Paisagem na janela: de Santiago a Mendoza de ônibus

Só no janelão

Relato de março de 2010

Hoje de manhã comecei finalmente a voltar pra casa. Aos pouquinhos. O primeiro passo foi voltar à Argentina, terminando a costura do zig-zag que venho fazendo há cinco semanas. Peguei um ônibus de linha em Santiago para Mendoza.

El boleto

Comprei a passagem pelo site da Andesmar, o único que aceitou meu cartão de crédito brasileiro. Ao chegar ao Terminal Sur (de onde saem os ônibus internacionais de Santiago) pude ver que continuam operando as lotações a Mendoza: taxistas ficam anunciando suas partidas nos corredores da estação.

Mendôça aí bôi xô!

Eu pensava que tinha comprado as poltronas da frente, mas a configuração do ônibus no site era diferente da vida real. Hmpf. Fiquei com uma vista lateral mesmo.

A janela esquerda também tem seu valor

Para quem faz a rota Santiago-Mendoza, o melhor lugar para sentar é o direito, para ver os Caracoles — a seqüência de curvas vertiginosas na subida final dos Andes. (A descida é bem menos acentuada.)

Caracoles!

Mas é da direita que se vê o Caracol

O lado chileno tem os Caracoles, mas a paisagem é mais bonita do lado argentino, com formações rochosas espetaculares — e uma linda represa de águas azulzíssimas quase no fim do caminho.

Do lado argentino

Do lado argentino

Do lado argentino

Do lado argentino

A única desvantagem de fazer esse trajeto de ônibus — com relação a fazer de táxi, de carro ou de excursão — é que não há paradas para tirar fotos. Todas essas fotos foram tiradas pela janela, com o bumba em movimento.

Foram 6 horas e meia de viagem (incluindo aí os 45 minutos perdidos na imigração, que funciona de maneira conjunta num posto só), mas a paisagem é tão bonita que não deu pra sentir.

Mais um cartão postal e eu tenho um treco!

Só tenho uma coisa a dizer. Depois de cinco semanas vendo cartões-postais e mais cartões-postais, se eu por acaso vir mais uma paisagem bonita, mas umazinha só, juro que eu surto :mrgreen:

Leia mais:

738 comentários

Olá! O trajeto inverso (Mendoza a Santiago) é mais feio ou a beleza é igual? Pq sempre vejo os blogs de viagem falando do sentido Santiago-Mendoza e não o contrário.

    Oi! Sim sim, o trajeto é o mesmo, mas a beleza é igual?

    Eu sei que chegando a Mendoza de Santiago tem umas represas, o visual fica bonito.. mas queria saber se já fizeram o inverso e acham tão bonito quanto?

    Olá, Renan! Só fizemos no sentido Santiago- Mendoza. Mas não há por que não ser bonito igual.

como é a questão de alimetação. Posso levar lanche? eles dão lanche no ônibus?
Achei a passagem bem cara 37.000 ARS cada cerca de 500 reais, sendo a de avião são 650 cada.

    Olá, Clever! No câmbio tarjeta vai dar uns R$ 200. Se pagar em espécie (pesos) trocando no paralelo dá R$ 185. Devem dar lanche sim.

Olá!Vou para Buenos Aires Jan/24 depois vamos pra Mendoza(avião)já tenho a passagem de volta para o Brasil partindo de Santiago, quero ir pra Santiago de ônibus, somos quatro pessoas.Sabe informar se no site da andesmar consigo parcelar com cartão de crédito brasileiro? Acha arriscado comprar em Mendoza qdo tiver lá pra aproveitar o câmbio? Acha arriscado para uma pessoa de 71 anos essa viagem de ônibus? Desculpa tantas perguntas. Obrigada!

Olá… tudo bem? Pretendo fazer o trajeto de Santiago a Mendoza de ônibus. Estou na dúvida se preciso comprar a passagem antes, pela Internet, ou se é possível comprar quando eu chegar no Chile. Agradeço a atenção.

    Olá, Thiago! Dá para comprar lá, mas para que perder seu tempo de férias para ir presencialmente até uma estação de ônibus fora do seu circuito de passeios quando você pode comprar pela internet?

Juana Weber de Amunátegui 4765, 9181011 Santiago

Este é o endereço.
Grata

    Olá, Mathilde! Esse me parece ser o endereço da garagem da Andesmar. Deve ser a sede da companhia, o endereço fiscal, não é onde você vai embarcar. A passagem indica a saída do ônibus de qual terminal em Santigo?

Oi boia,
Lembra do endereço ou o metrô q chega no Terminal Sur?
Comprei com a Andesmar e me deu um endereço longe q acho não ser o terminal sur.
Grata

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito