Paisagem na janela: de Santiago a Mendoza de ônibus

Só no janelão

Relato de março de 2010

Hoje de manhã comecei finalmente a voltar pra casa. Aos pouquinhos. O primeiro passo foi voltar à Argentina, terminando a costura do zig-zag que venho fazendo há cinco semanas. Peguei um ônibus de linha em Santiago para Mendoza.

El boleto

Comprei a passagem pelo site da Andesmar, o único que aceitou meu cartão de crédito brasileiro. Ao chegar ao Terminal Sur (de onde saem os ônibus internacionais de Santiago) pude ver que continuam operando as lotações a Mendoza: taxistas ficam anunciando suas partidas nos corredores da estação.

Mendôça aí bôi xô!

Eu pensava que tinha comprado as poltronas da frente, mas a configuração do ônibus no site era diferente da vida real. Hmpf. Fiquei com uma vista lateral mesmo.

A janela esquerda também tem seu valor

Para quem faz a rota Santiago-Mendoza, o melhor lugar para sentar é o direito, para ver os Caracoles — a seqüência de curvas vertiginosas na subida final dos Andes. (A descida é bem menos acentuada.)

Caracoles!

Mas é da direita que se vê o Caracol

O lado chileno tem os Caracoles, mas a paisagem é mais bonita do lado argentino, com formações rochosas espetaculares — e uma linda represa de águas azulzíssimas quase no fim do caminho.

Do lado argentino

Do lado argentino

Do lado argentino

Do lado argentino

A única desvantagem de fazer esse trajeto de ônibus — com relação a fazer de táxi, de carro ou de excursão — é que não há paradas para tirar fotos. Todas essas fotos foram tiradas pela janela, com o bumba em movimento.

Foram 6 horas e meia de viagem (incluindo aí os 45 minutos perdidos na imigração, que funciona de maneira conjunta num posto só), mas a paisagem é tão bonita que não deu pra sentir.

Mais um cartão postal e eu tenho um treco!

Só tenho uma coisa a dizer. Depois de cinco semanas vendo cartões-postais e mais cartões-postais, se eu por acaso vir mais uma paisagem bonita, mas umazinha só, juro que eu surto :mrgreen:

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Leia mais:

    762 comentários

    Bom dia, vamos em dezembro dia 02, da muita diferença em valores para ir de táxi?

      Olá, Jary! Não temos nem ideia de quanto seja essa corrida. Barato não é. Leve em conta de que só o processo de passagem pela imigração com um carro particular pode levar duas horas, e o taxista vai precisar voltar no mesmo dia.

    Oi gostaria de saber se eles dão o pdi na volta certinho e se carimbam passaporte
    Porque vou precisar sair do Chile e voltar para renovar o visto de turista

      Olá, Adriana! Nâo sabemos. Procure um forum de pessoas na sua situação, a gente só entende de turismo convencional.

    Em uma das respostas vc comentou que atravessar com um carro alugado de Santiago para Mendoza é um pesadelo. Qual seria o problema? Estão dificultando? Obrigado

      Olá, Gustavo! É um problema para alugar (tem que contatar diretamente uma locadora e providenciar tudo com antecedência) e depois, na travessia propriamente dita, há um escrutínio bastante demorado de cada carro. As filas são enormes. Vá de ônibus.

    Pessoal vcs são sensacionais nas dicas. Eu farei o contrário estarei saindo de mendoza para Santiago do Chile. É melhor comprar as passagens de ônibus agora no Brasil ou quando chegar lá?
    É tranquilo para mulheres viajar de ônibus?

      Olá, Juliana! Nâo há vantagem em comprar na hora. Compre com antecedência para escolher seu lugar. Tome os mesmíssimos cuidados que você tomaria viajando sozinha no Brasil.

    tudo bem? quais são as poltronas da frente? estou pensando em ir em setembro/24

      Olá, Yumi! Ao comprar a passagem, você verá o mapa de assentos do ônibus do seu horário.

    Quero muito fazer essa travessia. Gostaria de saber sobre os efeitos da altitude.

      Olá, José! Negligíveis, já que você estará sentadinho no ônibus e vai passar menos de uma hora na altitude mais elevada.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito