Vai por mim | Habilitação internacional: precisa ou não precisa?

Eu e minha carteira internacional de motorista

Videozito novo no ar!

Neste novo episódio produzido pelo Viaje na Viagem para o canal do YouTube do Visa Platinum o tema é a famigerada carteira internacional de motorista: precisa ou não precisa?

Explico que, para alugar, não precisa — mas é recomendável ter, porque a polícia rodoviária pode pedir.

O Visa Platinum entra na história com o seguro que cobre reparos de avarias e substuição do veículo, e que é automático quando a locação é feita com o cartão.

Note o belo pano de fundo para a gravação: a Pousada Flor da Rosa, no Crato, em meio á beleza do Alentejo.

Os carros desta viagem são alugados com todos os seguros pela Mobility Cars.

O grupo Pestana e as Pousadas de Portugal apoiam esta viagem.

O Mondial Travel é a assistência viagem oficial do #viajenaviagem no projeto Europa de carro.

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


42 comentários

Oi Ricardo, precisei de habilitaçao internacipnal na Nova Zelandia e na Australia.
Eles me cobraram para alugar sim.
Abs

Quando fui aos EUA tirei a minha PID por receio, já que iria dirigir por três estados diferentes (Nevada, Arizona e Florida), mas nenhuma locadora me pediu este documento, só a CNH. Felizmente não fui parado em nenhum momento pela polícia.
Acho, mesmo assim, que é uma tranquilidade possuí-la.

Já aluguei carro em Toronto (na mesma Budget que o Milton colocou acima), em Tampa e em Cancún e até hoje nunca me exigiram a PID. Na verdade eu nem a tenho.

Voce ´já teve algum problema com a policia rodoviaria lá fora?

Como foi?

    Eu já devo ter viajado (sem contar uso diário, já que agora moro por aqui) uns 40.000km de carro Europa afora. Fui parado/inespecionado de carro 4 vezes:

    – em Stuttgart pela polícia anti-terrorista em uma blitz
    – em Messina, pelos Carabinieri
    – em Hoek van Holland, pela polícia holandesa
    – em Brengez, pela guarda civil austríaca, com direito a inspeção anti-drogas e cão farejador

    Agora tenho carteira de motorista válida na Europa, então não é mais o caso de ter PID, mas no caso de Stuttgart o policial alemão olhou a PID, sim. Não é que ele tenha pedido, eu é que, sem falar alemão, às 2h da manhã perdido (tinha colocado endereço errado no GPS) em uma área industrial, já dei logo todos os documentos para o policial.

Ricardo, concordo plenamente.
Algumas locadoras, especialmente fora de grandes centros urbanos, tendem a ignorar isto, e alugar mesmo para quem não tem PID.
Vai depois explicar isto para a polícia?
Embora a PID tenha ficado muito mais cara do que no passado, agora a validade dela está atrelada à validade da CNH (antes era de um ano).

Abraço.

Nao sei se serve como referencia. Morei um ano no Canada, usei a carteira internacional nao so para alugar carro, mas como documento para tudo, pois tem foto. Nem precisei do passaporte para muitas coisas!

Riq,

Em Montreal, na agencia Budget (da Gare Centrale), entreguei minha CNH (junto com meu Visa Platinum..) e eles pediram a Carteira Internacional (PID) também. Pelo que entendi, foi mais para certificar o meu endereço residencial ( informação que consta na PID, mas não na CNH), do que a habilitaç?o propriamente dita.
Já em Toronto, na mesma locadora (Budget, proxima a Union Station), entreguei logo a PID junto com o cartão, mas me pediram também a CNH…. Vai entender?

Bem, o ideal mesmo é sempre viajar com as duas!!!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito