Viena: transporte de/para o aeroporto e estações de trem

City Airport Train, Viena

O aeroporto de Viena não é muito longe: está a 20 km do coração da cidade e oferece várias opções de transporte, todas convenientes. As estações de trem principais são duas: a novíssima Hauptbanhof (estação central), usada nas rotas a Bratislava, Budapeste e Praga, e a antiga Westbahnhof, que continua em uso nas rotas a Salzburg, Innsbruck, Munique e Zurique.

Transporte entre o aeroporto e Viena

Táxi

O táxi do aeroporto vai custar entre 30 e 40 euros, dependendo de onde você for e das condições do trânsito. Sempre que couber no seu bolso, use o táxi ao chegar numa cidade que você não conhece; é um investimento que vale a pena. (Uma solução intermediária é pegar trem ou ônibus ao centro e lá pegar o táxi até a porta do seu hotel.)

Trem: duas opções

O trem mais rápido e confortável é o CAT, City Airport Train. Leva 16 minutos sem paradas até a estação Landstrasse/Wien Mitte. A passagem de ida custa 11 euros; ida e volta, 19 euros (com Vienna Card: 10 euros ida, 16 euros ida e volta). O primeiro trem sai do aeroporto às 6h09; o último, às 23h39. Do centro da cidade, o primeiro sai às 5h36 e o último às 23h06, sempre de meia em meia hora.

Dá também para pegar a linha S7 da S-Bahn, o trem de superfície que complementa a rede do metrô. A viagem, com paradas, leva 26 minutos até Landstrasse/Wien Mitte; quem está hospedado no entorno da estação Praterstern pode continuar no trem e descer por lá. A passagem de ida ou de volta custa 4 euros. Quem tem Vienna Card ou um passe VOR (24, 48 ou 72 horas) precisa comprar uma passagem suplementar de 2 euros. Os trens saem do aeroporto entre 5h18 e 0h18, e do Centro entre  4h36 e 23h46.

A estação Landstrasse/Wien Mitte, destino das duas linhas, está na região central mas não é propriamente uma zona hoteleira. De lá você continua de táxi (a corrida vai ser bem baratinha) ou de metrô (linhas U3, conveniente para a zona hoteleira central, e U4).

Ônibus

Há um ônibus que opera 24 horas e liga o aeroporto à Morzinplatz/Schwedenplatz em 20 minutos (em boas condições de trânsito). Custa 8 euros em cada direção. Consulte os horários aqui. Há alguns hotéis na região, mas o mais provável é que você continue de táxi ou de metrô (a estação Schwedenplatz é servida pelas linhas U1, conveniente para região hoteleira central, e U4).

Outra linha liga o aeroporto às estações Meidling e Westbahnhof. O trajeto leva 45 minutos entre o aeroporto e a Westbahnhof (e meia hora entre o aeroporto e Meidling, que é a parada intermediária). Custa 8 euros em cada direção. Há saídas do aeroporto entre 6h e meia-noite, e da Westbahnhof entre 5h e 23h30; veja detalhes de horários aqui. A estação Westbahnhof é uma importante zona hoteleira; se o seu hotel ficar no entorno, este ônibus é mais conveniente do que o trem.

Hauptbanhof: como chegar

A estação é servida pelo metrô U1, que em duas paradas deixa em Karlsplatz. Para a região hoteleira do entorno da antiga Westbanhof, pegue táxi ou o bonde 18, direção Wien Burggasse (o metrô dá uma volta enorme).

Westbahnhof: como chegar

A estação é servida pelo metrô (linhas U3 e U6) e é conectada por um ônibus direto ao aeroporto.

Passes de transporte

Vamos fazer um post mais detalhado sobre o assunto, mas basicamente você tem duas opções: o passe VOR, que dá direito a transporte ilimitado dentro da Viena central, e o Vienna Card, que oferece transporte ilimitado e descontos em atrações.

O VOR custa 7,60 euros por 24 horas corridas, 13,30 euros por 48 horas e 16,50 por 72 horas (ticket “Sightseeing”).

Já o Vienna Card custa 24,90 euros e dá direito a 72 horas de transporte ilimitado e a descontos em atrações.

Ambos podem ser comprados no aeroporto ou na estação de chegada.

Leia mais:

79 comentários

Preciso de uma ajuda,estaremos vindo de trem de praga para viena em maio de 2013 mas nao sei em que estacao devo descer.Vamos ficar no Ibis wien mariahilf.

