8 coisas que você não deve esperar a próxima viagem para providenciar

  • 0
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Certificado internacional de vacinação

Tomar vacina contra febre amarela

Outro dia uma alma aflita me procurou no Twitter porque tinham informado na Gol que era necessário certificado de vacinação contra febre amarela para viajar a Barbados. Eu respondi que não sabia disso, e que ninguém, em nenhuma das seis ilhas que visitei nesse giro pelo Caribe (incluindo Barbados), procurou pelo certificado no meu passaporte (eu tenho, válido até 2013).

Logo em seguida a coisa se esclareceu -- o certificado seria necessário para quem saísse da Região Norte. Mas essas coisas são obscuras, mesmo. De vez em quando aparece gente que fala da necessidade de vacina contra febre amarela para ir à Colômbia. Quando fui à Venezuela, em 2003 (fazer a foto da Bóia, haha), precisei da vacina -- mas não que a Venezuela exigisse. Voltei via Manaus, e a vacina seria necessária para voltar ao Brasil. Ou pelo menos foi assim que me explicaram.

Por essas e por outras é que eu sempre digo: pessoal, bora tomar a maldita vacina antes que seja necessário. É só passar num posto da Anvisa. É preciso se cadastrar no site da Anvisa (obrigado, Adolfo!); no cadastro você saberá quais postos estão aptos a aplicar a vacina.

A vacina só começa a valer 10 dias depois de tomada -- mas depois continua válida por 10 anos. É melhor tomar agora, que você não precisa, do que cair nesse papo-aranha, em que muitas vezes a gente topa com um funcionário mais realista que o rei, que descobre pêlo em ovo e outros lugares-comuns ainda piores.

A exemplo da vacina da febre amarela, há várias providências que você não deveria esperar pintar uma viagem para tomar:

Ter um passaporte com mais de 6 meses de validade

Alguns países só permitem a entrada de visitantes com passaporte válidos por pelo menos 6 meses depois da chegada. Não é o caso, por exemplo, dos Estados Unidos, que deixam você entrar mas limitam a permanência à validade do passaporte. Mas quem diz que todo atendente de check-in sabe disso? Em alguns aeroportos a moça não vai deixar você embarcar. E a fila do check-in não é o momento mais adequado para discutir legislação. Então não deixe o seu passaporte ficar próximo de vencer. Agende a renovação o quanto antes -- até porque ultimamente a coisa anda enrolada.

A propósito: ter um passaporte

Muita gente aproveita o fato de poder viajar para os países do Cone Sul com carteira de identidade para não fazer passaporte. Na minha opinião, é um erro. Quanto mais carimbos você tiver no seu passaporte, mais tranqüilo é passar pela fronteira de países com imigração encrenqueira. E a tal da carteira de identidade sempre corre o risco de ser recusada por atendentes de check-in ou funcionários de aduana que não achem que você é a mesma pessoa daquela foto de onze anos atrás. Passaporte já!

Visto americano

Não espere aparecer a oportunidade de viajar para os Estados Unidos para solicitar seu visto. Na última hora é um deus-nos-acuda -- o Brasil inteiro está querendo visitar a Flórida. À diferença do que muita gente pensa, não é necessário ter viagem marcada para pedir ou renovar o seu visto americano. Se você não mora numa cidade com consulado americano, fazer antes de precisar faz ainda mais sentido: você aproveita um feriado local ou pede uma segunda ou sexta de folga e faz uma viagenzinha a São Paulo, Rio, Brasília ou Recife para fazer o visto. Às vésperas de viajar, além de difícil de agendar, o procedimento acaba encarecendo a viagem aos Estados Unidos. Antes de precisar tirar o visto, dá para contabilizar o gasto como uma viagem de lazer. Agende já!

Mala boa

A gente só se dá conta de que está precisando de uma mala decente na hora de viajar. Mas aí costuma ser tarde demais. Aproveite a entressafra entre viagens e invista naquela mala bacana de quatro rodinhas (minha recomendação: compre o tamanho médio, de 65 cm de altura com a mala na vertical). Mala boa custa caro, e é bom você fazer esse crediariozinho meses antes de viajar.

Adaptador universal de tomada/cadeado TSA

Dois itens indispensáveis, e que na última hora são complicados de conseguir. Da próxima vez que você fizer compras online, procure esses dois itens e inclua na sua cesta. Poucas coisas são mais chatas do que chegar num lugar e ter que ir atrás de adaptador (pela lei de Murphy, a recepção do seu hotel sempre vai ter acabado de emprestar o último dos adaptadores do estoque).

Pay Pal

Para alugar apartamento ou fazer reservas com fornecedores alternativos, um PayPal (sistema internacional de pagamento entre contas de cartão de crédito) é fundamental. Demora algum tempinho, porém, até que a sua conta seja verificada e validada. Por isso, não espere precisar para abrir uma. Leia como fazer isso neste post aqui.

Esqueci alguma coisa? O que você recomenda que não se espere até a véspera da viagem para providenciar?

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire


480 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Letícia M.
Letícia M.Permalink

Oi pessoal,
Sugiro ter sempre a mão um bom Porta-Dólar (também conhecido como Porta-Documentos) - a utilidade deste ítem vai bem além do que o nome sugere!

=)

Carol/SC
Carol/SCPermalink

Mulheres que, ao casar, adotaram o sobrenome do marido:

Antes de casar, eu tinha recém feito meu passaporte, ainda com nome de solteira. Este mês fui renovar meu passaporte, com toda a documentação em mãos, com meu RG já atualizado com nome de casada e certidão de casamento atualizada. O único documento que não estava com nome de casada era o título de eleitor. Não teve choro nem vela, nem com a certidão de casamento a Polícia Federal aceitou meu título de eleitor com nome de solteira. Tive que sair de lá, atualizar meu título de eleitor e voltar outro dia para concluir o processo. Então, a dica é não confiar que a certidão de casamento "atualiza" seus documentos antigos.

Aliás, fui atualizar meu passaporte porque em maio vou à Europa e viajarei de TAM, TAP e Lufthansa. A TAM e a TAP me informaram que com o passaporte com nome de solteira e a certidão de casamento em mãos eu não teria problemas no embarque, mas a Lufthansa afirmou que não poderia garantir meu embarque nessas condições, e acabei optando por refazer o passaporte, mesmo ele sendo válido por mais dois anos, e deixar toda a documentação com o mesmo nome pra não dar problema.

Abraços!

Fernanda
FernandaPermalink

Dica: nunca mais mude seu nome!!

Michelle Campos
Michelle CamposPermalink

Tive exatamente o mesmo problema! Caiu a ficha poucos dias antes de embarcar para o Canadá!
Passaporte com nome de casada e passagem com nome de solteira!

Rogério
RogérioPermalink

Quem tem nome igual é irmão. Marido e mulher (a mulher geralmente) não devem mudar o nome, nunca, concordo.

LORENA
LORENAPermalink

Nossa Carol!!! Esse seu comentário me salvou, realmente é necessário estar com toda documentação (inclusive título de eleitor) com o nome de casada. No site da PF (momento do cadastro para emissão do passaporte) essa informação não está clara, ao contrário, fica parecendo que só basta levar a certidão de casamento. Obrigada.

maria paula
maria paulaPermalink

Boa noite Bóia e internautas!!! Preciso de uma confirmação certinha. Portugal, Espanha e Itália não estão pedindo vacina para entrada de turista brasileiro naqueles países??!!!Muito agradecida, Maria Paula.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria Paula! Pedem não grin

ana maria
ana mariaPermalink

pelo menos o agente de viagens me garantiu que não;

Patricia
PatriciaPermalink

Olá, eu tenho o certificado da vacina contra febre amarela do Instituto Pasteur, e está valida até 2018. Vocês sabem se este comprovante é válido ou se eu preciso tirar o da Anvisa para viajar pra Costa Rica?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Patricia! Você precisa do certificado internacional. Veja como tirar:

http://www.viajenaviagem.com/2013/03/febre-amarela-onde-tomar-a-vacina-e-como-emitir-o-certificado-internacional-para-viagem/

