Inhotim, o melhor passeio que você ainda não fez

A galeria de Matthew Barney, por fora

Texto de setembro de 2010. Preços atualizados em outubro de 2014. Para o guia mais atual de Inhotim, clique aqui.

O que há de novo para dizer sobre Inhotim que ninguém tenha dito antes? Ainda estou para ler algum relato sóbrio — que dirá decepcionado. A reação parece ser uma só: visitou, deslumbrou. Todo mundo vai com expectativas altíssimas criadas por visitantes anteriores, e ainda assim consegue sair maravilhado.

Matthew Barney em Inhotim

Talvez isso aconteça porque Inhotim não se entrega totalmente por imagens. A visita a Inhotim é indescritível, na acepção mais literal da palavra. Você pode até achar que já viu isso antes — um jardim de esculturas, um museu dentro de um parque — mas a dimensão do lugar, e a relação das obras com o espaço, fazem da visita a Inhotim uma experiência singular.

Diango Hernández em Inhotim

E quem está falando (presente!) não é um rato de museu, não. Tenho pouca paciência com o gênero. 90 minutos, duas horas no máximo é o que agüento antes de virar abóbora. Até a cara de conteúdo eu costumo perder no meio do caminho. Em museus grandes e sobretudo em bienais acabo sofrendo uma overdose conceitual. Entro em coma artístico.

Adriana Varejão no Inhotim

Mas não, isso não aconteceu comigo em Inhotim.

Eu não entendo xongas de arte, mas pelo jeito que fui tocado por tudo o que vi, me arrisco a palpitar que a curadoria busca obras que causem impacto também no público leigo. Nada passa batido. Pelo menos algum dos seus sentidos vai entender por que aquilo foi posto lá para você contemplar (às vezes, interagir).

Cildo Meirelles no Inhotim

Outro fator que certamente contribui para você não sofrer uma indigestão cerebral — e aqui tenho certeza de não estar falando besteira — é a existência de um respiro na sua visita entre uma obra e outra. No caminho entre uma galeria e a próxima você descansa a vista e a cabeça admirando o paisagismo (e o mato!) de Inhotim. Dá tempo de refletir, digerir e ficar com vontade de entrar na próxima.

Inhotim

Depois da terceira galeria, me senti num parque temático de arte contemporânea. Um Universal Studios Islands of Adventure cabeça — em que as atrações não são brinquedos, mas galerias de artistas. (Até brinquei: põe uma montanha russa, e dá pra inaugurar uma filial na Flórida!)

Galeria de Miguel Rio Branco no Inhotim

Miguel Rio Branco no Inhotim

Mais uma semelhança: já está difícil visitar o museu inteiro num dia só. Novas galerias ocupam espaços mais distantes da entrada. A terceira onda do Inhotim são as instalações site-specific: o artista selecionado escolhe um local determinado (a specific site…) e cria não apenas a obra para aquele lugar, como interefere na concepção do edifício que vai abrigar a obra. Me belisca: tamo mesmo no Brasil?

Galeria de Doug Aitken no Inhotim

Não vou destacar obras, porque sei que não vi algumas das mais bacanas. (Minha visita foi feita na carona de uma press trip para mostrar as novidades 2010 a jornalistas de arte e cultura, então não deu tempo de conferir muitas das obras emblemáticas do Inhotim.) Acho mais importante dizer que, se você puder, estenda a sua visita em mais um dia. Ou fique com mais uma desculpa para voltar o mais breve possível a Belo Horizonte.

Jarbas Lopes no Inhotim

Horário e ingresso

O Inhotim abre de terça a sexta das 9h30 às 16h30 e sábado, domingo e feriados das 9h30 às 17h30. O ingresso custa R$ 20. Aceita-se cartões de crédito. Dá para comprar online (clique aqui).

Jardineiras elétricas levam às obras mais distantes. Pessoas com dificuldade de locomoção podem usar o serviço gratuitamente (com direito a um acompanhante). Os demais precisam comprar o serviço à parte; custa R$ 20 e você ganha a pulseirinha que libera o uso das jardineiras.

Nick e Patricia de Camargo

(Olha o Nick e a Patricia de Camargo aê!)

Como chegar

Veja todas as possibilidades, atualizadas, aqui.

Restaurantes

Há um bistrozinho (o Bar do Ganso), um bom restaurnate de buffet e duas lanchonetes. Um bandejão está nos planos.

Inhotim

Minha dica

O melhor jeito de visitar Inhotim é ir durante a semana, pernoitando numa pousada da região. Assim você percorre o espaço com calma e menos público. A melhor pousada da região parece ser a Estalagem do Mirante. De lá você pode ainda passar um dia em Ouro Preto ou ir direto para Belo Horizonte curtir os prazeres da capital.

