Como viajar melhor durante a gravidez (deixe suas dicas!)

Ecografia

A Cacá planejava uma viagem à Europa quando… descobriu que vai ser mamãe! Junto com a boa notícia veio uma preocupação – mesmo com o aval do médico, será que o corpo agüenta o ritmo de uma viagem dessas?

A Sut-Mie Guibert, do blog Viajando com Pimpolhos, indica o segundo trimestre de gestação como a melhor época para viajar, e tem dicas práticas para um maior conforto da mãe durante os vôos. Além disso, comenta sobre a idéia de Babymoon: uma oportunidade para os pais se curtirem antes da chegada do neném.

A Adriana está esperando o primeiro filho e tem relatado no blog Dri Everywhere suas impressões sobre viagens e gravidez. Uma sugestão importante que ela dá é não esquecer de levar uma farmacinha com tudo o que se possa precisar, uma vez que os remédios permitidos à mãe nesse período são restritos. Ela sempre leva contatos de médicos do seu local de destino que falem inglês, para qualquer eventualidade.

A Luisa, do Arquivo de Viagens, fez um excelente comparativo entre viagens de avião, carro, barco e trem durante a gestação. Entre outras dicas, recomenda escolher destinos onde se tenha facilidade de comunicação, e divide com os leitores a orientação de sua médica: melhor evitar lugares muito frios, muito quentes ou muito altos, que podem causar mal-estar.

Você viajou durante a gravidez? Quais cuidados indica às futuras mamães que estão de malas prontas? Que roteiros sugeriria como grávida-friendly? Tem dicas para a viagem da Cacá à Europa?

Aos comentários!

Leia também:

35 comentários

Li sobre o worldnomads, uma empresa australiana. Alguém ja usou?
Mandei um email para eles perguntando sobre cobertura para gestantes, vamos ver se respondem…

    Olá, Fernanda! Como já comentamos acima, o maior problema da WorldNomads é o fato de ela só atender em inglês (tanto na emergência quanto depois, nos pedidos de reembolso). Fora isso, os clientes são só elogios. Mas não sabemos sobre cobertura para gestantes.

Qual seguro de viagem para gestantes vocês recomendam?

Acabamos de chegar da nossa viagem de lua de mel,
estou de 21 semanas,
fomos para Santiago e depois Buenos Aires.
Consultei 3 dias antes da viagem e peguei os atestados caso alguma companhia aérea pedisse.
Fomos de TAM pedi o banco preferencial para gestante, meu marido teve que pagar 30 dólares para ir ao meu lado.
Os acentos são os primeiros depois da classe executiva, mas vale muito a pena, pois possibilita esticar as pernas.
Na volta de Gol a experiencia foi ainda melhor, meu marido não pagou nada para ir ao meu lado e o espaço era bem maior que o da TAM e como não havia a executiva estávamos ao ladinho do banheiro, o que facilitou muito, pois de BsAs a São Paulo tive que ir duas vezes.
Adorei as preferencias nas filas da alfandega e embarque que estavam sempre enormes.
Durante a viagem toda só passei mal quando subimos as cordilheiras, puderá 3000m de altitude e de curvas. E quando exagerei na comida do Astrid y Gastón.
O vôo Santiago/Buenos Aires foi feito de Austral, como era curto e ainda tinha uma conexão onde pernoitamos em Mendoza, não solicitei o acento especial. Me arrependo de não ter procurado um voo direto. Não vale a pena pernoitar só uma noite em Mendoza.
No mais foi tudo tranquilo.
Considerações finais:
– Viaje só depois dos 3 meses de gestação.
– Entre TAM e Gol, escolha a Gol. Maior espaço, melhor atendimento e acompanhante não paga a poltrona preferencial.
– Tome bastante água.
– Mecha bastante com os pés durante o vôos, estique as pernas.
– Veja dicas de restaurantes antes de ir, não coma em lugar duvidoso.
– Conte para todos que está grávida, ganhamos até presente durante a viagem.
– Aproveite para pegar as dicas com os pais que viajam com crianças. Para as próximas viagens.
– Use e abuse das filas preferencias.
– Se o destino for o Santiago, pense 2x antes de subir as cordilheiras.
– Coma lentilha e outras leguminosas para substituir a falta absurda que o feijão faz.
– Não esqueça de pedir o acento preferencial no check in.
– Use roupas confortáveis e calçados abertos.

Boa Viagem.

Estou com 10 semanas de gravide, e quero fazer uma viagem de 7horas
Eu gostaria de saber se é seguro? ???

    Olá, Laura Lady! Você está ainda no começo da gravidez, mas de todo modo converse com o seu médico 🙂 Não podemos nos responsabilizar. Veja os relatos de mamães experientes acima.

estou com 7 meses e duas semanas de gravidez . quero viajar pra al maceio de onibus tem algum risco? mas ate agora estar td bem com mingo e com beber

    Olá, Edvania! Melhor do que perguntar para nós é perguntar para o seu médico 😉

Olá, a todos!! Queria agradecer muitíssimo as dicas e sugestões, ajudaram bastante e me deixaram mais tranquila com relação à viagem! Felizmente, minha gravidez está sendo ótima, estou com 9 semanas e só sinto enjoos ocasionais, muuuuito leves… Minhas férias estão marcadas para a 2ª quinzena de outubro, quando devo estar com 15/16 semanas.
Nossos planos não são muito ambiciosos, pensamos em conhecer Portugal, alugando um carro para ir de Lisboa até o norte do país, com uma esticada até Santiago de Compostela. Meu médico liberou, disse que os riscos que eu corro são os que qualquer pessoa correria, e que não há nenhuma contraindicação quanto à viagem de avião. Recomendou uma meia elástica e disse que provavelmente eu devo engordar com a comida de lá, rs.
Agora preciso correr para organizar o roteiro. Nem passagens comprei ainda, pois estava muito insegura!
Espero que dê tudo certo, e que em breve eu possa voltar aqui pra compartilhar minhas próprias experiências de viagem grávida!
Abraços a todos os trips!

Não tive coragem de ir aos Estados Unidos grávida, pois já não me sinto bem no avião em voos longos mesmo sem a gravidez. Preferi não arriscar. Mas fui ao Sul no segundo trimestre e foi tudo tranquilo. A única coisa é que ainda estava enjoando um pouco e enfrentando cansaço, então reduzi os “lerês” e as loooongas caminhadas, das quais sou adepta. De resto, tudo normal.

Agora vou começar a encarar as viagens com a bebê fora da barriga, o que ainda me assusta. Mas as dicas dos blogs citados são demais. Beijos.

Ótimo post. Acho que isso é importante para a maioria das pessoas que amam viajar, mas estão na idade de pensar no herdeiro. Eu já adiei o meu primeiro filho por alguns anos justamente para poder viajar e conhecer alguns lugares que tanto quero, mas acho que não vou poder continuar pois mais tempo, pois a idade chega e juntamente com ela a maior preocupação: como e quando poderei viajar novamente!!! Por isso Riq: monte alguma coisa para nos ajudar!!! Viajar grávida, viajar com pimpolhos, viajar com nenéns, etc…

Bom, eu viajei grávida muuuuitas vezes, nas duas gravidezes, até 34 semanas, que foi até quando o médico autorizou. Inclusive fiz uma viagem de 15 dias pra Europa no primeiro trimestre, que está aqui: https://luciana.misura.org/2011/04/27/indice-da-viagem-para-a-europa/

Quase todas as viagens que fiz ano passado eu estava grávida, inclusive a ConVNVenção em NY quando conheci o Riq e os outros trips, estava com 15 semanas, Punta Cana já com um barrigão de 20 e tantas https://luciana.misura.org/2011/06/07/punta-cana-resumo-de-viagem/ Flórida, San Diego já no último final de semana que eu podia viajar com 34 semanas: https://luciana.misura.org/tag/san-diego-em-3-dias/ entre outras 🙂

Se a grávida está se sentindo bem, não é uma gravidez de risco, é só pegar leve e não forçar a barra. Por exemplo, eu não encarei subir a escadaria até o topo do Arco do Triunfo nem ao topo da torre da Notre Dame grávida. E claro, viajei com ótimos seguro-saúde e tinha os telefones todos dos médicos a mão. O importante é ter bom-senso e praticar o slow travel. Viagem maratona definitivamente não é para grávidas. E já pode se acostumar pra viajar com criança depois, porque o ritmo vai mudar mesmo.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito