Pompeia bate-volta de Roma

Passo a passo: bate-volta de Roma a Pompeia e Nápoles

Para quem tem um dia sobrando em Roma (ou seja: se vai ficar mais de quatro dias na cidade na primeira vez, ou se está voltando e não precisa mais bater ponto em todos os lerês básicos), fazer um bate-volta até Pompéia é tentador.

E tudo fica ainda mais redondo – em todos os sentidos – com uma passadinha por Nápoles, para experimentar la vera pizza napoletana. É um passeio bastante exaustivo, mas recompensador. Vem comigo:

1. Ida: Roma-Nápoles

Para dar conta do programa inteiro, pegue um trem de Roma Termini para Napoli Centrale que saia até as 8h.

Os trens mais rápidos – os Freccia da Trenitalia e os trens da Italo – fazem o percurso entre Roma Termini e Napoli Centrale em 1h15. Comprando com antecedência, você consegue passagens de ida desde 20 euros.

Ao escolher um horário da Trenitalia, certifique-se de que o trem é o Freccia, de alta velocidade. Os trens Intercity (média velocidade) e Regionali (lentos e paradores), da mesma Trenitalia, fazem o percurso a Napoli Centrale em 2 e 3 horas, respectivamente.

Os trens da Italo não têm pegadinhas: são todos de alta velocidade.

Querendo comparar todas as opções de Trenitalia e Italo numa busca só, veja no site de passagens Trainline. A interface está em português e o processo de compra online é mais simples do que nas cias. italianas.

2. A baldeação em Napoli Centrale

Ao desembarcar na estação Napoli Centrale, siga a sinalização de acesso à estação Piazza Garibaldi, que é integrada. Dá pouco mais de 5 minutos de caminhada.

Da estação Piazza Garibaldi partem os trens de Nápoles a Sorrento, que param na estação Pompei Scavi Villa dei Misteri, que fica na porta de entrada do sítio arqueológico de Pompeia.

Há duas linhas em operação: a linha suburbana Circumvesuviana e a linha turística Campania Express.

Linha Circumvesuviana

A linha de trem suburbano Circumvesuviana funciona o ano inteiro. Não tem lugar marcado nem ar-condicionado – e os trens costumam andar lotados, com passageiros em pé.

A Circumvesuviana tem saídas de 20 em 20 minutos e leva 40 minutos a Pompei Scavi Villa dei Misteri. Custa 3,20 euros por trecho.

Para quem sai de Roma, este é o trem mais indicado para cumprir o roteiro deste post, pela maior frequência de horários.

Campania Express

A linha turística Campania Express funciona de março a outubro. Os trens têm ar-condicionado e só levam passageiros sentados.

O Campania Express tem apenas 8 saídas por dia. Leva 35 minutos a Pompei Scavi Villa dei Misteri. Custa 15 euros por trecho (25 euros ida e volta).

Para quem sai de Roma, o único horário do Campania Express que permite fazer o roteiro deste post é o das 8h49. Você teria que chegar a Napoli Centrale antes das 8h30.

Salte na estação certa: Pompei Scavi Villa dei Misteri

Existem quatro estações chamadas “Pompei”. Para descer direto na certa, pegue o trem na direção Sorrento e salte em Pompei Scavi – Villa dei Misteri (“scavi” quer dizer “excavações”).

3. Em Pompeia

Pompeia abre todos os dias (exceto no Natal, 1º. de janeiro e 1º. de maio). A visita custa €16 (grátis para menores de 18 anos com passaporte europeu; maiores de 60 anos pagam meia-entrada).

Na entrada, arme-se de folhetos explicativos (grátis) ou alugue um audioguia em espanhol.

Leve água. As ruínas são bastante espalhadas; você vai levar umas três horas para ver o essencial.

Não deixe de incluir no seu roteiro a Casa do Fauno, a Casa dos Vetii, as Termas do Fórum, os Teatros e a Villa dos Mistérios. Há um bandejão razoável perto das Termas.

Informações práticas: Pompeia

4. Tarde em Nápoles

De volta à estação de Nápoles, procure a plataforma da linha 2 do metrô (Metropolitana FS). A tarifa custa € 1,30. Salte uma estação adiante, Piazza Cavour. Procure o túnel subterrâneo que leva à estação Museo, de onde você emerge direto no Museu Arqueológico.

No museu

A visita ao Museu Arqueológico Nacional não é fortuita: ali estão abrigados os mosaicos, afrescos e esculturas originais retirados de Pompeia e Herculanum, complementando o que você viu pela manhã. Para ir direto a eles, suba a escadaria e vire à esquerda no primeiro andar.

Ao fundo, não perca o Gabinete Secreto, onde estão expostas as obras de arte erótica que deram a fama de devassa a Pompeia. Mas atenção: o museu fecha 3ª feira.

Informações práticas: Museu Arqueológico Nacional

Varais de Nápoles

Você não vai ter tempo para ver a baía de Nápoles do alto, mas vai poder caminhar pelas ruelas pitorescas da Nápoles antiga – com a carteira num lugar protegido e a mochila bem segura, claro.

Desça a Via del Duomo – você vai atravessar a Via dei Tribunali (que tem a maior concentração de pizzarias tradicionais da cidade!).

Vire à esquerda na Via Forcella, que faz parte da Spaccanapoli, a ruela que divide o centro de Nápoles em dois.

Vire à direita na Via Cesare Sarsale e logo você chega à Antica Pizzeria Da Michele, a mais antiga da cidade em funcionamento – e que você vai reconhecer de ‘Comer, Rezar, Amar’. Só há dois sabores – margherita e marinara (alho e tomate, sem queijo).

Acabando em pizza

A Da Michele é uma das pizzarias mais antigas em funcionamento em Nápoles, e abre das 11h às 23h, sem fechar à tarde.

A massa é crocante nas bordas, elástica e molhadinha no meio, de um jeito que você provavelmente nunca provou (e que é a verdadeira pizza napolitana).

Só há duas coberturas: marinara (alho e tomate) ou margherita (peça com “doppia mozzarella”).

(Ah, sim: esta é a pizzaria que a Julia Roberts vai comer em Comer, Rezar, Amar. Mas eu já era fã muito antes )

  • Antica Pizzeria Da Michele | Via Cesare Sersale, 1 | Abre diariamente 11h30-23h | Site

5. A volta

Marque o trem de retorno a Roma para depois das 19h. Da pizzaria à estação são 15 minutos de caminhada pelo Corso Umberto I.

Extra: pernoitando em Nápoles

Se você dispõe de uma ou duas noites para ficar em Nápoles, sua viagem vai ficar aida melhor.

Veja este roteiro de 2 dias em Nápoles (e onde ficar em Nápoles).

Vai seguir viagem pela Costa Amalfitana? Então conheça o nosso roteiro de Costa Amalfitana + Capri de 3 a 7 dias.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    907 comentários

    Fiz o roteiro exatamente como descrito, com exceção da viagem de ida. A Italo oferece uma passagem de trem que vai até Napoli Fragola, com baldeação inclusa de ônibus até Pompeia. Fiz desse modo, mas o ônibus me deixou muito longe da porta Marina, que era meu ponto de encontro. Acho melhor ir de trem como está descrito no post. Outra coisa a assinalar: não dá tempo de fazer o roteiro com trem de volta marcado para antes das 18:30, o deslocamento a pé por Nápoles não é tão simples. Gostei demais da pizza! Obrigado pessoal, o trabalho de vocês ajuda demais as nossas viagens!

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito