meia noite em Paris

Enquete | Quais viagens suas foram inspiradas por livros, músicas ou filmes?

meia noite em Paris
No roteiro de Meia Noite em Paris

Aposto que em algum laboratório de Harvard deve haver um pesquisador, nesse exato momento, tentando teorizar sobre como nascem as viagens. A resposta certa eu não sei, mas não dá para negar que elas passam – ou começam – muitas vezes pelos livros, filmes e músicas que nos tocam.

Desde a carta de Caminha, até as linhas de Hemingway e o boom de best sellers como Comer, Rezar, Amar, as narrativas e seus relatos de viagem nos levam tanto para cantos já conhecidos, como Nova York, quanto para lugares incomuns como Chan Chan ou Bali.

Cá entre nós, quem nunca suspirou por noites em Paris depois de assistir Meia Noite em Paris? Ou quem já teve a sensação de escutar as batidas de “start spreading the news, I’m leaving today…” ao encontrar uma promoção de passagens para Nova York? E as novelas, então? Ah! Essas sim são casos a serem estudados. Depois do sucesso d’O Clone, o Marrocos entrou definitivamente no radar dos brasileiros. Há poucos anos, vimos o mesmo efeito com a Turquia depois de Salve Jorge.


Cavern Club
Beatlemania

“A zona rural da Normandia me causou uma indefinível impressão de ser a quintessência francesa. As paisagens, os sons e os aromas verdadeiros daquele lugar eram muito mais característicos e interessantes do que filmes ou propagandas de revistas sobre a França. (…) Ah, la belle France – sem saber, eu já estava me apaixonando por ela!” (Trecho do livro Minha Vida na França, da Julia Child)

Assim como a Julia se apaixonou pela França, você já se viu organizando uma viagem inspirado por algum livro, filme, música, novela, série ou algo do tipo? Conta pra gente como foi essa experiência de viagem!

Se você ainda não leu a antiga série do Ricardo Freire – Postais por Escrito – reserve 15 minutos do seu dia para ficar ainda mais com vontade de viajar. Prometo que vale cada clique!

Participe também das nossas outras enquetes:

83 comentários

Por ser fã do seriado “Xena, a Princesa Guerreira” fui para Nova Zelândia estudar inglês e viajar. Lá chegando no aeroporto de Auckland ( literalmente na fila da alfândega) topei com o escritor, produtor, Diretor da série e marido da atriz Lucy Lawless, o Robert Tapert. Foi maravilhoso tamanha sorte. Pedi autógrafo claro!! Falei o quanto a série era amada no Brasil e ele estava de parabéns. Fui convidada para ir no set de filmagens de um episódio. Tirei fotos e conheci os atores e atrizes principais….e muitas outras histórias……Yes… Uma conquista maravilhosa.

O primeiro lugar que visitei ao chegar em Paris foi o café Duex Moulins, onde Amélie Poulain trabalhava. E a ideia não foi original: o lugar estava cheio de fãs do filme, fazendo fotos até no banheiro. O que comi? Um crème brülée, claro!
Agora planejo conhecer NY baseando meu roteiro em Sex and the city, Friends e Gossip Girl (esse será elaborado pela minha filha!).

Agora em junho/ julho planejei um roteiro incluindo Marrocos, Malta e Croacia – Ourzazate, Valetta, Dubrovinik… aí percebi que todas as cidades são locação de Game of Thrones!!!

Costa Amalfitana, inspirada no filme Only You, que assisti na adolescência. Toscana, inspirada nos livros da Frances Mayes. Florença e Veneze, inspirada por Inferno. Adoro combinar livros e viagens!!

Uma viagem inteirinha inspirada em um filme, musica ou serie? Ah, ainda nao!
Mas parte do roteiro da viagem, sim:
– Costa Amalfitana/Positano, retratados na comedia romantica “Only You”.
– Reales Alcazales, Sevilla = Reino de Dorne de Game of Thrones. Belissimo! (ainda estao na list algumas das demais locacoes da serie: http://people.com/travel/the-game-of-thrones-travel-guide-every-fan-needs/)
– estatua do anjo, em Berlim (Far away so close)

Futuros roteiros de viagem baseados em filmes? Uma das minhas Inspiracoes vem do guia (acho que esgotado) “Europa de Cinema”… filmes, livros, musicas.

Inspirações para viagem a Cuba:
Livro: O Rei de Havana,
Filmes: Morango e Chocolate, 7 dias em Havana, Retorno a Itaca, Viva, Suíte Havana, Papa Hemingway
Série (Netflix): Quatro Estações em Havana

Adoramos o seriado Game of Thrones!
Já fomos para a Irlanda e Croácia. E colocamos Espanha e Islândia em nosso planejamento.
Contratamos guias locais específicos que nos levam exatamente aos pontos onde foram filmadas as diversas cenas do seriado. Foi tão bom que passamos a escrever até um blog sobre isso: http://www.sabioviajante.wordpress.com
Já encontramos até o Jamie Lannister em Belfast!

Vicky Cristina Barcelona, de Woody Allen, foi minha inspiração para conhecer a capital catalã. No Park Guel e no Bairro Gótico me sentia em meio ao triângulo amoroso do filme, tão caliente quanto o verão que passei na cidade.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.