Hoje cedinho a Lena desencavou um post antigo para fazer o seguinte desabafo:
Meu passaporte vence na semana que vem e eu estou tentando renová-lo em São Paulo (capital) desde novembro passado!!! Verdade. Fiz o protocolo na internet e comecei a tentar marcar a data para ser atendida em QUALQUER lugar e ainda não consegui. O ano virou, meu protocolo venceu, fiz outro protocolo, já paguei a taxa e nada de conseguir um horário (tenho entrado no site todos os dias!).
Como não estava com nenhuma viagem marcada para fora, fui deixando rolar. Só que agora tenho uma provável viagem em julho. Liguei hoje para a central e o atendente me disse que tenho que ir tentando até conseguir! Pode??
Alguém conseguiu fazer o agendamento recentemente? Como? :roll:
Enquanto estava escrevendo este comentário, entrei em um site de um despachante indicado em um comentário de um post aqui do VnV. Pois ao visitar o site fiquei com uma pulguinha atrás da orelha… Não sei se a demora me deixou paranóica, mas começo a achar que os despachantes estão marcando TODOS os horários, porque não é possível!!! Li no jornal que a situação já havia se normalizado. Aumentaram o horário de atendimento. Alguns postos estão agendando aos sábados. Que inferno isso!!! Parece a época das filas de madrugada na porta do consulado americano para conseguir vistos e os despachantes guardando lugar.
Quando apareceram os primeiros depoimentos de que está difícil mesmo, que só indo para Campinas ou Santos, a Lena continuou:
Ah, então não estou com mania de perseguição… Imagino que para um despachante deva ser moleza mesmo. Eles podem designar alguém para passar horas no site tentando agendar. Eu não sei nem qual é o melhor horário para isso. Já tentei em todos e nada.
Ontem, quando liguei na PF, indaguei qual seria o melhor horário para ir a um posto, caso decida ir diretamente, já que não consigo agendar e ele disse que não sabia. Tampouco deu alguma dica de como agendar pela net. Ou seja, parece que está tudo de acordo com o serviço dos despachantes…
Para ser sincera, antes de ler a recomendação da Sylvia, nem tinha pensado em despachante… Sei lá; desacostumei deles
A última vez que usei um foi para tirar um passaporte em 89 e foi uma experiência traumática!! Quando vejo estas modernidades de agendamento pela internet, esqueço que nestepaiz tem sempre alguém tentando burlar as facilidades
Alguém aí andou conseguindo fazer passaporte na capital por conta própria? Macetes são bem-vindos.
196 comentários