Visto americano: opte por retirar pessoalmente

Miss Liberty

Este ano tinha tudo para ser marcado como o ano em que os brasileiros obteriam do Consulado Americano o serviço que merecemos — na qualidade de turistas mais cobiçados do momento pelo Tio Sam.

A criação de postos avançados, fora do bunker dos consulados, para triagem de passaportes e renovações de vistos, parecia um ótimo caminho (apesar de complicar um pouco a vida do solicitante do primeiro visto, que agora precisa fazer duas visitas, uma ao centro de triagem, outra ao consulado).

Mas daí os problemas começaram. Primeiro a DHL, responsável pela entrega dos passaportes, deu para atrasar a entrega. Então houve o episódio do extravio de centenas de passaportes. Ato contínuo, os Correios conseguiram uma liminar na justiça para fazer valer o monopólio postal na entrega dos passaportes. Os passaportes ficaram então parados, porque os americanos acataram a ordem judicial de não usar a DHL, mas relutaram em usar os Correios.

Agora parece que caiu a liminar e os passaportes voltaram a ser encaminhados para a DHL. Só que a DHL está perdida e assoberbada com o número de documentos, e as reclamações se acumulam, como dá para notar na caixa de comentários deste post, que é um retrato fiel do desenrolar da novela.

A novela do visto americano tem um novo capítulo. A DHL retomou na semana passada o serviço de entrega dos passaportes em domicílio, que havia sido interrompido por uma decisão da Justiça e ficado a cargo dos Correios. A liminar está suspensa temporariamente, e os Correios têm intenção de recorrer (veja em notícia do G1).

Um comentário postado ontem, pelo Gabriel, resume o que se passa nesse momento:

Quem optou por retirar o passaporte no CASV, basta ir até lá cerca de uma semana após a entrevista, que o seu passaporte estará lá.

Aí é só fazer a parte burocrática deles (pegar uma senha e voltar no fim da tarde) e retirar o passaporte. Foi isso que meu amigo fez, e está com passaporte na mão.

O problema mesmo é pra quem optou por receber pela DHL. Porque daí o consulado envia o passaporte direto pra DHL, e sendo assim, você vai receber assim que a DHL achar que ela deve te entregar. Não tem nem muito pra quem recorrer, creio que seja só aguardar, aguardar e aguardar.

Você conseguiu receber ou buscar o seu passaporte? Conte pra gente!

Leia também:

Visto americano: quem está esperando chegar de DHL levanta a mão

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


38 comentários

Sem contar que em 2008 nas cidades de Chicago, Nova Iorque, San Francisco e Las Vegas fomos muito bem tratadas. Bom, talvez seja a Lei do Espelho.

Em 14/11, eu e meu genro solicitamos a renovacão do meu visto e a emissão de visto para ele. Fomos muito bem atendidos no casv Vila Mariana e a minha parte encerrou ali. Meu genro foi ao consulado para entrevista em 16/11, processo rápido. Optamos pelo recebimento do passaporte com o visto em casa: Itajai/SC e chegaram ontem cedinho. Hoje fechamos a viagem, eu, minha filha e o marido para Orlando saindo 24/01 e voltando 09/02 com milhas e sem stress e rabugice. É só não colocar o carro na frente dos bois. Ainda aproveitamos os dias 13 a 17/11 para comprinhas, eventos culturais e a otima mesa que SP possui.

Pessoal,

Realizei a entrevista na segunda feira (10/12) e o visto foi aprovado.

Inicialmente quando preenchi as informações, tinha solicitado para mandar entregar em casa (Rio Grande do Sul).

Quando terminei a entrevista o “policial da entrevista” me deu um papel (caso um terceiro fosse retirar por mim) e um protocolo. Perguntei se não iam mandar para o RS como avisa descrito, ele falou que infelizmente não e que era pra vir buscar no próprio Consulado entre 5-10 dias.

Isso procede? Eu só vejo o pessoal falando em pegar no CASV e não no consulado. O sistema não vai se confundir no momento que disse que queria que mandasse pra casa?

Obrigado,
Leonardo

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.