Vila Galé Cumbuco: o mais classudo da rede

Vila Galé Cumbuco

Aberto no finzinho de 2010, o Vila Galé Cumbuco é a pedra fundamental do mais ambicioso empreendimento do grupo português no Brasil, o Cumbuco Golf Resort, que contará com hotéis de outras bandeiras e condomínios residenciais. O projeto do hotel segue a linha do Vila Galé Marés, da Bahia, mas sobe dois degraus no quesito sofisticação. A maior novidade, porém, é o spa — o único de um resort brasileiro de praia com ênfase em saúde, com programas para emagrecer e parar de fumar.

A localização

Numa região selvagem da praia do Cumbuco, 3 quilômetros ao norte do vilarejo, totalmente fora da muvuca. O Cumbuco pertence ao município de Caucaia, e está a 30 km da saída oeste de Fortaleza. O aeroporto fica a 45 km. Saia da cidade pela avenida do hotel Marina Park e é só seguir em frente; não tem erro.

A praia

Vila Galé Cumbuco

Como toda praia cearense, tem uma faixa larga de areia, que fica batida junto à água. O vento é constante e as ondas, intermitentes. O mar fica esverdeado no verão e turvo na estação chuvosa.

Vila Galé Cumbuco

Vila Galé Cumbuco

As instalações

Vila Galé Cumbuco

Se você já foi ao Vila Galé Marés, não vai se perder no Vila Galé Cumbuco. O prédio principal fica recuado no terreno e contém o restaurante principal, as lojas e a boate. Ainda na parte de trás, no lado esquerdo de quem olha para o mar você encontra o kid’s club e, mais adiante, o restaurante Inevitável (à la carte) e o spa. No lado direito, lá para os lados do portão de entrada, estão as quadras de esporte e a academia.

As piscinas ocupam a, digamos, nave central do resort, e são ladeadas pelos bangalôs, dispostos ao longo de canais que imitam rios. Nos dois flancos da propriedade ficam os blocos de apartamentos.

Junto à piscina fica um grande bar/restaurante e o centro náutico.

Os apartamentos

Vila Galé Cumbuco

Vila Galé Cumbuco

São 465 unidades, divididas em apartamentos convencionais e bangalôs. Os apartamentos ficam em blocos de 4 andares com elevador. Todos têm sacada com rede e TV com tela de LCD. O frigobar vem abastecido e é reposto. Todos têm varanda.

Vila Galé Cumbuco

Vila Galé Cumbuco

As unidades dos bangalôs são geminadas duas a duas e são um pouquinho mais espaçosas do que os apartamentos — mas têm rigorosamente a mesma decoração. Em cada bangalô, uma unidade tem banheira de hidro, a outra não.

Piscina

Vila Galé Cumbuco

Vila Galé Cumbuco

Não é inteiriça: são três piscinas elegantemente alinhadas. Uma delas tem bar molhado. Para escapar da música, só indo para a praia.

Vila Galé Cumbuco

Vila Galé Cumbuco

Kid’s club

Vila Galé Cumbuco

Tem uma piscina grandota e um parquinho bem montado.

Vila Galé Cumbuco

Copa do bebê

Fica dentro do kid’s club. Tem frutas e pós para preparo de mamadeiras e mingaus. Papinhas devem ser solicitadas no restaurante.

Refeições

Vila Galé Cumbuco

Funciona no sistema all-inclusive.

Os buffets do café da manhã e do jantar são servidos no restaurante principal; há espumante no café.

Vila Galé Cumbuco

O almoço é servido no restaurante da praia, assim como os petiscos entre as refeições. Todos os buffets são bastante extensos e variados. Há estações de grelhados e massas.

Vila Galé Cumbuco

O restaurante à la carte Inevitável funciona sob reserva, que deve ser feita na recepção. Quem se hospeda 3 noites tem direito a uma reserva; 5 noites, duas reservas; 7 noites, três reservas.

Bebidas

Vila Galé Cumbuco

Em 2010, o chopp era Kaiser; os refrigerantes, Coca-Cola. Se esse item for essencial à sua escolha, recomendo contactar diretamente o hotel para informar-se do acordo vigente. Entre os destilados incluídos há Red Label e Smirnoff; peça. Os vinhos são portugueses e o espumante, na minha estada, era gaúcho.

Entretenimento noturno

Vila Galé Cumbuco

Toda noite há um pequeno show; depois, segue a boate.

A sala de ginástica

Vila Galé Cumbuco

Está ao lado do portão de entrada do resort (você precisa caminhar um pouquinho para chegar). É superbem equipada.

O spa

Vila Galé Cumbuco

No Vila Galé Cumbuco o spa Satsanga tornou-se Satsanga Med. Massagens e tratamentos estéticos são oferecidos, mas o diferencial é a sua clínica especializada em vitalidade e longevidade. O spa tem uma academia própria (equipada também para sessões de Pilates) e uma piscina coberta imensa.

Vila Galé Cumbuco

Os passeios

Há um quiosque da Ernanitur que oferece city-tour a Fortaleza e todos os passeios básicos (Beach Park, caranguejada na Praia do Futuro, Morro Branco-Praia das Fontes-Canoa Quebrada, Lagoinha).

Se eu fosse você, alugava um carro por dois ou três dias para dar um rolezinho em Fortaleza e dar uma escapada às praias do oeste (vá até Flexeiras e Mundaú, a 120 km, e passe no meio da tarde na Lagoinha, que tem o mirante mais fotogênico do Ceará, a 70 km).

Um cantinho

Vila Galé Cumbuco

A passarela de madeira que leva à praia.

O hotel Vila Galé Cumbuco, em Fortaleza…

  • É para você: que busca um resort grande e animado mas com alguma pretensão no quesito design.
  • Talvez não seja pra você: que faz questão de praia calminha.

Vila Galé Cumbuco

Leia mais:

Passagens mais baratas para Fortaleza no nosso parceiro Kayak

Encontre seu hotel no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Mondial Assistance

Alugue carro em Fortaleza na Rentcars em até 10 vezes

451 comentários

Ricardo, estou indo para Vila Galé Cumbuco passar o natal com minha familia, tive ótimas informações no sei site, mas li no tripadvisor que o hotel é sujo, comida ruim e o atendimento péssimo, gostaria de saber de você se isso procede.
Obrigada

    Salete, nenhum hotel ou resort começa a operar com 120% de eficiência. Por isso os preços são normalmente bem reduzidos em relação ao tarifário normal.

    Essas críticas que você linkou se referem a hospedagens na fase de pré-inauguração, no começo de outubro. Provavelmente a crítica de sujeira tem a ver com o finzinho das obras. O hotel foi inaugurado oficialmente dia 29 de outubro (sei disso porque estive lá no dia 28 e não pude ficar para a festa). No dia 28 ainda estavam terminando a passarela para a praia. É normal.

    Tenha em mente que, por mais luxuosas/sofisticadas que sejam as instalações de um resort, o sistema all-inclusive é de auto-serviço. Não espere serviço de luxo em nenhum resort all-inclusive.

Riacardo, estou procurando uma pousada boutique em cumbuco e está difícil encontrar. Encontrei uma na praia de Fleicheiras mas é distante 134 km de Fortaleza. Muito longe. Tem alguma dica?

    O Guia 4 Rodas fala de uma http://www.itacahoteis.com.br , mas o site tá fora do ar.

    Acho que se você quer curtir Fortaleza, então é melhor ficar em Fortaleza mesmo. Escolha uma praia para depois (ou antes), então tanto faz a distância.

Adriana, Sou de Salvador e conheço bem os resorts da Bahia. Veja o Clubmed Itaparica. Tem um serviço bacana, uma praia maravilhosa e é o mais animado da rede Med no Brasil (opinião dos próprios GOs). Tem tb o Ecoresort Praia do Forte, praia maravilhosa mas não é All Inclusive e não tem nada de animação. O público é mais estrangeiro e pacato. O melhor que acho na Bahia é o Iberostar Praia do Forte, comida ótima, bom atendimento, piscinas maravilhosas com uma piscina calma sem barulho, mas a praia não é muito boa.

Pois sim, Saulo! Qualquer opinião é bem vinda! Como vc disse sobre perfil, eu busco um resort all-inclusive que tenha uma praia que dê pra curtir o mar, não sou adepta de ficar só na piscina, gosto de natureza, mas é claro ter uma boa estrutura e gastronomia pra desfrutar não é nada mau! Estou em dúvida entre Ibero, Enotel, Vila Galé Cumbuco e Salinas de Maragogi, acho que são esses que mais me identifiquei. Caso vc com sua experiência em indicar viagens possa me ajudar na escolha!!! Agradeço sua atenção!

    Adriana
    Como eu disse, consultoria é meu trabalho e o preço é minha venda do pacote.
    Caso realmente tenha interesse, me envie seu email ou me escreva: [email protected]
    Abraços
    Saulo

É por aí mesmo, falou e disse!!
Vou apostar em um e curtir ao máximo o que tiver de positivo!
Continue postando novidades!
Brigadão…

    Adriana
    Sou consultor de viagens especializado em resorts no Brasil e vejo sua dúvida pertinente quanto a escolha do hotel. Discordo do Ricardo quando ele sugere “ser positiva”
    Acho que cada hotel tem um público e cada pessoa um perfil
    Estou em B.Horizonte, mas atendo o Brasil inteiro.Se tiver interesse em minha consultoria, conte comigo!
    Abraços
    Saulo

Riq e Trips, vou ficar 1 semana em Fortaleza com carro alugado e queria fazer 3 viagens bate-volta, quais praias vcs recomendam?Pensei em Cumbuco, Morro Branco e parei por aí…

    Vá a Mundaú, almoce em Flexeiras e passe em Lagoinha na volta no meio da tarde.

Claro, os posts ajudam bastante mas só quem conheceu os resorts pode compará-los,pode traduzir a impressão do lugar… sei que vc gosta de ser imparcial e tem toda razão em nao poder decidir por ninguém!
Mas agente sempre quer ter uma diquinha esperta de um expert no assunto;) Aquele básico, indico tal que nao terá erro! Pelo que notei nos comentários as pessoas divergem mto nas opiniões, cada um tem um gosto uma referência, é complicado mesmo, é ir pra ver né! Mas em suma acho que pela maioria ganha o Ibero na infraestrura, porém fico em dúvida qnto a qualidade da praia, o que é o contrário no Salinas de Maragogi, onde terei praia mas nao tanta infraestrurua, Cumbuco ainda novo demais pra saber e Enotel não tenho mtas referências de praia e se a infraestrutura tem qualidade nos serviços…ou seja:
Difícil decisão!!
Se tiver mais alguma consideração a fazer estarei aqui pra aproveita-lá!!

    Adriana, não espere serviço de all-inclusive. All inclusive significa que você vai atrás do que você quiser. E nenhuma das praias dos resorts que você tinha citado é nota 10. O que raramente vem ao caso, já que o brasileiro quando vai a resort quer piscina. Vá ao que você tiver mais vontade, seja positiva, e você vai curtir. Se você for pra achar defeito, nem o Four Seasons escapa.

Olá Ricardo, parabéns pelo trabalho aqui no site!
Gostaria que vc, experiente no assunto, me ajudasse, queria conhecer um all-inclusive que seja bom nos serviços prestados e ofereça um belo visual na praia!! Básico né!! Por favor me ajude nessa dificil análise! Iberostar Praia do Forte, Enotel, Vila Galé Cumbuco ou Salinas do Maragogi?? Estou precisando de uma opinião de um bom critico no assunto!!! Aguardo ansiosa! Obrigada desde já!!

    Adriana,tudo o que eu posso fazer são posts que abordem os mesmos assuntos em todos os hotéis para você e os outros leitores compararem. Não conheço você. Siga a sua intuição, leia os comentários de quem se hospedou por mais tempo do que eu. Não posso decidir por você nem por ninguém.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.