceita reserva, mas vale a pena. Fica na Carroll St., esquina com 5th Ave. De lá você também pode voltar ara Manhattan de metrô, na 4th Ave. com Union St. tem uma estação. Eu falei das comparações com Manhattan porque li em algum lugar, mas eu não concordo, Manhattan é única!!

Loja no Brooklyn e a Lu

– Williamsburg: eu diria que é uma extensão do Lower East Side. É um sub-bairro do Brooklyn que está bem badalado no momento.Você pode pegar a linha L que passa embaixo da 14th St, em Manhattan, e saltar na primeira parada do Brooklyn – Bedford Ave. Adorei essa avenida,é como se fosse um Village de antigamente, tem um monte de lojinhas, barzinhos e restaurantes — bem legal! Eu cheguei lá umas 6 da tarde e achei muito animado. Li numa placa que aos sábados essa rua fica fechada para carros, o que significa que deve ter muuuuita gente passeando, isso se não tiver uma feirinha… Subindo na direção oposta ao rio,por qualquer rua (por exemplo, a N 6th St.), você passa por brechós simpáticos e uma parte bem agradável do bairro. Depois de passar por baixo de um viaduto, você estará perto da Lorimer St., que é uma área que está “bombando”, mas só que as coisas não estão assim evidentes. Descobri um café chamado Second Stop que achei uma gracinha, com uma decoração meio louca, e super simpática, onde tinha vários locais fazendo hora,estudando ou trabalhando, todos coma cara enfiada nos seus notebooks e os iPods nos ouvidos, e alguns outros seres, como eu, a fim de descobrir novidades. É mais ou menos como no LES, você vai fuçando e encontrando lugares (bares, cafés, restaurantes) interessantes. Estive lá à tarde, mas fiquei coma sensação que à noite ou happy hour deve ser mais legal. Pode andar até a Grand St. ,que é uma rua meio feiosa, mas tem um restaurante que foi indicado pelo time out em fevereiro (mês dos namorados) como um dos mais românticos de NY (não me lembro o nome, mas é francês), o que vem a confirmar que por lá você vai descobrindo os lugares … e é exatamente aí que está a graça da história.

Atravessando a ponte do Brooklyn - sentido Manhattan. Foto: Lu

– Encerrando a minha epopéia brooklyniana, tenho a dizer que quem não quiser gastar muito tempo no Brooklyn, deve pelo menos atravessar a Brooklyn Bridge a pé (num dia bonito, de preferência), e ir à Bedford Ave. — em dias distintos,naturalmente.

Afinal, ninguém deve fazer o que eu fiz, tudo no mesmo dia … foi uma maratona!

Obrigado, Lu!

Leia também:

Nova York pro Lucas: o melhor do lado B

Página de Nova York no Viaje na Viagem, com links quentes para dentro e fora do site

61 comentários

Alessandra, o Memorial Day, sempre é comemorado na última segunda-feira de maio. Em 2010 cairá em 31 de maio. Sim, as liquidações são ótimas. Há muuuuitos anos atrás estava em Cleveland e fizemos boas compras por lá. 😉

    Obrigada, Eric. É que eu andei pesquisando no GOOGLE e cada resposta diz um dia diferente, uns dizem 24 de maio, outros 31 de maio, e outros ainda marcam o final de semana todo, acredito que cada loja tem a sua liquidação… no woodbury, por exemplo, marca o último final de semana.
    Mas vou manter meu overplanning para o Central Park. 🙂

    Quem é você Eric? Porque o seu comentário é exatamente gual ao meu? Até o emoticon????????

    É spam, querida! Esses têm aparecido desde anteontem, capturando/reproduzindo comentários já feitos. A maioria fica no poço, mas tem alguns que conseguem atravessar o firewall. Daqui a pouco o WordPress conserta isso, desculpe 😳

Para aproveitar o Brooklyn fomos ao Peter Luger Steakhouse, conhecido como a melhor carne de NY, mas é caríssima, e convenhamos a nossa também é muito boa, não vale pagar tanto.
A grata surpresa é que chegamos por voltas das 14h00, horário de almoço, há pratos para cada dia da semana e se você for antes das 15h00 paga um preço razoável e toma excelentes cervejas. Gostei e achei o ambiente muito interessante.

Acho que a Marcie saberá me dizer:
Dia 24 de maio, última segunda-feira de maio, será o feriado do Memorial Day? Tinha reservado este dia para ir ao Central Park, mas li que as liquidações são muito boas. O que vc acha? Vale a pena ou é roubada? Muita muvuca?
Fora as lojas, o resto funciona normalmente (museus, atrações, etc)?
Obrigada!

    Alessandra, o Memorial Day, sempre é comemorado na última segunda-feira de maio. Em 2010 cairá em 31 de maio. Sim, as liquidações são ótimas. Há muuuuitos anos atrás estava em Cleveland e fizemos boas compras por lá. 😉

    “Tinha reservado este dia para ir ao Central Park” me parece o que outro leitor aqui rotulou de “overplanning”. Ida ao pqrque é algo que a gente faz num dia bonito, não num dia marcado.

    Museus normalmente fecham às segundas. Alguns museus abrem quando a segunda cai em feriado. Ponha no google o nome do museu desejado e você chegará rapidinho ao horário de funcionamento.

    Uma busca por “Memorial Day 2010” no google traz resultados mais rápidos do que perguntar em foruns ou sites.

    https://www.apples4theteacher.com/holidays/memorial-day/when-is-memorial-day.html

André,
Quando meus filhos estavam + ou – com a idade dos seus (12 e 9), há dez anos, fizemos e eles gostaram: Aquário em Coney Island, MET (parte do Egito), Central Park (ver esquilos circulando, bicicleta etc) e Zoo do Bronx. De metro em todas as programações.

    Muito obrigado! Central Park já está nos planos… foi quase o motivo inicial da viagem… a mais nova só pensa nos tais esquilos.

    Vou incluir as outras dicas no programa.

    André,
    Um detalhe: os esquilos do Central Park mordem. Portanto, cuidado c/as mãozinhas da pequenina.
    O Museu de História Natural talvez tb seja um bom programa.

    André,
    Inclui o Museu de História Natural, imperdível até para adulto.

    Obrigado pelo aviso sobre os esquilos! Manteremos as mãos afastadas. O Museu também já tinha sido planejado, pois fomos no ano passado e pensamos nos pequenos o tempo todo!

Em Outubro farei minha segunda viagem a NY (ano passado também fui em Outubro), mas desta vez eu e minha mulher vamos levar as crianças.

Alguém tem dicas interessantes de programas específicos ou que possam ser do agrado de 2 pré-adoloescentes (12 anos) e uma criança de 5 anos (que jura que tem uns 10)?

Se puderem ajudar, agradeço antecipadamente.

(postei de novo porque na primeira errei e disparei o comentário antes de terminar o texto)

Em Outubro farei minha segunda viagem a NY (ano passado também fui em Outubro), mas desta vez eu e minha mulher vamos levar as crianças.

Alguém tem dica interessante de programas específicos ou que possam ser do agrado de 2 pré-adoloescentes (12 anos) e uma criança de 5 anos (q

Amei as dicas da Lu pq ela além de ter bom gosto, é antenada!
Agora uma dica de uma rua maravilhosa para compras em Midtown. Ande pela 34 desde a Quinta Avenida até a Oitava. Imperdível! Metade das suas compras liquidadas por lá!

é no Brooklin que fica a M&I Internacional Food? To louca pra ir lá!

    É, sim! FIca na Brighton Beach Avenue. Em Brighton Beach: que é a parte Russa do Brooklin. E sou frequentadora assídua! 😆

    Bem vinda a casinha Marcie !
    Diga lá , qual a melhor maneira de chegar ao Heights de Midtown?

    Chegando em JFK, use a dobradinha Air-Train + metrô. “E” se for East Side, e “A” se for o West Side. 😉

    Não perguntei direito , vamos lá :
    Para quem já está em NYC e quer ir até o Brooklin Promenade
    ver a vista de NY , qual é a tua sugestão de transporte ( pois tem muitos ).

    ai to louca pra ir!! e quero ir na comilança latina do Red Hook dos fins de semana. 2011 NYC vai ser pequena pra mim 🙂

Lu, dicas excelentes, vc não relatou nada sobre o Promenade, (o calçadão com vista para Downtown Manhattan). ❓

    Essa zona vai ficar ainda melhor quando as obras terminarem. Mas para já, o que está arranjado é muito agradável. À noite é lindo.

    Tem razão, Clarice … é que ñ deu tempo prá ir lá, foi mta coisa p/um dia só!! E, como eu já tinha visto a vista do South St Seaport p/o Brooklyn Heights, nem pensei em voltar e ver a vista de lá prá Manhattan, que deve ser linda!!

Adorei, Riq!! De novo, estou me achando!!
Brincadeirinha, pois NY é inesgotável, sempre há mto p/descobrir. E tomara que surjam mais dicas do Brooklyn!!
Bjs,
Lu

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito