Snowland

Enquete | Viagens com adolescentes: quais as suas dicas para não enlouquecer?

Viagens com adolescentes: Snowland
Snowland em Gramado: seus adolescentes curtiriam ou achariam um mico?

Viagens com adolescentes não são iguais a viagens com crianças. Com uma criança pequena a tiracolo, o mais complicado é a logística da viagem: programar não só as atrações, mas os horários de soneca; carregar carrinho e mil e um apetrechos na bagagem; decidir o hotel por facilidades como cozinha equipada. Mas uma criança sempre vai gostar de passar bastante tempo com a mamãe ou o papai, não importa muito o destino da viagem. Já um adolescente…

Programar uma viagem em família com filhos adolescentes, nessa idade complicada em que quase tudo é ou “um saco” ou “o maior mico”, é um desafio dos grandes. A criança que passava horas brincando na areia de repente vira um moleque que não suporta tomar sol; e a outra, que adorava rolar na lama no hotel-fazenda, toma pavor de todo tipo de interação com a natureza.

Vá entender!

O primeiro passo para viagens com adolescentes darem certo é permitir que eles participem das decisões. Que sejam escutados na hora da escolha do destino, e que usem toda sua desenvoltura com gadgets e aplicativos para pesquisar passeios e atrações que tenham a ver com seus gostos pessoais.

(Se tem um negócio que adolescente adora é de ser tratado como gente grande, né não?)

Se a sua filha ou filho adolescente curte de atividades ao ar livre, aproveite. Rendem boas viagens com adolescentes destinos como Atacama, Patagônia, África do Sul, Foz do Iguaçu, Jalapão ou as Chapadas, em que cada dia é dia para fazer um novo passeio, reduzindo as chances de tédio. Se História ou Geografia estão entre as matérias preferidas dela ou dele na escola, um roteiro pelo Peru vai ser uma aventura inesquecível.

Difícil tirar um aborrecente da cidade grande? Pense em Nova York, San Francisco ou Londres, e aproveite para checar se alguém anda prestando atenção nas aulas do curso de inglês…

A família quer passar uns dias na praia? Em matéria de resort, os Club Meds são imbatíveis para adolescentes, com muito mais opções de diversão do que a lambaeróbica à beira da piscina.

Viagens com adolescentes: deixe suas dicas!

Queremos saber: você tem um filho ou filha adolescente? Qual foi o lugar que eles, nessa fase, mais gostaram de conhecer? Que dificuldades você enfrentou durante as viagens? Tem alguma estratégia para dividir com a gente?

Suas dicas vão nos ajudar a transformar esse post em um manual de sobrevivência para outros pais e mães de adolescentes.

Aos comentários!

Leia mais:

43 comentários

Amei essa enquete!!

Tenho um filho e viajamos com ele desde os 3 meses de vida. Aos 2 já conhecia alguns países da América Latina e aos 5 já havia ido a vários países da Europa e algumas cidades dos EUA. Já fizemos cruzeiro na Europa e no Caribe e já foi a Disney de Orlando 4 vezes. No penúltimo dia desse ano ele vai fazer 15 anos! e além da dificuldade para definir um lugar para ir, já que ele conhece vários e para completar está nessa idade em que parece que nada agrada o bastante, veio essa Pandemia!!! Então gente, estou em busca de alternativas para fazer com ele final de dezembro/janeiro que sejam seguras, claro!

    Adriana, não sei em qual estado você mora, mas meu filho tem a idade do seu e curte muito viagens de carro. Somos só nós dois, então ele se sente meio “guia”. Combinamos que nas minhas férias (agosto), iremos na casa da minha madrinha (moro no ES e ela em MG). Ele está super empolgado já, fazendo planos…
    Talvez seja uma idéia. Eu gosto muito de dirigir. No seu caso iria propor um sentido e sairia sem destino.

Santiago do Chile, Vale Nevado e Farellones. Conhecer a centolla e comer, claro! Além do restaurante com decoração de submarino e o Rest Giratório.

Tenho um de 12 e um de 15, sair para almoçar fora, uma volta no shopping ou até mesmo uma caminhada a beira mar se tornou um transtorno com o mais velho que paga p não sair do sofá de casa…mas quem diria, seus olhos brilharam ao andar no pedalinho de cisne em gramado…era o sonho dele voltar no destino de quando tinha 2 aninhos…então a conclusão é de fato que ajuda muito se eles ajudarem a escolher o destino…pedi ideia para uma próxima aventura e s sugestão foi uma feira de games a tal comic alguma coisa q eu nem fazia ideia q existia…esse ano já foi..mas a ideia está anotada agora é pesquisar o que podemos aproveitar em família em uma cidade onde ocorra um grande evento de games…quem sabe…pode ser divertido.

Como é difícil encontrar hoteis fazenda que tenha atividades para os ADOLECENTES que tenam aventura, adrenalina, suspense… enfim coisas que atiçam eles a participar. Neste fds Out/2018 fui com minha enteada de 13 anos no Hotel Fazenda Mazzaropi ela ama andar a cavalo e fazer atividades. Foi um FIASCO. SÓ TEM ATIVIDADES PARA CRIANÇAS MESMOS. Triste e muito caro.

Viajamos com nosso filho desde que ele era bem pequeno… agora tem 8 anos. Nunca deixamos de curtir por causa dele. Adaptamos as viagens de acordo com o que dar p fazer com ele.
Fizemos Gramado 2 vezes e amamos… sempre temos vontade de voltar e ele ama Tb!
Levamos ele p Portugal o ano passado (com 6 anos). Mesmo tendo curtido muito o aquário e o zoológico de Lisboa, não é viagem p está idade. Chega uma hora que eles cansam de ver museus…
Fizemos SP p criança esse ano e curtimos bastante! Foi uma viagem bem divertida para ele e que conseguiu nos agradar muito.
O importante é fazer um roteiro p a criança… sendo uma criança q está acostumada a viajar, pode-se adaptar p conseguir agradar tb ao casal. E além do mais, a nossa felicidade é estar curtindo e passando os momentos com o nosso filho.

Aqui na minha casa fiz um acordo c uma de 15 e outro de 11anos. Funciona assim, cada um escolhe as ferias q quer dentro das nossas condicoes financeiras. Entao eles combinam entrem eles, e seguimos o plano sem o outro reclamar. Logicamente a primeira ferias foi a minha mas nao foi aceitei reclamacoes deles. A proxima faremos Grecia para a minha filha e Japao p o mais novo. O acordo qdo e minha vez me siga qdo for a sua escolha eu sigo. Foi o jeito mais facil q achei de agradar todo mundo

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.