Vulcão Calbuco

Plantão Vulcão, 26/4: retomados vôos a Bariloche; reaberta fronteira Chile-Argentina

calbuco

ATUALIZAÇÃO: Leia o boletim mais recente clicando aqui.

Vamos à rodada de hoje do garimpo de notícias relacionadas à erupção do vulcão Calbuco. As novidades desta manhã são o anúncio da retomada dos vôos a Bariloche, pela Aerolíneas, e a reabertura da fronteira no Paso Cardenal Samoré a veículos pequenos.

CHILE

Puerto Montt & Puerto Varas

Aeroporto: aberto para todos os pousos e decolagens.
Cinzas: as cidades de Puerto Varas e Puerto Montt não apresentam cinzas; o vento levou na direção da Argentina.
Passeios: Saltos de Petrohué e Lago Todos los Santos, vizinhos ao vulcão, estão fechados para passeios; mas é possível ir a Frutillar e à ilha de Chiloé.
Possibilidade de novas erupções: o alerta vermelho está mantido.
Devo cancelar minha viagem? Verifique as condições de cancelamento. Se puder, você se livra dessa tortura de acompanhar o noticiário para ver se o vulcão volta a entrar em erupção.
Devo marcar viagem para a região? Você é que sabe, ninguém tem bola de cristal. Mas se você perguntar, a resposta técnica é: não deve, não.

Santiago

Aeroporto: aberto para todos os pousos e decolagens. Algumas cias. estrangeiras, como Air France, American, Delta e Qantas suspenderam vôos durante o dia 24 de abril por causa da passagem de uma nuvem de cinzas em altitude elevada. Mas Lan, TAM e Gol têm mantido todos os vôos.
Cinzas: estão em altitude elevada, não caíram nem cairão sobre a cidade.
Passeios: Nenhum passeio da região de Santiago está prejudicado.
Possibilidade de novas erupções: o vulcão está a 1.000 km de distância e não afeta a cidade.
Devo cancelar minha viagem? Se o seu destino é Santiago, Colchagua ou o norte não há motivo para cancelar sua viagem por causa do vulcão.
Devo marcar viagem para a região? Sim, não há problema nenhum para Santiago, Colchagua ou o Atacama (no Atacama houve uma inundação há quatro semanas, mas não há problemas para o turismo).

Pucón

Aeroporto: o aeroporto de Temuco, o mais próximo da cidade, está aberto para todos os pousos e decolagens.
Cinzas: a cidade não recebeu cinzas do vulcão Villarrica nem do Calbuco.
Passeios: a subida ao vulcão Villarrica está interditada.
Possibilidade de novas erupções: o vulcão Villarrica continua aceso. Nova erupção não está descartada.
Devo cancelar minha viagem? Verifique as condições de cancelamento. Se puder, você se livra dessa tortura de acompanhar o noticiário para ver se o vulcão volta a entrar em erupção.
Devo marcar viagem para a região? Você é que sabe, ninguém tem bola de cristal. Mas se você perguntar, a resposta técnica é: não deve, não.

Torres del Paine

Aeroporto: o aeroporto de Punta Arenas, o mais próximo de Puerto Natales e do parque, está aberto para todos os pousos e decolagens.
Cinzas: a região não recebeu cinzas do vulcão Calbuco.
Passeios: nenhum passeio deixa de ser feito por causa do vulcão. Mas note que a alta temporada está no fim, e no inverno a atividade turística, incluindo a oferta de passeios, fica bastante reduzida.
Possibilidade de novas erupções: não afeta a região.
Devo cancelar minha viagem? Não há razão para cancelar sua viagem a Torres del Paine por causa do vulcão Calbuco.
Devo marcar viagem para a região? Olha… a melhor época para ir à região é o verão, quando a temperatura é menos extrema e a oferta de passeios é maior. Considere viajar entre novembro e março.

ARGENTINA

Bariloche, Villa La Angostura e San Martín de los Andes

Aeroporto: Poucas horas depois do aeroporto de Bariloche ter sido liberado para operações, no sábado, a Aerolíneas anunciou que voltaria a voar neste domingo, dia 26 de abril.
Cinzas: toda a região recebeu uma camada de cinzas das duas primeiras erupções. Veja o depoimento da Lu.
Passeios: os passeios ao Cerro Tronador não estão interditados.
Possibilidade de novas erupções: o alerta vermelho está mantido.
Devo cancelar minha viagem? Verifique as condições de cancelamento. Se puder, você se livra dessa tortura de acompanhar o noticiário para ver se o vulcão volta a entrar em erupção.
Devo marcar viagem para a região? Só marque viagem caso haja notícias concretas de estabilidade do vulcão e remoção das cinzas.

Buenos Aires

Aeroporto: aberto para todos os pousos e decolagens. Algumas cias. estrangeiras, como Air France, American e Delta suspenderam vôos durante o dia 24 de abril por causa da passagem de uma nuvem de cinzas em altitude elevada. Mas Aerolíneas, Lan, TAM e Gol têm mantido todos os vôos.
Cinzas: estão em altitude elevada, não caíram nem cairão sobre a cidade.
Passeios: Nenhum passeio da região de Buenos Aires, incluindo Colonia e Montevidéu, está prejudicado.
Possibilidade de novas erupções: o vulcão está a 1.500 km de distância e não afeta a cidade.
Devo cancelar minha viagem? Se o seu destino é Buenos Aires, Mendoza ou norte da Argentina não há motivo para cancelar sua viagem por causa do vulcão Calbuco.
Devo marcar viagem para a região? Sim, não há problema nenhum para Buenos Aires, Mendoza, Uruguai ou norte da Argentina.

El Calafate

Aeroporto: aberto para todos os pousos e decolagens.
Cinzas: a região não recebeu cinzas do vulcão Calbuco.
Passeios: nenhum passeio deixa de ser feito por causa do vulcão. Mas note que julho e agosto são baixíssima temporada e a atividade turística, incluindo a oferta de passeios, fica bastante reduzida nesses dois meses.
Possibilidade de novas erupções: não afeta a região.
Devo cancelar minha viagem? Não há razão para cancelar sua viagem a El Calafate por causa do vulcão Calbuco.
Devo marcar viagem para a região? Sim, mas evite julho e agosto. A melhor época é entre novembro e março.

Ushuaia

Aeroporto: aberto para todos os pousos e decolagens.
Cinzas: a região não recebeu cinzas do vulcão Calbuco.
Passeios: nenhum passeio deixa de ser feito por causa do vulcão.
Possibilidade de novas erupções: não afeta a região.
Devo cancelar minha viagem? Não há razão para cancelar sua viagem a Ushuaia por causa do vulcão Calbuco.
Devo marcar viagem para a região? Sim, mas note que entre junho e setembro a maior atração de Ushuaia são seus centros de esqui. É uma ótima alternativa a Bariloche. Para passeios na natureza, prefira os meses menos frios, entre novembro e março.

ATENÇÃO

Desculpe, mas perguntas tipo “vou para o lugar xis no dia tal; devo cancelar a viagem?” não serão aprovadas nem respondidas. Por favor consulte nossa opinião no tópico relacionado. Se o seu destino não estiver relacionado, é porque não há inconvenientes.

Tampouco temos como dar respostas (ou indicar quem possa) a perguntas como “Quanto tempo vai demorar a limpeza das cinzas?”, “A neve vai estar branquinha em agosto?” e outras dúvidas que tenham a ver com o imponderável da atividade vulcânica.

Caso você discorde das nossas recomendações, ou queira complementar nossos conselhos, por favor deixe seu comentário. Todos serão aprovados.

7 comentários

Voltei ontem de Santiago com escala em Buenos Aires (voando LAN). As operações nesses aeroportos estão ocorrendo normalmente.

Obrigada pelas dicas! Eu deveria estar em puerto varas, com viagem marcada para dia 21 de abril. O trabalho do meu esposo nos levou a adiar a viagem para 13 de maio. No entanto, farei outra dobradinha com Santiago, não quero mais ir para região dos Lagos, me deixa insegura… vou entrar em contato com a cia aérea e o hotel solicitando cancelamento e reembolso, diante das condições…

Ola ricardo / ola boia e equipe/ estamos aqui juntos outra vez! Mais uma vez obrigada pelo apoio que vcs sempre nos deram repassando ao viajante as informações reais e focadas na realidade e nunca na visão sensacionalista dos jornais “nacionais” ou “oportunistas” (como está sendo inclusive aqui na Argentina. Como em 2011 fizemos muitos videos, pois a “causa” demandava…. Este ano ao contrario diria que “foi” 1/20 da intensidade do Puyehue. Ainda nao postei videos pois iremos inclusive para a villa la angostura para filmar como esta hoje (visto que ela tambem é uma localidade turistica importante e vizinha) e a reportagem do jornal hoje de sexta em SAO PAULO foi catastrofica! O que aconteceu foi que eles decidiram filmar logo as 7 hs da manha pra ficar ainda mais sensacionalista e dar aquele ar de que “esta tudo cinzento, horroroso e caotico” – e pela manha as cinzas estavam ainda comecando a cair e essa queda durou bemmmmm pouco! (Graças ao vento que dissipou e começou a enviar esta cortina para o lado de Buenos Aires/ uruguai e Brasil) – fomos poupados desta vez! Ufffff – voltando a reportagem do jornal hoje: Faço uma pergunta simples: o que cada brasileiro / morador de casa ou dono de um negocio faz após uma noite de chuva com sua calçada? – resp: LAVA ou VARRE certo? Observe que a reportagem sobre BARILOCHE apenas mostrou uma senhora retirando o pó com a VASSOURA e nao com maquinas como foi em 2011! As mascaras foram utilizadas nas primeiras horas do dia 23 e depois ninguem mais se preocupou. Fui fotografando dia a dia como em 2011 para manter a claridade nas informaçoes bem como jornais do interior de SP / RJ / Goias / Santa Catarina/ Parana e Fortaleza entraram em contatobe fui enviando fotos reais – online. Peço licença para passar um link de facebook para os teus passageiros ficarem informados da situaçao REAL sem sustos e sem medo de OMISSAO – exemplo: hoje os dois primeiros voos da cia LAN – pousaram na cidade (voo LA 4344 as 13.26 e o LA 4346 as 14.30) porem NENHUM voo da aerolineas argentinas ainda pousou por aqui – estamos aguardando as notícias do por que isso ocorreu. Bom o link das fotos dia a dia é: http://www.facebook.com/media/set/?set=a.842250995853993.1073741840.114361741976259&type=1

O aeroporto de Bariloche já está em condições de operar, mas agora as companhias aéreas deverão decidir quando os voos serão retomados.

Um grande abraço para o pessoal que mora no Chile!

Moro em Santiago e aqui, como está dizendo no post, o vulcão não afetou em nada. Apesar de muitos dizerem que as cinzas chegaram em Santiago, posso dizer o seguinte: se chegou não deu para perceber, nenhuma diferença no ar. Aeroporto funcionando normalmente. Podem viajar sem nenhum problema para Santiago e região. Meu blog: http://www.nosnochile.com.br

Pela minha experiência (vivo e trabalho com turismo em Bariloche há quase 7 anos), nesta ocasião a situação é infinitamente mais tranquila do que a erupção de 2011 do Puyehue. Aqui em Bariloche estamos encarando esta situação com otimismo e aprendendo a conviver com este tipo de fenômeno da natureza, tão característico da Patagônia. Não vemos esta erupção como se fosse uma catástrofe. A boa noticia é que já estão limpando o aeroporto de Bariloche e nos estudos que fizeram com as cinzas, o resultado é que as mesmas não são tóxicas para o corpo humano. Hoje o dia amanheceu ensolarado e com poucas cinzas em suspensão, poderíamos dizer que está tudo está quase voltando à normalidade. O vulcão Calbuco segue sendo controlado pelas autoridades e cientistas chilenos e por enquanto, segue em estado de alerta, o que seria uma situação normal depois de que um vulcão entra em erupção.

Aproveito para convidar a todos para que visitem o meu blog para saber mais sobre Bariloche e acompanhar as últimas novidades:

http://www.barilocheparabrasileiros.com/

Bom fim de semana para todos!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.