Incrível: a tripulação se mobiliza para salvar o conteúdo da fase ViajeAqui do Viaje na Viagem

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

[caption id="attachment_5876" align="aligncenter" width="450" caption="Fim de viagem para os posts do VnV no ViajeAqui"]Fim de viagem para os posts do VnV no ViajeAqui[/caption]

Segunda atualização:

Nas últimas 24 horas, envolvido com campo, deslocamento e outras mumunhas, não consegui colocar nenhum post novo no ar. Mas o blog esteve longe de ficar parado. A caixa de comentários deste post aqui fervilhou o dia inteiro.

Resumindo a ópera: o Alessandro Ayres bolou um jeito de conseguir salvar o conteúdo da fase ViajeAqui num site gratuito de compartilhamento de arquivos. E um grupo de trips tão abnegados quanto ele está salvando os posts mais pedaçudos da extinção.

O procedimento é explicado pelo Alessandro aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.

Se você tem interesse em ajudar, entre nos comentários e role a página para ver em que pé a coisa está.

Eu estou aqui, entre impressionado e emocionado, tentando entender o que vocês estão fazendo. Mas agradecidíssimo, íssimo, íssimo, íssimo.

Pessoas: vocês não existem!

Texto original do post:

Queridos trips, o portal ViajeAqui está mudando o seu visual. A primeira área a mudar foi a que mais precisava de um upgrade -- a seção de blogs. Desde o meio da semana passada os blogs do ViajeAqui estão usando a plataforma Wordpress (uma promessa que tinham me feito em novembro de 2007, quando fui para lá).

Vai ser sensacional para os blogueiros que continuam por lá e para os leitores. Para os posts antigos, porém, é uma sentença de desaparecimento. Os endereços anteriores não existem mais, e são direcionados para uma página genérica, e vazia, do portal.

Caso você tenha posto algum post desta fase nos seus favoritos, proceda da seguinte maneira: tente achar o post novamente pelo Google, e então peça a versão "cache". Por enquanto todos os posts continuam gravados no cache do Google. Daí você imprime e guarda.

(Eu vou fazer isso com os posts mais importantes assim que voltar para casa.)

Caso você não se lembre do nome de algum post, peça nesta caixa de comentários, que eu dou as palavras-chave que chegam a ele pelo Google.

Como dizem por aqui em Bs. As., disculpen las molestias!

Atualização 1:

A Sylvia (obrigado!!!!) trouxe a lista de posts da fase ViajeAqui para esta caixa de comentários. Fica mais fácil de procurar o no Google copiando o título do post.

Mas atenção -- o cache do Google não é eterno. Em alguns meses (talvez semanas) os posts não sejam mais encontráveis.

Os conteúdos mais importantes desta fase serão pouco a pouco retomados, e atualizados, aqui no blog.

Mas se você tem algum post de estimação da fase anterior, procure, clique no cache e imprima antes que desapareça.

336 comentários

Atenção: perguntas que já estejam respondidas no texto e comentários ofensivos ou em maiúsculas serão deletados.

Cancelar
Lu
LuPermalinkResponder

Oi, trips. Tô chegando agora e ainda tenho que preparar a semana. Acho que só vai dar p/mexer nisso amanhã, 2a, à tarde. Aí vou dar uma olhada c/calma na 3a parte da lista B, que me parece que é a que falta.

Wanessa
WanessaPermalinkResponder

Lu, acabei de terminar a revisão da terceira parte da lista B. Vou fazer o upload dos arquivos daqui a pouco. Salvei estes posts:
Pé-na-areia. Praia sem muvuca na Paraíba. R$ 70. Interessa? – 23/01/2008
Fotoblog: San Telmo – 17/12/2007
Surf trip em abril: Austrália ou Báli? – 11/12/2007
Respondódromo: a Jurema adorou Gonçalves – 07/12/2007
A febre do feno pode estragar uma viagem? – 07/12/2007
Chineses na Liberdade: muito além do chop-suey – 05/12/2007
O Réveillon deles é… o Natal! – 28/11/2007
Lisboa: agora quem dá bola é Santos – 27/11/2007
Manaus sem programa de índio – 22/11/2007
Enquete na semana: dirigir na neve – 21/11/2007

Agora, fica faltando revisar só a Lista C. Não poderei fazer essa parte porque, durante a semana, meu tempo é curto pra essa tarefa... Alguém se candidata?

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalinkResponder

Tô olhando post por post da lista C. Acho que não terei tempo de ver todos, o meu recreio é curto, mas aviso aqui onde parei.

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalinkResponder

Alessando A. e trips,
O meu recreio acabou! Consegui checar os posts da lista C da xará Lu de 17/03/2009 até 04/01/2008. Ficou faltando checar os de 2007. Selecionei 9 posts que, apesar do título, tinham conteúdo que julguei interessante. Tentei, mas não deu para ler os comentários!
Alessando, fiz o upload do arquivo.zip para o mediafire. Gravei os posts em html! Desculpe-me, mas só depois me lembrei que vc havia dito que eles poderiam ser gravados em mht...Espero que isso não te dê muito trabalho.
Bom início de semana para todos, um abraço

Adri Lima
Adri LimaPermalinkResponder

Pessoal, acabei de fazer o upload de 15/12/2008 a 08/01/2009. Alessandro, não consegui salvar em .mht - não consegui achar a opção no Mac, mas provavelmente deve ser um problema entre a cadeira e o teclado, rsrsrs...
Gente, botei todos os posts, mesmo os que a principio poderiam não ser estratégicos. Acaba que na caixa de comentários sempre tem algo interessante...
Tem mais? Estou a disposição para um novo lote!

Alessandro A.
Alessandro A.PermalinkResponder

Pessoal, hoje não tive muito tempo, mas estou terminando de consolidar os arquivos e amanhã ou quarta eu disponibilizo os arquivos e passo as instruções.

CarlaZ
CarlaZPermalinkResponder

Alessandro, Lus, Carla,
ainda tem alguma coisa que eu possa ajudar...

Alessandro A.
Alessandro A.PermalinkResponder

CarlaZ, acho que não precisa mais não, pois já temos mais de 400 posts salvos e não vi mais nada de interessante para salvar. Vou tentar disponibilizar tudo de forma mais organizada amanhã ou quarta. Estou fazendo umas experiências para ver como é que fica. smile

CarlaZ
CarlaZPermalinkResponder

OK Alessandro!
Se precisar de mais qualquer coisa é só gritar!
Essa mobilização pra salvar os posts foi realmente ótima!
Alessandro você está de parabéns pela idéia, pelo site, pelo trabalho...e todo mais que ajudou!
Estou esperando o resultado pra voltar a me entender com os posts antigos!

Bianca
BiancaPermalinkResponder

Isso é uma verdadeira FORÇA-TAREFA!! smile
Obrigada, Ricardo, Lu e Alessandro.
Vou aguardar então pra poder baixar.

Flavia
FlaviaPermalinkResponder

Gente, cheguei atrasadíssima! Eu fico uns dias sem entrar aqui e tem um mundo de coisas!!

Ainda dá tempo de ajudar? como?

Alessandro A.
Alessandro A.PermalinkResponder

Pessoal, só para dar notícias, estou fazendo modificações nos arquivos para que todos possam abrí-los, já que existem diferenças. Amanhã terei mais notícias.

Vera Lucia
Vera LuciaPermalinkResponder

Alessandro, você é incansável, gentil e generoso. Estamos aguardando o final dessa pescaria. Obrigada.

Alessandro A.
Alessandro A.PermalinkResponder

Boa notícia!!!! Saiu do forno os arquivos organizados para o download! Fiz umas conversões e limpezas nos arquivos para que ficassem compatíveis com todos os navegadores (descobri que o formato .mht ou MHTML só é compatível com o Internet Explorer, portanto não foi usado) e também um pouco mais fáceis de ler (sem aqueles cabeçahos e rodapés chatos). Para não ficar muito grande, no próximo comentário eu falo como ficou a organização e passo as instruções.

Alessandro A.
Alessandro A.PermalinkResponder

Para faciltar o download, separei os posts nas mesmas categorias já utilizadas pelo Riq (na verdade são parecidas). Sendo assim, temos agora 7 arquivos:

1) ÁFRICA, ÁSIA e OCEANIA.zip
2) AMÉRICA DO NORTE, CENTRAL & CARIBE.zip
3) AMÉRICA DO SUL.zip
4) BRASIL.zip
5) EUROPA.zip
6) FERRAMENTAS, DICAS PARA VIAGEM, PERGUNTÓDROMO.zip
7) NOTICIAS E OUTROS.zip

Todos os arquivos já se encontram disponíveis para baixar no endereço http://www.mediafire.com/vnv . O procedimento é o seguinte:

1) Entre no endereço http://www.mediafire.com/vnv
2) Escolha o arquivo desejado e clique nele. Nesse momento será aberta uma nova janela do seu navegador.
3) Na nova janela clique na frase "Click here to start download..".
4) A frase será alterada para "Your download is starting.." e será aberta uma janela perguntando "Deseja salvar ou abrir esse arquivo". Seleciona o botão "Salvar" e depois escolha a pasta onde deseja salvar o arquivo e selecione novamente o botão "Salvar" (Tente criar uma pasta nova antes).
5) Nesse momento será iniciado o download do arquivo e vai demorar alguns minutos. Quando terminar ele te avisa. Não é necessário ficar esperando terminar. Você pode fazer outras coisas no computador enquanto o arquivo é baixado.
6) Repita os passos 1 a 5 até você ter todos os arquivos que deseja.
7) O próximo passo é descompactar o arquivo, mas para isso você necessita ter instalado no seu computador algum programa para fazer isso, como o 7-zip (gratuito - http://superdownloads.uol.com.br/download/165/7-zip/) ou Winzip. Uma vez que você já tenha algum programa para descompactar instalado, basta dar um duplo clique no nome do arquivo baixado, igual ao que você faz para abrir qualquer arquivo. Será aberta uma janela mostrando todos os arquivos e pastas contido nesse arquivo. Basta selecinar tudo e mandar copiar (Editar/Copiar). Depois vá até a pasta onde você deseja gravar esses arquivos e mande colar (Editar/Colar).
cool Depois de alguns segundos ou minutos (depende do tamanho do arquivo), todos os arquivos estarão disponíveis na pasta que você mandou colar. Agora é só dar um duplo clique no nome do arquivo contendo o post desejado (Ex: A gente precisa ver o Loire - Viaje na Viagem- Blogs viajeaqui.htm) e o mesmo será aberto automaticamente no seu navegador. Todos os arquivos contendo posts terminam com ".htm".
9) Repita os passos 7 a 9 para todos os arquivos baixados e você terá todos os posts gravados na sua máquina.

É importante mencionar que o site onde estão gravados os arquivos é gratuito e pode acabar do dia para a noite, portanto é importante guardarem os arquivos nas suas máquinas. É lógico que se isso um dia realmente acontecer, a gente arranja outro site e carrega tudo de novo, pois já teremos os arquivos prontos. Aproveitem wink

Ricardo Freire

Uma salva de cyberpalmas pro Alessandro!!!!!!!!!!

Maryanne  hotelcaliforniablog.wordpress.com

Uau Alessandro, unbelievable. Super super obrigada. Vou tentar fazer o download o mais rapido possivel.

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

C-H-O-C-AN-T-E !!!!!
Alessandro , não é exagero , tu és o MAXIMO !!
Toda a biblioteca VnV salva , organizada, e hiper mastigada lol
Peoples , corram lá , criem uma pasta em Meus Docomentos e salvem os arquivos .
cool
cool
cool

CarlaZ
CarlaZPermalinkResponder

Nossa Alessandro super obrigado!
Agora não perdemos mais!
Vou correndo lá salvar tudo!!!

Sílvia Soares

Parabéns e obrigada a todos que ajudaram a salvar tantas informações preciosas! E, claro!, uma salva de palmas especial para o Alessandro, que mastigou tanto o procedimento para baixar os arquivos que até EU entendi.

Lu
LuPermalinkResponder

Uau, Alessandro, acho que até eu vou conseguir salvar os arquivos na minha máquina!!! Já comecei salvando essa receita do passo-a-passo. Parabéns e obrigadésima!!

Wanessa
WanessaPermalinkResponder

Nooooossa, Alessandro! Ficou excelente, já comecei a baixar! Muito obrigada!

Povo, a gente devia erguer uma estátua pro Alessandro, tipo o troféu da bóia!

Malu
MaluPermalinkResponder

Alessandro A.,estou na claque do Riq batendo cyberpalmas para vc. Inteligente e generoso, vc é demais!

Bianca
BiancaPermalinkResponder

Alessandro A., vc já pensou em dar aula? Que didática!
Até eu que saco pouco de informática acho que vou conseguir fazer!
Reforço os aplausos da turma! Obrigadaaaaaa!!

Alessandro A.
Alessandro A.PermalinkResponder

Pessoal, assim vocês me deixam sem graça!!! eekops:

Não foi nada demais. Como eu sou da área de informática, facilita bastante o trabalho. Quem tiver algum problema com o processo, é só falar que eu tento ajudar.

Marília Marconi

E viva o Alessandro!! Hip-hip-hurra!!!! smile
Reforçando o coro, muito obrigada, Alessandro!! 100% Generosidade, disposição e excelência!! E ainda explicou o procedimento tão explicadinho que todo mundo vai conseguir baixar!
Vivas!!! wink

Riq e o Alessandro A. herói VnV « Filigrana

[...] fresquinhas aqui do Rio de Janeiro. 5a. feira tivemos happy hour, convocados pelo nosso comandante Riq para brindar o Alessandro A. que salvou riquíssimo material de utilidade pública que esteve [...]