Valparaíso: surpreendente

  • 0
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

El Plan e o porto, vistos do Paseo Gervasoni

À primeira vista, a cidade portuária de Valparaíso, a 120 km de Santiago, assusta. Você sai de uma cidade organizadinha e modernosa como Santiago e de repente dá de cara com um lugar caótico, cheio de prédios caindo aos pedaços. Tudo fica ainda mais esquisito quando você lembra que a cidade vizinha (pegada, contígua, geminada), Viña del Mar, é um balneário clássico e ajardinado, quase côte-d'azúrico.

Um quêzinho de Lisboa, pois não?

Acontece que eu tenho uma quedinha toda especial por cidades portuárias. São lugares que costumam reservar boas surpresas a quem tiver coragem e paciência de desvendar seus segredos. Além disso, sempre sinto que lugares imperfeitos têm uma energia mais interessante do que os lugares perfeitinhos.

Barracãããão de zinco...

O que eu sabia sobre Valparaíso antes de ir? Que era no geral feioso mas que tinha alguns lugarzinhos pitorescos. Que a cidade tem personalidade própria e seus habitantes se chamam porteños, como em Buenos Aires. Que era um pólo gastronômico importante, berço de chefs em ascensão. Que estava experimentando uma espécie de renascimento, com uma vida noturna movimentada nos fins de semana.

Degradê sem degradar

Baseado nessas informações, decidi que um bate-volta -- ainda mais um bate-volta conjugado com Viña -- era pouco. Passar a noite seria fundamental para conferir essas informações. O ideal seria dormir lá numa sexta e/ou num sábado. O problema é que a gente voltaria do Atacama só no domingo. Então resolvi ir direto de carro, saindo do aeroporto mesmo (que já está no caminho da costa), e torcer para ainda pegar o restinho da muvuca do fim de semana.

Acho até a fiação aparente fotogênica!Berde-amarííío como BrasssilllBái náitchi

Achei numa revista feminina comprada no aeroporto a dica de um hotelzinho budget-design que tinha aberto há menos de um ano, o Cirilo Armstrong. Apartamentos duplex com cozinha equipada e varanda (e café da manhã normal de hotel); consegui por 96 dólares. Olha que bacaninha:

valv-cirilofachada1A entradaUm cantinho do lobby

O quarto é espartano, mas agradável:

No mezzaninoA sacadinha

O hotel fica numa das ladeiras do Cerro Alegre, que é justamente o point de Valpo (olha a intimidade). Por ali ficam os restaurantes, bares e lojas mais legais da cidade. Mas não só isso. No Cerro Alegre, e no vizinho Cerro Concepción, estão espalhadas as mais bem-conservadas casas coloridas de zinco da cidade, que foram tombadas como patrimônio da humanidade pela Unesco.

Cerros hermanos

Pirei com as casas. Acho que a última vez que eu fiquei tão fascinado por um casario foi nas ruas vitorianas de San Francisco, na encarnação passada.

Azul-bebêColoradaColorada (uniforme B)

Acredito que pegar um dia de sol seja essencial para captar toda a beleza das casas.

Trio ternura

Sotãozinho azulSotãozinho coloradoSotãozinho verdinho

As fotos foram tiradas em dois momentos -- no entardecer do domingo e no início da tarde de segunda-feira (durante a manhã a cidade estava coberta por uma névoa, e fiquei trabalhando no hotel).

Madeira sobre zinco II

Pense em Santa Teresa, misture com Olinda, dê umas pinceladas de Bairro Alto -- eis o Cerro Alegre.

Zinco escovado!Ojos de resaca

Ou, abusando ainda mais das comparações: é um Caminito de verdade, pípols! Um Caminito onde mora gente e tudo -- e só os turistas mais bacanas se aventuram smile

EnferrujaditoO Fusca não é de enfeite, nãoPondo a bicicleta pra quarar?

O trânsito de pedestres entre a cidade baixa ("El Plan") e os morros se dá por elevadores ("ascensores"). O mais antigo é o Ascensor Concepción, que liga a calle Esmeralda, coração financeiro da cidade, ao Paseo Gervasoni, o mais elegante dos terraços dos morros.

A entrada do ascensor no Paseo Gervasoni

Hotel Gervasoni!Um palacete no Paseo GervasoniViela no Paseo Gervasoni

(Ali fica o Gran Hotel Gervasoni -- esse da foto da esquerda -- provavelmente o mais classudo edifício com fachada de zinco do planeta.)

O ascensor ConcepciónA vistaA descida

Descemos até El Plan, demos uma voltinha, mas subimos correndo de volta. Valeu para ver a arquitetura, que lembra a rua XV de Novembro do centrão de São Paulo, mas lá em cima é bem mais tranqüilo, bonito e gostoso.

El Plan - calles Pratt-Esmeralda

Lá em cima dá pra fazer tudo a pé. Tirando uma ou outra quadra com aclive mais acentuado, as ladeiras são facilmente encaráveis. Muitos dos restaurantes, cafés e galerias ficam na calle Almirante Montt (que é Almirante Alexandrino/Rua do Amparo do Cerro Alegre).

A rua do Amparo de Valparaíso

No domingo à noite havia pouquíssimos lugares abertos. Mas demos sorte, porque o Café Vinilo estava aberto. O lugar é um charme, e totalmente multiuso: você pode passar lá para tomar um café, um trago, comer um sanduba -- ou, como os dois esfomeados aqui (tínhamos almoçado um alfajor no vôo da LAN), se esbaldar na excelente culinária chilena que sai da cozinha.

Café Vinilo, o multiuso do Cerro Alegre

De entrada, pedimos um pebre (vinagrete com coentro e alga, servido com tortilhas) e uma 'salada chilena' (tomate assado com recheio de legumes). Pratos principais: um enrolado de porco divino com purê, e uma carne de panela com risoto de quinoa. (A sobremesa é que foi assim-assim: um sorvete de abacate que o Rochinha faz melhor.)

PebreEnrolado de porcoCarne de panela e risoto de quinoa

No dia seguinte tivemos mais alternativas: muitos restaurantes estavam funcionando, todos com menus de almoço bem em conta. Escolhemos o pioneiro do Cerro Alegre, o Filou de Montpellier, instalado por ali desde antes do renascimento do bairro. Sopa de cebola, quiche, couscous -- tudo muito francês, muito bom e bem barato no almoço (12 dólares o menu completo, sem bebidas).

Escolhendo do menuQuiche loraineCouscous com legumes e carne

Da próxima vez vou reservar um jantar no Pasta & Vino, da chef Verónica Alfageme, que recentemente abriu uma filial num hotel-boutique de Bellavista, em Santiago (ao pé do cerro San Cristóbal), o The Aubrey.

Azul com verdeVermelho & branco

Próxima vez? Sim, é claro que vai ter a próxima. Ainda falta tanta coisa para ver nos arredores de Santiago -- as regiões de vinhedos, as estações de esqui, as casas de Neruda (tem uma em Valpo, mas fecha às segundas, como todas) -- que certamente vou voltar.

Volto já!

Daí aproveito e encaixo um fim de semana valparadisíaco...

Como chegar

Ônibus da TurBus e da Pullmann saem a cada 15 minutos do Terminal Alameda, e levam 1h30 até Valparaíso. Ir de carro é interessante, porque você pode fazer de Valparaíso a base para explorar o litoral norte (Viña, Reñaca, Zapalla) no seu ritmo, e também dar uma chegadinha a Isla Negra, uma hora para o sul, onde está a mais bonita das casas de Pablo Neruda.

Leia mais:

  • Vale de Casablanca no Viaje na Viagem
  • Santiago: roteiro completo dia a dia (e como seguir viagem pelo Chile)
  • Vinícolas em Santiago: como visitar Cousiño Macul e Concha y Toro de metrô
  • 2x Cajón del Maipo: de ônibus de linha e em tour organizado

381 comentários

Fabricio
FabricioPermalinkResponder

Bom dia Boia.
Lamento muito pela tragédia em Valparaiso. Você sabe se ainda dá para visitar a cidade após o incêndio, ou tem alguma restrição? Eu e minha noiva iremos para Santiago pela segunda vez e não fomos para o litoral na primeira, e estávamos planejando ir no segundo dia. Chegamos em Santiago em 29 de abril.
Agradeço pela ajuda.
Parabéns pelo blog. Usei várias dicas para a primeira viagem e usarei mais para a segunda.
Obrigado.

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Fabrício, esse terrível incêndio não afetou as partes mais turísticas e pitorescas, como o Cerro Alegre e o Concepción, e nem a parte plana. Viña del Mar está normal, e como você só viaja em 2 semanas, não haverá problema. O turismo vai ajudar a que essa linda cidade, que apaixona a 2a ou 3a vista, se recupere.

Maria do Carmo

Boa noite Neftalí. Estou em Valparaíso e gostaria de ir a Isla Negra conhecer a casa de Pablo Neruda. Como faço para ir amanhã pela manhã? Fico em Valparaíso até segunda 11h.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria do Carmo! É preciso pegar um ônibus para San Antonio da Pullman Bus Peñuelas. Sai a cada meia hora. Peça para parar em Isla Negra.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fabricio! O que sabemos através do noticiário é que a área turística não foi afetada.

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/04/chile-combate-incendio-mais-grave-da-historia-de-valparaiso.html

Thiago Gênova

Olá pessoal, estive em Santiago em agosto de 2014 e um dos meus destinos foi as cidades de Valparaíso e Viña del Mar, muito legal!!! Escrevi um post sobre a viagem em meu blog, quem quiser da uma conferida lá http://www.relatodeviagem.com/2014/10/valparaiso-e-vina-del-mar.html

Raquel
RaquelPermalinkResponder

Oi! Estou pensando em fazer algo, mas acho que vai ser loucura. Só que queria a opinião de outra pessoa (ou bóia) para me apoiar ou tirar essa ideia da minha cabeça. Seria muita loucura sair de Santiago, ir de ônibus para Isla Negra, só pra ver a casa do Neruda, depois passar em Valparaíso, dar uma voltinha e também ver a casa do Neruda, pegar o metrô de superfície para Viña del Mar, dar uma passeada por lá e voltar de lá para Santiago. Tudo isso em um único dia??? O que acha? Melhor manter somente o plano inicial de ir para Valparaíso e Viña del Mar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Raquel! A gente recomenda dois dias para fazer Valparaíso, Viña del Mar e Isla Negra. Isla Negra fica a 60 km de Valparaíso. Veja dicas aqui: http://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

Claudia
ClaudiaPermalinkResponder

Raquel, Isla Negra eu não conheço, mas se só tens um dia não perca teu tempo em vina del mar. Valparaiso é infinitamente mais interessante. Um dia ainda é pouco para conhecê-la.

andrea crevatin

Obrigada, Boia, pelas dicas da Rota do Vinho.

tatiana
tatianaPermalinkResponder

Pessoal, qual é a melhor localização em Valparaiso, estou indo com uma amiga sem carro...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tatiana! Cerro Alegre e Cerro Concepción.

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Pessoal, estou tendo dificuldade de achar um hotel em Valparaiso para um pernoite em julho porque somos um casal e uma crianca de 8 anos e nao ha muitas opcoes para 3 no mesmo quarto. Voces indicariam o pernoite em Vina del Mar ou e melhor nos apertarmos um pouco ?
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciana! Sim, Viña é uma cidade mais apropriada para famílias. Fica do ladinho.

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Muito obrigada, depois conto como foi.

Monique Cardoso

Pessoal, vou a Santiago em setembro por nove dias. Será minha primeira vez na cidade e chego numa segunda-feira, infelizmente após as Festas Patrias. Nesses 9 dias ficaremos em apto alugado, pretendemos conhecer bem a cidade, e visitar 1 ou 2 vinícolas das mais próximas. E, inspirada pelo Ricardo, vou cedinho numa sexta para Valparaíso, onde passo a noite. No dia seguinte, a ideia inicial é almoço em Viña del Mar. Acham que, na volta de Viña, dá para visitar mais uma vinícola, desta vez, no Vale do Casablanca? Ou fico apenas de manhã em Viña e deixo um almoço tardio pro Vale? Ou acham que não dá? Nunca lotamos nossos roteiros, mas estava pensando em aproveitar o trajeto. Ainda nao estamos com roteiro fechado, aceito outras dicas! Obrigada! Monique

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Monique!

Aqui temos depoimentos sobre o Vale de Casablanca:
http://www.viajenaviagem.com/destino/vale-de-casablanca

Monique Cardoso

Obrigada! Já reservei o hotel no booking por aqui! agora vou atrás das vinícolas!

Rafael Chaves
Rafael ChavesPermalinkResponder

Boa tarde Monique, estou indo dia 29 de novembro e ficarei 9 dias também...
Tens alguma dica que possa me falar...
desde já obrigado!
rafaelcbsilva@hotmail.com

Andrews Lucena

Olá Rafael, vou para o Chile um dia depois de você, dia 30 e fico por lá por 8 dias. Do dia 30 ao dia 02 fico em Viña del Mar/ValParaíso. Os restantes dos dias em Santiago. Estou na dúvida e fico em Viña ou ValParaiso. Você tem sugestão? E onde ficar? Abraço. Andrews.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Andrews! É mais bacana se hospedar em Valparaíso, especialmente no fim de semana. Veja dicas acima wink

Vanessa
VanessaPermalinkResponder

Olá... me chamo Vanessa e tenho interesse em conhecer o Chile. Montei um pequeno grupo de pessoas e iremos em janeiro de 2015. Ficaremos 6 dias. Encontrei esse link e gostaria de tirar uma dúvida. Se puder me ajudar smile. Desde já agradeço.
Ficaremos em Santiago, mas visitaremos: Isla Negra, Valparaiso e Viña del Mar. Como teremos tempo para isso, pensei em irmos cada dia numa cidade. Você aconselha? Acha que é interessante? E quanto aos vinhedos... poderia indicar algo?
Att
Vanessa

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vanessa! Nós temos um roteiro dia-a-dia em Santiago. Leia aqui:
http://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

Ana Maria
Ana MariaPermalinkResponder

Oi Vanessa!
Vina del mar e Valparaíso são cidades que mal se distingue aonde termina uma e começa a outra. Ficam a uns 120km de santiago. Sendo assim, se vão ter Santiago como base (hotel), sugiro que façam as duas cidades no mesmo dia! Dá tempo para ver tudo o que tem de mais interessante! wink

