Visto americano: o outro lado

O Bruno voltou impressionado de um encontro com o chefe da seção consular americana no Rio, William Weissman, em que foi exposto o interesse do consulado em melhorar a qualidade de atendimento aos postulantes ao visto americano.

(Cá pra nós: já não era sem tempo…)

Alguns dados e curiosidades que o Bruno anotou:

• Nos 4 consulados brasileiros, 87% dos pedidos de visto são aprovados;

Os postulantes esperam em média 2h para serem atendidos.

Por dia são feitas em média 1.400 entrevistas em SP e 350 no RJ, sendo que no Rio há apenas 3 oficiais para realizar as entrevistas;

Em breve será obrigatório deixar as 10 digitais no momento da entrevista e, quando isso estiver valendo, na renovação do visto não será mais necessária a presença do postulante.

O prazo médio para agendamento de visto é de 90 dias, mas a cada semana são criadas novas vagas para os dias seguintes de acordo com a média de produtividade dos oficiais consulares que trabalharão naqueles dias.

Os brasileiros, independente de onde morem, agora podem solicitar seu visto em qq consulado: Rio, Sampa, Recife ou Brasília.

Os vistos que são negados sem qualquer pergunta ou checagem da documentação levada pessoalmente, se deve a mentiras no preenchimento do formulário online (escola, trabalho, endereço…). Há pessoas que checam esses dados antes do postulante chegar para a entrevista.

Os vistos americanos hoje só têm validade máxima de 5 anos porque o Brasil também colocou esse limite para os vistos dos gringos… Apesar de várias solicitações do Departamente de Estado Americano, o Itamaraty se recusa a aumentar essa validade.

Meu visto vai vencer daqui a um mês, então vou ter a oportunidade de conferir essas informações na prática…

Alguém aí andou pedindo ou renovando visto ultimamente? Queremos os detalhes!

139 comentários

O número de aprovação de vistos: 87% de aprovação mostra o dilema que os americanos passam com países de grande desigualdade como o nosso. Se tiram o pedido de visto, a gente invade o país dele com imigrantes, se complicam a emissão de visto, eles espantam um mercado gigantesco que temos aqui pra a indústria de turismo deles.

Americano é business-oriented. Os caras são espertos, eles sabem que a maioria absoluta dos que pedem o visto são pessoas que no mínimo apreciam o país e vão gastar uma graninha razoável na indústria de turismo deles. Brasileiros com visto são o povo com menos contra-indicações para eles. Não me surpreende que estejam se mexendo.

Nós é que somos tolos de não tirarmos o visto deles. Não consigo me conformar.

Gente, afinal qua o site em que faço o agendamento??

Já tirei o visto duas vezes, inclusive o último foi de 10 anos…. Agora preciso renovar. Alguém sabe onde é mais tranquilo para fazê-lo, se é em BSB, RJ ou SP??

brigadinha!!… ;))

Fui ao consulado 3 meses atrás. Tinha o visto de intercâmbio expirado e pedi o de turista. Fui preaparada, munida de documentos e com a boa dose de paciência. Demorou umas 2 horas, e a entrevista nem 5 minutos. O entrevistador perguntou o que eu ia fazer lá, onde tinha morado da outra vez e qto tempo ficaria lá. Só isso. Não pediu nenhum documento.
O que acho muito ruim é a falta de boa vontade das pessoas que trabalham com o público lá.
Mas deu certo! Isso que importa. Boa sorte à todos com os vistos!!!!

TIrei novamente meu visto em agosto deste ano, 20 dias depois de ter expirado o prazo para eu entrar na fila de renovacao 🙁

O agendamento foi feito uns 40 dias antes pela internet e eh bem isso q o pessoal falou ai em cima. Um fila de uns 40 minutos lah fora, depois uma fila estilo Disney-em-julho lah dentro, onde vc passa por 3 guiches (premiliminares, digitais e entrevista).

Cada entrevista eh diferente e na minha tive ate que conversar em ingles com a mocinha do guiche. Acho q foi pq falei q iria para lah sozinha, sei lah…

Mas depois de umas 3h eu sai de lah, com a taxa do sedex paga e em 6 dias uteis recebi o passaporte em casa.

Boa sorte com o seu visto!!!
Abracos

Eu fui para o Estados Unidos quando tinha 11 anos com os meus pais, a respeito de trabalho, e hoje estou com 18 e voltei ja tem 2 anos, faz este mes. Eu gostaria de saber se no futuro sera mais dificil para que eu consiga renovar meu visto, ou entrar no Estado Unidos pois eu passei do tempo permitido la.

Abracos,
Saul_ ([email protected])

Ola a todos!
Vi que ninguem respondeu ao Guilherme ainda… tenho uma amiga que visitou Guam e Saipan, te passo umas informacoes se quiser!
E sobre visto americano, well, só tenho as informações de como proceder aqui no Japão, onde a maioria maciça TEM que ter o visto para uma eventual emergência, já que o dito cujo é necessário para trânsito e as passagens TYO > GRU são mais baratas e rápidas via EUA.
Aqui, acredito que 98 ou 99% dos brasileiros que tiram visto americano solicitam a uma agência de viagens (não há despachante), já que eles não falam nem inglês e nem japonês bem para fazer tudo sozinho.

O meu visto de dez anos venceu no início deste ano e não renovei. Aliás, acho que todos sabem, não conheço os EUA haha