Um pulinho em Isla Mujeres

Lucia Malla

Ontem a Lucia Malla e eu nos desgarramos um pouquinho do simpaticíssimo grupo de blogueiros brazucas em Cancún para fazer um programinha que eu adoro: dar um pulinho em Isla Mujeres.

Bem-vindo a Isla Mujeres...

Isla é uma ilhota ao norte da cidade (na direção contrária, portanto, de Playa del Carmen e da Riveira Maia) de acesso facílimo. Há três lugares de onde saem ferry-boats, dois deles na Zona Hotelera: na Playa Tortuga (poucas saídas) e no Embarcadero (de meia em meia hora). O outro ponto de embarque fica para lá do centrinho, em Puerto Juárez. A travessia dura 20 minutos; a passagem ida e volta custa 15 dólares por pessoa.

Bar Zazil-Ha

Durante a viagem o funcionário do barco vai oferecer várias coisas para fazer em Isla — mergulhar em recifes próximos, alugar um carrinho de golfe, visitar tartarugas marinhas, até mesmo ver tubarões-baleia. Mas para mim a ilha vale a pena só por oferecer a chance de pegar praia sem prédios em volta.

isla2

A prainha da cidade se chama Punta Norte, e para chegar até ela é preciso vencer alguns bons quarteirões de lojas de souvenir, albergues bem vagabundinhos e uma profusão de bares que, a essa hora da manhã, estarão fechados. Nunca fiquei em Isla à noite, mas pela capacidade instalada dos bares da ruazinha principal, o lugar deve ser bem animado — pelo menos na temporada.

Corona? No, gracias

Chegando à praia, não se contente com as primeiras barracas, lotadas de espreguiçadeiras de plástico que os vendedores vêm oferecer a 70 ou 80 pesos (6 ou 7 dólares). Ande mais um pouco — cinco, oito minutinhos — e no cantinho direito da praia você vai encontrar o bar Zazil-Ha, no hotelito Na Balam.

As espreguiçadeiras duplas custam 150 pesos (12 dólares) — ou seja, o mesmo que duas numa zona mais craudeada da praia.

Creio que a essa altura do post não preciso gastar meu mexicanol para descrever o visu…

Bar Zazil-Ha

À medida que a manhã avança, vão aparecendo muitos barcos nesse canto da praia. Lá pelas tantas pareceu ter mais gente ao longe, na água, do que na areia do nosso barzinho.

Punta Norte, Isla Mujeres

Lá pelas duas da tarde, levantamos acampamento para empreender a segunda parte do programa.

El Cejas, Mercado 28

Em vez de pegar o ferry para a Zona Hotelera, embarcamos na linha para Puerto Juárez, no centro. Nosso destino era o Mercado 28, um mercado de quinquilharias (e de vendedores chatos e insistentíssimos). “Van a comprar?”, perguntou o motorista de táxi do porto. “No, vamos a comer!”, respondi, contanto nada mais do que a verdade.

Camarones al mojo de ajo

Para mim, muito mais do que o artesanato industrializado, o bacana do Mercado 28 são os restaurantes populares. Escolhemos o mais bochinchado, El Cejas, que estava cheio de mexicanos, com pouquíssimos turistas.

Eles tocaram Cielito Lindo!

Uma dupla ao xilofone e um trio de mariachis (sem chapelão!) se revezavam na trilha sonora. A Lucia pediu um camarão “al mojo de ajo”, e eu, um arroz de mariscos. Para acompanhar, frijoles refritos e guacamole.  Tudo ótimo. A conta: 26 dólares.

mercado-frijoles

Isla Mujeres + almoço no Mercado 28 é um passeio que recomendo a todos que queiram ter uma experiência mais pitoresca sem sair de Cancún.

146 comentários

O Mar é sem comentarios mas… só quem morou no México sabe que falta faz um bom guacamole com totopos e frijolitos refritos!!!

O – QUE – É – ÉSSA – COR – D0 – MAR !!
Tu tens que estar beeem feliz aí né Riq ? 😆 😉 😀

Trips, tem post novo da Sylvia em BH lá no Filigrana, da Majô .
Vão lá!!!! 😆

    Era isso que eu estava para perguntar, sobre a convnvenção em BH do dia 14/08. Houve, não houve??? Agora já sei, qdo chegar em casa vou dar um pulo no blog da diretora social 🙂 (como já disse N vezes, não dá para acessar .wordpress no trampo)

Riq, estou ligadíssima na sua viagem e relembrando a minha trip por aí. Isla Mujeres é bárbara, linda mesmo. Na volta, também descemos no Porto Juárez e é aquele banho de locais….muito legal. Pegamos uma lotação de Kombi que parecia um filme de Fellini. Eles não podem (podiam?) circular na Zona Hoteleira e nos deixaram na fronteira entre o centro e a praia. Um passeio que fizemos, mas eu não curto, foi o Jungle Tour: uma excursão de jet-skis que sai do Rio, atravessa uma espécie de floresta e desemboca no mar. Fui e voltei de olhos fechados mas, para quem curte, vale.

    A maior parte do pessoal foi fazer este passeio, Malu. A gente é que se desgarrou porque eu queria ir a Isla com tempo bonito (da outra vez que estive o Pedrão não colaborou) e conferir se ainda era recomendável!

Caramba que visual, alé do preço bem em conta. Super.

Bom não poderia deixar de comentar, nossos hermanos estão numa maré gigante de azar, pois não é que fizeram de tudo para realizar um encontro de cúpula da UNASUL em Bariloche para ver se salva alguma coisa da temporada e o Presidente da Colômbia me pega a tal H1N1 por lá, é urucubaca demais…

Ric e tripulação,
Estou indo em janeiro para o Ceará .Ainda não fechei canoa quebrada,pois as pousadas pelo site são tão …..feias,bregas.E´isso mesmo?Voces podem me dar uma luz ?
Obrigada pela sempre generosa,competente, contribuição!!!!!
Cíntia

Minha viagem standby (que virá no fim do ano que vem, se Deus quiser) provavelmente será Cancun via Miami… O melhor: passagem totalmente na faixa por causa de milhas da american airlines..
Estou anotando tudo!!

Comentário joselito mas totalmente sincero: Existe algum photoshop ou tratamento nessas fotos ou o mar é realmente assim?

    O mar é assim mesmo, João. É impressionante. Eu fiquei deslumbrada.

    Eu sempre ajusto o contraste no Photoshop, João, porque não sei fotometrar e por isso as fotos vêm lavadas. Mas a cor é essa sim 🙂

    Que isso… bizarro. 🙂 Parece que vc escolheu uma cor azul bem clarinha no photoshop e mandou pintar!! 😀

    Isso eu não sei fazer não, João! Eu só sei usar quatro comandos do Photoshop: cortar, botar mais foco, aprumar e ajustar o contraste. Mudar fundo, mexer na cor em um lugar específico, apagar alguma coisa — tudo isso tá além da minha capacidade…

Talvez eu conheça esse paraiso neste reveillon!

Ricardo, da uma olhada no meu blog e qq coisa link depois a url da tam… tem promo no ar!! pontos + fidelidade! Vamos botar esse povo pra viajar!!!

Abs!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito