Visto EUA: Correios não enviam passaporte a cidade pequena 1

Visto EUA: Correios não enviam passaporte a cidade pequena

Visto para os Estados Unidos

No fim de maio, os Correios recuperaram na justiça o monopólio da devolução de passaportes de solicitantes de visto para os Estados Unidos. Em princípio, a entrega deveria seguir o mesmo padrão da DHL, empresa americana de correio privado que cumpria essa tarefa.

Não parece ser assim. O Márcio tentou agendar online uma entrevista no CASV para tirar o visto para os Estados Unidos. Estranhamente, o site insistia em travar quando ele preenchia o endereço para entrega do passaporte em domicílio. Ele nos procurou para saber qual seria o problema, e logo depois voltou, ele mesmo, com a resposta: os Correios não estariam entregando mais os passaportes em cidades com menos de 50 mil habitantes. Diga lá, Márcio:

Fui pesquisar acerca do meu problema, e descobri que o travamento do site não tem nada a ver com o meu navegador.

Na verdade, a mudança na devolução do passaporte, sem taxa específica e com a entrada dos Correios, piorou, em muito, para quem mora em cidades menores, como eu. Explico.

O site te dá duas opções: ou você busca o passaporte direto num CASV ou opta por entrega em um endereço. Como eu moro há mais de 1000 km de um CASV, preciso da entrega em domicílio. Porém, o site não aceita a inclusão de CEPs não cadastrados no sistema, ou seja, cidade com menos de 50 mil habitantes não têm opção de entrega em domicílio.

Como moro em Torres, RS, com 40 mil habitantes, terei que achar algum endereço de amigo e viajar a cidades maiores para poder pegar o passaporte. Antes (a mudança ocorreu há 10 dias), se entregava em qualquer lugar onde o Correio faz entrega. Agora, não!

Acho que vale divulgar tais informações, porque muita gente deve está tendo o mesmo problema. Abraço.

Obrigada pelo aviso, Márcio!

E você que mora em cidade pequena? Também está passando pelo mesmo perrengue do Márcio? Conta pra gente!

Leia mais:

44 comentários

Trabalho na DHL divisão de Supply Chain, neste 2 anos pude acompanhar de perto todo o trabalho o trabalho competente que a DHL, empresa com 3 divisões globais DSC=Cadeia de Suprimentos, DGF Frete Aéreo e marítimo, DHL Express divisões que pertencem ao Grupo Deutsche Post – Correio Alemão.
Empresa séria do setor privado, (Não faz greve, paga bem, plano de carreira) emprega mais de 300.000 pessoas no mundo mais de 10mil diretos no Brasil.
Tenho visto de perto toda a competência e compromisso da empresa em todas as esferas, com as pessoas, meio ambiente, clientes e sociedade (Possui inúmeros programas sociais como Go Help, Go Teach, Formare).
Seria muito bom para os consumidores se ela e outras empresas conseguissem concessão para prestar serviços de postagem no Brasil, claro a infraestrutura cresceria de acordo com o tamanho do mercado, não adianta querer que uma empresa abra amanhã e já entregue em 5mil cidades.

O correio brasileiro atualmente é um lixo. Os elogios que aqui foram postados referem-se ao que a empresa foi outrora. Quem viaja para países desenvolvidos sabe disso. A DHL (Alemã) é a pior dos estrangeiros que trabalham por aqui. Quando ganharam a concorrência do CA, inventaram esse absurdo de não entregar em cidades com menos de 50.000 habitantes. Então, os correios brasileiros, incomodadíssimos por a DHL ter ganho a concorrência, entram na justiça reivindicando a sua prioridade de entregar documentos no Brasil. Ganham a ação… e o que fazem?????? …Eles, que antes tinham o monopólio dessa entrega e entregavam os passaportes em TODAS as cidades do Brasil, ASSIMILAM a deficiência da DHL e dividem com ela as entregas, prejudicando a milhares de brasileiros que moram em cidades menores. Se o CA tivesse optado pelo FedEx esse problema certamente não teria ocorrido. Eles são realmente profissionais e entregam em qualquer lugar. São mais caros mais valem cada centavo.
Detalhe:No interior dos EUA existem milhares de pequeninas cidades com cerca de 1.000 habitantes. Lá o DHL entrega sem reclamar. Pianinho.

se a pessoa a quem dei o nome e os dados para receber meu passaporte estiver em viagem quando ele chegar, ele será devolvido onde? Onde pode ser retirado? somente a pessoa a quem citei poderá retirar? qual o prazo pra retirada?

Bom dia!

Essa semana tirei o visto em Recife e graças a Deus deu tudo certo. Em dois dias chega tudo pelo correio. Minha dúvida é: preciso deixar alguma procuração em minha residência autorizando meus pais receber o passaporte com o visto? Como trabalho o dia todo não vou estar em casa na hora da entrega. Qualquer pessoa em minha casa pode receber a documentação?

    Olá, Ariovaldo! Já respondemos uma pergunta bem parecida, logo acima. Não precisa de procuração.

Foi ótimo ter encontrado essa informação.
Não estava conseguindo cadastrar o CEP da minha cidade.
Ainda bem que tinha em mãos o endereço de uma de outra cidade, com mais de 50 mil habitantes.
Agora minha duvida é: ela pode retirar para mim? Nem que seja com procuração?
Grata por sua dica!

    Olá, Raquel! O seu passaporte irá chegar no endereço que você indicar. Não precisa de procuração.

Olá, além do problema que o Márcio detectou, estou tentando incluir um endereço de um parente numa capital, visto que na minha cidade não há a entrega do passaporte… porém sempre aparece uma mensagem que o endereço precisa estar em inglês, coloquei o endereço em inglês e mesmo assim permanece o mesmo erro. Alguém sabe o que fazer?

Estou com o mesmo problema da Andréa acima, o consulado já me enviou o rastreamento no dia 31 e até agora 04/08 não consta nada no rastreamento dos correios… Viajo no dia 11, estou começando a ficar tenso…

Também estou com o problema de precisar do meu passaporte. Ele já consta como “issued” no site do CEAC, ou seja, já foi emitido, mas não encontro o número de rastreamento, entro no site e o que consta é: “No momento não há informações do número de rastreamento postal.”, então liguei pelo numero que tem no site da US Visa Info e ela me disse que não posso fazer nada, que meu passaporte está no consulado e devo aguardar. Porém, viajo no sabado que vem, dia 14, para o Canadá e estou preocupada de não recebe-lo a tempo. Será que não existe uma forma de eu pegar meu passaporte de volta, mesmo que sem o visto americano??

Bom Dia!
Fiz entrevista e o visto concedido. Passaram o prazo de 10 dias úteis para chegar em casa. Porém, surgiu um grande problema. Uma viagem a trabalho para Colômbia, porém, o voo que a empresa mandou é via Panamá, ou seja, preciso do passaporte.
Será que consigo antecipar essa entrega?

    Olá, Ana! Você pode pedir seu passaporte a qualquer momento; o processo administrativo continua tramitando mesmo sem o passaporte no consulado. Entre em contato diretamente com o consulado onde fez a entrevista, via telefone ou e-mail.

    Obrigada!!!! Vou ligar já e logo mais conto o que consegui. Tks!!! 🙂

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.