Barreirinhas: em busca da pousada perfeita 1

Barreirinhas: em busca da pousada perfeita

Pousada Sossego do Cantinho, Barreirinhas

Barreirinhas, a “capital” dos Lençóis Maranhenses, é a base mais indicada para quem quer visitar a região com algum conforto e sem dificuldade para marcar passeios em grupo. A cidade tem um ótimo resort de charme, o Porto Preguiças, e um cardápio diversificado de atividades, que vai além da visita a lagoas. O rio Preguiças é a grande atração do lugar — não há quem não faça o passeio de voadeira a Caburé, com paradas em Vassouras e Mandacaru. A descida de bóia pelo rio Formiga e a expedição de quadriciclo a Caburé, passando pelos Pequenos Lençóis, ajudam a esticar a estada dos turistas por ali.

Já para o visitante com perfil menos convencional-careta-familiar, aquele que se sente realizado na rusticidade de Atins ou Santo Amaro, Barreirinhas acaba sendo um ruído no itinerário. Só que passar por Barreirinhas é inevitável: se você está explorando os Lençóis, em algum momento (provavelmente em mais de um), vai precisar pernoitar na cidade. E se não tiver cacife para o Porto Preguiças, vai ter dificuldade em achar uma pousada que reúna charme, bom preço e que não seja point de grupos de excursão.

A boa notícia é que: a Alison do Hidden Pousadas e eu achamos o lugar 😀

Eu tinha mais uma noite para ficar na cidade na volta de Atins e, pesquisando disponibilidade no Booking, deparei com uma pousada com nota altíssima, 9,5: a Sossego do Cantinho. Nunca tinha ouvido falar; achei que era novidade. O chalé para uma pessoa estava a R$ 187; reservei na hora.

Em Atins, passei 48 horas sem internet ou telefone. Quando desembarquei às 6 da manhã da segunda-feira em Barreirinhas, fui direto para a padaria Mandi, esperar até um horário decente para ir à pousada e, enquanto me chapava de café com bolo de massa puba, pôr emails e outras comunicações em dia.

Foi quando vi um tuíte da Alison para mim, postado enquanto eu estava offline lá em Atins:

Alison McGowan

Rá! Como que ela ficou sabendo? Nem respondi o tuíte, porque achei que àquela hora ela já estaria a caminho de Atins, e o mistério só seria resolvido quando ela voltasse.

Às oito da manhã, liguei para a pousada para combinar o traslado (a pousada fica na outra margem do rio; na chegada e na saída eles te buscam e levam de lancha até o ponto de embarque). A dona, Josiane, disse então que o marido, Michael, estava naquele instante levando uma pessoa, e que me esperaria chegar para voltar.

Peguei um táxi (R$ 10, 3 minutinhos) até o lugar de embarque e… quem era a pessoa que estava sendo trazida? A Alison!!!

Alison McGowan

Nos cinco minutinhos em que trocamos figurinhas, ela contou como ficou sabendo da minha ida. Ela estava falando com a Josi e o Michael de fontes de informação na internet, quando citou o meu nome. Foi quando o Michael falou: ué, mas tem um Ricardo Freire que acabou de fazer reserva.

Sincronicidade, pípols!

Atravessando o rio Preguiças

A pousada é realmente um achado. E não é nova: existe desde 2003, e sabe-se lá por que não consta mais na lista do 4 Rodas. O dono é um casal metade suíço (o Michael), metade maranhense (a Josiane). Essa combinação gringo + brazuca normalmente dá ótimo resultado (o melhor de dois mundos, etc., insira aqui o seu clichê).

Sossego do CantinhoSossego do Cantinho

São apenas quatro chalés, amplos e confortáveis, num terreno à beira-rio. A área para tomar sol é protegida pela vegetação — você não vai ficar em exposição para as (eventuais) lanchas que passam. Uma caixa de areia engenhosamente construída na margem forma uma prainha segura em frente à pousada; quem gosta de nadar pode também pular no rio, que tem correnteza mansíssima.

Sossego do Cantinho

chaiseslongues1

Sossego do Cantinho

Sossego do Cantinho

Como está na margem oposta à cidade, os passeios às lagoas podem sair dali mesmo (quem vem do centro tem que atravessar de balsa). O carro de linha (Toyota) que vai para Atins passa na estrada em frente.

Querendo ir a Barreirinhas (duvido que você queira ir mais do que uma vezinha), são 10 minutos de caminhada pela estrada de areia até o barquinho (grátis) que atravessa o Preguiças com passageiros. Quando fiz o trajeto, voltei com uma turminha de estudantes saindo da escola à tarde. Foi lindo.

Sossego do CantinhoSossego do Cantinho

(Ah, sim: a cozinha da pousada é ótima, você não vai se arrepender de não sair para jantar.)

A Alison — e os hóspedes que deixaram seus comentários no Booking — tinham toda a razão. A Sossego do Cantinho é um belíssimo achado. Uma pousada gostosa a ponto de promover Barreirinhas da categoria passe-correndo para a categoria fique-uns-dias-para-descansar-da-rusticidade-e-do-sacolejo-de-Santo-Amaro-e-Atins.

Alison e eu

Ei, Alison, qual será o próximo lugar onde a gente vai se encontrar sem combinar?

Leia mais:

44 comentários

Estive em Barreirinhas há uns três ou quatro anos e fiquei na Pousada Encantes do Nordeste e achei ótima. Fica a uns três quilômetroas do centro de Barreirirnhas. Tem um restaurante que é provavcelmente o melhor de Barreirinhas. Tinha comprado um pacote com os passeios com bastante antecedência e a agência/operadora falhou feio e me deixou esperando o quadriciclo. A atendente da Pousada resolveu o problema e ainda me arrumou o sobrevôo que tinha sido re-autorizado na véspera.
Esqueço o mencionado guia quando for procurar hotéis. Utilize o Hotel in Site. Teste Barreirinhas e lá está o Encantes do Nordeste,e também o Sossego do Cantinho e mais 33 outras pousadas e mais 6 em Atins. Não menciona a pousada em Caburé

Fiz um comentário negativo a respeito da Pousada do Cantinho ontem, dia 05/10/13, que até o momento não foi postado. Protecionismo ou é impressão minha?

    Olá, Marília! Seu comentário realmente tinha ido para o poço de spam mas já tinha sido resgatado e está publicado desde ontem de manhã cedo.

    Um conselho para a vida. Tente perguntar as coisas com mais jeitinho. Não parta automaticamente do princípio que as pessoas são desonestas ou estão perseguindo você. Garanto que isso vai diminuir esses casos de mau atendimento que você parece atrair.

Em 2010 havia programado uma viagem para os Lençóis Maranhenses com minha família e amigos. Decidimos então reservar com bastante antecedência três chalés nesta pousada. Aconteceu que meu sobrinho foi submetido a uma cirurgia no cérebro em caráter de urgência, e tive então que cancelar a reserva de dois chalés. Uma época tumultuada para todos nós, principalmente pelo lado emocional. Minha cunhada, meu irmão e sobrinha acabaram desistindo do passeio por motivos óbvios e os valores depositados em conta da pousada a título de reserva de dois chalés, para minha surpresa, foram devolvidos, sob protestos do Sr. Michel que mostrou-se bastante “comercial” e nada educado ao se expressar.
Acabou que duas amigas permaneceram na pousada e eu e um amigo, em última hora, conseguimos reservas na Pousada d’Areia, próxima ao Centro de Barreirinhas.
A pousada da Sra. Josiane foi elogiada pelas duas amigas. O ponto negativo foi a maneira nada social com que o Sr. Michel encarou nossa situação e ainda: a obrigatoriedade de nossas amigas retornarem às 22.00hs para a pousada – horário em que este senhor chegava para pegá-las de lancha em um cais improvisado e afastado do Centro – justamente nos momentos de maior animação no cais, onde estão bares e restaurantes animados.
Pretendo voltar aos Lençóis e me hospedar novamente na pousada do Sr. Luiz. Muito amável, todas as manhãs fazia questão de levar para as mesas as torradas quentinhas que ele mesmo preparava.
Quem se hospeda em Barreirinhas (propriamente dita) não depende de horários e nem de barcos para “voltar para casa”.
Cordial abraço.

Vocês não sabiam que iam se encontrar??? Fui eu quem organizou a viagem da Alison e já tinha tudo friamente calculado…;) rsrsrs Bjs

Não aparece mais no guia que você comentou porque agora só quem paga bem aparece.

Não adquiro mais esse guia há muitos anos. Só piorou e encareceu. Não me atrai mais. 🙁

Fiz 2 passeios com um casal e um rapaz que estavam nesta pousada este ano e eles falaram super bem de tudo também. Até a dona da pousada onde eu fiquei falou muito bem. Parece que o Sossego do Cantinho é uma unanimidade 🙂

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito