Visto americano: quem tá esperando chegar de DHL levanta a mão

Miss Liberty

A fila de espera para agendar o visto americano (e sua renovação) diminuíram, mas os problemas de entrega de passaportes permanecem.

Ao passado a crise foi uma greve dos Correios. Mas agora o problema parece ser sobrecarga de demanda.

Nosso querido EduLuz, do DCPV, acaba de perder uma viagem aos Estados Unidos por confiar nos prazos dados pelo consulado americano para entrega pelo courier DHL.

Vamos ao seu relato:

Não sei se foram “la Brujas” ou a “lei de Murphy”, mas …

Tudo começou no dia 10/05/12, quando fomos ao Consulado Americano pra fazer a renovação do nosso visto.

Tudo bem que fomos imprudente,s já que tínhamos marcado a nossa saída pra viagem pra Flórida no dia 05/06. Contamos com a eficiência dos americanos e agregados.

Como o processo tinha mudado (e pra melhor, segundo as “otoridades”), tivemos que ir um dia antes a um destes centros tirar uma foto e colher as impressões digitais.

No dia marcado, estávamos lá e nos assustamos com a quantidade de pessoas. Demoramos um pouco e logo fomos embora com a promessa de que, em no máximo uma semana, receberíamos os passaportes em casa.

Estranhamos a demora (diziam que havia um pequeno e normal atraso) quando no dia 23/05, iniciou o nosso calvário.

Tudo começou com o “pra quem reclamar?”. O atendimento do Consulado é terceirizado e não informa sobre o necessário número de rastreamento. Te aconselham a entrar no site e ver o status da tua entrega. É claro que lá informava que “não havia informações sobre o número”.

Enviei inúmeros emails e recebi as mesmas inúmeras respostas automáticas.

Foi quando, por milagre, apareceu o número da minha entrega.

Achei que estava tudo certo quando recebemos o pacote da DHL na quarta passada (31/05). Ledo engano, só chegou o meu passaporte (e é claro que entregamos o meu e o da Dé juntos).

Segundo a mesma rotina (e depois de milhares de telefonemas em que não respondiam nada e mais emails que eram respondidos automaticamente), chegou na última segunda (04/06), o email da DHL com o número de rastreamento do passaporte da Dé. Ufa! Pela mesmo lógica do meu, o receberíamos na nossa casa na terça. Até aí, já tínhamos transferido a nossa passagem.

Mais zilhares de ligações, agora pra DHL que empurrava pro Consulado (falar com quem?). Nós insistimos em pagar uma entrega expressa, que a própria DHL (pasmém!) disse que não poderia fazer e até nos propomos a ir buscar, mas não podíamos.

Neste intervalo, e otimistas que somos, remarcamos a passagem pra quarta (06/06) de manhã (as 11:10hs). Foi quando descobrimos na própria terça a tarde que ele não chegaria naquqele dia, mas sim, na quarta.

Resultado? Hoje é quinta (feriado) e ainda estamos à espera da chegada (segundo a DHL e eles foram convincentes ao telefone, já estava na rua desde as 9:59hs de quarta 🙂 Como eles são precisos!). Segundo o site da DHL, a entrega estaria programada pras 12:50hs de ontem. Acho que esta empresa é suíça!

É claro que também resolvemos agir com a cabeça, e esperar o “bicho” estar nas nossas mãos pra tomarmos alguma atitude.

Provavelmente, e por ser feriado, ele não chegará hoje. Espero que chegue amanhã.

Oxalá!

Atualização: o passaporte tampouco não chegou na sexta-feira.

Recomendação: se não quiser passar por esse sufoco, agende sua remarcação com várias semanas de antecedência para a sua viagem.

Obrigado, Edu!

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


398 comentários

Tambem estive lá ontem (13/12) e fiquei lá o dia inteiro, peguei chuva, passei pelo maior estresse para a gerente me dar respostas que até um robô me dá! Fiz a entrevista dia 21/11, ou seja, mais do que o prazo de entrega e ontem sai de lá ás 17:50 sem passaporte. Viajo hoje, ou eu achava, porque sem passaporte não dá. Eles são muito desorganizados, tem um sistema péssimo de comunicao, porque eu mandei vários e-mail e liguei varias vezes mas só mensagens automáticas como respostas; E ainda mais não fazem absolutamente nada para te ajudar.
Recebi a informação que meu passaporte estava na DHL mas eu optei por retirar o passaporte lá mesmo, já ciente do rolo que estava dando com as entregas à domicilio. Tive que ligar para a DHL e eles estão tentando ver se acham meu passaporte.
Minha dica para quem for retirar é: ligar para a DHL, implorar para eles verificarem pelo seu passaporte e caso não esteja lá preparem-se para passar o dia lá em Pinheiros implorando para os incopetentes localizarem seu passaporte!

    Bom dia,

    Gostaria de saber como você conseguiu falar com a DHL!!!?!?!?

    Ou é melhor ir até alguma loja deles?!!??

    Por Favor me responda, pois estou tentando ligar e so cai na ligação automatica.

Pessoal,

Realizei a entrevista na segunda feira (10/12) e o visto foi aprovado.

Inicialmente quando preenchi as informações, tinha solicitado para mandar entregar em casa (Rio Grande do Sul).

Quando terminei a entrevista o “policial da entrevista” me deu um papel (caso um terceiro fosse retirar por mim) e um protocolo. Perguntei se não iam mandar para o RS como avisa descrito, ele falou que infelizmente não e que era pra vir buscar no próprio Consulado entre 5-10 dias.

Isso procede? Eu só vejo o pessoal falando em pegar no CASV e não no consulado. O sistema não vai se confundir no momento que disse que queria que mandasse pra casa?

Obrigado,
Leonardo

Impressionante a incompetencia do pessoal do CASV de Pinheiros.Fiz entrevista dia 20/11,optei via DHL. Até dia 12/12,nenhuma resposta aos e-mail, pois tenho a viagem marcada para 25/12. Resolvi, tmb dia 12/12,ir ao consulado, lá orientada para ir ao CASV. Manhã toda na fila para uma um agendamento as 15:45hs.Chegando no horario marcado, o atendimento estava paralizado,exceto para os agendamentos online.Resultado:saí de lá as 20:00hs,muita confusão,chamamos a polícia, pois não houve qualquer esclarecimento para a falta de atendimento.Não sei se foi coincidencia,mas meu passaporte chegou hj, 13/12 em casa. Boa sorte a todos!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.