#Linkódromo | Colômbia, o perigo é você querer esticar a viagem

Bogota

Fotos | Raphaella Aretakis do blog Rapha no Mundo

Você já se pegou olhando o mapa da América Latina e sonhando com os próximos destinos que gostaria de conhecer? Por um instante cogitou visitar Bogotá, Cáli ou Cartagena, mas tentou apagar essa ideia por conta daquela insegurança natural que bate quando palavras como violência e FARCs passam pelo seu pensamento?

É natural se sentir assim, entretanto é bacana notar como o Ministério do Turismo da Colômbia vem investindo em segurança para os turistas, principalmente nos grandes centros, e como a Colômbia é um país que tem muito a oferecer ao turista brasileiro. O slogan do turismo da Colômbia, “O perigo é você querer ficar”, é inteligente e corajoso.

Para colocar definitivamente a Colômbia no seu radar, preparamos uma lista com 19 blogueiros que foram e voltaram vivinhos e entusiasmadíssimos para contar como foi a experiência.

Bogota

Vai por eles

Leia mais:

72 comentários

Oi Cristian
Obrigada por voce colocar esse increivel blog de datos importantes para quem Vai de turismo a Colombia.
Ele e Uma pequenha amostra que no Mundo todo … No todos Sao maus e nim nao todos Sao bons! Cada sitio turisticamente falando tem problemas, depende muito de como voce prepare sua Viagra com algumas dicas!
Abraco,
Ana

Pessoal, sou de Cartagena e estou fazendo um blog para turistas brasileiros que vem visitar Cartagena. Estou colocando muitas informações ótimas, dicas e coisas que precisam saber e conhecer antes e durante sua viagem a minha cidade. O blog pode ser acessado em: https://cartagenalinda.wordpress.com/

Qualquer consulta ou informação que gostem de saber, podem entrar em contato comigo no Blog.

Abraços

Ola! Recebi um e-mail, fotos de um rio na Colômbia, Canõ Cristales, fica no Pq. Nacional de La Macarena.Gostaria de saber como é o acesso até esse rio. Se consigo passeios programados para ir até lá. Obrigada.

A Colombia é um país maravilhoso, com muitas belezas naturais, muita biodiversidade, mulheres maravilhosas, gente acolhedora, culinária diversa e muito boa… Claro, como nada é perfeito nessa vida, também tem as coisas que não são tão boas… Políticos, interesses obscuros, narcotráfico, muitos ladrões, e trapaceiros… Mas é preciso viajar com o máximo de informação que se puder obter, a fim de evitar muitos contratempos e aflições… Eu viajei duas vezes… Havia feito um mochilão por Uruguay, Argentina, Chile e Bolivia, tudo isso de onibus, indo por várias cidades (Janeiro/Fevereiro-2012)… e então em Janeiro/Fevereiro-2013, da mesma forma, de ônibus, fui pelo Paraguay, Bolivia, Peru, Ecuador e finalmente, Colombia (Cheguei somente até Medellin nesta viagem…) Nos meses de Janeiro/Fevereiro-2014, decidi viajar somente para a Colombia, onde visitei algumas cidades que havia visitado da primeira vez, porém também visitei outras que não havia visitado na primeira viagem… Alguns taxistas me cobraram um dinheirinho a mais nas corridas, uns bebados, maconheiros, me roubaram 45000 pesos na noite em que eu havia chegado a Santa Marta (fato que me fez ir embora de Santa Marta já no dia seguinte, viajando desde Santa Marta até Bogota, junto de um grupo de caminhões que transportavam óleo diesel!!!), porém as alegrias e as experiências foram sensacionais… Assim como o grande número de pessoas maravilhosas, amigos que eu conheci!!! Fica a dica: assim como em qualquer parte, é preciso ter todo o cuidado quando se é turista, tentar se disfarçar de gente do local, se possível, já ajuda bastante!!! Não levar grandes quantidades de dinheiro, documentos, câmeras, celulares, etc. que fiquem perceptíveis aos olhos dos larápios… De resto, tudo tende a ocorrer bem, visto que o povo colombiano é bastante receptivo e caloroso, bastante interessado em ter turistas visitando seu lindo país… Obs.: Pretendo voltar, que sabe para viver em definitivo um dia!!! E quem sabe, casar com uma linda colombiana!!!

Há trens de Cartagena a Bogotá, via Medelín? É possível ir parando pelo caminho prá conhecer alguns povoados? Ou teria q viajar de “busetas”? As rodovias são seguras (fala das condições, se não corro o risco de cair em precipícios)?

    Olá, Luiz Antônio! Não há trens. As rotas de ônibus são operadas por estradas seguras.

Oi, muito boa a relação de blogs!! Fui à Colômbia este ano e ler os relatos nos blogs me ajudou muito. Conto sobre a minha experiência no Comer, Dormir e Viajar. Lá falo sobre Bogotá, o que comer, e ainda falaremos sobre Cartagena e a Catedral de Sal. 🙂
http://comerdormireviajar.wordpress.com

Olá!

Gostaria de saber se vale mais a pena ir para San Adrés ou Santa Marta?
Estava pensando em ir só para Santa Marta.
Terei nototal 18 dias de viagem para ir para Bogotá, Cartagena, Medellin, Snta Marta e/ou San Andrés

Obrigada desde já!!

    Olá, Natasha! San Andrés é um destino para quem curte mergulho. As praias da ilha são pedregosas, melhores para quem faz snorkel do que quem quer apenas curtir a praia. Santa Marta é uma praia como estamos acostumados.

Trips,
Vocês teriam mais alguma dica de hotel em Medellín? Pelo que pude apurar até agora deve-se evitar o centro. Ficar perto de uma estação de metrô parece ser uma boa ideia. Aparecem várias opções de hotéis na região de “El Poblado”; algum trecho melhor nessa área?
Obrigada 🙂

    Olá, Lu! Na última matéria sobre Medellín publicada no New York Times ( http://www.nytimes.com/2013/01/20/travel/i-just-got-back-from-medellin.html ), há três indicações de hotel, todas em El Poblado. Dois hotéis ficam mais próximos do Parque Lleras: o Art Hotel e o Charlee. Mais na área residencial do bairro (próximo a shoppings, e numa ladeira) está o Dann Carlton.

    Pela matéria, parece que o bacana é ficar mesmo pelo Parque Lleras.

    Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo para ver se aparecem outras indicações dos trips.

    Bóia,
    Muito obrigada pela dica! De fato, não tinha visto esse artigo do NY Times 😉

    El Poblado é um Bairro lindo de Medellin e lá têm ônibus para toda a cidade. O melhor custo benefício de hospedagem que vi ali foram os Hostels, muito charmosos e com bom preço.

Alguém quer dar pitacos no meu roteiro?

Teremos férias entre 26/5 e 5/6, e estamos em dúvida entre dois destinos bem distintos: Colômbia ou sul da Espanha (Andaluzia, mais especificamente).

Se for Colômbia, a idéia é passar 2 ou 3 dias em Bogotá, 2 ou 3 dias em Cartagena e o resto em San Andrés ou Santa Marta. Se for Andaluzia, queremos passar por Sevilha, Jerez e Granada, mas não temos muita certeza de como complementar.

Queria o pitaco de vcs:

1) Para esta época do ano, o que é melhor, Colômbia ou Andaluzia?
2) Na Colômbia: San Andres ou Santa Marta? Ou, nestes 11-12 dias que temos, vale a pena tentar encaixar ambas?
3) Logisticamente, dá pra começar a viagem em Bogotá, passar por Cartagena e terminar em San Andres ou Santa Marta, ou é perrengue demais?
3) Na Espanha: quais cidades mais valem a pena na Andaluzia? Acham que cabe uns diazinhos em Madri ou fica puxado demais? Vale a pena incluir Marbella?

Pitacos are highly welcome 🙂

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.