Primeira viagem ao Peru: mercado de Surquillo, Lima

Enquete | Qual é sua melhor lembrança gastronômica de viagem?

Viagens gastronômicas: mercado de Surquillo, Lima

A primeira vez que embarquei para o Peru, não tinha nenhuma experiência em viagens gastronômicas. Sabia muito pouco ou quase nada sobre gastronomia, chefs estrelados, cozinha fushion e outras palavras de ordem do repertório gourmet. Conhecia apenas a forte ligação do país com sua cozinha e sabia que não deveria voltar antes de provar um bocado de ceviches e pisco sours.

Com apenas uns trocados no bolso, fui pega pelo estômago: as cores, os temperos, os aromas e novos sabores. Tudo era tão distinto do que eu estava acostumada a comer no interior de São Paulo e ao mesmo tempo muito instigante e curioso. Pronto. Sentada numa mesa qualquer em Lima, foi amor à primeira vista por um prato simples e corriqueiro no Peru: o tacu-tacu.

Muitas vezes, já no Brasil, me recordava dos sabores que provei pela América Latina e logo me dei conta como lembranças de viagem também passam pelos momentos que dividimos à mesa. Mas não pense você que eles só acontecem em jantares refinados em restaurantes que pedem reservas com meses de antecedência.

A comida honesta e autêntica tem um valor muito importante. Aquele mercado de rua, o quiosque escondido ou o piquenique no parque podem nos render boas histórias e transformar qualquer dia de férias quase num capítulo dos livros da Julia Child.

Sem raio gourmetizador e sem notas de trufas encontradas por ninfas do Himalaia, conta pra gente: qual destino você mais se surpreendeu com a cozinha local? Qual é sua melhor lembrança gastronômica de viagem? Pra onde você voltaria, neste momento, só para provar aquele prato especial novamente?

Palpite também:

77 comentários

Os diversos restaurantes de Frutos do Mar de São Miguel do Gostoso. Lá comi um espaguetti Nero com frutos do mar melhor da minha vida.

Em BH, um restaurante que não sai da minha memória é o Xapuri, onde comi as melhores costelinhas de porco da vida. A comida é toda preparada no fogão à lenha, com cardápio bem mineiro mesmo.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.