VAnderson
VAndersonPermalinkResponder

Estamos programando uma viagem ao Chile entre os dias 26/12 e 05/01, gostaria de sua opinião sobre a passagem do réveillon em Valparaíso. E também o que fazer na região. Grato

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vanderson! Temos uma dica de Réveillon em Valparaíso aqui: http://www.viajenaviagem.com/reveillon-2015

O post acima dá dicas de passeios. É só ler. wink

Catia
CatiaPermalinkResponder

Ola Ricardo. Hoje visitei Valpo pela primeira vez e não tinha ideia de como fosse...e que bela surpresa. Como você, também tenho atração por cidades portuárias e meio caidinhas, mas essa me surpreendeu! Achei tudo um charme e bacana que estão cuidando, reconstruindo muitas coisas, arrumando outras. Desta vez não pude ficar para passar a noite mas certamente haverá uma outra vez. A cidade me pareceu a cara do Neruda...não é à toa que ele tinha casa lá.
Parabéns pelo seu blog, as dicas são otimas. Abraços. Catia

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Catia! Obrigada pelo feedback! O Comandante vai ficar feliz com o teu depoimento! grin

Guilherme
GuilhermePermalinkResponder

Ola,
Acabei de chegar do Chile e valeu muito a pena seguir as dicas que li aqui sobre Santiago, Valparaiso e Viña del Mar.
Pra retribuir, fica aqui o link para algumas fotos que tirei destas 3 cidades, com o efeito "miniatura", que deu um resultado visual muito interessante:
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.4849758338917.1073741836.1745732311&type=1&l=2b42fcc0d4

Thiago Gênova

Olá pessoal, estive em Santiago em agosto de 2014 e um dos meus destinos foi as cidades de Valparaíso e Viña del Mar, muito legal!!! Escrevi um post sobre a viagem em meu blog, quem quiser da uma conferida lá http://www.relatodeviagem.com/2014/10/valparaiso-e-vina-del-mar.html

Abração

Thiago Gênova

Olá pessoal, estive em Santiago em agosto de 2014 e um dos meus destinos foi as cidades de Valparaíso e Viña del Mar, muito legal!!! Escrevi um post sobre a viagem em meu blog, quem quiser da uma conferida lá http://www.relatodeviagem.com/2014/10/valparaiso-e-vina-del-mar.html

Marcelo
MarceloPermalinkResponder

Corrigindo o texto...

Prezados,

Bom dia!

Muito boas as dicas.

Estou indo com a família dia 10/12/14 para Mendoza e depois para Santiago.
Vocês teriam uma dica quanto a melhor forma de se deslocar de Mendoza para Santiago e se vale a pena conhecer Algarrobo, onde tem a maior piscina do mundo, na região de Valparaíso?

grato

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcelo! Algarrobo não vale a pena, não. De Mendoza a Santiago você pode ir de ônibus. A paisagem é super bonita.

Marcelo
MarceloPermalinkResponder

Obrigado pelo retorno.
Só mais uma pergunta: Indo de ônibus de Mendoza para Santiago, sabe se existe alguma localidade perto do Parque Nacional do Aconcágua onde eu possa me hospedar e no dia seguinte seguir de ônibus para Santiago?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcelo! Não há. Faça o passeio desde Mendoza.

Marcelo
MarceloPermalinkResponder

Mais uma vez Obrigado.

Abraço.

fernando
fernandoPermalinkResponder

Eu fui pra Valparaiso por conta. Muita gente recomendou, mas acho que ninguém contou a experiência.
Usei metro e o ônibus da turbus. Foi muito mais barato que por passeio, porém lavamos quase 2 horas pra chegar. Sugiro pegar o ônibus na estaçao pajaritos, pois o ônibus pinga lá de qualquer jeito, mas o metrô chega mais rápido.
Outra coisa que ninguém avisou sobre fazer o passeio por conta, é que Valparaiso tem muitos pontos turísticos espalhados, não dá pra fazer a pé e são longes da chegada do ônibus. Fim da história: chegando lá, não dá pra fugir de pagar uma empresa de passeios pra te levar nos lugares. No fim, ainda gastamos menos que o preço do passeio fechado em Santiago... 43 mil pesos. Valeu a pena no fim, porém, podíamos ter tido mto mais tempo pra passear.
Minha recomendação seria fechar em Santiago mesmo, mas com grupo pequeno.
Espero que as dicas ajudem.

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

Estou super na dúvida se almoço no Pasta e Vino ou no La Concepcion. Alguma opiniao de qual é melhor em termos de comida, vista e ambiencia? Obg!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernanda! São duas ótimas escolhas. Infelizmente a gente só pode almoçar em um lugar de cada vez.

Fernando
FernandoPermalinkResponder

Olá Bóia. Acabei e voltar de Santiago/Valparaiso/San Pedro. Lugares incriveis. Gostaria de agradecer sua sugestão de dormir uma noite em Valparaiso,principalmente nos finais de semana. Dormimos de Sabado para Domingo no Fauna Hotel, recomendo muito esse hotel.Super bem localizado. A cidade de Valparaiso ferve a noite e quase todos os restaurantes estavam lotados. jantamos no Pasta e Vino(muito bom) e no dia seguinte almoçamos no la Concepcion(Vista incrivel e entradas maravilhosas). Uma dica é ir caminhando de Cerro Alegre até a Casa de Neruda, a caminhada dura uns 30 minutos e a vista até lá é maravilhosa. Obrigado.

Lilian
LilianPermalinkResponder

Oi Fernando, será que de sexta pra sábado tb é agitado??? abç!

Lilian
LilianPermalinkResponder

Oi queridos, já usei o site para outra viagem e foi perfeito, obrigada.
Agora queremos nos aventurar em santiago.Temos uma semana.O que acha de irmos nos hospedar em Valparaíso e ficarmos lá sexta, sábado e irmos embora domingo de manha?é muito tempo?
Qual praia em Vina é recomendada pra banho?Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá de novo, Lilian! Temos uma sugestão de roteiro em Santiago que inclui Valparaíso e Viña del Mar. Dê uma olhada - http://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

Lilian
LilianPermalinkResponder

Obrigada bóia! Vc acredita que passei batida naquele trecho?Retardada eu!
Bjo!

Francine
FrancinePermalinkResponder

Olá,
estarei em Santiago e quero conhecer Vina e Valparaiso,... vcs aconselham eu ir ir de Santiago para umas das duas e de uma ir p outra e voltar para santiago....
Vi que algumas pessoas fazem isso de bicicleta.... mas ai conseguiria alugar a bicicleta em uma cidade e deixar na outra??
obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Francine! As duas cidades são perfeitamente combináveis num bate-volta desde Santiago. Dê uma olhada: http://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago
A gente não testou o serviço, mas há ao menos uma empresa que faz esse tour de bicicleta - http://www.ecorecicleta.cl/

Monica Alberto Machado

Boa tarde!!!
Gostaria de saber se seria muito ruim passar a noite de domingo para segunda (em fevereiro) em Valparaíso... Será que está tudo fechado? Obrigada!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Monica! É provável que muitos restaurantes não abram nesta noite. Recomendamos o pernoite em Valpo pela vida noturna. Se não for para desfrutar da vida noturna, o melhor é ir e voltar no mesmo dia.

Monica Alberto Machado

Obrigada, Bóia! Boa semana.

Rodrigo Lacerda

E de segunda para terça?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rodrigo! O forte da noite em Valparaíso é no fim de semana.

Naiara
NaiaraPermalinkResponder

Oi Boia!!!!

Estou eu aqui de novo planejando mais uma viagem... smile Nunca viajo sem passar aqui antes...
Quero ir na sexta e passar uma semana no Chile, e pensei em chegar em Santiago na sexta e ir direto pra Valparaiso e voltar pra Santiana na segunda. Acha que fica redondo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Naiara! Fica sim. Pegue o ônibus comum do aeroporto até a estação Pajaritos, onde pára o ônibus que vai a Valparaíso.

Cassi
CassiPermalinkResponder

Ola!!! Estou muito satisfeita com todas as suas dicas, estou no chile e amando td, só nao gostei muito de val"paraiso", cidade em ladeira e portuaria mesmo, construcoes antigas e tudo mais... Como foi na la chascona em santiago, se quem foi gostou RECOMENDO MUITO ir em la sebastiana que fica em valparaiso. No mais amei todas as dicas e roteiros, fiz exatamente tudo que falou, fui em bares e restaurAntes que indicou, maravilhosos!! Escutei voce na cbn em ctba e desde entao amei o site, está de parabens!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Obrigada pelas dicas, Cassi!

Cassi
CassiPermalinkResponder

Ah e aqui só andei de metrô! Mto facil e bem menos descomplicado que taxis e excursoes

Barbara S.
Barbara S.PermalinkResponder

Olá, chego em Santiago dia 19 de abril e gostaria de ir direto à Valparaiso. Tentei comprar pelos sites das empresas recomendadas, mas pelo que entendi, não vendem à estrangeiros. Meu medo e reservar hotel e programar tudo sem passagem comprada. Pretendo dormir em Valparaiso e ir também à Isla Negra . O que acham, arrisco comprar na hora ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Barbara! Os ônibus partem a cada 15. Você só precisaria comprar com antecedência em caso de feriadões (Páscoa, Natal, Ano Novo). Quando comprar a passagem de ida, compre a de volta também.

Barbara S.
Barbara S.PermalinkResponder

Obrigada ! Já até reservei os hotéis.
Em Santiago segui a dica de vocês e reservei o Lastarria 43-61 (apartamento estúdio).
Em Valparaiso reservei a Casa Kultour B&B (quarto duplo com banheiro privativo).
Quando voltar deixarei aqui minhas impressões sobre os dois.

Filipe Vidal
Filipe VidalPermalinkResponder

E ai, como foi? Alguma dica sobre as hospedagens?
Vlw

Maria do Carmo

Até que horas tem ônibus de retorno de Valparaíso para Santiago. Pretendo ir por conta própria e passar um dia em Valparaíso e outro em Viña del Mar.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria do Carmo! Pesquise para o seu dia no site da TurBus:
https://www.turbus.cl/wtbus/indexCompra.jsf

Taís
TaísPermalinkResponder

Oi pessoal! Oi Boia! Como sempre, parabéns! Sempre confiro o VnV quando monto meus roteiros!
Então, preciso de uma ajudinha novamente!
Eu e meu marido ficaremos 11 dias no chile (de 23 de maio a 04 de junho). Daí, o que vcs acham? Chegaremos dia 23/05 e iríamos direto pra Valparaíso (existe ônibus do aeroporto direto pra lá ou precisamos ir até Santiago pra pegar o bus?) Ficaremos lá 2 dias e, daí, iríamos para San Pedro de Atacama (4 ou 5 dias? O que me sugerem?) e, no final, Santiago...
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Taís! O roteiro está ok. Os ônibus para Valparaíso partem do Terminal Alameda, como explicado no texto acima, mas só vale a pena ir direto se vocês tiverem pique para já cair na noitada no sábado. O ideal para o Atacama são 6 noites.

Elisa Piffer
Elisa PifferPermalinkResponder

Taís, voltei ontem do Chile e estive em Valparaíso, toda a referência veio daqui, do Bóia.100%. Vá tranquila, a cidade é muito gostosa e tranquila, fui de carro, aluguei no aeroporto (AVIS), super fácil e descomplicada a estrada. Vi vários turistas reclamando que não puderam fotografar, almoçar com calma por conta dos horários dos transfers. Como meu voo chegava tarde no aeroporto, optei por dormir no hotel do lado do aeroporto ( aliás, é quase dentro do aeroporto, Holiday Inn, rs) e cedinho fui para Valparaíso, se precisar de mais dicas estou a disposição.

Taís
TaísPermalinkResponder

Obrigada, Elisa! Provavelmente vou direto pra Valparaíso (saindo do aeroporto)! Mal vejo a hora!

José Ricardo Almeida Couzzi

Gostaria de saber qual das duas cidades (Valparaíso ou Viña Del Mar) é melhor para se hospedar por duas noites? Sabendo que a outra cidade irá ser visitada...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, José Ricardo! Viña é mais certinha, arrumadinha e família; Valparaíso é mais boêmia, alternativa e criativa.

Elisa Piffer
Elisa PifferPermalinkResponder

Eu gostei mais de Valparaíso , me pareceu mais tranquila a noite. Viña é tipica cidade de praia com calçadão para passear a noite, com mais agito!

Bia
BiaPermalinkResponder

Olá estou indo para o Chile no dia 08/04/2015, como passarei apenas 5 dias só tenho um dia para conhecer Valparaiso e Viña. Qual a melhor forma de me locomover de Santiago até Valparaíso? Pensamos em alugar um carro, mas não consegui ter uma noção completa dos custos. No site da Rentalcars só encontrei preços da diária, preciso saber quanto gastaremos com combustível, pedágio, impostos, taxa, etc. Será que alguém pode me ajudar? Caso essa não seja uma boa opção fiquem à vontade para outras sugestões.

Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bia! Se a gasolina e o pedágio podem influir no seu orçamento, então você deve ir de ônibus.

Aline Albuquerque

Bia,

Fui para Valparaíso e Vina del Mar com excursão, os preços médios cobrados pelas agências está entre 27 e 30 mil pesos por pessoa.

Por ser por agência, já estava esperando por algumas coisas que de fato ocorreram (mesmo com esforço do guia para tornar o passeio melhor).

- nos levaram para almoçar onde eles queriam, lugar caro e comida mediana.
-Vimos a maioria dos lugares da Janela do ônibus.
- Fomos ao museu La Sebastiana, mas não pudemos entrar (só na lojinha de souvenirs. Rsss. É sério!)

- Saímos de Valparaíso às 17h e pegamos todo o rush de Santiago. Por isso, cheguei no hotel às 20h.

Bem, esse é meu relato, espero que ajude na sua decisão em alugar ou não um carro.

Tati Batista
Tati BatistaPermalinkResponder

Oie Bia. Não sei se dará tempo. Fui de ônibus de Santiago para Valpo, mas não fiz por agencia. foram 7200 na passagem de ida e volta e lá, contando os passeios e almoço, eu devo ter gasto mais uns 14000/16000. Não acho que compensa por agência assim como a Aline disse no comentário dela.

Se quiser detalhes de como comprar a passagem ou sobre como eu me virei por lá a pé, pode dar uma olhada no meu post.

http://viajanderia.com/2015/04/05/um-dia-de-passeio-em-valparaiso-com-o-melhor-que-os-ares-do-pacifico-podem-te-oferecer/

Qq coisa me chama e tento ajudar no que puder wink
Ótima viagem!!! Tá chegandooooo!!!

Bjs
Tati Batista

Tati Batista
Tati BatistaPermalinkResponder

Passei o dia em Valparaíso, mas confesso que fiquei com gostinho de quero mais. A cidade merece claramente pelo menos mais um dia no roteiro. Mesmo assim, adorei né! Fui agora em Março ... o clima estava quente e seco.

Se alguém precisar de dicas quentinhas e fresquinhas, é só falar wink

Segue a descrição do meu dia pela cidade:

http://viajanderia.com/2015/04/05/um-dia-de-passeio-em-valparaiso-com-o-melhor-que-os-ares-do-pacifico-podem-te-oferecer/

Espero que vocês curtam!!!

Tati Batista @Viajanderia

ana celia martins

olá, estou tentando no site da pullman ver horários do trecho valpo-isla negra-valpo, conforme foi recomendado no comentário de 28/02/2015: colocando san antonio no destino. porém ele não existe no sistema! por acaso seria outra a cidade de destino? me ajudem, por favor! viajo em uma semana! obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Celia! Compre no local. A linha é operada pela Pullman Bus Lago Peñuelas, não vende pela net.

Carol M
Carol MPermalinkResponder

Olá,

estou indo para o Santiago e pretendo visitar Valparaíso e Viña del Mar. Estou lendo muitas coisas sobre ir com uma empresa ou ir por conta própria e. Em alguns relatos, li que Valparaíso é perigoso para andar sozinho. Não li nada aqui sobre isso... O que a bóia e o Riq acham? Dá pra passear tranquilamente (tomando os cuidados de sempre) ou é melhor optar pela segurança de um guia? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carol! O aspecto portuário de Valparaíso faz com que a sensação de insegurança exista na avenida principal. Mas ao contrário do que acontece em Buenos Aires, ainda não recebemos nenhum relato de furto ou violência em Valpo.

juliana Martin Leijoto

Olá, adoro as dicas do site!!!
Estou com uma duvida, vou para Santiago agora na primeira semana de julho, e irei ficar alguns dias por ´lá e depois iremos para Valparaiso, ficar mais 3 noites.
Porém ficamos assustados com alguns comentários sobre Valpo ser perigoso, principalmente a noite. E o que nos fez querer passar um fds em Valpo, é a cena gastronomica e bohemia da cidade, que inclusive tem post aqui sobre isso.
O que vc acha? Muito obrigada!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana! Você não está confundindo com Valparaíso de Goiás, perto de Brasília?

Valparaíso é flagrantemente menos limpa e mais bagunçada que Santiago; é possível que você sinta uma ~sensação~ de insegurança, e é recomendável atenção redobrada no Plano, a avenida que margeia o porto. Mas até hoje não recebemos nenhum depoimento de furto, assalto ou violência em Valparaíso. Você leu relatos factuais de violência?

Tereza Freitas

Adorei o site!

Janaína Loureiro

Olá Ricardo, hoje venho só agradecer pelas informações do site. Sempre que viajo busco por aqui dados para meu próximo destino e sempre me dou bem com suas dicas. Vou na sua sugestão de hotel em Valpo ( Olha a intimidade! ; )

Elisa
ElisaPermalinkResponder

Oi!
Estou com uma dúvida e talvez vocês saibam me ajudar. Em todos os blogs e sites que pesquisei sobre a visita às casas de Pablo Neruda, todos os viajantes recomendam que se agende a visita com antecedência para garantir a entrada. No entanto, entrando em contato com a organização dos museus fui informada de que a entrada é por ordem de chegada e que não há agendamento. Essa também é a informação disponível no site oficial. Vocês saberiam dizer se essa orientação de agendar com antecedência mudou ou se eu estou fazendo algo errado? Vou à Santiago em setembro e quero muito ir às casas do autor, então estou preocupada com essa restrição da entrada. Agradeço muito se souberem me orientar.

Aproveito também para agradecer todas as dicas do Viaje na Viagem. Tem sido de uma utilidade incrível no planejamento da minha viagem. Muito obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Elisa! Recentemente foi trocada a política de visitação e não é mais preciso agendar.

