Village Pratagy, um resort BBB perto de Maceió

Village Pratagy, Maceió

    Este hotel agora se chama Wyndham Pratagy Beach e está operando no sistema all-inclusive. Ainda não visitamos o hotel depois da mudança.

O Village Pratagy é um dos veteranos do elenco de resorts de praia do Brasil. Abriu em 1989. Do finalzinho da década de 90 até 2007 foi arrendado pelo grupo italiano Ventaglio, período em que funcionou sob o nome Ventaclub Pratagy. Durante a administração italiana, o resort adotou o sistema all-inclusive e construiu um teatro para os shows noturnos.

Com a falência do grupo Ventaglio (um pouco antes da crise de 2008), o hotel reverteu para seus donos, que pouco tempo depois repassaram a administração para a GJP Hotéis, fortemente ligada à CVC. O sistema all-inclusive foi mantido por algum tempo, mas depois foi trocado por diárias com meia-pensão ou café da manhã.

(Na  minha hospedagem mais recente, em novembro de 2010, ainda havia hóspedes italianos com direito ao tudo-incluído, mas as pulseirinhas dos brasileiros tinham cores diferentes.)

As áreas de lazer e a praia do resort podem ser usadas por hóspedes da pousada Casa Caiada e do condomínio Villas doPratagy, localizados no alto do morro, do outro lado da estrada. Nos próximos anos o complexo pode ganhar também um novo condomínio, o Pratagy Residences, um novo resort, o Grand Pratagy, e uma vilazinha de serviços à la Sauípe.

Village Pratagy, Maceió

A localização

O Village Pratagy fica no canto esquerdo (norte) da praia de Pratagy, num trecho ainda pouquíssimo ocupado. Do final da Jatiúca (na orla urbana de Maceió até lá são 15 km, pela AL 101 Norte. O aeroporto está a 25 km.

A praia

Village Pratagy, Maceió

Relativamente isolada, a praia é linda de ver — mas se tornou perigosa de entrar, desde que uma maré grande alargou a boca do rio e destruiu um píer de concreto cujos pedaços continuam espalhados debaixo d’água, em frente ao resort. Para entrar no mar é aconselhável andar um pouco para a direita, onde não haverá icebergs de concreto escondidos.

Village Pratagy, Maceió

As instalações

Village Pratagy, Maceió

Junto à estrada, o prédio principal tem a recepção, salas de estar, a sala de interent e a agência de passeios. Logo adiante, separado por um laguinho, fica o predinho onde estão as lojas, o restaurante e a baby copa; a piscina e o bar ficam imediatamente depois. Os blocos de apartamentos se espalham pelos jardins; no canto esquerdo há uma ala nova, onde está o teatro.

Um riozinho separa a praia do corpo do hotel. A praia teve sua área diminuída nessa maré que destruiu o deck, mas mantém um bar de praia, quadra de vôlei de areia, cancha de bocha e prateleira de caiaques.

Os apartamentos

Village Pratagy, Maceió

São 242 apartamentos distribuídos em blocos de seis unidades, com dois andares (sem escada). Pisos, paredes e banheiros foram reformados recentemente.

A piscina

Village Pratagy, Maceió

Mesmo tendo duplicado de tamanho desde sua inauguração, a piscina não pode ser considerada grande. Está perto do bar e do restaurante, mas não proporciona vista para a praia.

Village Pratagy, Maceió

Kid’s club

Village Pratagy, Maceió

A sede está um pouco antes da pontezinha que leva à praia. A casinha é toda de madeira em tons alegres como o deste brinquedo.

Refeições

Village Pratagy, Maceió

As diárias podem incluir apenas café da manhã ou café e jantar. Os buffets são extensos e variados — e têm sotaque italiano. (Em novembro ainda havia um cozinheiro italiano encarregado de finalizar as massas e assar as pizzas).

Os petiscos (tipo batata ou mandioca frita, pizza brotinho margherita, lula à dorê, camarão alho e óleo), variam de R$ 15 a R$ 35.

Bebidas

Village Pratagy, Maceió

Não estão incluídas nas diárias.

A sala de ginástica

Não tem.

O entretenimento noturno

Village Pratagy, Maceió

Há shows de humor ou música todas as noites no teatro.

Os passeios

São operados pela Tropicana. Não consegui apurar preços, mas não devem ser diferentes dos oferecidos aos hóspedes do Salinas de Maceió, perto dali (clique e role a página até esta mesma seção).

Os passeios pelo litoral do Nordeste podem ser todos feitos por conta própria, com carro alugado.

Um cantinho

Village Pratagy, Maceió

A boca do rio na maré alta fica linda.

O hotel Village Pratagy, em Maceió…

  • É para você: que quer uma estrutura de resort na manga, mas sabe que vai passar a maior parte dos dias passeando (e também quer fazer uma ou outra incursão noturna em Maceió)..
  • Talvez não seja pra você: que queira instalações novinhas e uma praia sem poréns.

Village Pratagy, Maceió

Leia mais:

Passagens mais baratas para Maceió no nosso parceiro Kayak

Encontre seu hotel no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Allianz Travel

Alugue carro em Maceió na Rentcars em até 10 vezes

190 comentários

Oi Elaine..tbm fechamos uma pacote pra irmos ao Village e estou fazendo algums pesquisas..vi que há uma hotel proximo ao resort que servem almoço…acho que o Marcio poderá explicar melhor…
qto aos taxis ja me informei e há em frente do hotel sim..alem de agencia dentro do proprio resort para passeios.ok Se precisar de outras informações e eu puder ajudar….

Oi Boia eu vi sim… só queria saber se alguem foi lá mais recentemente..obgada..
quanto ao villa pratagy eu vi nesse site:http://villasdopratagy.com.br/maceio

    Acabei de voltar de lá. Pelo que vi, Villas do Pratagy é um condomínio que está sendo lançado em frente ao resort.

    Quanto ao resort, é o que diz o post, bom, bonito e barato. Mas alguns cuidados são necessários.

    Comprei a hospedagem via CVC (era o melhor preço). Chegamos de madrugada e nos deram a suite 199 (ou 109, não lembro bem). Mas ficava no fim de um prédio ao lado da recepção. Quando entramos foi uma decepção: horrível, sujo, antigo, mal acabado. Deu aquele arrepio.
    De manhã perguntei para uma camareira se havia diferenças entre as suites. Ela falou que havia algumas reformadas, mais novas. Então pedi a troca, no que fui prontamente atendido.
    Ah, quanta diferença! O quarto é novinho, limpo, tudo ok. Claro que tem alguns detalhes…mas nada que condene como o anterior.
    Portanto, fique atenta ao quarto que vão lhe dar, exija um reformado. Aliás, não sei como o hotel pode admitir tamanha diferença, é outro padrão.
    A piscina é pequena, mas gostosa e super bem cuidada. Tem sempre alguém limpando. O hotel é muito bem cuidado, em geral. A praia em frente é deserta, mas só dá pra entrar no mar em uma faixa estreita, marcada com as bandeirinhas verdes.
    Outro ponto: a comida. O café da manhã é gostoso, variado e com tapiocas deliciosas feitas na hora. Já o jantar achamos mais ou menos. Nós compramos o pacote apenas com o café incluido (ainda bem), mas tivemos que jantar duas vezes no hotel. Avulso, fica 35 reais por pessoa. Extremamente caro pelo que oferece. O buffet até que é variado, mas nada especial, vale a pena jantar em Maceió. Sentimos falta de opções de petiscos no bar da piscina, principalmente algo mais light, tipo queijinhos ou algo do tipo pra minha mulher. Só tem fritura.
    Pra quem tem filhos, eles têm monitores, que achei mais ou menos, mas meu filho gostou, então: perfeito!
    No geral, o resort vale muito a pena. Pelo custo, pela distancia de Maceió (15 minutos de carro), pela praia gostosa, pela estrutura. Vá sem medos, tomando os cuidados que relatei.

    abs

    Olá Marcio,
    Li que você acabou de voltar do resort e não teve reclamações como as várias que li no início desta página.
    Estamos quase fechando um pacote para fevereiro de 2012.
    Gostaria de tirar algumas dúvidas com você…
    Vi que muitas pessoas não gostaram da comida do resort, teria algum lugar próximo ao resort para levar a família para almoçar e jantar?
    E para ir ao centro e feirinha à noite, teria essa possibilidade,como conduções, ônibus, taxi, etc…?
    E o atendimento em si, corresponde ao que estaremos pagando??
    Se puder me responder, ficaremos gratos.
    Elaine.

    Oi Boia..eu estive lá …sao dois resortes na verdade da mesma administração..o Villa da Pratagy é um condominio lindissimo, e quem se hospeda no Village Pratagy pode conhecer..eu fui!!!!!

alguem foi recentemente nesse hotel? Villa Pratagy é a mesma coisa que Village Pratagy?

    Olá, Paula! Você encontra depoimentos de quem se hospedou lá nessa mesma caixa de comentários.
    Não tenho notícias (nem o Google) de nenhum “Villa Pratagy”!

Olá eu meu marido e minha filha de 1 ano vamos passar o natal no Village Pratagy gostaria de saber a opinião de alguém que esteve recentemente no resort.
Será que vamos nos arrepender em passar um data tão especial no resort? Principalmente pq pretendemos passar a ceia de natal no restaurante do hotel.
Fiquei bem preocupada com os relatos acima…
Desde já agradeço pela sincera opinião de quem esteve recentemente no resort.

Oi, tentei acessar o desempacotando Maceió, mas o link não funciona. Tem algum outro lugar onde eu possa ver a matéria?
Aliás, eu e minha mulher adorariamos fazer a rota ecologica, mas temos um filho de 8 anos e temos medo que não seja bom pra ele, e por consequencia, para nós. qual a opinião de vcs? Existe alguma sugestão pra aliar os dois interesses? Temos 13 dias e vamos ficar 3 ou 4 na Praia dos carneiros. Depois vamos fazer
Alagoas. Dicas?

Obrigado,

    Ricardo, se me permite, o conteúdo está espalhado sim, mas não da mesma forma que naquela matéria. Lá você não dava apenas o link do restaurante mas falava até mesmo de pratos. Lembro que segui uma dica de sobremesa no Wanchako e estava deliciosa. Tentei encontrar e vi que o link ainda não está funcionando. Aquela matéria era realmente espetacular, se tivesse como recuperá-lá seria excelente. Um grande abraço

    Olá, Thiago! Aqui quem responde é A Bóia.

    O post foi apagado pela Editora Abril, dona do portal ViajeAqui, onde o Ricardo Freire blogou por um ano e meio. Infelizmente não pode ser resgatado.

    O conteúdo Brasil será todo reformulado este ano, com posts mais detalhados sobre cada categoria.

    A sobremesa era o suspiro limeño 🙂

Olá,

Estou programando minha viagem de férias pra o próximo ano, mas pelos comentários acredito que posso riscar da minha lista a Villa de Pratagy.

Não pelo hotel, mas pela infra-estrutura da praia…

Pelo que pesquise parece um pouco “deserta”,existe a Orla da Praia pra passeio nortuno??

Há restaurantes,feirinhas, bares na redondeza, ou teremos que nos deslocar até o centro?

Se alguém conhecer e puder me relatar como é a praia de Riacho Doce onde fica o resort, agradeço!

Eu, meu marido e meu filho de 7 anos estivemos no Vilage Pratagy em outubro/2010 e adoramos. Não tem luxo, mas o quarto limpo, ar funcionando muito bem. Ficamos no sistema de meia pensão e comiamos bem, só meu filho que passou os 7 dias comendo porções pois não gostou da comida. Achei a praia otima,(apesar dos entulhos) iamos de manhã após o café e só saiamos no final da tarde. No ultimo dia ficamos sabendo de um restaurante, disseram que era em frente ao hotel, eu acho que talvez em algum condominio, que era muito bom e que ao almoçar vc poderia desfrutar tambem da piscina, mas nao conseguimos verificar. Fica a dica. No mais, foi uma viagem muito agradavel.

É, são muitas as mudanças. Tinha um bar gigantesco com pier, atrás das cadeiras ao lado da feirinha de artesanato.
Mas ficava vazio, pois ninguem comia lá. Chamávamos as garçonetes que serviam na praia.
De toda a forma, deve estar ainda muito agradável.

    Pois é …. é ali mesmo que está demolido !!! Bem ao lado da feirinha de artesanato !!!

    Realmente está mo agadavel , amei o Resort …pelo sossego , a paissagem mto lindo mesmo !

Olá Rakame
Não tem mais o bar da praia? Não tem mais o bar da piscina? Não tem mais o buffet do almoço e do jantar? As tapiocas do café da manhã?
Fui em março e tinha tudo isso.

    Ana acho que vc não entendeu… rsrs
    O Bar da Piscina continua lá, no mesmo lugar …. em frente ao Restaurante , do lado da piscina o que não tem mais é o BAR DA PRAIA.
    Na verdade esse Bar da Praia que eles chamam lá é essa tenda que comentei no meu Relato acima, é como se fosse uma tenda de Praia sabe com uma mesinha e essa caixa térmica para manter as bebidas geladas e os petiscos e outras coisas o Garçom que fica na tendinha faz o pedido pra cozinha do restaurante que trazem até a Praia para os Hospedes!

    Essa tenda está localizada atrás das cadeiras de praia do lado esquerdo da praia, perto do campo de botia, campo do Vôlei e do Caiaque.

    Quando vc foi tinha um Bar do Lado esquerdo da Ponte? Por que se tinha, hoje não tem mais, só tem entulhos e percebe-se que era uma construção que foi demolida! Pois tinhas vários funcionários até uma maquina tirando os entulhos do lugar.

    Ficamos 10 dias no Resort, chegamos lá dia 25/06/2011 e saímos dia 05/07/2011… Os primeiros dias queríamos almoçar no restaurante do Resort quando fomos lá pra comer não tinha nada servido, ai perguntamos e eles nos informaram que pela quantidade de Hospede e por ser baixa temporada o numero de hospedes não era favorável para eles fazerem o almoço, por isso tinha a opção Alacarte, e os pratos variava entre R$ 30,00 e R$ 45,00 (por pessoa). Também a opção de porções … etc….

    O responsável pelo restaurante que nos atendeu nos disse que o Buffet começaria a ser servido a partir da 1º semana de Julho quando começa a Alta temporada pra eles…. Ai realmente a partir do dia 02/07/2011 tinha Almoço e Janta todos os dias, até teve show ao Vivo e Apresentação no Teatro, mas isso foi acontecer no sábado dia 02/07/2011. Antes só tinha recreação para as Crianças até umas 8 da noite e musica no Bar da Piscina (não era ao Vivo) e se via poucas pessoas no restaurante pedindo pratos alacarte.

    Quanto as Tapiocas, Misto quente atcc…. Continuam lá…. Tudo uma Delicia!!

    O que comentei foi que às vezes as pessoas vão na baixa temporada , com a intenção almoçar ou Jantar por lá …. e as vezes por ser Baixa temporada eles não servem o almoço e nem a janta dificultando a estadia do Hospede …. por isso comentei para ficarem atentos !!