Passo a passo: como ir de Munique ao castelo de Neuschwanstein

  • 0
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Neuschwanstein

Derradeira fantasia do excêntrico rei Ludwig II da Baviera (que morreu antes que a obra tivesse sido terminada), o castelo de Neuschwanstein costuma estar no topo da lista de lerês de quem passa uns dias em Munique. Pudera: este deve ser o castelo mais famoso do mundo (mais do que qualquer um do Vale do Loire individualmente). É um dos cartões-postais da Alemanha. Serviu de fonte de inspiração para o castelo de Cinderela na Disney. Foi finalista do concurso para eleger as Novas Maravilhas do Mundo. Resultado: 1.300.000 visitantes por ano.

O bate-volta desde Munique é perfeitamente factível -- mas conte em perder o dia inteiro nessa função. São duas horas de trem até Füssen, mais dez minutos de ônibus até a bilheteria em Hohenschwangau, mais algo entre 20 e 40 minutos para subir até o castelo (dependendo do meio de transporte escolhido -- e da fila para subir no meio de transporte escolhido). Além disso, deve-se levar em conta o fato de que as visitas têm hora marcada e cada grupo tem vagas limitadas. Ou seja: se você não comprar com antecedência pela internet, pode encontrar ingressos só para duas ou três horas. E se comprar antecipadamente e não chegar a tempo, perde a vez e o dinheiro do ingresso.

De carro, dá 125 km, que podem ser percorridos em 1h40min, ou seja, apenas 20 minutos menos do que de trem (ponha como cidades de origem e destino Munique e Schwangau).

A maior barbada, porém, é ir de trem, com o Regio-Ticket Allgäu-Schwaben, um passe que vale o dia inteiro em trens regionais (Regio) na rota Munique-Füssen, e que custa 20 euros para uma pessoa, mais 6 euros extras para cada pessoa viajando no mesmo passe.

Vamos ao passo a passo da operação toda.

Escolha seu horário (e compre online, se quiser)

Munique-Füssen

Entre em bahn.de/international e selecione "return journey", para já ver ida e volta numa pesquisa só.

Se, além de pesquisar horários, você queira comprar o passe, então use a data real da viagem e o número de pessoas que vão viajar com o mesmo passe.

bt-prefer-fast

Bayern Ticket

Bayern Ticket

Detalhe: para pegar trens onde o passe regional seja válido, desabilite "prefer fast connections" e habilite "local transport".

Munique-Füssen

Importante: de 2ª a 6ª o passe vale apenas para trens que partem depois das 9h. Nos sábados e domingos, valem o dia inteiro.

Regio Ticket

Depois de selecionados o horário de ida e de volta, o site vai oferecer as opções de compra. Se você selecionou os trens e horários certos (trens regionais, que saiam depois das 9h da manhã de 2ª a 6ª, em qualquer horário no sábado ou no domingo, e voltem antes das 3h da madrugada do dia seguinte), o site vai oferecer o Regio-Ticket Allgäu-Schwaben.

Caso você decida comprar, vai precisar se registrar. Você vai poder escolher entre e-ticket (que deverá imprimir em casa) ou um ticket digital para carregar no celular (você vai precisar baixar o aplicativo da Deutsche Bahn).

Comprando pela internet, saiba que será necessário levar com você o cartão de crédito usado na operação e apresentar para o fiscal quando passar (é a forma que a cia. tem de evitar fraudes).

Comprando o passe na maquininha na estação

É possível comprar o Bayern Ticket na hora, em qualquer máquina de auto-atendimento na estação de Munique. Ao chegar, aperte na bandeirinha da Inglaterra para instruções em inglês. (Tem também instruções em espanhol, mas não testei.)

1. Selecione "All offers"

Bayern Ticket

2. Selecoine "Offers per Federal Land"

Bayern Ticket

3. Selecione "Bavaria" e depois "Bavaria Ticket"

Bayern Ticket

Tenha uma caneta à mão para preencher os dados no passe.

Ao trem!

Confira sua plataforma

Chegue mais cedo do que eu à plataformaProcure no painel o número da plataforma do trem para Füssen e tente chegar uns 15 minutos antes para pegar um bom lugar. Não há lugares reservados em trens regionais na Alemanha.

Chegando em Füssen

A estaçãozinha é micro. Atravesse o saguão e saia pela porta: a parada de ônibus fica em frente. Qualquer ônibus 73 ou 78 serve. Deve haver pelo menos um a postos, coincidindo com a chegada do trem. Apresente o seu Bayern Ticket ao cobrador, e você não vai precisar pagar passagem. É permitido viajar em pé.

FüssenFüssen

(Para quem estiver fazendo um pit stop, há lockers para malas na estação; você vai perder o bumba de conexão imediata, mas outros virão.)

Em menos de 10 minutos o ônibus chegará a Hohenschwangau/Castles, onde todos os turistas vão descer.

Como comprar/retirar ingresso

Do ponto de ônibus de Hohenschwangau até a bilheteria é uma caminhadinha de três minutos ladeirinha acima. Lá você escolhe entre a fila de compra e de retirada de ingresso.

A compra online é feita no site de Hohenschwangau. Comprando pelo site há um acréscimo de 1,80 euro por pessoa, por castelo. Mesmo comprando online, preveja um intervalo de pelo menos 90 minutos entre a sua chegada a Füssen e o horário do tour, já que você vai pegar a fila de retirada e depois vai ter que subir até o castelo.

Tanto pela internet quanto no local você pode comprar ingresso para Neuschwanstein (13 euros), para o castelo de Hohenschwangau (13 euros) e para os dois juntos ("King's Ticket", 25 euros). Menores de 18 anos não pagam.

HohenschwangauEscolha seu tour

Todas as visitas são guiadas. Você pode escolher entre grupos guiados em alemão, em inglês ou com audioguia.

Na compra dos dois castelos, recomenda-se começar por Hohenschwangau e marcar Neuschwanstein para duas horas mais tarde.

Como subir ao castelo

O tempo está bonito? Você não é fumante? Então suba a pé. Em 40 minutos você chega ao castelo respirando o ar puro da montanha. (Para descer são 25 minutos.)

Neuschwanstein

Está muito frio? Chovendo? Pegue o ônibus. Atenção: não está incluído no Bayern Ticket. Custa 1,80 euro para subir, 1 euro para descer. Deixa você na Mariensbrücke (Ponte Maria), de onde você caminha 10 minutos por uma descida íngreme até o castelo (dizem que é o melhor ponto para fotografar o dito cujo). Dizem que para voltar é melhor descer a pé do que subir de volta à ponte para pegar o bumba, porque a subida, além de cansativa, leva quase o mesmo tempo de descer a pé até Hohenschwangau. Infelizmente eu não posso dar meu depoimento pessoal, porque com neve o ônibus não opera, então não pude checar nada disso (e ainda perdi a vista da Mariensbrücke).

Hohenschwangau

Subindo a Neuschwanstein

O único meio de transporte que funciona com qualquer tempo é o de charrete. Custa 6 euros para subir, 3 euros para descer. Paga-se diretamente ao cocheiro. Te deixa e te busca praticamente na porta do castelo. Foi o meio que usei, porque com zero grau e neviscando subir a pé não era uma alternativa sensata. Mas morro de pena dos cavalos. Atenção: no meu dia, a fila das charretes levava mais tempo do que a subida (a subida deu menos de 15 minutos).

A visita

Neuschwanstein

O ingressoNeuschwanstein

Os grupos são numerados. Repetindo: quem perde a hora perde o ingresso. E a visita dura só... meia horinha. O itinerário é fixo e o tempo é contado. Mas vale a pena. Cada ala foi desenhada como um cenário, inspirado em óperas de Wagner, por quem o rei era obcecado. Tem até uma gruta artificial no meio dos aposentos reais. Não é permitido tirar fotos do interior do castelo.

Neuschwanstein

Neuschwanstein

A volta

Se você conseguir sair de Munique cedo (usando o passe no fim de semana), pode aproveitar a passada por Füssen para dar um rolezinho pelo centro e almoçar antes de pegar o trem de volta.

Caso pense em alugar um carro, vale a pena considerar Füssen como bate-volta de alguma base da Rota Romântica, como Augsburg.

Neuschwanstein

Leia mais:

496 comentários

Maria do Carmo Cunha

Olá, gostaria de sua ajuda. A viagem de trem de Innsbruck para Fussen é um pouco longa, alguns blogs dizem que existe ônibus direto de Innsbruck para Fussen com duração de 2 hs, mas não consigo localizar nenhum. Achei FlixBus mas na hora de pesquisar horários, acaba não dando certo. obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria do Carmo! Dá 1h55 de ônibus. Compre neste site:

https://meinfernbus.de/staedte/bus-ab-fuessen

Lucas
LucasPermalinkResponder

Boa tarde, A Bóia!
Parabéns pelo texto, excelente!! Só não entendi em relação aos tickets, bayern ticket e Regio-Ticket Allgäu-Schwaben têm a mesma função? Ou seja, escolho um dos dois pra comprar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lucas! O Bayern Ticket vale na Baviera inteira. O Regio Ticket Allgäu-Schwaben vale só numa rota, a que vai a Füssen. Se você sair de outro lugar da Baviera que não Munique ou as cidades ao longo desta linha, só vai poder usar o Bayern Ticket. Saindo de Munique, você pode comprar o Allgäu-Schwaben e economizar mais uns eurinhos.

cibelli aparecida rosa

Bom dia! Entendi que com o Bayern Ticket a viagem de retorno pode ser a qualquer hora. Com o Regio Ticket Allgäu-Schwaben também? Minha visita aos castelos termina às 17:15 e não sei se consigo pegar o trem de volta às 18:06, daí terei de pegar o seguinte que é as 19 e pouco. Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cibelli! Sim. Se houvesse alguma diferença nesse quesito, a gente informaria.

José Henrique zanoni

Deu quase tudo certo, seguindo seu Post. A dica de compra do Bayer Pass foi ótima. Agora tem algumas mudanças para chegar lá. Fui dia 31 de julho de 2016. Para ir para füssen pegar onibus fora da estação hauptbahnhof em direçao a Geltebdorf 1h de viagem. Lá pega o trem que vai para Füssen.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, José Henrique! Obrigada por avisar. Fui conferir, e trata-se de uma alteração temporária, provavelmente devido a obras. O ônibus a Getelbdorf é descrito no site da Bahn como "train replacement bus" (ônibus em substituição a trem). A partir do dia 4 de agosto a viagem volta a ser direta. Falei com o Ricardo Freire e resolvemos não alterar o texto.

Massakatsu Kubo

Na compra da passagem Munique-Fussen tem mais uma pegadinha. Você só não pagará o onibus de Fussen para Hohenschwangau se comprar o Bavaria Ticket. Se comprar o Regio, este trecho vai lhe custar 4,50 por pessoa, o que vc só vai descobrir em Fussen. Portanto compre o Bavaria e não o Regio, se vc vai visitar Hohenschwangau.

Joana
JoanaPermalinkResponder

Olá!
Vou visitar o Castelo de Neuschwanstein em 09/09/2016.
Comprei o Regio-Ticket Allgäu-Schwaben mas, após a compra, li um comentário que esse ticket, apesar de mais barato, não dá direito ao ônibus até Hohenschwangau. Vocês sabem informar como compro a passagem do ônibus?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Joana! No próprio ônibus.

Tatiane
TatianePermalinkResponder

Olá Bóia, mais uma vez precisando de sua ajuda. Tenho como comprar o Bayern Ticket de Salzburg e ir direto de Salzburg a Fussen para depois retornar a Munique? Obrigada sempre!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tatiane! Não é muito prático, mas é possível. O trecho de ida, via Munique, vai levar pelo menos 4 horas.

Tatiane
TatianePermalinkResponder

Oi Bóia, obrigada pelo retorno. Neste caso eu desisto, não daria tempo de conhecer com tranquilidade. Mas então eu posso comprar o Bayern Ticket de Salzburg até Munique? Tem máquina da DB Bahn na estação de Salzburg? Obrigada mais uma vez.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tatiane! Tem máquina da Bahn em Salzburg. Se não tivesse, eu já teria dito que seria impossível na resposta anterior...

Luciana Hioka van der Linden

Olá, querida Bóia! Ainda tenho uma dúvida sobre o Bayern ticket. Podemos comprar o passe pro dia e entrar em qquer trem atendido pelo passe, independente de reserva? É só comprar o passe do dia e entrar em qquer trem? Muitíssimo grata!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciana! É só entrar em qualquer trem regional que saia depois das 9h da manhã nos dias de semana (a qualquer horário nos fins de semana).

Não existe reserva de assentos para trens regionais. Se necessário, todos os trens da Alemanha carregam passageiros em pé. Nos trens regionais há grande rotatividade de passageiros, muita gente desce (e sobe) a cada parada.

http://www.viajenaviagem.com/2016/06/bayern-ticket-como-comprar

Ruy Leme Filho

O valor dos ingressos sofreu alteração. Preços atuais = 12 euros cada castelo. Kings Ticket = 23 euros.

Nathalia Mendes Eugenio

Boa noite!
Eu estou tentando comprar a passagem de trem para Fussen, mas esse destino não esta aparecendo. Pode ajudar?

Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nathalia! Se você escreve Fussen ou Füssen, aparece.

Se você escreve, aparece o nome, mas não aparecem trens, é porque está pesquisando com antecedência demais.

Laura
LauraPermalinkResponder

Oi Bóia, aconteceu a mesma coisa por aqui. Não aparece de jeito nenhum a opção de Füssen no site da DB. A opção para quem está enfrentando esse problema é colocar no google München to Füssen e ele já abre como primeira opção o Google Maps. Nele aperte a opção da rota de trem, escolha o dia e horário que você quer, clique no horário do trem e embaixo terá a opção "comprar bilhetes" que te joga direto no site da DB já com a opção de Füssen selecionada. wink

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Laura! Quando você põe "Füssen" no motor de busca, o nome não aparece no menu drop-down. Mas é só dar 'search' que o site mostra os trajetos normalmente. O menu drop-down atualmente só mostra estações grandes, não mostra todas as estações. Mas se você escreveu certinho, é só dar o search, que os horários aparecem.

Vinicius Ohasi

Gente, estive a 2 semanas em Munique e segui o passo a passo do site para ir a Füssen conhecer o castelo de trem. Mais mamão com açúcar impossível. Tudo funcionou perfeitamente bem. Muito obrigado pelo auxílio. Abração!

Germano Sans
Germano SansPermalinkResponder

Boia,

Seguindo com a duvida da Nathalia logo ai em cima, de fato, o destino Fussen não aparece mais, mesmo pesquisando datas próximas, simulando para uma compra em até três dias pra frente... sabem se ocorreu algo?
Abraços!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Germano! O destino é Füssen, com trema. Aparece para mim.

Cássia Queiroz

Olá!
Peço uma ajuda. Vou passar uma semana de março proximo na Austria. No dia 29 saio de Hallstatt para dormir em Munique e no dia seguinte (30) embarcar para o Brasil. Estou tentando incluir nesse ultimo dia a visita ao castelo de Fussen (já reservei para as 15h55), mas a viagem de trem eh cheia de baldeaçoes e não dará tempo.. Pensei em locar um carro em hallstatt ou mesmo em salzburg ( na rota de trem fica pior: vai ate Munique para depois descer ate Fussen, ficando mais demorado ainda)., mas apenas a locadora SIXT me disponibilizou um carro com tarifa de mais de mil reais numa unica diária e inda locando num ponto distante ( salzburg aeroporto, e não salzburg banhof ou saindo de hallstatt, como eu inicialmente quero). TB achei neste VnV um comentario indicando a Bean Shutlle mas sem opção de hallstatt -Fussen. Poderia me dar alguma sugestão alternativa?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cássia! É a vida real mostrando que você está querendo transformar seu fim de viagem numa maratona. Desista do castelo ou adie a sua volta para o Brasil para o dia seguinte ao marcado atualmente.

Maria Amélia
Maria AméliaPermalinkResponder

oi boa tarde....vc sabe me dizer se eu tiver comprado o eurail consigo fazer isso....e se vale a pena?Estamos planejando ir em Novembro de 2017... Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Amélia! Não recomendamos comprar Eurailpass, mas serve nesse trecho sim, sem precisar reserva nem suplemento. O problema do Eurailpass é ter limitação de assentos e requerer extras em trens de alta velocidade em várias cias. ferroviárias.

Lucas Braune
Lucas BraunePermalinkResponder

Excelente guia. Obrigado!

Pablp dias
Pablp diasPermalinkResponder

Otima publicacao! Melhor impossível. Acabei de chegar em Munique e to seguindo exatamente esses passos para ir ao castelo!

Obrigado

Elton de Souza

Olá, hoje (25/07/17) entrei no site da DB, mas não há opção para colocar a estação de Füssen.
Vocês saberiam por que?
Outra dúvida, tb há opção de sair de Munique com o Flixbus, mas a viagem me parece ser mais demorada...vcs já utilizaram este meio para ir até o castelo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Elton! Escreva Füssen, escolha a data, mande buscar, e os horários aparecem.

Renata
RenataPermalinkResponder

Suas dicas são perfeitas! Mais fácil, impossível ?? tem uma lojinha na estação que ja vende os tikets para os castelos! É uns 3 euros mais caro, mas nao pega fila nenhuma! Chegamos meio dia e pouco e conseguimos tikets com visita as 14:20!

Denise Pinto
Denise PintoPermalinkResponder

Oi, pessoal. Uma dica, caso ainda não tenham postado. Água da fonte em Fussen p encher as garrafinhas antes e na volta do castelo. E sem stress para usar o banheiro na chegada do trem, pq na chegada dos ônibus 73 e 78 p ida ao castelo, há banheiros por €0,50. wink

Maria Suely Cunha Martins

Tive o privilégio de conhecer este castelo, uma vista maravilhosa. Realmente uma das novas maravilhas do mundo!!! Belíssimo!!!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar