Xô, Vulcão: um resumão da situação

Cerro Catedral. Foto tirada do site da estação

E vamos a mais um apanhado das notícias das neves.

Buenos Aires: perrengues aéreos. Os portais brasileiros voltaram dar destaque ao fechamento de Ezeiza e Aeroparque entre a tarde de sexta e a manhã de sábado. No começo o tom estava um pouco alarmista demais, como se a interdição fosse durar mais do que durou. Mas a essa altura do campeonato já aprendemos: esses fechamentos têm sido recorrentes, porém temporários. É um perrengue a que todo mundo que quer viajar a Buenos Aires ou Montevidéu vai estar sujeito enquanto o vulcão não sossegar de vez. Um fato da vida, mais ou menos como os nevoeiros do início da manhã.

Bariloche, Chapelco e Neuquén: aeroportos fechados pelo menos até dia 8. Há boatos de que o fechamento se prolongaria ainda mais, porém só teremos notícias mais concretas ao longo da semana. As maiores operadoras brasileiras cancelaram seus pacotes até 15 de julho.

Bariloche via Esquel com Aerolíneas. Leitores começam a relatar que, via atendimento telefônico, a Aerolíneas está sim oferecendo Buenos Aires-Bariloche via Esquel, com o último trecho sendo feito por ônibus (300 km de distância). Se você tem vôo marcado até o dia 8, comunique-se com a companhia pelo tel. 0800-707-3313.

Bariloche com Lan. Vale lembrar que a Lan não voa a Esquel, e que portanto esta rota alternativa não é oferecida a seus passageiros. Para checar o status do seu vôo e fazer remarcações, use o link desta página.

Bariloche de ônibus. A viagem desde Buenos Aires leva entre 21 e 25 horas e pode ser comprada nos sites da Via Bariloche e da Andesmar. Há grande disponibilidade de hotéis, inclusive em oferta, em sites como Hoteis.com.

De Puerto Varas a Bariloche: por enquanto, só de barco. O Paso Cardenal Samoré, que fica perto de Villa La Angostura e serve para a ligação rodoviária entre Bariloche e Puerto Varas/Puerto Montt, continua fechado. Pode ser que reabra nesta quinta-feira dia 7, informa o Angostura Digital. Já o Cruce de Lagos parece estar funcionando (confirme com a operadora).

San Martín de los Andes: Chapelco abriu. A estação de esqui de Chapelco, em San Martín de los Andes, está aberta desde este sábado, dia 2. Por enquanto há duas pistas e três meios de elevação habilitados.

Bariloche: Cerro Catedral aberto para pedestres. Ainda não há neve suficiente para esquiar em Cerro Catedral (a estação de esqui mais próxima do centro de Bariloche), mas caçadores de neve já podem brincar e usar os meios de elevação entre 9h30 e 16h30.

Chile: todas as estações abertas. Portillo, Valle Nevado, El Colorado, Farellones e Chillán já estão operando. Os aeroportos de Santiago e Puerto Montt têm sido pouco afetados por fechamentos temporários.

Ushuaia e Las Leñas: estações abertas. Cerro Castor, a estação de esqui de Ushuaia, abriu a temporada neste sábado dia 1º. Las Leñas, a 4h30 de carro de Mendoza (ou vôos charter direto à estação), abre nesta segunda-feira dia 4. Os aeroportos estão abertos e só há problemas eventuais quando Buenos Aires fecha.

Bariloche de bumba: o depoimento do Rinaldo. Recebemos mais um relato de leitor que chegou a Bariloche de ônibus. Com a palavra, o Rinaldo:

Saímos de Buenos Aires dia 28/6 de ônibus – cama tipo tutto letto, neste tipo dá para agüentar. Ao chegarmos em Bariloche dia 29 estava nevando. Foi ótimo. Lago Azul, sem cinzas. A cidade está com muita areia vulcanica ainda.

Na estrada percebe-se em Piedra del Águila – cidade distante 300 km de Bariloche — muita areia vulcânica na estrada e no deserto.

Em Bariloche a noite do dia 29 foi muita fria e com neve. No dia 30 fomos ao Cerro Otto, Lago Gutiérrez, Cerro Catedral (ainda com pouca neve e os funionários preparando o local), Colonia Suiza, Circuito Chico e Cerro campanario. Foi proveitoso, ainda mais para as criancas que nunca tinham visto e brincado na neve.

No dia 1º pela manhã andamos mais uma vez no centro de Bariloche,lá  pelo meio dia o sol forte enxugou a areia e a poeira cobria as ruas e os carros. Algumas pessoas, em geral de mais idade, usavam máscaras.

À tarde tomamos o ônibus de volta a B.A. chegamos hoje.

Conclusão: tem neve, pouca gente e poeira. Mas para nós valeu a pena.

Obrigado, Rinaldo!

Regressei de Bariloche hoje. Chegamos em B.A.
A situacao. o voo da LAN foi cancelado e a decolar mandou e-mail devolvendo tudo com crédito no cartao.
Saimos de B.A dia 28-06 de Bus – cama tipo tutto letto, neste tipo dá para aguentar. Ao chegarmos em Bariloche dia 29-06 estava nevando. foi ótimo. Lago Azul, sem cinzas. A cidade está com muita areia vulcanica ainda.
Na estrada percebesse em Pedra da águia – cidade distante 300 km de Bariloche muita areia vulcanica na estrada e no deserto.
EM Bariloche a noite do dia 29-06 foi muita fria e com neve. No dia 30-06 fomos ao Cerro Otto, Lago gutierrez, Cerro Catedral (ainda com pouca neve e os funionários preparando o local), colonia suiza, cicuito chico e cerro camparnaro . Foi proveitoso, aind amais para as criancas que nunca tinham visto e brincado na neve.
No dia 01-07 pela manhá andamos mais uma vez pelo centro de Bariloche, pelo meio dia o sol forte enxugou a areia e a poeira cobria as ruas e os carros. Algumas pessoas, em geral de mais idade, usvam máscaras.
â tarde tomamos o Bus de volta a B.A. chegamos hoje.
Conclusáo: Tem neve, pouca gente e poeira. Mas para nós valeu a pena.

Boa noite a todos, para as pessoas que vão viajar pela LAN, pelo que eu saiba nada foi cancelado, eu estava com data marcada para o dia 09/07 pela LAN , mas a CVC entrou em contato para alterar a data para Bariloche para o dia 16/07, por não terem certeza da abertura do Aeroporto, motivo este da mudança das datas, mas irei entrar em contato com a agencia de viagem , depois post se souber se isso procede.

Por via das duvidas, alguém sabe onde comprar passagem de ônibus Buenos Aires – Bariloche e qual o valor?

Abraços!

Olá, Rodrigo! Há links para a Via Bariloche e a Andesmar no texto do post! São as palavras em azul. Clique, não dá choque 😀

Entendi, mas vc acha que tirando a história do vôo eu não iria prejudicar minha saúde devido as cinzas?

Olá, Maria! Consulte seu médico. Nós aqui somos viajantes, qualquer palpite é amador 😀

Ola Maria.
    Calma ! Pense positivo, leve todos os seus medicamentos, procure saber sobre hospitais que poderão lhe atender em caso de necessidade, mais, fora a poeira que pode ter ., A baixa temperatura também não lhe fará mau ?
    em qualquer lugar você estara sujeita as mudanças de temperatura, ambiente, cabe a você se planejar para esses imprevistos, já que só você conhece seu problema e a solução dele, creio que a dica é: se prepare e pense positivo.

boa sorte.
    paula .

Salvo qualquer alteração o aeroporto deve abrir dia 08/07 e as coias começarem a se normalizar, ou então descemos em Esquiel. Tanto que no Site da Aerolineas aparece:

AR2690/1 (del 3 al 14 julho. Exceto 07 y 08) Aeroparque-Bariloche-Aeroparque

Meu vôo é o AR2690 no dia 08/07. A Aerolineas mudou meu vôo para esse horário. Saio de B.A. as 23:45 hrs. Chegando lá, tenho certeza que vou chegar mando noticias.

Em tempo: Pelo que pesquisei Bariloche não foi destruida pelo Vulcão, a cidade já está sendo limpa e vai dar tudo certo.

Adriano

Ok!!! Muito Obrigada e parabens pelo site! Adorei!!!
Entao, por favor, Maria Cavalcanti, nos esclareça sobre o assunto. Acho que varias pessoas, ficaram preocupadas.
Seu voo de buenos aires a bariloche para dia 23 de julho, ja foi cancelado :::::::
Tenho passagem marcada para esse dia de Buenos Aires para Bariloche, operado pela LAN e nao fui informada sobre nenhum cancelamento, e no site tambem nao tem nada falando sobre o assunto.
Se alguem puder me esclarecer o assunto, ficarei muito grata.
Desde ja Obrigada.

Olá, Livia! Não é assim que funciona 😀

Nem todo mundo fica voltando aos posts em que comentou. É mais rápido e eficiente você entrar em contato com a Lan 😀

Boa noite, estou com muita duvida sobre esse boato que surgiu sobre os voos pra Bariloche no dia 23 de julho, operado pela LAN. Tenho passagem marcada para esse dia de Buenos Aires para Bariloche. Ja fui ate ao site consultei o Estado do voo, mas essa opcao so esta disponivel para voos recentes, para hoje e amanha. Dai consultei tambem o Intinerario dos voos e nao consta nada no site da LAN, sobre cancelamento dos voos para Bariloche no dia 23 de julho. Fiquei preocupada depois de ler os comentarios aqui, pois ate entao nao estava sabendo de nada acerca do assunto, pois a viagem ainda esta marcada para daqui a mais de 15 dias.
Por isso, estou aqui, pedindo esclarecimento a voces sobre esses supostos cancelamentos dos voos para bariloche no dia 23 de julho, operados pela LAN.
Desde ja, muito obrigada.

Olá, Livia! Quem pôs este comentário foi uma leitora, e só ela pode esclarecer. Talvez tenha se expressado mal.

Vou viajar essa semana e estarei saindo de Buenos Aires rumo a Bariloche no dia 10 pela manhã, estou indo com amigos, sou estudante. Quero mais que tudo ir, porém, estou com muito medo pois tenho rinite e li ai em cima que tem gente usando mascara. Estou contando os dias para essa viagem desde que faltava 200 e meus pais estão com muito medo de me deixar ir. Fiquei muito desiludida com esse acontecido, vcs acham que estarei segura ou é muito arriscado como possuo problema de respiração. Cada lugar a noticia é uma coisa e minha agência tranquilizou meus pais, mas não consigo deixar de procurar para ter certeza, pq além da diversão quero meu bem estar e dos meus amigos. Em relação ao vôo estou com medo mas fico mais tranquila por falarem que iriamos parar em Esquiel e sei que a empresa não arriscaria ir se não fosse seguro, estou mais preocupada em ficar presa, minha saúde e essas coisas. Obrigada desde já.

Olá, Maria! A reabertura do aeroporto está prevista mas não está confirmada. Se é para se estressar, não vá.

boa tarde
tenho pacote de viajem para buenos aires, dia 14/08 destino buenos aires, saindo de buenos aires dia 17/08 destino bariloche.
pela LAN, gostaria de saber se alguem tem alguma informaçao sobre os voos. da lan em agosto/2011, foram cancelados?

Olá, Jaqueline! Nenhum vôo de agosto ainda foi cancelado, está muito cedo para isso.

Olá, trupe, estou feliz de poder contactar com vocês e me inteirar da situação que nos aflinge com relação a ida para bariloche! Pois estou com passagem marcada p/ dia 17, mas o que tudo indica que não será possível, já as noticias por lá não é das melhores. Contudo, já vi comentários de pessoas que montaram seus próprios pacotes, ou pela CVC, mas pela Conexão ainda não vi nenhum. Alguém sabe me informar se a Conexão cancelou seus pacotes turísticos? Já que contactei com eles, e a infromação que tenho é que está tudo certo para viajarmos. A boia inclusive está dizendo que a LAN já cancelou seus voos!!! Beijos