Smiles, cada vez melhor: conheça as 4 maneiras de usar suas milhas

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

SmilesSó no Smiles seus voos valem pelo menos 1.000 milhas*. Só no Smiles suas milhas valem por tanto tempo: 3 anos e 11 meses. Só no Smiles suas milhas podem ser resgatadas em cima da hora: até 90 minutos antes do voo. E só no Smiles você tem quatro opções de usar suas milhas, todos os dias, o ano inteiro.

Conheça cada uma delas:

Smiles

Programe sua viagem com antecedência, e você vai ver que nunca foi tão fácil confirmar assentos. Você voa com 10.000 milhas para qualquer destino do Brasil e da América do Sul (15.000 para o Caribe) e resolve tudo pela internet.

Smiles Any Day

Não há limitação de assentos. Você usa o dobro das milhas e pode viajar em qualquer voo Gol que ainda esteja disponível.

Smiles & Money

Ainda não juntou milhas suficientes? Não precisa esperar: com Smiles & Money você usa poucas milhas e completa com dinheiro. Saiba mais aqui.

Smiles Milhas Reduzidas

Use menos milhas e voe mais: aproveite as temporadas de milhas reduzidas. Até 30 de junho você pode viajar para qualquer destino Gol no Brasil e na América do Sul por 8.000 milhas por voo.

Quer saber mais sobre todas essas maneiras de usar suas milhas Smiles ? Clique e voe.

*A base de acúmulo por trecho é 1.000 milhas. Na Tarifa Programada você acumula 100% das milhas. Na Flexível, 125%. Na Promocional, 30%. E na Classe Comfort, 150%.

57 comentários

Atenção: perguntas que já estejam respondidas no texto e comentários ofensivos ou em maiúsculas serão deletados.

Cancelar
In Spirits
In SpiritsPermalinkResponder

São boas alternativas para a alta temporada, já que Smiles normal não consegue nenhum assento em julho.

Geraldo Figueras

Augusto
AugustoPermalinkResponder

Riq,
Outra grande vantagem é a possibilidade de emitir a passagem com milhas com uma antecedência de onze meses. Na minha opinião para aquela viagem planejada de um ano para o outro, com destino EUA ou Europa não há melhor programa nacional de milhagem.
Abçs

Martha
MarthaPermalinkResponder

Riq, para enriquecer o debate, lá no Aquela Passagem do Rodrigo está rolando uma discussão bem qualificada, inclusive com participação de vários comentaristas aqui do VnV, mostrando que o Smiles não está com essa bola toda, não.

http://www.aquelapassagem.com.br/blogueiro-de-ferias-mas-fazendo-10-voos-em-16-dias/comment-page-1/#comment-19707

Martha
MarthaPermalinkResponder

Obs.: nem tinha reparado que é post patrocinado. Se meu comentário não for possível, pode apagar.

Ricardo Freire

Desculpe, Martha, mas o link que você passa não é sobre esse assunto nem desqualifica especificamente o Smiles. Há queixas variadas de vários programas de milhagem, e sobram muito mais críticas para outras companhias.

A minha opinião -- não-patrocinada, já escrita muito antes da Gol entrar no site -- é que o Smiles hoje é muito superior ao da época da Varig. As minhas expectativas como cliente foram totalmente superadas; acreditava que o Smiles da Gol fosse ficar muito mais difícil de usar do que o da Varig, mas o que acontece é exatamente o contrário.

Hoje é mais fácil emitir passagens, tudo é feito online (inclusive emissão de trechos só de ida) e tudo feito na maior transparência. E a existência das outras promoções (Smiles & Money, Milhas reduzidas) o ano inteiro compensam um pouco o fato de haver limitação de assentos para passagens com milhas normais (sistema que já existia na época da Varig e que é prevalente nas cias. aéreas do mundo inteiro).

Apesar de você ter usado um email falso (duvido que você tenha sido a primeira Martha do mundo a abrir conta no Gmail), não vou apagar seu comentário, não. Mas da próxima vez use seu nome e email verdadeiros, por favor.

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalinkResponder

Eu encaro milhas como brinde. Um brinde previsto, mas um brinde. Aí fica difícil criticá-las.

E mesmo sendo um link patrocinado, ele só explica o "modo de usar" das milhas VARIGOL, o que o torna bem útil, ainda mais num blog de viagens.

Eu costumo jogar minhas milhas oriundas cartão de crédito na empresa concorrente e embora tenha feito o cartão da smiles há um tempinho, esqueci de apresentar o número quando voei de Gol... se a publicidade (inclusive como post patrocinado) me atingisse mais, talvez não tivesse esquecido.

Andre
AndrePermalinkResponder

Na verdade, milhas não são brindes. Elas estão embutidas no valor da passagem! Empresário não anda distribuindo passagem assim.... rsrsrsrs!!!! Mas de qualquer forma é sempre bom juntá-las. Tô entrando no smiles agora.... meio desconfiado, mas tô .... ainda na dúvida... abração a todos!!!

Dionísio
DionísioPermalinkResponder

Gostaria de comentar sobre a percepção de que as milhas são brindes.

Os participantes do programa recebem pontos para trocar por passagens gratuitas porque gastam dinheiro junto à companhia aérea e outras empresas parceiras suas. As milhas não são conquistadas de graça, e sim porque o consumidor faz despesas.

Todas essas despesas revertem em benefício da proprietária do programa de milhagem, que com elas obtém lucro, minclusive negociando a venda de milhas para bancos, cursos, editoras de revistas, cartões de crédito, lojas etc, que as repassam aos seus respectivos clientes.

Não é da lógica do atividade econômica capitalista ter custos sem lucros. Em tudo o que compra e que gera milhas, o consumidor está pagando também alguma parcela do preço referente às milhas que lhes são "dadas".

Portanto, os clientes do programa de milhagem pagam - ainda que de forma difusa - pelas milhas, quando realizam várias despesas.

Por isso, a relação entre quem tem milhas e o programa de milhagem é de consumo, valendo as regras de Direito do Consumidor.

Mas que o Smiles melhorou muito, melhorou! Experiência própria.

Desculpem o comentário longo.

Rosa
RosaPermalinkResponder

Quando eu tenho milhas, primeiro eu marco a passagem na data que tem disponibilidade, depois marco as minhas férias de acordo com o que consegui. É muito difícil conseguir fazer o contrário e conseguir viajar com milhas. No Smiles tem uma grande vantagem: no Brasil você consegue viajar com 10 mil pontos até um dia antes, na concorrente mais direta (TAM), com menos de 07 dias de antecedência cobram 15 mil pontos.

Ana Luisa
Ana LuisaPermalinkResponder

Ah...eu concordo que o sistema de milhagens Smiles ficou muito melhor agora. Dificuldade zero para reservar, notadamente na baixa temporada.

Kyo
KyoPermalinkResponder

Tenho usado o Smiles com regularidade e sempre achei ótimo, pois acumulo milhas com quase qualquer gasto que faça. Com a mudança para a Gol, ficou excelente! Acabo de resgatar passagens para Paris, para dois, tanto na classe econômica (ida) como na executiva (volta) sem stress. A gente só precisa de um pouquinho de planejamento e flexibilidade.

antonio
antonioPermalinkResponder

Não posso reclamar em dada dos smiles...já fui pra noronha de milhas smile (claro, reservei 10 meses antes,e foi na baixa temporada...mas tudo por minha opçao). E minha esposa foi de milhas e eu de smiles money há 1 mes para buenos aires. Ficou mais facil...tenho pontos no cartao e nao tenho duvida para onde vou migrar os pontos. Espero que a Gol e demais empresas que usam a fidelidade, compreendam que nao pedimos favores ou viajamos de graça. O que acontece é investir na empresa. quando viajo escolho a Gol (porque é melhor? nao, porque concentra milhas nela...).

Heitor
HeitorPermalinkResponder

Não entendi ainda se, por exemplo, eu for viajar com minha esposa, eu poderei usar minhas milhas pra comprar 2 passagens no mesmo voo? O Smiles vale pra ida e volta ou é somente uma ou outra?

Ricardo Freire

Se houver dois lugares disponíveis para arrematar com a quantidade normal de milhas, pode emitir, sem problemas. Caso não haja lugares disponíveis na modalidade Smiles, você pode emitir na Smiles Any Day (dobro das milhas). Dá pra emitir tanto ida quanto ida e volta.

Renata
RenataPermalinkResponder

Ricardo será que vc consegue me ajudar. Sou cliente smailes a 1 ano e nunca uso pq nao sei por onde começar entao toda vez que vou viajar eu compro passagens. Dessa vez queria usar para minha irma e meu filho eles vem me visitar... Como eu faço? Primeiro entro no site compro ida e volta para os dois e apresento o que para viajar? Obrigada é pq nunca usei e nao sei por onde começar.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renata! Para usar o smiles você precisa emitir as passagens pelo site http://www.smiles.com.br . Só funciona no Internet Explorer.

Tania Janin
Tania JaninPermalinkResponder

Nunca tive problemas com o Smiles. Já utilizei milhas para viajar para BsAs,fortaleza,Alagoas e Porto Velho. Dia 28 de junho retirei milhas para meu filho PVH-RJ-PVH e ele viajou 30-06, retornou 04-07.Infelizmente o voo fazia conexão em SP e o trecho SP-PVH foi cancelado. A Gol providenciou alimentação, hospedagem e transporte aeroporto-hotel-aeroporto.Não é agradavel ter sua programação alterada, mas a Gol cumpriu sem problemas com suas obrigações.

Jose Carlos Piazza Lopes

Gostaria de saber as uma só..somente uma meneira fácil de receber sa minha senha desse programa. Tento a um bom tempo e nimguém me responde. Estou realizando reclamação a tudo e a todos. Porque é uma falta de respeito pelo telefone 4003-7001 que deixa o cliente pendurado mais de 15 minutos e nimgúem atende. Deveriam criar primeiro 1 apenas uma maneira fácil do cliente conseguir a senha e depois qualquer outra promoção. Estou realizando essa reclamação em todos os sites, com a esperança de ser ouvido por alguém. De um cliente antes satisfeito e agora muito insatisfeito. Um abraço. Piazza.

Laura
LauraPermalinkResponder

Estou com o mesmo problema do José Carlos. Não consegui recuperar minha senha pelo site; os telefones que me forneceram ou não atende, ou quando marco uma opção é sempre inválida... Tentei também diretamente numa agência da qual sou cliente e a funcionária me informou que as agências não tem mais acesso aos sistemas do Smiles.
Alguém mais passou por isso? Alguém conseguiu resolver?

Ricardo Freire

Tente via mídias sociais, tuitando com a arroba @voegoloficial ou entrando no http://blog.voegol.com.br .

Laura
LauraPermalinkResponder

Gracias, Ric!
Já tinha tentado contato via twitter, sem sucesso. Vamos ver se tenho mais sorte com o blog...

Pedro Fernandes Neto

ola pessoal,

Pretendo ir a um casamento na Costa Rica em jul/2011, tenho 150 mil milhas smiles, pensei em ir até o panama e de lá comprar passagens para San Jose, mas não estou conseguindo emitir o trecho SP Panama no smiles... Riq, vc sabe se é possível ?

Ricardo Freire

Não é não, porque o trecho é operado pela Copa.

Eunice
EunicePermalinkResponder

Já precisei fazer uma viagem de urgência para SP. Cheguei ao aeroporto 2 horas antes do embarque, disposta a pagar mais de mil reais pelo trecho ( preço das passagens na hora do vôo). Não foi preciso. Emiti a passagem com milhas.

Eduardo
EduardoPermalinkResponder

Muitas e excelentes vantagens,como ja citado, bem complementada pela possibilidade de voce efetuar a marcacao com quase 1 ano de antecedencia, mas duas tremendas e desgastantes desvantagens. Para marcar ( ou reamrcar ) voo utilizando Cia. Parceira, no meu caso AA, so ligando para o 40037001. Nesta semana, pela terceira vez, fiquei mais de uma hora ouvindo uma musiquinha cansativa de fundo, ate a linha cair... E nada de atenderem.
A segunda, e pior ainda, e que se voce e sua esposa, por exemplo, reservarem assento no mesmo voo, cada um usando suas proprias milhas, e quiserem remarcar, cada um tem que efetuar a ja citada ligacao acima ( esperando um tempao), fazer uma pre-reserva, e esperar o outro tambem ser atendido ( ficando na linha ) e completar a reserva, assegurando dessa forma a possibilidade de viajarem juntos. E sao horas esperando. Nao da pra marcar em loja, aeroporto, site o u qualquer outro mecanismo.

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalinkResponder

Ontem eu fiquei 50 minutos e desisti. O Smiles deveria permitir a consulta on-line de voos em companhias aéreas parceiras, pois isso diminuiria muito as ligações.

Marconi Barbosa

Ricardo, estou pretendendo viajar com minha esposa e dois filhos (9 e 6 anos)para Orlando (Disney)em Abril de 2013, desculpe minha ignorância mais tenho algumas dúvidas:
- Posso juntar minhas milhas as de minha esposa para comprar (trocar) passagens ?
- Na TAM posso fazer isto somente com 6 meses de antecedência e no SMILES com 11 meses de antecedência é isso ?
- A quantidade de milhas (pontos) é diferente por programas de milhagem ?
- Quantas milhas são necessárias (ida e volta) de Recife-Pe para Orlando ?
- A COPA Airlines participa do grupo SMILES ?
- Estando você na minha situação qual programa de milhagens teria sua maior confiança, expectativa positiva e certa facilidade nos procedimentos para viajar com quase absoluta tranquilidade

Agradeço, desde já, vossa gentileza no que puder me ajudar.

Marconi

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marconi! Não dá pra juntar milhas de pessoas diferentes. Dá para juntar a quantidade necessária de milhas e emitir a passagem no nome de uma outra pessoa.

A Copa é Star Alliance, pontua com o Fidelidade TAM.

Os prazos são esses mesmos.

Entre nos sites dos programas de fidelidade para verificar o número de milhas necessárias para cada destino, em cada temporada.

Não entre em programa de milhagem achando que vai conseguir a passagem de maneira líquida e certa para quando você quiser. Há muitas restrições na hora de emitir, é preciso atenção, paciência e flexibilidade.

valquiria mariano da silva

gostaria de saber se posso usar minhas milhas smiles em outros produtos ou so com passagens aereas

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Valquiria!

No Smiles você pode acumular milhas em hotéis, locadoras e empresas conveniadas, mas só pode gastar suas milhas em vôos.

No Multiplus da TAM você pode tentar usar seus pontos em hotéis e locadoras etc.

Luiz Ney Todero

Estou com dúvida em relação ao valor do milhas + money, depois da escolha dos horários com milhas + money vejo a soma total e não entendo como é, pois se coloco 1000 milhas mais 500,00 para ida e 3000 milhas + 400,00 de volta para 4 pessoas, dois adultos e duas crianças acima de 2 anos seria um total de reais 1.800,00 mais taxas de 200,00. Mas na parte do total aparece mais de 3.000 reais? Qual é o cálculo? Fiz outra simulação sem smiles e ficou bem mais em conta. Agradeço a orientação.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luiz! Não há diferença de valores para adultos e crianças na modalidade Smiles + Money. Adultos e crianças pagam igual.

Luiz Ney Todero

Olá, continuo não entendento a função das milhas. tenho 25 mil milhas no smiles, mas o valor que tenho que pagar na modalidade milhas e money é maior do que simulando no site decolar sem milhas...não tem nenhum desconto nas passagens, pra que serve então as milhas? Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luiz! Quando se consegue passagem a preço promocional, não vale a pena usar milhas, às vezes nem mesmo na modalidade milhas puras. Não torre suas milhas se achar ofertas no mesmo trecho no dia em que quer viajar. Guarde suas milhas para usar em trechos caros.

antonio  germano  trindade

eu quero saber quantos pontos e preciso p/ fazer um trecho domestico

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Antonio! A tarifa Smiles para vôos domésticos é de 10.000 milhas, sujeita a disponibilidade. Mas há promoções eventuais de milhas reduzidas desde 2.000 milhas e também o Smiles Any Day, válido para qualquer dia, que pode custar entre 12.000 e 35.000 milhas. Faça simulações logando-se no site do Smiles.

Lali
LaliPermalinkResponder

Olha, vou confessar que nunca conseguir usar a Smiles e fiquei pensando se não é mais jogo utilizar o TAM fidelidade... É que por lá (me corrijam se eu estiver errada), é possível um atendente fazer o resgate das milhas, não sendo necessário ficar pesquisando pelo site de forma aleatória, até dar sorte de conseguir passagens disponíveis.
Eu venho pesquisando e NUNCA consegui encontrar um passagem p/ os EUA, que seja de ida e volta. NUNCA, mesmo que fosse com mais milhas. Mesmo que fosse em qualquer data. Simplesmente não acho! Juntei 200.000 milhas para fazer uma viagem pra descobri que terei de pagar as passagens... sad

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lali! Na opinião do Ricardo Freire, em ambos os programas o melhor é usar em passagens domésticas, que são comparativamente mais caras do que as internacionais, e custam muito menos milhas. Na ponta do lápis, é o melhor uso para as milhas.

Izabel Barbosa

Oi Boia,

Qual a data minima para emissao de bilhetes? Quero viajar em Setembro e ja queria providenciar. Nao estou encontrando esta info no site da Gol... obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Izabel! No Smiles são 6 meses. Já pode procurar.

INGRID GUIMARÃES

Não consegui recuperar minha senha pelo site; os telefones que me forneceram ou não atende, ou quando marco uma opção é sempre inválida…

Jessyara Bessa

Olá!!!

Estou tentando usar minhas milhas smiles pela primeira vez. Minhas milhas estão zeradas. Não estou conseguindo fazer a simulação do trecho porto velho/recife, para saber a quantidade de milhas que preciso comprar... alguem pode me ajudar? Qro comprar e aproveitar a promoção de milhas reduzidas...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jessyara! Você se logou no site do Smiles e tentou reservar por lá? Você pode pesquisar mesmo sem ter milhas disponíveis!

Raquel Oliveira

gostaria de saber como funciona a programação de milhas reduzidas, pois a data da promoção é ate dia 11/12/2013 e não consigo comprar com milhas reduzidas. Acessei sema na passada e vi que estavam reduzidas para a viajem que quero fazer em dezembro, e agora está sempre indisponível. Acabou???? ou tenho que ficar tentando todos os dias, como numa promoção relâmpago?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Raquel! Cada promoção tem um prazo determinado. O post acima é de 2010. Entre no site do Smiles para saber sobre as promoções vigentes.

anna lucia
anna luciaPermalinkResponder

tenho 16.800 milhas. gostaria de usa-las indo p Presidente Prudente(s.p.)tenho direito de ida e volta?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Anna Lucia! Só dá saber simulando no site do Smiles na data que você quer viajar.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Anna Lucia! Faça uma simulação no site do Smiles wink

Luiz Alberto
Luiz AlbertoPermalinkResponder

O smiles não pode cair na armadilha do lucro imediato ocorrida com o Multiplus, aonde o consumidor é visto como um detalhe e sua satisfação conta como zero. Fazem de tudo para dificultar acesso a senhas, acesso a passagens, sempre visando a prescrição dos pontos. Fui cartão vermelho durante anos, mas parei de priorizar a tam por causa do multiplus. Tam hoje somente quando o preço é menor. O problema é que nunca é menor. Perderam um cliente.

Regina
ReginaPermalinkResponder

Olá! Consultei o site do Smiles para obter passagem para Londres, e recebi opção da Air France, pq as demais conveniadas não tinham disponibilidade. Não obtive opção naa classe Executiva, que me atrai bastante. Há opção de adquirir a passagem pelo site da Cia. Aérea usando milhas? E se comprar Econômica e usar as milhas para fazer upgrande via site da Cia. aérea? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Regina! Se você vai usar milhas Smiles, tem que usar o site do Smiles. Não conte com upgrades no balcão em uma cia. aérea que não seja aquela na qual você detém status de elite.

Erik
ErikPermalinkResponder

Posso comprar passagens para meus pais e acumular os pontos no meu cartao?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Erik! Não. As milhas são acumuladas no cartão de quem voa.

mauricio a cavalcante

gostaria de saber quantas milhas e paraviajar para recife

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maurício! Não existe um número exato. Tudo irá depender da época da sua viagem, da antecedência da compra e da disponibilidade no vôo escolhido. Para saber quantas milhas você vai precisar para voar para Recife na data que você quer, entre em contato com a Gol.

Maura Augusta de Avila Carvalho

Gostaria de saber quantas milhas são necessárias para adquirir 01 passagem de ida e volta de São Paulo para Punta Cana Ida dia 24/12/2014 e volta 07/01/2015

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maura! Como informamos na resposta logo acima da sua pergunta, tudo depende da cia. aérea e disponibilidade. Entre em contato diretamente com eles.