Visto americano: opte por retirar pessoalmente

Miss Liberty

Este ano tinha tudo para ser marcado como o ano em que os brasileiros obteriam do Consulado Americano o serviço que merecemos — na qualidade de turistas mais cobiçados do momento pelo Tio Sam.

A criação de postos avançados, fora do bunker dos consulados, para triagem de passaportes e renovações de vistos, parecia um ótimo caminho (apesar de complicar um pouco a vida do solicitante do primeiro visto, que agora precisa fazer duas visitas, uma ao centro de triagem, outra ao consulado).

Mas daí os problemas começaram. Primeiro a DHL, responsável pela entrega dos passaportes, deu para atrasar a entrega. Então houve o episódio do extravio de centenas de passaportes. Ato contínuo, os Correios conseguiram uma liminar na justiça para fazer valer o monopólio postal na entrega dos passaportes. Os passaportes ficaram então parados, porque os americanos acataram a ordem judicial de não usar a DHL, mas relutaram em usar os Correios.

Agora parece que caiu a liminar e os passaportes voltaram a ser encaminhados para a DHL. Só que a DHL está perdida e assoberbada com o número de documentos, e as reclamações se acumulam, como dá para notar na caixa de comentários deste post, que é um retrato fiel do desenrolar da novela.

A novela do visto americano tem um novo capítulo. A DHL retomou na semana passada o serviço de entrega dos passaportes em domicílio, que havia sido interrompido por uma decisão da Justiça e ficado a cargo dos Correios. A liminar está suspensa temporariamente, e os Correios têm intenção de recorrer (veja em notícia do G1).

Um comentário postado ontem, pelo Gabriel, resume o que se passa nesse momento:

Quem optou por retirar o passaporte no CASV, basta ir até lá cerca de uma semana após a entrevista, que o seu passaporte estará lá.

Aí é só fazer a parte burocrática deles (pegar uma senha e voltar no fim da tarde) e retirar o passaporte. Foi isso que meu amigo fez, e está com passaporte na mão.

O problema mesmo é pra quem optou por receber pela DHL. Porque daí o consulado envia o passaporte direto pra DHL, e sendo assim, você vai receber assim que a DHL achar que ela deve te entregar. Não tem nem muito pra quem recorrer, creio que seja só aguardar, aguardar e aguardar.

Você conseguiu receber ou buscar o seu passaporte? Conte pra gente!

Leia também:

Visto americano: quem está esperando chegar de DHL levanta a mão

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


38 comentários

Minha afilhada/sobrinha foi a CASV no dia 31.OUTUBRO.2012 e fez a entrevista em 06.NOVEMBRO.2012, optou por entrega em casa, recebeu pela DHL na última sexta 07.DEZEMBRO.2012, um mês após a entrevista e a tempo da viagem no fim de janeiro.

Esqueci de dizer: Nunca tive problemas com o SEDEX do Correio. Já era tempo de eles fazerem o envio pelo SEDEX que acontece normalmente em 2 dias e não fica com essa embromação da DHL.

Acho que alguém do consulado deve ter alguma comissão da DHL. Assim como o nosso Correio não atua na terra deles deveriama respeitar nossas leis e determinações.

    Vc é rabugento mesmo! rs. É óbvio que não tem comissão nenhuma. A DHL é uma empresa americana e o governo americano – obviamente e com razão – sempre dará preferência para empresas de seu próprio país. Assim como o Citibank é o banco escolhido para se pagar a taxa. Qualquer governo no mundo faria a mesma coisa.

Como sou rabugento mesmo, e meu visto já venceu em 2006 (em 1996 foi emitido via despachante) continuarei sem levar meus dólares lá para o lado Norte de nossa América.

Não faço questão nenhuma de ir até lá. Iria apenas para fazer algumas comprinhas. Para passear vou para outros lados.

Caso eu ainda esteja vivo no dia que dispensarem o visto e/ou voltarem a fazer com era antigamente, pode ser que eu vá até lá.

Enquanto isso continuarei indo para o velho mundo que não me exige nada e tem ótimos vinhos, queijos, embutidos, etc. 😉

Afinal o que se leva da vida é aquilo que se comeu.

    Pois olha, Rabugento, que eu creio que não sou nada rabugenta, mas enquanto não tiver tratamento descente, meu dinheiro também não será gasto nos EUA.
    Vejam pelo que teve que passar o EduLuz. Tem cabimento?
    Do jeito que tá, eu que sou de Porto Alegre, teria que, talvez, viajar 3 vezes pro Rio, São Paulo, Brasília, Recife ou Belo Horizonte pra obter o visto no passaporte e viajar com a família.
    No way!

    SabrinaKL,

    Estou até próximo a SP (100km) mas só de pensar ir até lá já me estressa.
    Além de tudo os idiotas não querem que você entre com celular, e outros objetos pessoais.
    Enquanto não mudarem isso não terão meu dinheiro.

    MESMO!

    Eu acho que vcs tem todo o direito de escolher pra onde vcs vão nas férias e tal, mas acho uma visão muito estreita essa de vcs. Centenas de países no mundo exigem visto de brasileiro e a maioria valem a pena (inclusive os States). Se vcs não querem ter o trabalho e a burocracia (que aliás é o q mais tem no nosso país) tudo bem, mas eu pretendo conhecer o mundo inteiro (pelo menos vou tentar) e não só países que não me exigem visto.

    Abs

    Esta perdendo uma otima oportunidades, os Estados Unidos nao sao somete sinonimo de compras mas acho que vai de cada um.

Minha irmã esteve no Consulado do Recife para entrevista nos dias 18 e 19 de novembro e hoje o visto chegou em casa!

Acabo de voltar do CASV em BSB. Segundo o que foi informado pelos atendentes, eles
apenas entregaram na data de hoje os passaportes de quem viaja hoje ou amanha.

O título do post era a resposta que procurei nos ultimos 2 dias e ninguem sabia me responder!

Cada vez mais fã desse blog!!

Ou seja para quem mora onde não tem CASV vai ter mais um perrengue, ou seja mais gastos. Vou tirar o visto eu, minha esposa e meu filho (4 anos) será que só um precisará ir buscar o passaporte ou terá que ir eu e minha esposa?

Bom, eu estava com tudo marcado para RENOVAÇÃO do meu visto quando saiu a liminar. Apesar das recomendações do Consulado de adiar a entrevista, eu mantive a data. Porém, como eu já tinha preenchido no site a opção de envio a domicílio pela DHL, fiquei com medo.
Deu tudo certo, o próprio Consulado informou que não haveria entrega em casa e me deu um papel com orientações sobre a entrega.
Quando o visto estava pronto, recebi um e-mail avisando.
Esse mesmo e-mail dizia pra eu agendar a entrega no CSAV. Eu agendei e peguei meu passaporte em menos de 3 minutos.

Mesmo que, teoricamente, os serviços da DHL estejam de volta, para quem mora na cidade do CSAV/Consulado, acho que vale a pena agendar a retirada. Você vai ter certeza de quando estará com o visto na mão.
Quando eu agendei tinha MUITAS opções de horário.

    Bárbara,

    Quando você fez sua solicitação de renovação?
    Fiz a minha dia 8/11/12 e com a opção de entrega em casa. Minha viagem está marcada para 21/12/2012. Até agora não recebi nenhum email a respeito do visto. Estamos correndo atrás porém nos dizem que é para aguardar…

    Olá Bárbara!

    Estava ansiosa pra saber como isso estava acontecendo….você sabe quantos dias depois da sua entrevista vc pode retirar o passaporte? Viajo dia 25/12 e minha entrevista esta agendada para dia 13/12!!! EStou super ansiosa pra saber se dá tempo ou se tenho que remarcar a passagem!

    Espero ansiosamente sua resposta!!!!

Um aviso: a retirada do visto deve ser agendada, se aparecer por lá eles não entregarão.

Agendei a retirada, dia e hora, cheguei lá e fui atendido rapidamente. Sem problemas.

    Entregam sim! Desde que haja comprovação de viagem iminente… o passaporte está no CASV desde uma semana depois da entrevista (na grande maioria dos casos, em particular no RJ).

    Eu constituí meu primo como meu procurador e ele, com a documentação necessária, retirou o meu passaporte no CASV Humaitá. Não havia recebido qualquer número de rastreamento ou sequer a informação de que o documento estaria no CASV. E estava lá e foi retirado, diga-se, com muita boa vontade dos funcionários.

    Agora já estão normalizando as remessas postais. Um amigo meu que fez a entrevista uma semana antes que a minha (final de outubro), recebeu na quinta passada (06.12) em casa o seu passaporte (não sei se via Correios ou DHL).

    Então, fica aqui a minha dica: tá com viagem marcada para agora por perto? Vá até o CASV respectivo e retire pessoalmente. Não vai viajar? Aguarde que o seu passaporte será entregue.

    Abraço.

Oba! Vou ao Rio nesta semana pra renovar o visto e tirar o do restante da família. A dica veio na hora certinha.