Uma Bóia em Portillo

Portillo, Chile

Equipada com meu cachecol e um casaco impermeável que me fazia parecer ainda mais o bonequinho da Michelin do que uma Bóia propriamente dita, segui viagem até Portillo para acompanhar o inicio da temporada de esqui no Chile.

Portillo, Chile

Localização

O hotel de Portillo fica a 164 km de Santiago. A viagem até lá dura pouco mais de duas horas e a estrada, embora em grande parte do trajeto não tenha acostamento, é tranqüila desde que se dirija com calma e atenção. Em muitos trechos, a velocidade máxima permitida é de 50 km/h, o que sob chuva ou neve já é muita coisa.

A paisagem fica cada vez mais bonita conforme vamos subindo a Cordilheira. E são apenas 32 curvas até chegar lá. É possível ir de carro, mas ele não será necessário depois que você chegar a Portillo. Você pode optar por contratar o trânsfer do próprio hotel (via e-mail, [email protected]), que sai tanto de Santiago quanto de Mendoza.

Partindo de Mendoza são 276 km de estradas sinuosas que podem ficar fechadas por horas devido à variação climáticas ou por conta do volume de caminhões que cruzam a fronteira. Em condições normais, dá 4 horas de viagem.

Perto da fronteira

Infra-estrutura

Portillo, ChilePortillo, Chile

Reconhecido por sua fachada amarela e azul, Portillo guarda uma grande surpresa: a Laguna del Inca no meio da Cordilheira dos Andes.

Laguna del Inca, Portillo

Portillo, Chile

O hotel tem mais de 60 anos e ainda conserva seu estilo clássico num ambiente familiar, com capacidade para 450 hóspedes. Além dos esportes de neve, há atividades tanto para os pequenos (recreação) quanto para os adultos (aulas de ioga, sessões de cinema), que são lançadas diariamente nos quadros de aviso do hotel.

Portillo, Chile: apartamentoPortillo, Chile: apartamentoPortillo, Chile: apartamento

O hotel pertence ao mesmo grupo familiar que posteriormente abriu o Tierra Atacama (lembre dele aqui).

Entretenimento

Para a galera do agito, o hotel conta com um bar onde acontecem pequenas apresentações de música ao vivo, para assistir tomando um bom pisco sour chileno.

Portillo, Chile

No subsolo do hotel funciona uma discoteca, balada ou boate, como você preferir chamar 🙂 E se a noite é uma criança e você ainda estiver animado, vá até a La Posada, um bar do outro lado da carretera internacional onde os funcionários se encontram para a última cerveja da noite numa vibe meio reggaeton meets tecnobrega. (Nota do Editor — adorei, Boinha!) :mrgreen:

Gastronomia

O hotel oferece quarto refeições diárias já inclusas na tarifa: café da manhã, almoço, chá da tarde e jantar. No café da manhã tradicional, o pãozinho produzido ali mesmo é uma delícia.

Portillo, ChilePortillo, Chile

Para almoçar, uma opção bacana é subir com o teleférico até o Tio Bob’s. A vista para a cordilheira toda coberta de neve é um deslumbre.

Portillo, ChilePortillo, ChilePortillo, Chile

É bom lembrar que as bebidas não estão inclusas.

Esportes na neve

Em Portillo não é possível alugar roupas térmicas próprias para esquiar, então o melhor a fazer, caso você não tenha, é alugar antes de sair de Santiago (na Ski Total, por exemplo). Já os equipamentos podem ser alugados na própria estação. Detalhe: como os equipamentos, tanto de esqui quanto de snowboard, são trocados a cada dois anos, eles sempre estão em ótimas condições de uso.

Portillo, Chile

Portillo, ChilePortillo, ChilePortillo, Chile

Assim como o aluguel, as aulas na escolinha de ski também são pagas à parte, mas valem a pena, pois os instrutores são atenciosos e explicam tudo direitinho. Até eu, que sou uma Bóia bem tropical, consegui aprender a esquiar e perdi as contas de quantas vezes completei a pista dos super-mega-inciantes. Afinal de contas, não dá para comparar o circuito das bóias iniciantes com as pistas daquelas criancinhas prodígio que já nascem esquiando, né? E lá eu encontrei várias delas em diversos tamanhos e modelos.

Portillo, Chile

Fiquei tão animada que estou pensando em me inscrever nas próximas Olimpíadas de Inverno do maravilhoso mundo das Bóias. Será que a outra Bóia também toda participar? Assim já podemos montar uma equipe de curling, que tal?

(Nota do Editor – :mrgreen:   )

O centro de esqui de Portillo possui pistas para os mais diversos tipos de esquiadores e snowboarders e conta com o apoio de 14 teleféricos. Para os mais radicais e aventureiros, o hotel ainda oferece a possibilidade de se praticar heliski, uma modalidade ainda mais radical, em que o esquiador é levado de helicóptero até áreas onde poderá esquiar fora do circuito convencional das pistas pré-determinadas.

Portillo, ChilePortillo, ChilePortillo, Chile

Visitantes por um dia

Se você pretende passar um dia na estação, vale confirmar se o hotel está recebendo visitantes (pode haver limitação em períodos de lotação máxima) e as condições da estrada, pois ela pode fechar devido a mudanças rápidas nas condições climáticas. Ligue: 56-2-361-7000.

Ao chegar em Portillo, não deixe de passar na recepção do hotel para comprar seu passe de acesso aos teleféricos, acertar detalhes como aluguel de equipamentos e aulas de esqui ou snowboard.

Visitantes que optam para passar apenas um dia na estação não têm acesso ao restaurante principal do hotel, apenas ao Tio Bob’s e ao resturante self-service.

Já no verão, a estação e o hotel ficam fechados e até o teleférico tira férias.

Portillo, Chile

Reservas

Na alta temporada há uma estada mínima de 7 dias. A partir de meados de agosto até o fim da temporada, no começo de outubro, é possível reservar diárias avulsas. Consulte reservas aqui.

Preços

Consulte no site de Portillo os preços de hospedagem, aluguel de equipamentos aulas de esqui.

Portillo, Chile

Natalie viajou a convite do Hotel Portillo

Leia mais:

129 comentários

Olá! Já estive em Mendoza e como era inverno, não consegui passar para o Chile por via terrestre, nem visitar as altas montanhas. Também, já estive em Santiago e fui até Portillo, mas também não consegui passar por via terrestre para Argentina.
Estou interessado em fazer viagem para Mendoza, em março/2024, para passar para o Chile por via terrestre, assim como fazer turismo na Cordilheira!
A ideia e ir à Mendonça, alugar veículo e ficar 2 ou mais dias se necessário, hospedado na cidade chilena de Los Andes.
Assim, solicito a gentileza em, caso possível, fornecerem informações sobre a cidade de Los Andes!
Antecipo meus agradecimentos

    Olá, Idelmar! Infelizmente não temos conteúdo sobre esse destino. Você pode visitar a base do Aconcágua estando hospedado em Mendoza. Atravessar a fronteira de carro é bastante trabalhoso, você precisa acertar tudo com antecedência com uma locadora e deve ter paciência porque o processo de imigração com carro pode levar até 4 horas em cada sentido.

Olá vou pro chile em julho, alguem tem uma rota boa para fazer de carro de sao paulo até santiago? Consigo ir de carro até portillo né, nao preciso contratar o passeio

    Olá, Angela! INfome-se antes se Portillo está aceitando visitantes que não sejam hóspedes.

Tranquilo para ir de carroa partir de santiago? possivel só fazer a visitação para conhecer? qual custo?

    Olá, Marcio! Entre em contato com o hotel para ver se existe algum programa de visitação para não-hóspedes.

Pretendo ir ao Chile em outubro de 09 a 11/10. Será q nas montanhas ainda terá neve? Nessa data ainda terá alguma atividade?

    Olá, Diane! Só haverá neve se o inverno tiver sido excepcionalmente nevado até o final.

Bom dia, estou indo a Santiago em Janeiro, a estação funciona no verão??? Tem neve para esquiar na estação mesmo no verão??? Se não der para esquiar, tem atividades típicas de verão na estação???

    Olá, Guilherme! Algumas estações estão abertas a visitas no verão. Não sabemos se é o caso de Portillo. Mas não têm neve, não dá para esquiar e, na nossa opinião, não valem a pena fora da temporada.

Fui no Chile em 2015, finalzinho de julho, e visitei a estação de esqui Del Portillo, e voltei no mesmo dia,aquilo lá é bonito demais!!! Parece que estamos dentro de um cartão postal o tempo todo. Ameiiii quero voltar lá!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito