Inhotim, o melhor passeio que você ainda não fez

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

A galeria de Matthew Barney, por fora

Texto de setembro de 2010. Preços atualizados em outubro de 2014. Para o guia mais atual de Inhotim, clique aqui.

O que há de novo para dizer sobre Inhotim que ninguém tenha dito antes? Ainda estou para ler algum relato sóbrio -- que dirá decepcionado. A reação parece ser uma só: visitou, deslumbrou. Todo mundo vai com expectativas altíssimas criadas por visitantes anteriores, e ainda assim consegue sair maravilhado.

Matthew Barney em Inhotim

Talvez isso aconteça porque Inhotim não se entrega totalmente por imagens. A visita a Inhotim é indescritível, na acepção mais literal da palavra. Você pode até achar que já viu isso antes -- um jardim de esculturas, um museu dentro de um parque -- mas a dimensão do lugar, e a relação das obras com o espaço, fazem da visita a Inhotim uma experiência singular.

Diango Hernández em Inhotim

E quem está falando (presente!) não é um rato de museu, não. Tenho pouca paciência com o gênero. 90 minutos, duas horas no máximo é o que agüento antes de virar abóbora. Até a cara de conteúdo eu costumo perder no meio do caminho. Em museus grandes e sobretudo em bienais acabo sofrendo uma overdose conceitual. Entro em coma artístico.

Adriana Varejão no Inhotim

Adriana Varejão no Inhotim

Mas não, isso não aconteceu comigo em Inhotim.

Eu não entendo xongas de arte, mas pelo jeito que fui tocado por tudo o que vi, me arrisco a palpitar que a curadoria busca obras que causem impacto também no público leigo. Nada passa batido. Pelo menos algum dos seus sentidos vai entender por que aquilo foi posto lá para você contemplar (às vezes, interagir).

Cildo Meirelles no Inhotim

Outro fator que certamente contribui para você não sofrer uma indigestão cerebral -- e aqui tenho certeza de não estar falando besteira -- é a existência de um respiro na sua visita entre uma obra e outra. No caminho entre uma galeria e a próxima você descansa a vista e a cabeça admirando o paisagismo (e o mato!) de Inhotim. Dá tempo de refletir, digerir e ficar com vontade de entrar na próxima.

Inhotim

Depois da terceira galeria, me senti num parque temático de arte contemporânea. Um Universal Studios Islands of Adventure cabeça -- em que as atrações não são brinquedos, mas galerias de artistas. (Até brinquei: põe uma montanha russa, e dá pra inaugurar uma filial na Flórida!)

Galeria de Miguel Rio Branco no Inhotim

Miguel Rio Branco no Inhotim

Miguel Rio Branco no Inhotim

Mais uma semelhança: já está difícil visitar o museu inteiro num dia só. Novas galerias ocupam espaços mais distantes da entrada. A terceira onda do Inhotim são as instalações site-specific: o artista selecionado escolhe um local determinado (a specific site...) e cria não apenas a obra para aquele lugar, como interefere na concepção do edifício que vai abrigar a obra. Me belisca: tamo mesmo no Brasil?

Galeria de Doug Aitken no Inhotim

Não vou destacar obras, porque sei que não vi algumas das mais bacanas. (Minha visita foi feita na carona de uma press trip para mostrar as novidades 2010 a jornalistas de arte e cultura, então não deu tempo de conferir muitas das obras emblemáticas do Inhotim.) Acho mais importante dizer que, se você puder, estenda a sua visita em mais um dia. Ou fique com mais uma desculpa para voltar o mais breve possível a Belo Horizonte.

Jarbas Lopes no Inhotim

Jarbas Lopes no Inhotim

Jarbas Lopes no Inhotim

Jarbas Lopes no Inhotim

Horário e ingresso

O Inhotim abre de terça a sexta das 9h30 às 16h30 e sábado, domingo e feriados das 9h30 às 17h30. O ingresso custa R$ 20. Aceita-se cartões de crédito. Dá para comprar online (clique aqui).

Jardineiras elétricas levam às obras mais distantes. Pessoas com dificuldade de locomoção podem usar o serviço gratuitamente (com direito a um acompanhante). Os demais precisam comprar o serviço à parte; custa R$ 20 e você ganha a pulseirinha que libera o uso das jardineiras.

Nick e Patricia de Camargo

(Olha o Nick e a Patricia de Camargo aê!)

Como chegar

Veja todas as possibilidades, atualizadas, aqui.

Restaurantes

Há um bistrozinho (o Bar do Ganso), um bom restaurnate de buffet e duas lanchonetes. Um bandejão está nos planos.

Inhotim

Minha dica

O melhor jeito de visitar Inhotim é ir durante a semana, pernoitando numa pousada da região. Assim você percorre o espaço com calma e menos público. A melhor pousada da região parece ser a Estalagem do Mirante. De lá você pode ainda passar um dia em Ouro Preto ou ir direto para Belo Horizonte curtir os prazeres da capital.

Leia também:

Inhotim no Matraqueando, por Silvia Oliveira

Inhotim no Turomaquia, por Patricia de Camargo

Inhotim no Pergaminho eletrônico, por Meilin Guia]

Inhotim na revista T do New York Times


165 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

carolina batista
carolina batistaPermalink

acabei de chegar, adorei! vale a pena mesmo! um passeio que todo mundo deveria fazer. postei tudo no blog - http://voandovou.blogspot.com

Tatiana
TatianaPermalink

Olha, vou escrever aqui, pq não tenho blog e foi um per-ren-gue decidir se encarava uma RJ-Tiradentes-Inhotim ou se ficava em outra cidadela no meio do caminho.Sim fui de carro, sim fui com crianças: uma de dois anos, outra de sete.
Fomos pela BR-040: FURADA TO-TAL!Qndo chega perto de BH, são muuuitos caminhões, o acesso a Inhotim é super escondido e qndo vc já está cansado, ainda leva uma hora dentro de Brumadinho.
Voltamos pela BR-381: MARAVILHA!Tres horas de viagem até Tiradentes com direito a xixicaféchiclete!(e feira organica!)
Conclusão: de carro do RJ, pegue a BR-381 na ida e na volta!
Inhotim é realmente tudo de bom! eu e as monitoras quase enlouquecemos tentando controlar as crianças que não entendiam porque não podiam tocar em nada,rsrssrsMas elas amaram, e nós tbm!
Pousada:claro, tivemos que dormir lá!Inhotim precisa mesmo de no minimo dois dias!
Mas imagine, cheguei lá na quinta sem reserva, pq queria ver sabe...e não tinha vaga em lugar ne-nhum!!!!!!!!
Fui salva pelo Hotel Fazenda Vale dos Igarapes,apesar do perrengue prá chegar lá, fomos super bem atendidos.
Sim, somos loucos, tantas horas com crianças no carro...é que eu tenho medo de avião sabe...
Além do mais assim eu formo viajantes espertos, prefiro levar meus filhos numa aventura rumo á Inhotim do que pegar um "pacote de plástico" prá qqr resort!

Leonardo
LeonardoPermalink

Oi Tania. O hotel citado chama-se Hotel Fazenda Igarapes... ótima opç?o!

Anna
AnnaPermalink

Adorei seus comentários!!!!!!
Eu tb quero levar minhas filhas de onze e ir com minha irmã.
O roteiro que vc fez Rio - Tiradentes - Inhotim e exatamente o que quero fazer.
Só não entendi onde é a BR381 ???Abs

Tatiana
TatianaPermalink

Anna,

vc pega a Br381 por Tiradentes.Bom, eu peguei pq parei lá, mas não sei qual é o acesso a ela pelo RJ.Isso vc resolve fácil no 4 rodas.Vai, que vale a pena!
Mas, parando em Tiradentes na ida e volta, pense em dois dias por lá, mais dois dias em Inhotim.(é o que eu chamo de Viagem Sanduiche!)
Em Tiradentes fique na Casa de Violeta Pousada, bem no centro, ótimo custo beneficio, muito acolhedora!
Abs!

Michelle Duarte
Michelle DuartePermalink

Simplesmente demais, Sou mineira mas vivo em Nova York ha doze anos. Visitei Inhotim nas minhas ultimas ferias e fiquei encantada com a beleza e estrutura do lugar. Recomendo a todas as pessoas que como eu apreciam a arte e a Natureza, combinação perfeita em Inhotim. Orgulho de ser mineira ficou ainda maior depois de minha visita o Parque.

Clotilde Pina Figueiredo

Amei Inhotim! em um dia não dá para ver tudo, aconselho reservar 2 dias para esse passeio.

Rob Lucas
Rob LucasPermalink

Um passeio incrivel que fiz com a minha família. Conheci as novas obras que estarão abertas ao publico a partir do dia 06. Lygia Papi é sureal. Não deixem de conhecer também a simplicidade de Rivane Neuenschwander, uma galeria que me conquistou. Para as crianças claro, Cosmococa de Helio Oiticica. Os jardins são belezas à parte. A cada curva novas obras "artificialmente" natural. Tudo no lugar certo, bem desenhado e organizado. O Restaurante Tamboril é muito bom, mas o Restaurante Oiticica deixa a desejar.
Alguns amigos já haviam me informado que as pousadas mais próximas do Inhotim são ruins, eu não acreditei e encarei. Gente que horror, entramos em uma fria total, eu, esposa e duas filhas, uma de 12 e uma de 10 anos. Não há um restaurante honesto, vamos dizer assim para ficar mais saudavel este depoimento. Preços abusivos, comida ruim, atendimento ruim, assim foi a Pousada Fazenda Nova Estância, que nos hospedamos, de fazenda nada ela tem. Um jantar carissimo e sem sabor, mas estavamos ilhados, porque não há nada perto daquela pequena "mansão dos horrores". Não podemos confundir o Inhotim com as pousadas e restaurantes que precisamos para nos apoiar. Sinto que a maioria das pessoas não tem coragem de falar a falta de estrutura e atendimento que as pousadas e restaurantes tem. É preciso falar, senti que elas, as pousadas, apenas querem ganhar dinheiro e não conquistar os hospedes. É dinheiro facíl para estes empresários. Ao sair do parque no domingo, quando deixei a nossa queixa na recepção do Inhotim, fui informado que existe um receptivo de turismo em Brumadinho com alto padrão de atendimento e que o Inhotim recomenda, mas infelizmente já era hora de ir embora.
Deixo à todas a minha dica. Não deixem de conhecer este grande presente das artes, contrate a agência indicada no site do Inhotim, pelo que eles me informaram o custo/beneficio e a tranquilidades vale a pena.
Boa viagem à todos, abraços

Fê Lopes
Fê LopesPermalink

Rob, agradeço a sua diga. Contactei com a Happy Travel e a guia Marcela. Que viagem incrível. De verdade, valeu a pena. Sou especialista em arte e a guia foi uma surpresa tão incrivel quanto o próprio Inhotim. Indico a www.hthappytravel, e como diz: vale cada centafo.

Noemia Alcoforado
Noemia AlcoforadoPermalink

Oi gente, tb fui a Inhotim no mes passado e é tudo muito lindo mesmo!!!
Vale a pena irem. O entrosamento da natureza com a arte é espetacular.

vanusa
vanusaPermalink

Eu adorei ter ido aí neste lugar ele é muito maravilhoso e vc tem muito contato com a natureza!!!!!!

Rogéria Eler Costa Sifuentes

Moro em Salto - São Paulo e minha família em BH. Pretendo ir até Belo Horizonte e de lá ir a Brumadinho e ao Museu Inhotim.O que fazer para ir de BH até Inhotim de ônibus e ficar dois dias.Espero orientações.Desde já agradeço. Abraços.

Roteiros de viagem para feriados

[...] . Minas Gerais – Bons destinos para ir de carro a partir da cidade do Rio e arredores são Ibitipoca e sua cachoeiras ou Tiradentes e seus restaurantes de dar água na boca. Quem pegar um voo até Belo Horizonte pode esticar para Ouro Preto e suas ladeiras que contam histórias ou Brumadinho, a porta de entrada para o badaladíssimo museu ao ar livre de Inhotim. [...]

DENISE
DENISEPermalink

Muito bom!!

Thatiana Murillo
Thatiana MurilloPermalink

Acabo de visitar Inhotim em pleno 7 de setembro. Usei o ônibus da Saritur e deixei algumas dicas e comentários no meu blog. Excelente passeio pra quem gosta de arte e natureza.

Lino Gomes Pacheco
Lino Gomes PachecoPermalink

Tenho maior vontade de estar ai em Dezembro 2012, Somos aproximadamente umas 80 pessoas de uma so família espalhada em todo Brasil , temos intensão concreta em nos reunimos neste endereço . Desde já meus anceios em estar ai.

Henrique de Paula
Henrique de PaulaPermalink

Boa tarde a todos,

Moro em BH e pela proximidade ,já visitei o Inhotim mais de 10 vezes.Podemos ficar falando maravilhas sobre o museu o dia todo,mostrar fotos e vídeos para nossos amigos, que mesmo assim tudo fica indescritível, pequeno diante da grandeza do Instituto, só mesmo visitando para ter uma mínima idéia do que estou falando.

No entanto a região deixa muito a desejar em relação a pousadas e hotéis.Ja fiquei em quase todos, mas aconselho somente uns 4.

Posto este comentário para defender a região de Brumadinho ,que e maravilhosa e suas pousadas.Acima esta um comentário ,do sr. Rob Lucas , que descreve como terrível sua passagem pela regiao e de sua estada.Acho que realmente ele não estava em um bom dia.Como disse anteriormente, já passei por quase todas as pousadas da região ,e já me hospedei na pousada que ele ficou, e e uma das minhas preferidas...especialmente pelos "pratos" elaborados pelo Chef Marllone Perez.

Enfim ,acho que o foco deveria estar na experiência INHOTIM, e darmos tempo ao tempo para que os estabelecimentos comercias da regiam se adaptem a um padrão e qualidade que só e encontrado nas capitais e cidades grandes...e quando forem para o "meio da natureza" ,se adaptem ao ritmo dos pássaros e cachoeiras....

Fernando Lessa
Fernando LessaPermalink

Oi Henrique,
Você esta certo, mas não podemos de deixar aqui as nossas impressões. Infelizmente, a Pousada Nova Estância é realmente uma das piores da região. Já ouvi aqui em São Paulo vários comentários sobre ela e o Rob Lucas não esta tão errado assim.
Estamos viajando para uma região que não conhecemos e o mínimo é um pouco de conforto e principalmente a receptividade que o mineiro tem.
O Inhotim é um lugar incrivel e maravilho, mas também não é perfeito. Tem seus problemas e erros. Lá os visitantes nao são bem recebidos, mas a organização é tão maravilhosa e os preços são justos que os erros acabam passando desapercebido.
Já fui ao Museu várias vezes e a cada vez que vou a Brumadinho ficou em uma pousada diferente para ver se acerto. Já me hospedei: Pousada Vista da Serra, Pousada Lafavi, Pousada Estalagem do Mirante e esta última vez na Pousada Estalagem da Villa. Comento que a menos ruim de todas foi a Estalagem da Villa, pelo menos foi sincera em me informar corretamente as distâncias, como chegar e a simplicidade da pousada.
O importante é conhecer o Inhotim e se preciso for, fiquem e Belo Horizonte.

Rodrigo Laudares
Rodrigo LaudaresPermalink

Que lugar belo e simpatico. O museu é incrivelmente grande. É verdade, para conhecer são necessários 03 dias de visitação. Marquei minha visita com a dica acima, atraves da HT Happy Travel. Atendimento de primeiro mundo, digno de um turismo de arte na Europa. A Edna, minha atendente providenciou ingressos, carrinho, almoço no Restaurante Tamboril e a guia. Tem muitos anos que não sou tão bem tratado e recebo tantas informações de forma saudavel e com muita sabedora. O Restaurante Tamboril é muito bom e o buffet uma obra de arte a parte. Os garçons são muito atenciosos. Andando pelo museu a nossa guia Marcela é conhecida em cada galeria e pedaço do jardim, isto me fez ver a importancia de visitar o museu atraves de uma empresa tão seria e querida por todos no Inhotim. Isto fez muita diferença.
Sim é verdade, as pousadas, pelos sites, são fracas, de mal gosto e com preços injustificaveis. Fiquei no Hotel Caesar proximo ao Shopping em Belo Horizonte, um hotel padrão 5 estrelas com valor de diárias igual e algumas vezes menor que das pousadas e dos camas e cafés de Brumadinho. Fiquei sabendo que o museu esta construindo pousadas por lá, mas o preço deve ser sureal também. O Museu do Inhotim é um lugar único no Brasil e um passeio caro, portanto, seja inteligente e faça visitas dignas e não passadinhas de um dia.

Luis Carlos Duó
Luis Carlos DuóPermalink

Inhotim – Deve ser visitado.
Estive em Inhotim, no feriado do dia 12/10, juntamente com minha esposa visitando essa maravilha.
A cidade de Brumadinho, onde esta localizado Inhotim, tem uma grande variedade de pousadas “ para todos os gostos’’.
Aconselho pesquisar pois tem diferenças de preços e algumas ficam mais distantes.
Eu optei por ficar em Casa Branca, um bairro distante 35km de Inhotim. Uma Pousada simples (Pousada Vista da Serra ), porém, confortável e muito agradável, com café da manhã e jantar muito bom, sem contar a hospitalidade e simpatia das recepcionistas. Esta próxima a Serra do Rola Moça, onde se tem uma vista exuberante para BH e todo o vale que se encontra Brumadinho + a BR 040.
Aconselho a quem for visitar Inhotim, ir com uma roupa bem leve, caso esteja calor, o tênis é imprescindível – Chegar cedo também é importante, pois evita filas.
Existe uma taxa a ser paga para visitação e tem 3 opções para percorrer o local.
A pé (uma loucura, pois o local é muito grande) ou paga-se uma taxa para utilizar os veículos que circulam pelos locais onde estão expostas as obras, porém, levam poucas pessoas e formam filas para esperar os carrinhos que levam para a próxima galeria.
Existe outra opção, caso queiram ter mais privacidade e conforto é alugar um carro exclusivo e ter um condutor com todo o conhecimento te levando para todos os locais e esperando você o tempo que for preciso – Esta opção tem um numero de veículos limitado, mais tem seu custo - Vale a pena.
Além de encontrar obras de artistas conhecidos e renomados a beleza natural também é uma obra a parte. Encontramos desde a menor palmeira como a palmeira que tem a maior folhagem sem contar outras tantas variedades de plantas – Impressionante.
O tempo que falam para visitação, dois ou três dias é porque se perde muito tempo em se locomover de uma galeria para outra que chega a ter quase 600 metros de distância entre subidas e descidas – Pude observar muitas pessoas perdidas, mesmo com o mapa.
Cheguei as 09h30m e saímos as 17Hs, tivemos tempo suficiente para visitar todos os locais.
Aproveita para ir até Ouro Preto, é bem perto 70 km. Se der tempo passe por Tiradentes.
LCDUÓ

Neusa
NeusaPermalink

Com um grupo de amigos fui visitar o Inhotim. Um lugar imperdível, lindo demais. Fomos em 20 pessoas e após entrar em contato com a empresa indicada BH Turismo, quase desisti da viagem, eles fazem passeio de 1 dia de visita e as 14hs temos de ir embora. Como se conhece um lugar tão lindo em tão pouco tempo? Seguindo a dica de alguns amigos que foram, cheguei até a Happy Travel. Não tive trabalho nenhum, eles reservam a pousada que é ótima e recomendo, Pousada Vista da Serra, ingressos, carrinho dentro do parque e duas guias maravilhosas e almoço lá mesmo no Inhotim. Como fomos em muitos dividimos em 02 grupos. Fomos acompanhados pelas guias Cida e Marcela que é verdade, conhecem cada canto do Inhotim. Tivemos o previlegio de assistir uma apresentação do Quilombo e ser apresentados aos integrantes. Dicas: Reserve pelo menos 03 dias para o Inhotim, 1 dia para a visita cultural da Happy Travel em Belo Horizonte e 1 dia para Ouro Preto. Um banho de cultura e arte. Facilitando a vida, deixo os sites : www.hthappytravel.com e www.pousadavistadaserra.com.br. Plagiando o Luis, tudo tem seu preço e vale a pena.

Bruno Macedo
Bruno MacedoPermalink

Engraçado nê! Vocês não sabem como fiquei sabendo sobre Inhotim? Estava em pleno centro de Barcelona, pois moro aqui há muitos anos, quando um gringo ouviu eu e minha esposa falando português e disse: Vocês são brasileiro nê? Eu adoro ouro preto, diamantina, é fiquei fascinado com Inhotim! Eu perguntei: Inhotim? Não conheço? Então me disse que ele era artista plástico e que gostaria de ter sua obra na grande e maravilhosa Inhotim. Resultado. Cheguei em casa correndo e fui olhar na internet e fiquei de boca aberta!! Inhotim conseguiu mudar o conceito do que é um bom museu. Espero poder visitar Inhotim logo logo. Gostei muito do post. Um abraço

Paulo Freitas
Paulo FreitasPermalink

Nossa o museu e bacana , o espaço e bem legal eu e minha familia gostamos, mas quero registrar dois fatos, rodar 500km de ida pra ver tres mesas sujas com geso e ferramentas sujas tambem, uma sala enorme pintada de branco, isso nao pode ser chamdo de arte, esta de brincadeira e a segunda que na estrada nao se tem nenhuma identificaçao pra ir certo ao local e a populaçao e muito ruim pra dar qualquer tipo de informação, viva o santo GPS. Mas o passeio e bom , vale a pena o rally.

abraços.

Augusto César
Augusto CésarPermalink

O Museu é muito bonito e bem organizado. Uma pena que nos feriados fica muito cheio e dificulta a nossa locomoção dentro do museu e acho que eles não estão preparados para receber muitas pessoas, porque os restaurantes do museu ficam à desejar em termos de almoço e atendimento. Sempre escutei ótimas referencias.

Fico indignado do museu indicar pousadas sem nenhum critério e de tão baixo nível de atendimento e estrutura, evitem de qualquer maneira a Pousada Fazenda Nova Estância, é ruim demais. Péssimo atendimento, decoração horrível, além de cobrarem muito caro um jantar sem sabor dizendo que é um chef de cozinha do Inhotim que cozinha.

Recomendo todos visitarem o museu, eu vou voltar fora de feriado e bem longe das pousadas do centro de Brumadinho.

Teresa Frota
Teresa FrotaPermalink

Realmente, o Inhotim não tem concorrente à altura em nenhum lugar dos que já visitei. E olha que passeio um bocado! Estivemos, eu e meu marido, em Maio de 2012 e nos deslumbramos com tudo, menos com a falta de estrutura de Brumadinho! Alguém tem que explicar para o povo do lugar que não só de fim de semana vive o Inhotim. Durante a semana o parque estava cheio e a cidade não tinha nenhum restaurante aberto!
Ficamos na Pousada Nossa Fazendinha, que foi um erro e um acerto. Um erro porque, pelo preço, não oferece conforto e o restaurante é sofrível. Um acerto porque fica a apenas 6km de estrada asfaltada (faz diferença) do Inhotim e os funcionários são simpáticos.
Fizemos o passeio como o Ricardo recomendou, em dois dias, um tempo ótimo, mas, para ver com calma mesmo, dá para ficar mais um dia. Nós ainda tivemos um carrinho à disposição porque meu marido tinha operado o joelho, o que evitou longas caminhadas. Conto um pouco da nossa experiência no meu blog, Flanar Por Aí. Adoro as dicas da Bóia, não vou a lugar nenhum sem consultar o Viaje na Viagem! Teresa

Teresa Frota
Teresa FrotaPermalink

Esqueci de dizer que meu filho, de 23 anos, foi com amigos e também adorou. Eles alugaram um carro no aeroporto e dividiram a despesa. O Inhotim é programa para todas as idades. Os mais jovens vão preferir se hospedar em Belo Horizonte, para sair à noite. Como é pertinho, apenas 1 hora de viagem, e o parque fecha cedo, podem tirar uma soneca antes de ir para a night horizontina.
Está tudo no
http://flanarporai.blogspot.com.br/2012/06/tudo-ja-se-falou-sobre-inhotim-o.html
Teresa

adalberto rios
adalberto riosPermalink

maravilhoso o inhotim vale a pena todos conhecer esta maravilha em brumadinho,fiquei hospedado na pousada nossa fazendinha tudo de bom,o atendimento muito bom,chales super limpos,sou egijente e gostei muito.

Diego
DiegoPermalink

O inhotim, pelo que vi, tem bastante monitores, e se alguem se perder eles estao bem informados para direcionar ao lugar certo

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Diego! Com certeza estão.

Aroldo
AroldoPermalink

Nossa Fazendinha adorei,o inhotim mais ainda,tudo de bom,,,

Júlia
JúliaPermalink

Pessoal,
caso queiram pesquisar hospedagens, gastronomia e roteiros em torno do Inhotim o site www.portaldebrumadinho.com.br possui ferramentas de busca que facilitam esta visualização.

Fica ai a dica...

marcelo
marceloPermalink

Pousada Fazendinha pertinho de inhotim uma boa opção
www.nossafazendinha.com.br/

luzia
luziaPermalink

Gostaria de saber,se preciso levar lanches para passar o dia em Ynhotim?Irei de onibus com meu neto de 09 anos.Obrigada,Luzia

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luzia! Há lanchonete e restaurante por lá. Mas ninguém impede a entrada com lanche de casa, não.

Aurea Mesquita
Aurea MesquitaPermalink

Gostaria de saber seeu pegar onibus da cidade de Brumadinho tem transporte para Inhotim, tipo Van ou Taxi e qual o preço. Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Áurea! Não há ônibus nem van. Não sabemos o preço do táxi. A distância é de 6 km. Se você vai se hospedar em Brumadinho, entre em contato com a sua pousada, eles terão a informação do preço do táxi confirmada e atualizada.

Katia
KatiaPermalink

Aurea, tem taxi sim da rodoviaria de Brumadinho ate o Inhotim eles cobram mais ou menos 35,00.

Cecilia Parreira
Cecilia ParreiraPermalink

Inhotim é tudo que dizem e talvez um pouco mais, mas precisa ir até lá para ver.
Meu comentário é sobre o " chegar lá".
Como estava viajando sem carro e sozinha optei por ficar em BH e pegar o ônibus para Inhotim nos dois dias de visita: a estrada está em obras, na volta para BH o trânsito é pesado , a falta de ar condicionado no ônibus do segundo dia maltratou , mas nada disso inviabiliza o passeio.
Para quem vai com pouco dinheiro recomendo o Hotel IBis Bugted ( antigo Fórmule 1) na av.Bias Fortes, sem nenhum charme, mas com conforto mínimo, boa localização e um atendimento incrivelmente bom.
Sondei o preço do taxi para Inhotim e fica por volta de R$ 250,00, o taxista fica por conta o dia todo, sozinha fica pesado mais em duas ou mais pessoas acho bastante razoável.
Outro aspecto que merece destaque é com relação aos monitores do Inhotim: gente preparada, louca para de dar informações sobre as obras, eles só esperam a sua "deixa" para não parecerem intrometidos,mas tem sempre um detalhe a mais para te contar, uma sugestão de obra a ser visitada, enfim um elemento fundamental na visita. Tudo sem aquela afetação que tantas vezes afasta o público das galerias de arte.

Leonardo
LeonardoPermalink

O site http://www.portaldebrumadinho.com.br indica as distâncias das hospedagens, gastronomia e roteiros em torno do Inhotim e possui fácil navegação.

Fica ai a dica…

Betty
BettyPermalink

Estive em Inhotim em dezembro passado, e foi uma aventura artistica indescritivel !
Li seu artigo antes de ir, mas mesmo assim, a beleza nos transporta para essa experiencia unica !!!
E nao eh soh beleza, o lugar de 1 milhao de metros quadrados, um super, mega jardim, lindo, impecavelmente limpo, com banheiros em todos os predios, e tambem pequenas lanchonetes com diversas delicias e refrescos, isso para nao falar dos restaurantes, com comida refinada ateh !
Inhotim tem tudo !
E os espacos para relaxar, sentar, com bancos feitos em madeira de velhas arvores !!!!
E sabe o que mais ? Os predios sao galerias, com instalacoes de arte de primeira !
PARABENS AO BERNARDO PAZ !!!!! E a todos que trabalham em Inhotim !
Obrigada

Bia Botelho
Bia BotelhoPermalink

oi Bóia e demais trips. Queria uma ajuda (mais uma vez!! rsrs): alguém já se hospedou na pousada Estalagem do Mirante em Brumadinho? Pretendo ficar uns 3 dias lá para conhecer Inhotim, mas queria tb aproveitar para jantar em BH algum dia, acham uma boa idéia? Ou fica penoso ir pra BH a noite partindo desta pousada?? Desde já agradeço!! Abç Bia

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Bia! Se você for jantar em Belo Horizonte, durma em Belo Horizonte. Voltar 60 km à noite depois de jantar não é boa idéia em parte nenhuma do Brasil.

Leia também:
http://www.viajenaviagem.com/2012/07/inhotim-qual-foi-a-sua-estrategia-de-visita/

Carola
CarolaPermalink

Inhotim é um lugar inesquecível em todos os sentidos. Jardim muito bonito, tudo bem organizado e de extremo bom gosto!
Cai na besteira de me hospedar na Fazendinha. Eu e meu marido. Acho que as referencias dadas aqui devem ser do proprietário da pousada. O atendimento é péssimo a comida horrível e o chalé sujo, sem higiene. No primeiro dia que fui conhecer o parque, não contratei guia e os monitores não estão atentos para dar informação e sim tomar conta das salas. Um experiência bem ruim. No segundo dia contratei um guia lá no Inhotim mesmo e foi muito bom. Achei bem caro, cerca de 250,00 por duas horas, tentei contratada a guia indicada por vocês, mas ela já estava atendendo. O preço dela é bem melhor e é o dia todo.
Jamais vou esquecer a péssima noite na Fazendinha. Sigam a minha dica e fujam já deste lugar. Jamais vou esquecer as belezas do Parque Inhotim.

Marina G. DeRosa
Marina G. DeRosaPermalink

ELOGIOS:Fiquei maravilhada em MINAS GERAIS.Fui visitar meu filho em Brumadinho ele me levou a visitar o INHOTIM(sem palavras p descrever todo meu trajeto) os mineiros sao muito educados. Quando meu filho voltou p o Brasil e foi morar la eu nao tinha intensao de visita-lo mas agora quero terminar minha visita ao Inhotim e tb Brumadinho estou apaixonada por voces mineiros. PARABENS.

Marina G. DeRosa
Marina G. DeRosaPermalink

Oi Regina Brumaaaadinho e muito MASSA(LEGAL) DA UM ABRACO NO enrico e toda a galera ai. A Linguica de gilo e um barato e tambem o joelho deporco me esperem no proximo ano ok? BJSSSS

A Bóia
A BóiaPermalink

Veja as dicas organizadas e atualizadas aqui:

Inhotim: um roteiro completo em 55 dicas