    Olá, Paula! O mais provável é que o trem termine em Meidling. Meidling e Westbahnhof, onde está o Ibis, são ligadas pelo metrô U6. Está no texto.

Bóia, estive agora em Viena e vi que a estação Hauptbanhof está quase pronta. Vi tb um anúncio em uma outra estação que acho que dizia que a Hauptbanhof iria inaugurar agora em dezembro, mas como meu alemão não existe, eu só acho. Fica a informação.

Olá! Vindo de Praga de trem, descerei na estação PRATERSTERN, ÀS 22 HORAS. Vou ficar no Ibis n Mariahilf. Como chegar até ao hotel de forma mais econômica e segura? Dá pra vc fazer o passo a passo?

    Olá, Mariana! Vá de U1 até Stephanplatz, então mude para a U6 até Westbahnhof.

Olá, pessoas, já que o assunto foi abordado, gostaria de ter saber qual a melhor opção para quem tem carteira de estudante e ficará 4 dias em Viena: o VOR ou o Viena Card?
Obrigada!

    Olá, Jamile! Depende de quantas atrações você quer ver. Normalmente o VOR + Sissi Pass dá para tudo. Ainda não fizemos este post.

O post chega em ótima hora, mas numa das simulações que fiz aparece a estação Simmering Bahnhof (Simmeringer Platz) para pegar o trem para Praga. Escolhi o Ibis Wien Mariahilf por dicas daqui e por que é perto da Hauptbanhof, região que achei central quando estive lá da primeira vez. Das outras possibilidades, já peguei as dicas (thanks!) mas dessa, dá para incluir? Mudo para outro Ibis? Outro hotel?

    Olá, Cristina! O Ibis Mariahilf fica perto da Westbanhnhof. Você pode pegar o trem para Praga em Meidling, vá de metrô.

Adorei este post, porque estou indo para Viena este mês e aproveito para pedir ajuda com orientações de como ir de transporte público do aeroporto para Brauergasse (Pensão Kraml). Obrigada!

    Olá, Luciana! A Pension Kraml está a cinco quadras da Westbahnhof, pela Mariahilfer Strasse (uns 800 metros). Você pode (1) ir com o ônibus do aeroporto à estação Westbahnhof e lá continuar a pé ou (2) ir de trem até Landstrasse e lá pegar um táxi.

Agora em outubro vou de Viena pra Budapeste e o trem sai de meidling, e não de westbahnhof, e é direto.

    Olá, Mariana! Os trens diretos para Budapeste têm origem na Westbahnhof e param em Meidling. Podendo escolher, Westbahnhof é mais central, mais confortável e mais bem servida por transporte.

    Fui em Março e meu trem para Budapeste, direto, também saiu de Meidling. Comprei pelo site da Obb e não havia opção saindo de westbahnhof, o que teria sido melhor.

    Olá, Mônica! Fui checar na Öbb e vocês tem razão, a cia. dá como default a saída em Meidling (o tempo de viagem fica menor). Mas se você pesquisar com saída Wien Westbahnhof vai ver que os mesmos trens diretos de Meidling aparecem saindo uns 15 minutos antes. Vou avisar o Comandante para editar o texto, obrigada!

    Eu ia falar exatamente isso, pois tenho passagem comprada para Budapeste também saindo de Meidling, mas acho que a questão já foi resolvida.

Esse post caiu na altura certa. Ano que vem vou viajar 15 dias fazendo o trajecto Munique, Salzburgo e Viena. Nesse período de tempo vou também fazer quatro bate e voltas. De Munique até Dachau e depois Fussen e de Viena até Bratislava e Graz. Já agora: os tréns de Viena para Graz saem de que estação? Abraço, BC

Ah, não sabia que tem trens que vão para Praga que saem da Praterstern! Seria tãããooo bom conseguir um trem num horário legal que saia desta estação, pois o hotel que eu reservei em Viena é praticamente ao lado da Praterstern!

Tenho de esperar novembro ou dezembro para comprar os tickets, só lá vou saber.

Por outro lado, como chegarei em Viena de trem vindo de Munique, para chegar da Westbahnhof à Praterstern? De metrô, eu teria de fazer uma baldeação. Mas também li que praticamente todas as estações de Viena tem escada rolante. Alguém poderia confirmar isso? Pelo menos quanto às estações Westbahnhof, São Estevão e Praterstern?

Abraços,

Cris

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.