Passagens mais baratas Belo Horizonte com nosso parceiro Kayak

Encontre seu hotel no Booking

Alugue carro em Belo Horizonte na Rentcars em até 12 vezes e sem IOF

O inhotim, pelo que vi, tem bastante monitores, e se alguem se perder eles estao bem informados para direcionar ao lugar certo

maravilhoso o inhotim vale a pena todos conhecer esta maravilha em brumadinho,fiquei hospedado na pousada nossa fazendinha tudo de bom,o atendimento muito bom,chales super limpos,sou egijente e gostei muito.

Esqueci de dizer que meu filho, de 23 anos, foi com amigos e também adorou. Eles alugaram um carro no aeroporto e dividiram a despesa. O Inhotim é programa para todas as idades. Os mais jovens vão preferir se hospedar em Belo Horizonte, para sair à noite. Como é pertinho, apenas 1 hora de viagem, e o parque fecha cedo, podem tirar uma soneca antes de ir para a night horizontina.
Está tudo no
Teresa

Realmente, o Inhotim não tem concorrente à altura em nenhum lugar dos que já visitei. E olha que passeio um bocado! Estivemos, eu e meu marido, em Maio de 2012 e nos deslumbramos com tudo, menos com a falta de estrutura de Brumadinho! Alguém tem que explicar para o povo do lugar que não só de fim de semana vive o Inhotim. Durante a semana o parque estava cheio e a cidade não tinha nenhum restaurante aberto!
Ficamos na Pousada Nossa Fazendinha, que foi um erro e um acerto. Um erro porque, pelo preço, não oferece conforto e o restaurante é sofrível. Um acerto porque fica a apenas 6km de estrada asfaltada (faz diferença) do Inhotim e os funcionários são simpáticos.
Fizemos o passeio como o Ricardo recomendou, em dois dias, um tempo ótimo, mas, para ver com calma mesmo, dá para ficar mais um dia. Nós ainda tivemos um carrinho à disposição porque meu marido tinha operado o joelho, o que evitou longas caminhadas. Conto um pouco da nossa experiência no meu blog, Flanar Por Aí. Adoro as dicas da Bóia, não vou a lugar nenhum sem consultar o Viaje na Viagem! Teresa

O Museu é muito bonito e bem organizado. Uma pena que nos feriados fica muito cheio e dificulta a nossa locomoção dentro do museu e acho que eles não estão preparados para receber muitas pessoas, porque os restaurantes do museu ficam à desejar em termos de almoço e atendimento. Sempre escutei ótimas referencias.

Fico indignado do museu indicar pousadas sem nenhum critério e de tão baixo nível de atendimento e estrutura, evitem de qualquer maneira a Pousada Fazenda Nova Estância, é ruim demais. Péssimo atendimento, decoração horrível, além de cobrarem muito caro um jantar sem sabor dizendo que é um chef de cozinha do Inhotim que cozinha.

Recomendo todos visitarem o museu, eu vou voltar fora de feriado e bem longe das pousadas do centro de Brumadinho.

Nossa o museu e bacana , o espaço e bem legal eu e minha familia gostamos, mas quero registrar dois fatos, rodar 500km de ida pra ver tres mesas sujas com geso e ferramentas sujas tambem, uma sala enorme pintada de branco, isso nao pode ser chamdo de arte, esta de brincadeira e a segunda que na estrada nao se tem nenhuma identificaçao pra ir certo ao local e a populaçao e muito ruim pra dar qualquer tipo de informação, viva o santo GPS. Mas o passeio e bom , vale a pena o rally.

abraços.

Engraçado nê! Vocês não sabem como fiquei sabendo sobre Inhotim? Estava em pleno centro de Barcelona, pois moro aqui há muitos anos, quando um gringo ouviu eu e minha esposa falando português e disse: Vocês são brasileiro nê? Eu adoro ouro preto, diamantina, é fiquei fascinado com Inhotim! Eu perguntei: Inhotim? Não conheço? Então me disse que ele era artista plástico e que gostaria de ter sua obra na grande e maravilhosa Inhotim. Resultado. Cheguei em casa correndo e fui olhar na internet e fiquei de boca aberta!! Inhotim conseguiu mudar o conceito do que é um bom museu. Espero poder visitar Inhotim logo logo. Gostei muito do post. Um abraço

Inhotim – Deve ser visitado.
Estive em Inhotim, no feriado do dia 12/10, juntamente com minha esposa visitando essa maravilha.
A cidade de Brumadinho, onde esta localizado Inhotim, tem uma grande variedade de pousadas “ para todos os gostos’’.
Aconselho pesquisar pois tem diferenças de preços e algumas ficam mais distantes.
Eu optei por ficar em Casa Branca, um bairro distante 35km de Inhotim. Uma Pousada simples (Pousada Vista da Serra ), porém, confortável e muito agradável, com café da manhã e jantar muito bom, sem contar a hospitalidade e simpatia das recepcionistas. Esta próxima a Serra do Rola Moça, onde se tem uma vista exuberante para BH e todo o vale que se encontra Brumadinho + a BR 040.
Aconselho a quem for visitar Inhotim, ir com uma roupa bem leve, caso esteja calor, o tênis é imprescindível – Chegar cedo também é importante, pois evita filas.
Existe uma taxa a ser paga para visitação e tem 3 opções para percorrer o local.
A pé (uma loucura, pois o local é muito grande) ou paga-se uma taxa para utilizar os veículos que circulam pelos locais onde estão expostas as obras, porém, levam poucas pessoas e formam filas para esperar os carrinhos que levam para a próxima galeria.
Existe outra opção, caso queiram ter mais privacidade e conforto é alugar um carro exclusivo e ter um condutor com todo o conhecimento te levando para todos os locais e esperando você o tempo que for preciso – Esta opção tem um numero de veículos limitado, mais tem seu custo – Vale a pena.
Além de encontrar obras de artistas conhecidos e renomados a beleza natural também é uma obra a parte. Encontramos desde a menor palmeira como a palmeira que tem a maior folhagem sem contar outras tantas variedades de plantas – Impressionante.
O tempo que falam para visitação, dois ou três dias é porque se perde muito tempo em se locomover de uma galeria para outra que chega a ter quase 600 metros de distância entre subidas e descidas – Pude observar muitas pessoas perdidas, mesmo com o mapa.
Cheguei as 09h30m e saímos as 17Hs, tivemos tempo suficiente para visitar todos os locais.
Aproveita para ir até Ouro Preto, é bem perto 70 km. Se der tempo passe por Tiradentes.
LCDUÓ

Boa tarde a todos,

Moro em BH e pela proximidade ,já visitei o Inhotim mais de 10 vezes.Podemos ficar falando maravilhas sobre o museu o dia todo,mostrar fotos e vídeos para nossos amigos, que mesmo assim tudo fica indescritível, pequeno diante da grandeza do Instituto, só mesmo visitando para ter uma mínima idéia do que estou falando.

No entanto a região deixa muito a desejar em relação a pousadas e hotéis.Ja fiquei em quase todos, mas aconselho somente uns 4.

Posto este comentário para defender a região de Brumadinho ,que e maravilhosa e suas pousadas.Acima esta um comentário ,do sr. Rob Lucas , que descreve como terrível sua passagem pela regiao e de sua estada.Acho que realmente ele não estava em um bom dia.Como disse anteriormente, já passei por quase todas as pousadas da região ,e já me hospedei na pousada que ele ficou, e e uma das minhas preferidas…especialmente pelos “pratos” elaborados pelo Chef Marllone Perez.

Enfim ,acho que o foco deveria estar na experiência INHOTIM, e darmos tempo ao tempo para que os estabelecimentos comercias da regiam se adaptem a um padrão e qualidade que só e encontrado nas capitais e cidades grandes…e quando forem para o “meio da natureza” ,se adaptem ao ritmo dos pássaros e cachoeiras….

Oi Henrique,
    Você esta certo, mas não podemos de deixar aqui as nossas impressões. Infelizmente, a Pousada Nova Estância é realmente uma das piores da região. Já ouvi aqui em São Paulo vários comentários sobre ela e o Rob Lucas não esta tão errado assim.
    Estamos viajando para uma região que não conhecemos e o mínimo é um pouco de conforto e principalmente a receptividade que o mineiro tem.
    O Inhotim é um lugar incrivel e maravilho, mas também não é perfeito. Tem seus problemas e erros. Lá os visitantes nao são bem recebidos, mas a organização é tão maravilhosa e os preços são justos que os erros acabam passando desapercebido.
    Já fui ao Museu várias vezes e a cada vez que vou a Brumadinho ficou em uma pousada diferente para ver se acerto. Já me hospedei: Pousada Vista da Serra, Pousada Lafavi, Pousada Estalagem do Mirante e esta última vez na Pousada Estalagem da Villa. Comento que a menos ruim de todas foi a Estalagem da Villa, pelo menos foi sincera em me informar corretamente as distâncias, como chegar e a simplicidade da pousada.
    O importante é conhecer o Inhotim e se preciso for, fiquem e Belo Horizonte.