RailEurope.com.br entra em contato e explica prazos e reembolso

Raileurope.com.br

Demorou um bocadinho, mas enfim a RailEurope.com.br respondeu às perguntas que enviei por email, depois de não conseguir ser atendido por telefone.

Na primeira mensagem, o porta-voz (que não revelou o nome) deu uma informação que não vejo no site, pelo menos com o destaque que deveria ter: a Rail Europe recomenda que a compra das passagens seja feita no site com pelo menos duas semanas de antecedência da partida.

Continuei o contato, perguntando como devem proceder as pessoas que, por atraso dos Correios, não receberem as passagens a tempo.

Explica a RailEurope:

Caso o consumidor não consiga receber o bilhete a tempo, não é possível reemiti-lo na Europa. Ele terá que comprar novos bilhetes, e quando chegar ao Brasil solicitar o reembolso das passagens. Os bilhetes originais deverão ser encaminhados novamente para a Rail Europe do Brasil.  Porém, antes do envio, verifique se o bilhete é reembolsável e quais são suas políticas de reembolso. Essas informações se encontram no rodapé do e-mail “Confirmação de Pedido” enviado no ato da reserva, ou na página anexo de seu bilhete (se houver). O reembolso é somente aplicável em casos permitidos pela tarifa. Os bilhetes serão recebidos e encaminhados à Rail Europe na França que seria responsável por reembolsos. Atenção: As taxas não são reembolsáveis pela ferrovia!

Minha opinião: acho as regras draconianas. Desse jeito, se não for possível comprar diretamente nos sites das cias. ferroviárias na Europa, vale mais a pena pagar as tarifas mais altas dos revendedores no Brasil, que pelo menos te atendem ao telefone quando você precisar…


144 comentários

Nossa gente, obrigada pels dicas! Esse site é maravilhoso, devia ter descoberto antes, mas agora é só correria e não consigo ler tudo.. Mas claro, li o post recomendado pela Boia e resolveu muito também, só que ainda tenho uma dúvida. No site da OBB, achei passagens assim: Sleeper 3 pessoas – 69 euros / Couchette – 59 euros / Bilhete segunda classe – tal. Fui toda contente comprar o sleeper, mas aí em todo lugar fala que isso é um plus. Que você tem que ter o ticket, MAIS a reserva no sleeper, aí não entendi se com 69 euros já estaria tudo incluido. Também estou com dúvida na OBB, de Viena para Budapeste. Ele oferece opções de reserva, “if possible”. O sistema quer dizer que vai ver se naquele local é possível ou se no trem é possível? Meu lugar está garantido, independentemente de onde for no trem?

    Não recomendamos comprar trens noturnos. A couchette ou sleeper já inclui o assento.

    O site se encarrega de encontrar o assento para reservar.

Boia, estou em pânico. Eu e meu namorado resolvemos mudar de itinerário na Europa de última hora. Da Itália, passou para o Leste Europeu, e a sorte é que não tínhamos ainda nenhuma passagem de deslocamento lá dentro. O novo trajeto será Bolonha-Viena-Budapeste-Praga-Berlim. Vi passagens ponto a ponto no site da Raileurope, porque, pelo que entendi, é o único em que a passagem já vem com a reserva (não entendi muito como funciona isso de fazer reserva por conta própria e estou tensa pensando no que poderia acontecer de errado). A questão é que estou morrendo de medo da entrega postal não chegar em casa (Brasília), especialmente depois deste seu post. Viajo dia 12 (próxima sexta) de manhã. O que fazer? Socorro!

    Vamos com calma.

    “Vi passagens ponto a ponto no site da Raileurope, porque, pelo que entendi, é o único em que a passagem já vem com a reserva” ==> essa informação não procede. Qualquer compra online que você faça já vem com reservas. A questão de nào ter reservas só é problemática se vc estiver usando um PASSE de trem, que em geral a turma aqui (eu incluso) não recomenda.

    Eu não entendi sua situação.

    Se vc ainda NÃO COMPROU passagens na Rail Europe, fuja. Não vai dar tempo de chegar. Faça assim:

    – Bologna-Wien: compre no site da Trenitalia bilhete até Innsbruck + compre no site da ÖBB bilehte Innsbruck-Wien. EVITE o trem noturno no trecho, velho (década de 1980) e desconfortável. Vá até Innsbruck e de lá faça conexão para Wien.

    – Wien-Budapest: compre em Wien ao chegar

    – Budapest-Praha: compre em Budapest ao chegar

    – Praha-Berlin: compre no site da Deustche Bahn.

    Ai, esse comentário vem depois do de baixo, só agora que vi o botão “responder” e não consigo apagar e colocar a resposta aqui. Mas tá, que aí já tenho outras dúvidas. Não consegui achar passagem de Inssbruck para Viena. É horrível comprar Bolonha/Viena direto, mesmo que não seja confortável? Fica mais caro? Outra dúvida: é tranquilo chegar em Budapeste e comprar passagem lá? Algum risco de não achar vagas?

    Olá, Débora! O André Lot recomenda que você partilhe a passagem porque talvez não encontre a opção Bolonha-Viena. Talvez você não tenha achado a passagem de Innsbruck por um problema de grafia — você está escfevendo com dois sss. É tranqüilo comprar a passagem de Budapeste ao chegar.

Bóia, me desculpe a insistência, mas por este link, é possível comprar Zurich-Paris pelo voyafes.sncf, com e-ticket, não é??

https://tgv-lyria.voyages-sncf.com/services-tgv-lyria?rfrr=tarifs-horaires-tgv-lyria_body_Services%20TGV%20Lyria

Estou com medo de não dar certo e de perder o $$ por não ter como retirar o bilhete na Suíça.
Por isso minha preocupação.

    Olá, Mariana! Use o https://www.voyages-sncf.com . Vá até a última página antes de fechar a compra. Ali você saberá quais formas de entrega são oferecidas para a tarifa escolhida. Só feche negócio se houver a possibilidade de e-ticket ou se deixarem você retirar numa estação suíça. Se só oferecerem entrega por correio, não feche negócio, porque os correios do Brasil atrasam demais. Se oferecerem retirada na França também você não vai poder aproveitar.

Olá pessoal!!
Tentei comprar ontem pela Trenitalia e não deu certo… a operadora falou que o problema não foi com eles… tentei novamente e pede para escolher outro horário… outra tarifa… Estava de 9 euros… Será que acabou??
Estou com tantas dúvidas em relação a estes trens que voces nem imaginam…Não sei se compro a tarifa mais cara de 26 euros ou se espero para comprar lá… ou se espero mais uns dias… Esse é o trecho Veneza-Milão no dia 13/10/2011.
É confuso pq pensei que o melhor preço seria apenas com 60 dias de antecedência… mas agora já tem as tarifas MINI… e não sei se vão ser essas ou se o desconto pode aumentar…
Socorrro!!!!
Abraços!

    Olá, Mariana. Parece que a Trenitalia está começando a pôr as ofertas mais cedo. Os descontos não aumentam com o passar do tempo; as tarifas Mini somem logo e não são repostas.

    O site costuma implicar com cartões estrangeiros. Já implicou mais, agora parece que está mais fácil, você é a primeira a relatar dificuldades.

    Se não conseguir comprar pela internet, compre assim que chegar à Itália numa grande estação.

    Oi!
    Consegui comprar já 3 trechos de trem pelo site da Trenitália… mas somente com o Mastercard… com o Visa não dá certo… Não entendi muito os esquemas, mas acho que consegui uma tarifa boa…
    Obrigada!
    Abraços!

    Pessoal… a minha dúvida agora é com relação à viagem que vamos fazer de Zurich para Paris. Li algumas coisas na internet e fiquei com dúvida se posso comprar pelo site da voyages.sncf o bilhete do trem, mesmo estando no Brasil. Eles mandam para o email? Será que tenho que fazer alguma coisa na estação em Zurich, tipo pegar o blihete impresso??
    Estou esperando os 90 dias para ver se consigo uma tarifa melhor… mas estou com medo de não ter um bom preço. Hj por exemplo estava de 150 euros para 2 pessoas. Será que nesse caso o avião seria melhor?
    Abraço!
    Obrigada.

    Olá, Mariana! O site da SNCF é o mais versátil para compras de passagens na Europa, porque a cia. francesa lidera o consórcio das cias. ferroviárias. A entrega da passagem varia conforme a tarifa e o trajeto. Na última página antes de fechar a compra você fica sabendo. Só compre se houver a opção e-ticket. Na França às vezes é oferecida a opção de retirar a passagem numa estação usando o cartão de crédito usado na compra (e só ele). Esta opção provavelmente não será oferecida para retirada num outro país.

    Analise o nome da tarifa para ver se é descontada. Se for descontada, compre, porque a tendência é os preços sempre subirem. Se não for descontada, pode ser que seja cedo e que ainda apareçam as tarifas promocionais.

    O importante é não sair da versão francesa; caso contrário você será transferida para o site internacional do TGV, que não oferece os mesmos descontos.

    Você pode também tentar a compra na cia. suíça.
    https://www.sbb.ch/en/home.html

    Pois é… fico pensando se não dava para retirar o bilhete na suíça tbm…
    Acho que a opção pelo e-ticket é certa… tem sim..
    Mesmo na versão francesa pergunta o pais de recepção ou retirada do bilhete… não sei se coloco Brasil ou Suíça.
    Obrigada.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito