Travessia Chile-Argentina com carro alugado: as dicas dos leitores

Essa é uma pergunta que de vez em quando pipoca em posts de diversos destinos de Chile e Argentina. Agora, com a aproximação do inverno, o assunto vem ainda mais à baila. Até porque tem gente descobrindo passagens mais baratas para Puerto Montt do que para Bariloche.

Vulcão Osorno, Chile

Eu nunca atravessei a fronteira de carro em nenhum ponto. Já atravessei de cruzeiro (de Ushuaia a Punta Arenas e vice-versa), de ônibus (El Calafate-Puerto Natales-El Calafate; Santiago-Mendoza) e de barco (Bariloche-Puerto Varas).

Sempre que aluguei carro me mantive dentro do mesmo país: em El Calafate (um dia, só para ir do aeroporto à cidade e aproveitar para uma primeira passada no parque), em Bariloche (para dar um rolê por Villa La Angostura e San Martín de los Andes) e em Santiago (para ir a Valparaíso e Viña).

Muita gente enumera os perrengues extras de atravessar a fronteira com carro alugado: diárias, taxas e seguros mais caros; burocracia extra na fronteira (que também não é bolinho para quem passa a pé). Agora no inverno entra a questão da segurança na estrada (a travessia de Mendoza a Santiago pelos Andes costuma fechar depois de grandes nevascas).

Há quem diga, porém, que é tudo tranqüilo e que não faria de outro jeito.

Eu acho que o mais lógico é (1) alugar o carro de um lado da fronteira para os dias em que for passear; (2) entregar o carro; (3) atravessar de ônibus; (5) alugar um novo carro, para os dias em que for passear; (6) voltar para o Brasil do novo país mesmo, sem precisar voltar para o país de onde saiu.  (Sim, eu acho que essas viagens combinadas Chile x Argentina ou Argentina x Chile fazem mais sentido quando você entra por um país e sai pelo outro.)

Mas isso é a opinião de quem nunca atravessou de carro alugado.

E você que já atravessou de carro alugado, o que pode nos contar?

– Qualquer locadora topa ou deu trabalho achar uma que permitisse a travessia?

– Qual foi a locadora que você usou?

– Qual foi o ponto de fronteira e em que época do ano?

– Se foi no inverno: como estava a estrada?

– Como foi a passagem pela imigração?

– Alguém conseguiu devolver o carro no outro país?

Muchas gracias!

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Leia mais:

    306 comentários

    Ola, pessoal, dilema esse aluguel de carros no Chile, rs, mas dara tudo certo, o importante é contratar antes, porque de ultima hora o preço vai la em cima.
    Estou contratando a Econorent, que ja faz o documento para sair do pais, porem, nao se faz cadastro no site porque eles pedem documentos rute, que nos nao temos, e nao adianta colocar passaporte ou rg, porque nao aceitam, pagamentos tambem, somente na hora da retirada do veiculo e, a diferença de preço do site para os emails que eles nos mandam chara a 100 mil pesos. Entao, gostaria de outra agencia que faca esse tramite, alguem tem alguma para indicar? obrigada

    Já li todos os comentários.
    Irei alugar um carro em Santiago para ir até Mendonza e retornarei 5 dias depois para Santiago. O aluguel pela Rent Cars ou booking é tranquilo? ou preciso alugar diretamente com a operadora e já informar irei para Mendonza e retornar?
    Estarei com passaporte e minha esposa somente com o RG. já estou providenciando o PID.

    Alguma dica? minhia viagem entre santiago e mendonza será 29/04 a 05/05

      Olá, Rodrigo! Jura que você leu os comentários? Não parece. Você precisa combinar essa travessia diretamente com a locadora e providenciar toda a papelada antes de viajar. Caso você consiga uma locadora que permita a travessia e providencie os papéis, reserve umas 4 horas para cada passagem pela aduana. A fila de carros é bem mais lenta que a de ônibus e a inspeção, minuciosa.

      Obrigado pela educação, sqn. Mas li todos comentários sim e pelo visto como você nunca fez o trajeto e esta se baseando na experiência ruim de que te contaram por aqui, de ficar na fila da travessia etc. Mas tambem vi muitas pessoas que fizeram, pegaram fila sim na entrada do país e que ficavam em media 1h30h nesta fila, o que é comum em diversos lugares. Se estiver tudo organizado e feito com antecedência, diminuirão as possibilidades de problemas.
      Acabei de reservar o carro, mas aguardo alguem que realmente tenha feito este trajeto recentemente para ajudar com outros cuidados e dicas dessas documentações de como deve ser a maneira correta de se fazer este tipo de reserva..

      Obrigado

      Olá, Rodrigo! As pessoas que realmente fizeram qualquer travessia relatam TODAS que precisaram falar DIRETAMENTE com a locadora para conseguir os documentos que NÃO SÃO EMITIDOS NA RETIRADA DO VEÍCULO. O relato mais recente da travessia Santiago-Mendoza é de um leitor que DESISTIU NO MEIO DO CAMINHO por causa da fila e atravessou por outro passo. (Este é o mais movimentado e demorado de toda a fronteira). Boa sorte.

      Olá, eu e meu marido entramos em contato com várias locadoras em Santiago e uma das únicas que aceita a travessia para a Argentina é a Econorent. Pelo site, solicitamos tudo e cobraram uma taxa antecipada de USD 100 para esse trâmite. Só não pode ser carro micro, tem que ser pelo menos um econômico. A locação mesmo, iremos pagar no local. Enfim, vamos viajar semana que vem e conferir se tudo dará certo.

      Ja fiz as reservas e estou com o documento em mãos.
      O prazo é de 10 antes do dia da viagem, tem que ter pago a taxa para locadora para eles emitirem este documento.
      E somente la na hora que pagaremos o aluguel do carro.

    Evelyn, não vou conseguir lembrar a operadora, fiz essa travessia há 13 anos. E na época a gente nem pensava em cruzar a fronteira, tanto que não havíamos pego essa autorização, só que houve um grande terremoto no Chile, e Santiago ficou inviável para a volta, estávamos em Pucon, a nossa alternativa como de vários outros turistas, foi ir para a Argentina. Conseguimos a autorização implorando muito c a operadora, até pq foi fora do prazo. Desculpa não conseguir te ajudar. Mas sua viagem está muito próxima mesmo, eles pedem 7 dias de antecedência para regularizar a documentação de travessia.

    Na fronteira ou perto tem lugar pra locar carro? Vou fazer Santiago, mendonza

      Olá, Eveliny! Devolva o carro em SAntiago, atravesse de ônibus, alugue um outro carro em Mendoza.

    Pessoal, estou analisando fazer a viagem até Puerto montt, pegar carro alugado e se hospedar em San Carlos de Bariloche, porém queria dicas de locação de veículo e também vi relatos de estrada fechada vou no final de Junho, alguém já fez algo parecido?

      Olá, Bruno! Você vai juntar a encrenca de tentar alugar um carro com permissão para atravessar com a encrenca da travessia em si (3 horas na imigração com inspeçáo detalhada) e ainda por cima a encrenca de dirigir em estrada com capa de gelo ou neve. Não há necessidade. Existe o cruce de lagos e rotas regulares de ônibus.

    Já fiz essa travessia uma vez, mas sem neve. Foi tranquilo, porém estou querendo voltar e fazer no invernos, queria dicas de quem já fez. Porque a travessia é linda, mas da medo em certos pontos e agora estou com receio da neve. Vale a pena?

      Ana qual locadora usou?! Não estou conseguindo falar com nenhuma! Tem o contato!? Poderia me ajudar?! Viajo daqui 10 dias. Desde já muitíssimo obrigada!

      Olá, Eveliny! Já está bastante em cima da sua viagem. Alugue um carro num país, devolva antes de atravessar de ônibus, alugue um carro no outro país. É 350% mais simples e livre de dor de cabeça.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito