Um pulinho em Isla Mujeres

Lucia Malla

Ontem a Lucia Malla e eu nos desgarramos um pouquinho do simpaticíssimo grupo de blogueiros brazucas em Cancún para fazer um programinha que eu adoro: dar um pulinho em Isla Mujeres.

Bem-vindo a Isla Mujeres...

Isla é uma ilhota ao norte da cidade (na direção contrária, portanto, de Playa del Carmen e da Riveira Maia) de acesso facílimo. Há três lugares de onde saem ferry-boats, dois deles na Zona Hotelera: na Playa Tortuga (poucas saídas) e no Embarcadero (de meia em meia hora). O outro ponto de embarque fica para lá do centrinho, em Puerto Juárez. A travessia dura 20 minutos; a passagem ida e volta custa 15 dólares por pessoa.

Bar Zazil-Ha

Durante a viagem o funcionário do barco vai oferecer várias coisas para fazer em Isla — mergulhar em recifes próximos, alugar um carrinho de golfe, visitar tartarugas marinhas, até mesmo ver tubarões-baleia. Mas para mim a ilha vale a pena só por oferecer a chance de pegar praia sem prédios em volta.

isla2

A prainha da cidade se chama Punta Norte, e para chegar até ela é preciso vencer alguns bons quarteirões de lojas de souvenir, albergues bem vagabundinhos e uma profusão de bares que, a essa hora da manhã, estarão fechados. Nunca fiquei em Isla à noite, mas pela capacidade instalada dos bares da ruazinha principal, o lugar deve ser bem animado — pelo menos na temporada.

Corona? No, gracias

Chegando à praia, não se contente com as primeiras barracas, lotadas de espreguiçadeiras de plástico que os vendedores vêm oferecer a 70 ou 80 pesos (6 ou 7 dólares). Ande mais um pouco — cinco, oito minutinhos — e no cantinho direito da praia você vai encontrar o bar Zazil-Ha, no hotelito Na Balam.

As espreguiçadeiras duplas custam 150 pesos (12 dólares) — ou seja, o mesmo que duas numa zona mais craudeada da praia.

Creio que a essa altura do post não preciso gastar meu mexicanol para descrever o visu…

Bar Zazil-Ha

À medida que a manhã avança, vão aparecendo muitos barcos nesse canto da praia. Lá pelas tantas pareceu ter mais gente ao longe, na água, do que na areia do nosso barzinho.

Punta Norte, Isla Mujeres

Lá pelas duas da tarde, levantamos acampamento para empreender a segunda parte do programa.

El Cejas, Mercado 28

Em vez de pegar o ferry para a Zona Hotelera, embarcamos na linha para Puerto Juárez, no centro. Nosso destino era o Mercado 28, um mercado de quinquilharias (e de vendedores chatos e insistentíssimos). “Van a comprar?”, perguntou o motorista de táxi do porto. “No, vamos a comer!”, respondi, contanto nada mais do que a verdade.

Camarones al mojo de ajo

Para mim, muito mais do que o artesanato industrializado, o bacana do Mercado 28 são os restaurantes populares. Escolhemos o mais bochinchado, El Cejas, que estava cheio de mexicanos, com pouquíssimos turistas.

Eles tocaram Cielito Lindo!

Uma dupla ao xilofone e um trio de mariachis (sem chapelão!) se revezavam na trilha sonora. A Lucia pediu um camarão “al mojo de ajo”, e eu, um arroz de mariscos. Para acompanhar, frijoles refritos e guacamole.  Tudo ótimo. A conta: 26 dólares.

mercado-frijoles

Isla Mujeres + almoço no Mercado 28 é um passeio que recomendo a todos que queiram ter uma experiência mais pitoresca sem sair de Cancún.

146 comentários

Gostaria de associar o passeios em Isla Mujeres com o catamarã, e vi que algumas empresas oferecem.
Gostaria de saber se tem alguma indicação…
Vi nesse site aqui, mas não conheco a empresa… https://www.civitatis.com/pt/cancun/excursao-isla-mujeres-catamara/?aid=6420&cmp=cancun_rot#precos

    Olá, Lilian! Não estamos por dentro das opções atuais. Saiba, porém, que não é necessário ir de excursão. Há transporte regular o ano inteiro, basta ir até um dos portos de embarque.

Olá, Boia. Vou para a região de Cancún em maio/2015, passarei 15 dias. Estava pensando em ficar 3 noites em Cancún, 3 em isla Mujeres, e oito noites em Playa del Carmen (usaria como base para algumas incursões), mas você me desanimou um pouco ao indicar a Isla Mujeres como um passeio de um dia. O que você acha? Teria uma sugestão de como distribuir esse tempo?

Boa noite. Estarei indo para Playa em 26-10-2015 e ja estou procurando hoteis. A minha duvida é a seguinte: Quanto antes reservar, melhores preços vou encontrar ou para hotel não tem tanta necessidade assim? Alguem poderia dar uma dica referente a hospedagem tanto em cancun quanto em playa?

Olá!! Gostaria de algumas dicas sobre como aproveitar melhor Isla Mujeres em apenas um dia. Pretendemos nadar com golfinhos na ilha e estamos na dúvida se também compramos o ingresso para o Parque El Garrafon ou não. É possível conhecer no mesmo dia a parte norte com essa programação (nado+el garrafon)? Muito obrigada!! Meggie

Bom dia Boia. Gostaria de uma ajuda sua se possivel for. No proximo ano estarei indo no final de outubro em lua de mel, porem vai ser feito tudo sem agencia de turismo, ou seja, vou comprar as passagens, vou fazer a reserva e vou me hospedar em Playa. venho colhendo informações a uns 8 meses e em nenhum blog consegui tirar essa duvida, ai vai: Como provavelmente nao vou ficar em hotel “pé na areia”, o que eu faço para ir nas praias de lá, pois aqui no Brasil agente encontra td nas areias (alugar barracas, cadeiras, comprar refrigerante e etc), ou do contrario coloca td no carro e leva ate a praia. Como é feito la? Eu pretendo alugar um carro, o ideal seria eu ir em um mercado, comprar cadeira de praia e sombrinha e ir as praias?

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.