Marisa
MarisaPermalink

O meu certificado é de 2007 e era laranja, peguei no Aeroporto de Congonhas. Será que preciso desse novo?
Na época fui pra Africa do Sul e ninguém nem olhou! Nem aqui e nem lá! Parecia um papel que estava atrapalhando!!
Uma coisa que acho importante é levar uma balança pra mala. Especialmente se formos pegar vôos internos ou mesmo internacionais comprados fora do Brasil, pra não termos surpresas no aeroporto.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marisa! O laranja é válido porque é internacional.

Valdete Alves
Valdete AlvesPermalink

Todo Certificado Internacional (Febre Amarela) emitido pela ANVISA é válido por 10 anos - essa validade será de acordo com a data da vacinação. Veja o informativo abaixo:
IMPORTANTE: O Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (Febre Amarela) é obrigatório em vários países. -- Por isso a ANVISA recomenda que este documento, original, esteja sempre junto ao seu passaporte por medida de segurança. Se você não sabe se o seu destino necessitará dele, consulte-nos (APASERVICES 21-2544.2718 / 7109-7665). --Se você tem apenas o comprovante municipal ou estadual é necessário trocá-lo para viagens internacionais. -- No Rio de Janeiro, além do Aeroporto Internacional do Galeão, o viajante pode contar com um posto municipal bem próximo do Centro, funciona de 9h às 17h de segunda a sexta. Anote: Policlínica Antonio Ribeiro Netto, na Rua Evaristo da Veiga, atendimento pela Rua Treze de Maio, n° 16 - Telefone (21) 2220-6286. -- Outra recomendação, sem obrigatoriedade atualmente em nenhum país, é a Carteira de Vacinação do Adulto em dia. -- Dúvidas e sugestões? 08006429782 (de 7h30 às 19h30, de segunda a sexta-feira, exceto feriados), com seu CPF em mãos.

Regina
ReginaPermalink

Visto Egito...necessário fazer no Brasil, ou solicita-se no aeroporto de Cairo? E para Jordania?
Nao encontrei resposta entre os seus posts. Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Regina! Ambos vistos são comprados no aeroporto ao chegar.

Marlene
MarlenePermalink

Bom dia. Estou com uma dúvida em relação a autorização de Menores para o exterior.
Vou viajar com minha filha para Espanha, dando continuidade a viagem a França e um Cruzeiro.
Sei, que a autorização fica retida na saida com a Polícia Federal.
Então quantas autorizações serão preciso para viajar pela Europa. Em cada voo serão retidas? Servem elas sempre em Portugues? ou deverão estar em outras linguas de acordo com cada pais.
Sabemos com funciona por aqui no Brasil, mas na Europa não sei qual o documento válido.
Obrigada pela atenção.
Marlene

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marlene! Pode ser em português, mas se quiser traduzir, melhor. Tenha uma para cada trecho, nunca é demais prevenir.

Eliza Janne
Eliza JannePermalink

Olá, li esses dias a respeito do seguro viagem e seguro saúde para viagens a Europa. Gostaria de saber a diferença entre eles, se são realmente necessários e quanto custa em média. Também gostaria de saber se preciso comprovar renda no Brasil para realizar uma viagem a França, Itália e Holanda, se existe uma renda mínima e se devo ter posse de algum bem financeiro.
Obrigada pela atenção.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Eliza! Não é preciso comprovar renda. O que é necessário são extratos de cartão de débito ou crédito que comprovem que você tem 65 euros por dia para se manter na Europa. Mais detalhes aqui:
http://www.viajenaviagem.com/2012/05/europa-imigracao-bagagem/

Sobre seguros, leia os depoimentos aqui:
http://www.viajenaviagem.com/2010/06/seguro-saude-no-exterior-a-wanessa-usou-e-conta-como-e/
http://www.viajenaviagem.com/2013/01/viagem-a-europa-como-fazer-o-convenio-do-inss/ (relatos no pé do post)

Mary
MaryPermalink

Bom dia, Preciso de uma informação. Estou com viagem marcada para o Panamá em julho/2013 e tomei a vacina da febre amarela em 2008 e não sei onde está o comprovante. E preciso fazer a emissaão do certificado. Como faço agora já que tomar antes de completar 10 anos não posso tomar nova dose.
Obrigada pela atenção. Fico no aguardo. Mary.

Mon
MonPermalink

Mary, minha situação é parecida com a sua!
O que eu acho que terei que fazer é pedir uma segunda via no posto onde fui vacinada. Eles tem registrado lá esse tipo de informação.

Estou meio sem pressa pra isso, mas, se vc conseguir antes, me avisa se deu certo!

Mary
MaryPermalink

Obrigada, pelo retorno. Vou me informar qualquer divida entrarei em contato.

nelson do  rosario
nelson do rosarioPermalink

vou viajar para o estado de sao luiz marahao e preciso tomar a vacina contra febe amarela?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Nelson! Não precisa não.

drica
dricaPermalink

olá, boa tarde! eu sou portuguesa e gostaria de viajar durante um mês para o brasil (em são paulo). entretanto depois da minha estadia eu terei que ir para os estados unidos (estudo lá). as minhas perguntas são: -será que eu preciso de vacina ou algum documento para viajar de lisboa para são paulo? - será que tem algum problema o facto de eu ir para os estados unidos (tenho o visto) vinda do brasil e não de portugal? - será que tenho que levar algum documento específico por causa disso? muito obrigada pela vossa atenção. drica

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Drica! Não há necessidade de vacina e não há problema para entrar nos Estados Unidos proveniente do Brasil. Mas portugueses, como todos os cidadãos de países dispensados de visto, precisam solicitar uma autorização eletrônica, ESTA, pela internet.

http://www.esta.us/portugal-esta.html

Olívia Trindade
Olívia TrindadePermalink

Olá, Ricardo, Boia e viajantes!
Vou viajar para o Uruguay em julho com minha filha, mas sem meu marido. Tenho uma dúvida: a autorização que devemos registrar em cartório pode estar em português ou debo providenciar uma em espanhol também? E quantas vias tenho que levar?
Desde já agradeço!
Olívia Trindade

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Olívia! Em português basta. Leve vias para deixar em todos os procedimentos de check-in e passagem pela imigração.

Olívia Trindade
Olívia TrindadePermalink

Então, só pra ficar claro: uma pro check in da ida e outra pra doa volta, uma pra imigração da ida e outra da volta?
Desculpa a insistência... É só o medo de ficarmos barradas... hehehe smile

Muito obrigada, Boia!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Olívia! Se você for ficar só pelo Uruguai, é isso!

Olívia Trindade
Olívia TrindadePermalink

Boiaaaaa, mais uma vez meu muito obrigada!!!! Irei providenciar na semana que vem!!!
Só vou ficar no Uruguay mesmo... Provavelmente devo passar um dia em Colonia do Sacramento e outro em Punta.
wink

Samara Mendes
Samara MendesPermalink

Olá!

Alguém sabe me informar um link onde é possível ver as próximas datas disponíveis para marcação de entrevista nas 4 cidades que tem consulado americano?

No site antigo era bem visível. Neste novo, já procurei e não achei. Gostaria de ter uma ideia da demora em cada cidade pra ajudar na minha escolha de qual cidade agendar pra solicitar o visto.

Será que tenho que escolher a cidade "as escuras" sem ter ideia da demora?

Grata.

Priscila
PriscilaPermalink

Preciso tirar meu passaporte e ja mudei de nome duas vezes, porem não mudei meus documentos antes, como faço hoje, só troquei a identidade e carteira de trabalho com o segundo nome, devo trocar quais outros documentos, e meu comprovante de residência tb é de solteira...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Priscila! Não sabemos, não é a nossa especialidade. Agende seu atendimento com a Polícia Federal e se houver algum documento que você precise atualizar antes de fazer o passaporte, você saberá com certeza da única fonte 100% segura.

Eduardo Exposito
Eduardo ExpositoPermalink

Olá, estou com uma dúvida em relação ao certificado de vacinação internacional. Eu tenho o meu que é válido até 2018, mas acabei de renovar o meu passaporte. Como existe o número do meu passaporte antigo no certificado, gostaria de saber se é necessária alguma providência como trocar o certificado por um outro no Aeroporto de Guarulhos SP. Muito obrigado. Abraço.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Eduardo! Você vai precisar de um novo certificado. Desta vez, faça um certificado sem o número do passaporte. Detalhes aqui:
http://www.viajenaviagem.com/2013/03/febre-amarela-onde-tomar-a-vacina-e-como-emitir-o-certificado-internacional-para-viagem/

fernanda
fernandaPermalink

Olá, minha cunhada comprou minha passagem para Portugal com o nome de casada,mas todos os meus documentos estão com nome de solteira inclusive meu passaporte será que vou ter problemas para embarcar?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fernanda! Se o seu sobrenome de casada não constar de maneira nenhuma do seu passaporte, é encrenca. Procure a cia. aérea por telefone ou pessoalmente para tentar mudar o sobrenome. Se tiver tempo hábil para isso, faça um novo passaporte (acredite, dá menos dor de cabeça).

Carlos Sanches
Carlos SanchesPermalink

Boa tarde! Tenho um Cruzeiro planejado para Set/2013(Nassau-Bahamas, Charlotte Amalie-St. Thomas e Philipsburg-St Maarten, minha esposa esta grávida de 4 meses e não pretende tomar a vacina contra febre amarela por medo de alguma complicação na gestação, será que ela consegue embarcar no Cruzeiro mas não pode descer nas ilhas ou nem pode embarcar? Quanto a vacina para gestante, já ouviu algum relato? Abração!

Fernanda
FernandaPermalink

Tem alguns casos que a pessoa pode ser dispensada de tomar a vacina, como no caso de grávidas. Eu tive que fazer isso mas por causa de um remédio que eu tomo e q tb não posso tomar a vacina. Nesse post ai tem + explicações: http://www.viajenaviagem.com/2013/01/vacina-contra-febre-amarela-certificado-de-isencao/

alessandra carvalho campos

Bom dia vou viajar para barbados agora dia 7 de setembro e tomei a vacina da febre amarela num posto da minha cidade no interior de são paulo vc sabe me dizer se o comprovante desta unidade vale ou tenho que ter um certificado internacional como estão falando???

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Alessandra! O comprovante da unidade serve para emitir o certificado internacional. Veja como emitir o certificado internacional aqui:
http://www.viajenaviagem.com/2013/03/febre-amarela-onde-tomar-a-vacina-e-como-emitir-o-certificado-internacional-para-viagem/

Pati
PatiPermalink

Estamos com nossa viagem de lua de mel toda comprada e paga para fim de outubro, tudo foi feito com meu nome de solteira,já que ainda não casamos.Nosso casamento civil será no início de outubro,e eu pretendo fazer toda a viagem com meus documentos de solteira. Minha identidade e passaporte são novos e com o nome de solteira.
Posso ter algum problema?Atenciosamente, obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Pati! Não há problema.

João Carlos Coelho
João Carlos CoelhoPermalink

Mais uma dica pra quem vai viajar e dirigir no exterior: providenciar a PID (PERMISSÃO INTERNACIONAL PARA DIRIGIR). No Rio consulte: http://www.detran.rj.gov.br/_documento.asp?cod=4646

Ângela Maria
Ângela MariaPermalink

Olá! Meu passaporte está válido, mas com nome de solteira. Minha passagem aérea foi comprada usando meu nome de solteira também (de acordo com meu passaporte). Apesar de ter um RG já atualizado com nome de casada (acrescentei um nome), ainda possuo o antigo RG, com nome de solteira. Posso embarcar usando o passaporte ainda válido e o RG antigo? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ângela! Se você usar o seu passaporte, ninguém vai pedir o seu RG grin

Ângela Maria
Ângela MariaPermalink

Obrigada! smile

Deborah
DeborahPermalink

Ola! vou fazer um cruzeiro pelo caribe que embarca na venezuela, passa pelas antilhas, colombia, panama, e gostaria de saber se preciso de passaporte para descer do navio quando ele atracar no panama?

Obrigada desde ja!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Deborah! Precisa.

Anne aquino
Anne aquinoPermalink

Olá, Riq! Não sabia onde te perguntar isso, mas vou arriscar por aqui... meu visto para os EUA está com meu nome do 1º casamento. Com o divórcio, casei novamente, estou com o nome passaporte com nome novo, porém meu visto só vence em 2015... vc sabe se corro o risco de ser barrada??? obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Anne! Quem responde é A Bóia. O site da embaixada americana traz respostas para dúvidas freqüentes. Transcrevo aqui a sua dúvida:

Eu tenho um visto com meu nome de solteira/casada. Agora estou casada/divorciada e meu nome mudou. Eu preciso de um novo visto?
Não, você não precisa de um novo visto. É possível solicitar entrada nos Estados Unidos com o seu novo passaporte com seu nome de casada/solteira e seu passaporte antigo com seu nome de solteira/casada. Caso queira, você também pode levar uma cópia de sua certidão de casamento/divórcio, que poderá servir de auxílio para esclarecer quaisquer dúvidas. Assegure-se ainda de que seu visto válido não esteja danificado.

Leia mais:
http://portuguese.brazil.usembassy.gov/pt/nivfaq/antigos.html#single

Aliny
AlinyPermalink

Olá... vou para punta cana semana que vem via panamá. Na cvc eles me informaram que não seria necessário tomar a vacina contra febre amarela, então nem me preocupei. Só que agora pesquisando eu vi muita gente falando que é necessário sim. Falta menos de 10 dias para a data da viagem... Agora to na dúvida se tomo ou não, é realmente necessário?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Aliny! Não é necessário para fazer conexão no Panamá.

Mariana Sartori
Mariana SartoriPermalink

Olá!

Estou planejando uma viagem aos EUA em maio/2014, mas meu passaporte é válido até junho/2014.
Vou ter problemas se não renovar?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mariana! A exigência dos Estados Unidos é de que o passaporte seja válido até o dia do seu retorno. De toda forma, você tem tempo para renovar. wink
Leia:
http://www.viajenaviagem.com/2012/08/passaporte-vencimento/

Mariana Sartori
Mariana SartoriPermalink

Muito obrigada.

Vania Moreira
Vania MoreiraPermalink

Olá! O link do visto americano não está abrindo!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Vania! Entre por esse link: https://usvisa-info.com/pt-br/selfservice/ss_country_welcome

Danilo
DaniloPermalink

Bóia,
com quanto tempo do vemcimento do passaporte eu posso renová-lo? E o visto americano, com 1 ano até o vencimento eu ja posso renovar?

obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Danilo! Com uns 7 meses antes de expirar já vale a pena renovar, porque vários países exigem validade de 6 meses.

O visto americano pode ser renovado quando faltar menos de 1 ano para expirar.

Danilo
DaniloPermalink

Obrigado Bóia =D

Iládio da Silva Ventura

Sou Portugues, moro no Brasil desde 1953' casado com brasileira, 3 filhos Brasileiros. Passaporte europeu ! Vou fazer um cruzeiro para Argentina e Uruguay! Preciso de visto ?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Iládio! Não precisa, não. Viaje com passaporte ou RNE.

Samuel
SamuelPermalink

Olá, vacinei contra febre amarela em Mato Grosso, consigo tirar o Certificado Internacional em Mato Grosso do Sul? O processo todo (levando em conta que já tomei a vacina) demora meia hora mais ou menos?
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Samuel! Veja no site da Anvisa indicado no texto.

Lu
LuPermalink

Olá, vou precisar de vacina pra pegar a conexão do meu vôo pra Cancun no Panamá? Se for emitir o certificado consigo fazer isso rápido antes do check-in em Guarulhos ou devo chegar com muita antecedência? Obrigada!

Jah_lah
Jah_lahPermalink

Mala boa é mala leve e com quatro rodinhas boas. Se a mala já começa pesada vazia, mau sinal. Há anos uso as do macaquinho - não vou fazer propaganda, né, mas começa com K. São de nylon ou coisa parecida, têm divisões, e aguentam um pau que muita mala dura tipo case não aguenta. Da próxima vez em que tua mulher te arrastar para uma roubada tipo dia inteiro em um shopping de NJ, aproveite e veja se não há uma loja da referida(ou não) marca. Da última vez fiz a festa e comprei quatro. Não deformam, não soltam as tiras, não têm cheiro e não arrebentam o ziper(o pior pecado que uma mala pode cometer). E as mais novas já vem com a trava TSA incorporada, dispensando cadeados que enroscam na esteira e arrebentam o ziper. E compre de cores berrantes: verde limão, roxo, amarelo. Assim que cai na esteira vc vê.

Tania
TaniaPermalink

Minha filha esta nos EUA e tem 17 anos. Volta para o Brasil sabado. Levou só uma via da autorização de viagem desacompanhada. E agora?

Milena
MilenaPermalink

Eu não lembro se tomei a vacina da febre amarela.
Não sei da minha carteira de vacinação e vou fazer uma volta ao mundo de um ano... e agora? Já ouvi dizer que é só tomar novamente e pegar o comprovante mas também já ouvi que isso pode ser prejudicial caso eu já tenha tomado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Milena! Todas as orientações para obter o certificado internacional de vacinação e tirar a segunda via estão aqui: http://www.viajenaviagem.com/2013/03/febre-amarela-onde-tomar-a-vacina-e-como-emitir-o-certificado-internacional-para-viagem/
Porém, antes de se vacinar de novo, é melhor consultar um médico sobre possíveis riscos.

Monica
MonicaPermalink

Irei viajar no dia 02/05/14 para Lisboa e Italia, irei com minha filha de 05 anos e meus pais. A autorização para minha filha precisa ter assinatura do meu marido com reconhecida firma por autenticidade ou pode ser por semelhança?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Monica! Ela agora pode ser feita por semelhança, como explicamos aqui: http://www.viajenaviagem.com/2012/07/viagem-ao-exterior-menores-desacompanhados/

Luciana
LucianaPermalink

Bóia,

vou com meu marido e nossa filha de dois anos passar três semanas na Antuérpia - ele vai a trabalho e eu aproveitei os finais de semana desse período para levar a filhota pra Londres e Paris. Acontece para Londres nós iremos de trem, somente eu e a bebê, sem meu marido. Preciso de alguma autorização especial para poder entrar no Reino Unido com ela?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luciana! Não custa levar.

maria da graça barboza rezende

vou viajar para marrocos e preciso saber se preciso tomar alguma vacina antes. Atenciosamente graça

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria da Graça! Não há exigência de vacinas específicas para entrar no Marrocos.

Luci
LuciPermalink

Olá boia,

Vcs falaram sobre os carimbos no passaporte, tb gosto de carimbos no meu mas a validade é muito curta, só 5 anos, e ai? como ficam os nossos preciosos carimbos do passaporte velho?
Pensei nisso em minha última viajem, entrei por Londres, com passaporte limpinho (ainda bem que não tive problema).
será que vale a pena levar o anterior para o caso de encresparem?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luci! O passaporte antigo só vale como recordação, mesmo. A não ser que algum visto válido tenha ficado nele (para os Estados Unidos, por exemplo). Nesse caso, você apresentaria os dois passaportes juntos na imigração.

Documentos | Fora do meu lugar

[...] 10 certezas que o viajante não deve ter - 8 coisas que você não deve esperar a próxima viagem para providenciar - Febre amarela: onde tomar a vacina e como emitir o certificado - Habilitação internacional: [...]

N.
N.Permalink

Sobre a vacina contra febre amarela, ela consta no calendário nacional de vacinação para área endêmica (moradores e turistas). O problema é que não sabemos quais são as áreas endêmicas. Ontem achei no portal do Ministério da Saúde o mapa e listagem das regiões com recomendação de vacina contra febre amarela atualizada este ano. Ao ver o mapa fiquei chocada. Quase todo o país tem recomendação da vacina.
O link é http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2014/fevereiro/19/Areas-com-recomendacao-para-vacinacao-contra-febre-amarela.pdf

Saúde em geral | Fora do meu lugar

[...] - Portal da Saúde do Ministério da Saúde: vacinas contra cólera, febre amarela e sarampo - 8 coisas que você não deve esperar a próxima viagem para providenciar [ler comentários] - Febre amarela: onde tomar a vacina e como emitir o certificado - Rumo à [...]

LEANDRO RODRIGUES
LEANDRO RODRIGUESPermalink

Boa noite!

Em Outubro de 2013 viajei para Orlando com minha noiva. Casamos agora em Março de 2014.Vamos viajar novamente para Orlando em Novembro de 2014, comprei a passagem com nome de solteira da minha esposa. Ela não atualizou nenhum documento para o nome de casada. O passaporte dela esta com nome de solteira, visto com nome de solteira e passagem com nome de solteira, vai haver algum problema?

Obrigado e abraço!

Marcelo Jesus
Marcelo JesusPermalink

Leandro, problema algum. Vai tranquilo.
Só dá encrenca se há alguma divergência entre o nome do bilhete e o nome do documento.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Leandro! Como o Marcelo já disse, contanto que o nome da passagem esteja igual ao nome do passaporte, não haverá problema. wink

Bete Campos
Bete CamposPermalink

Boa Tarde!

Vamos viajar em grupo para Barbados no dia 03/05 (sábado)e alguns só tomaram a vacina da febre amarela no dia 24/04, dando só 9 dias de antecedência. Será que teremos algum problema?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Bete! O caso relatado no post acima é de um leitor que sairia da região norte do Brasil. É o caso do grupo de vocês? Se não for, a vacina pode não ser nem exigida. Caso seja, e exijam a vacina, bem, 9 dias não são 10...

Bete Campos
Bete CamposPermalink

Somos de São Paulo... Só nós resta torcer para não pedirem...rs obrigada e boa noite!

matha mercado paredes
matha mercado paredesPermalink

Caro ricardo, soh escrevo para agradecer pelo seu blog!!!
muito, mas muito obrigado !!! ajuda muito... abçs, martha.

Giselle Colares
Giselle ColaresPermalink

Olá!!
Estou um tanto desesperada...estou indo viajar nessa sexta-feira para o Egito e só tomei a vacina de febre amarela hoje!
Eu cometi o erro de não pesquisar sobre isso, e não sabia que tinha que tomar 10 dias antes de viajar...pensei que fosse só tomar e pronto!
E agora????
Alguém sabe me dizer o que posso fazer? Se é possível eu viajar mesmo assim ou se serei barrada? Alguma luz???
=(
Obrigada!
Bjs,
Giselle

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Giselle! Peça orientações à cia. aérea. O Egito está entre os países que exigem vacina contra febre amarela, segundo este documento da Organização Mundial de Saúde:
http://www.who.int/ith/chapters/ith2012en_annexes.pdf

Alessandra Feola
Alessandra FeolaPermalink

Gostaria de saber se para Bahamas é obrigatório tomar a vacina da febre amarela? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olã, Alessandra! Não é, mas recomendamos que todos nos vacinemos, assim você não fica preocupada a cada nova viagem.

MICHEL
MICHELPermalink

Estou viajando para os estados unidos e vou levar minha filha de 2 anos de idade. Alterei meu nome quando casei mas meu passaporte está com nome de solteira, no passaporte da minha filha consta meu nome de casada, há algum problema?
Problema não só para embarcar, mas também para provar que ela é minha filha efetivamente.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Michel! Leve a sua Certidão de Casamento para provar a troca de nomes. Depois do embarque, você não terá problemas. Só não esqueça que a sua passagem tem que estar com o nome igual ao do passaporte. wink