Talita Mariana Silva

Fui para o chile em fevereiro desse ano ( faz um tempinho).Mas agora voltei ao blog para procurar exatamente essa postagem para mostrar para uma amiga que está de viagem marcada,e aproveitando essa "volta" resolvi agradecer( mesmo que tardiamente) por essas dicas valiosas que o Ricardo compartilhou aqui.Muito Obrigado mesmo!! Não é espanto nenhum o blog está comemorando dez anos,espero que venham mais outros dez anos,pois o blog é realmente nota máxima,uma perfeita e genuína fonte de informação para viajantes Parabéns! .Segui o roteiro acima e tive ótimos momentos..o hotel Cirilo Armstrong é adorável,um achado,amei de verdade.Escolhi o apartamento com sacada e com a hot tub..entardecer inesquecível,com direito a pisco sour e tabua de frios e de quebra uma bela vista do cerro e suas casinhas,a cidade fica lindamente iluminada a noite.E o café da manhã do hotel é muito bem feito.Tivemos dificuldade para achar o hotel,mas nosso taxista pegou informação com outro taxista de Valpo e este gentilmente nos guiou até a entrada do hotel que não é tão exposta precisa-se entrar em um "bequinho".Conseguimos reservar uma mesa no restaurante Pasta & Vino optamos por ficar no terraço,e digo apenas "Vá" comida deliciosa um super restaurante.Tudo valeu a pena Valpo é um charme,linda e decadente ao mesmo tempo mas ainda magica.Espero voltar um dia.

Frederico
FredericoPermalinkResponder

Este é para contribuir com o quesito segurança em Valparaíso, um relato de furto no Cerro Alegre na primeira quinzena de dezembro de 2015, entre as 10 horas da manhã e o meio dia, quando o carro que alugamos em Santiago foi aberto sem deixar marcas e retirados todos os pertences que ali havíamos deixado - inclusive o GPS da locadora -, enquanto visitávamos o Palácio Baburizza, a menos de duas quadras do local do delito. Segundo informações da Polícia de Investigações, a PDI chilena, os bandidos são profissionais e atuam de forma organizada em Valparaíso, Viña del Mar e Con Con. Alguns, casais disfarçados de turistas, com câmeras fotográficas e roupas esportivas, acompanham de perto o percurso das vítimas e utilizam celular para avisar aos cúmplices quando estão suficientemente distantes para efetuar a pilhagem sem risco de confronto. Recomendamos aos visitantes que evitem deixar qualquer objeto no interior dos veículos, cuidem dos seus pertences pessoais e observem atentamente as pessoas próximas durante os passeios.

Flávio Vieira

Bla, bla, bla, casinhas coloridas, cafés, casa do Neruda, turistas bacanas... De máxima importância dizer aos que buscam turismo nesta cidade, que a mesma virou um antro de ladrões, malandros, viciados e um mar de cacos de vidro, lixo e fezes (não só dos belos cães da região), mas também humanas. Furtos são diários; agressões a turistas quase a todo momento.
É imprescindível dizer que a Valpo de hoje não é a mesma de outrora, e faltam avisos de autoridades e rede hoteleira sobre os perigos que a cerca.
Admiráveis aqueles que ainda conseguem enxergar o lado bom do local.
Abraço y hasta nunca mais, Valpo!

Ana Lúcia Cornacchioni

Fomos a Vaparaiso de ônibus a partir de Santiago. Decidimos ir desta forma pois adoramos aventuras e caminhadas nas cidades que visitamos. O ônibus até Valpo é bom e a jornada dura 1:30 h.
Mas chegando a cidade a rodoviária e longe da praça Sotomajor. A cidade e suja e o centro é perigoso. A única coisa boa foi o maravilhoso almoço no Pasta e Vino.
Estou deixando esse comentário pois não vi nenhum post falando sobre isso!

Ligia
LigiaPermalinkResponder

Vale a pena passar a noite de sexta pra sábado em Valparaíso no inverno? (Mês de julho)
Obrigada e parabéns pelo blog! Consulto seeeeeempre!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ligia! A viagem rende mais quando você tem um dia inteiro entre Valparaíso e Viña. Dormir por lá é uma boa opção logística sempre. As noites de sexta e sábado são um pouco mais animadas, mesmo no inverno. Mas não espere muvuca de verão.

Paulo Almeida
Paulo AlmeidaPermalinkResponder

Fiz um bate e volta e Valparaíso e Vina. Em Valpo almocei no Fauna. Muito bom. Comida deliciosa e atendimento impecável. Valeu cada centavo.

Valdineia Nascimento

Também tive está impressão. Ao 'romper' a barreira e entrar que deliciosa surpresa. Deixamos o carro no estacionamento subterrânea e fomos passeando pelas ruelas. Encontramos uma casa que habitava um delicioso restaurante é uma linda vista.
Pra mim Valparaíso é mais charmosa que Vina del mar. Amei!!

Atenção: Bóia de férias! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 2 de outubro de 2017. Obrigado pela compreensão!
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar