Viracopos: como é o projeto de expansão

Obras em Viracopos Campinas

Quem acompanha o Viaje na Viagem no Instagram deve ter visto, semana passada, algumas fotos das obras de expansão em Viracopos.

Nos últimos anos, depois de tornar-se o primeiro hub da Azul, Viracopos ressurgiu do esquecimento para se tornar um dos aeroportos mais movimentados do Brasil. Agora privatizao, a meta é se tornar um dos mais importantes da América Latina. A convite da nova administração do aeroporto, visitei a obra e pude acompanhar de perto o ambicioso projeto da Aeroportos Brasil.

Obras em Viracopos Campinas

Se você costuma voar com freqüência saindo de Campinas, já deve ter notado algumas melhorias no terminal 1: mudanças na sinalização interna, mais concessões comerciais (abertura de novos cafés), novas salas de embarque, ampliação dos estacionamentos e reformas na área de desembarque de passageiros. O projeto inclui a construção de uma sala vip na área internacional que deve acontecer em breve.

Obras em Viracopos Campinas nova sala de espera/embarque

Ao mesmo tempo, as obras de construção do segundo terminal estão a todo vapor. O plano é inaugurar esse novo terminal em maio de 2014, a tempo de servir como um aeroporto de apoio para a Copa do Mundo. O novo terminal terá cerca de 145.000 metros quadrados de área total, contará com um novo estacionamento para 4 mil vagas, 28 novas pontes de embarque e ainda terá a ampliação das pistas de manobras para os aviões. O objetivo é transportar 14 milhões de passageiros em 2014 e até 2038, a meta é transportar 80 milhões de passageiros. Os números são realmente grandes.

projeto Obras em Viracopos Campinas

Em 2012, a Aeroportos Brasil assinou o contrato de concessão de administração de Viracopos por 30 anos;  durante esse período, pretende trazer melhorias significativas para toda a região. A administração planeja construir também um centro de convenção, centro de distribuição, áreas comerciais e shopping, um centro empresarial e trazer novos hotéis para a área de Viracopos.

Obras em Viracopos Campinas

Atualmente, a oferta de vôos internacionais ainda é bem restrita, se limitando apenas a rota operada pela TAP para Lisboa, mas uma boa notícia vem aí: todos os trâmites contratuais já estão OK para a inauguração do Duty Free de Viracopos. A empresa agora aguarda a liberação alfandegária para começar a operar dentro da área de desembarque internacional \o/E com isso, quem sabe, novas rotas internacionais possam surgir partindo de Campinas 🙂

Como moradora da região metropolitana, fico contente em poder acompanhar de perto essa evolução e crescimento do aeroporto que busca suprir a nova demanda por voos tanto por passageiros da região quanto da capital.

Obras em Viracopos

O plano é grandioso e, ao que tudo indica, a Aeroportos Brasil deve conseguir implementar seus objetivos até o final da sua gestão. Entretanto, espero que, com essa ampliação e a construção de 4 grandes pistas, programas de cuidado e atenção à comunidade do entorno sejam criados.

Para acompanhar de perto a evolução das obras, acesse o site de Viracopos. Lá você encontra imagens aéreas, câmeras e notícias sobre a ampliação do aeroporto.

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


35 comentários

Gostei do estacionamento Viracopos Aeroparking. Ele é bem estruturado e seguro. O restante não gostei, como o Vcpark e o Bandeira Park fica na terra, nem muro de proteção tem e nem parece estacionamento.

Sem dúvidas é o melhor custo benefício. São 600 vagas realmente cobertas e sem adicional de preço e 1.000 vagas descobertas não havendo necessidade de reservas, pois é muito grande. Para PAX com os cartões fidelidade Azul que apresentem seu ticket de embarque na hora do pagamento o valor da diária pode ser de 17,00 ou 15,00 para os cartões Tudo Azul e Safira respectivamente. Em dias de chuva a enorme plataforma coberta para embarque e desembarque de PAX assim como a possibilidade de buscar o carro e estaciona-lo embaixo da mesma para guardar as malas sem transtorno enquanto sua família aguarda em confortável sala. Sem dúvidas todos estes confortos valem muito mais do que alguns centavos de diferença !! Para chegarem é só seguirem as placas de sinalização azuis na Rodovia Santos Dumont – SP 075 indicando ” Viracopos Estacionamento 2″. As mesmas o levarão até a porta do Virapark. Fica a dica, usem a cabeça e boa viagem !!!

Pessoal, O Virapark possui vagas cobertas pelo mesmo valor da descoberta !! e são coberturas metálicas e não essas lonas que são pura enganação !! A dica é chegar com um pouco de antecedência e aguardar a chegada de um ônibus vindo com PAX de Viracopos que sempre liberarão alguma vaga coberta que são super concorridas. O traslado é feito em 03 micro ônibus que rodam 24 h por dia. Não percam tempo !!!

Oi gente, já usei todos, o vc park e o eco park e com pedregulho no chão muito ruim inclusive o eco park tem arvores e no dia que cheguei tinha caído um galho enorme e danificou 3 carros, o melhor que usei até hoje foi o Viracopos AEROPARKING muito bom e seguro

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.