Uma Bóia em Portillo

  • 0
Natalie Soares
por Natalie Soares

Portillo, Chile

Equipada com meu cachecol e um casaco impermeável que me fazia parecer ainda mais o bonequinho da Michelin do que uma Bóia propriamente dita, segui viagem até Portillo para acompanhar o inicio da temporada de esqui no Chile.

Portillo, Chile

Localização

O hotel de Portillo fica a 164 km de Santiago. A viagem até lá dura pouco mais de duas horas e a estrada, embora em grande parte do trajeto não tenha acostamento, é tranqüila desde que se dirija com calma e atenção. Em muitos trechos, a velocidade máxima permitida é de 50 km/h, o que sob chuva ou neve já é muita coisa.

A paisagem fica cada vez mais bonita conforme vamos subindo a Cordilheira. E são apenas 32 curvas até chegar lá. É possível ir de carro, mas ele não será necessário depois que você chegar a Portillo. Você pode optar por contratar o trânsfer do próprio hotel (via e-mail, ptours@skiportillo.com), que sai tanto de Santiago quanto de Mendoza.

Partindo de Mendoza são 276 km de estradas sinuosas que podem ficar fechadas por horas devido à variação climáticas ou por conta do volume de caminhões que cruzam a fronteira. Em condições normais, dá 4 horas de viagem.

Perto da fronteira

Infra-estrutura

Portillo, ChilePortillo, Chile

Reconhecido por sua fachada amarela e azul, Portillo guarda uma grande surpresa: a Laguna del Inca no meio da Cordilheira dos Andes.

Laguna del Inca, Portillo

Portillo, Chile

O hotel tem mais de 60 anos e ainda conserva seu estilo clássico num ambiente familiar, com capacidade para 450 hóspedes. Além dos esportes de neve, há atividades tanto para os pequenos (recreação) quanto para os adultos (aulas de ioga, sessões de cinema), que são lançadas diariamente nos quadros de aviso do hotel.

Portillo, Chile: apartamentoPortillo, Chile: apartamentoPortillo, Chile: apartamento

O hotel pertence ao mesmo grupo familiar que posteriormente abriu o Tierra Atacama (lembre dele aqui).

Entretenimento

Para a galera do agito, o hotel conta com um bar onde acontecem pequenas apresentações de música ao vivo, para assistir tomando um bom pisco sour chileno.

Portillo, Chile

No subsolo do hotel funciona uma discoteca, balada ou boate, como você preferir chamar smile E se a noite é uma criança e você ainda estiver animado, vá até a La Posada, um bar do outro lado da carretera internacional onde os funcionários se encontram para a última cerveja da noite numa vibe meio reggaeton meets tecnobrega. (Nota do Editor -- adorei, Boinha!) mrgreen

Gastronomia

O hotel oferece quarto refeições diárias já inclusas na tarifa: café da manhã, almoço, chá da tarde e jantar. No café da manhã tradicional, o pãozinho produzido ali mesmo é uma delícia.

Portillo, ChilePortillo, Chile

Para almoçar, uma opção bacana é subir com o teleférico até o Tio Bob’s. A vista para a cordilheira toda coberta de neve é um deslumbre.

Portillo, ChilePortillo, ChilePortillo, Chile

É bom lembrar que as bebidas não estão inclusas.

Esportes na neve

Em Portillo não é possível alugar roupas térmicas próprias para esquiar, então o melhor a fazer, caso você não tenha, é alugar antes de sair de Santiago (na Ski Total, por exemplo). Já os equipamentos podem ser alugados na própria estação. Detalhe: como os equipamentos, tanto de esqui quanto de snowboard, são trocados a cada dois anos, eles sempre estão em ótimas condições de uso.

Portillo, Chile

Portillo, ChilePortillo, ChilePortillo, Chile

Assim como o aluguel, as aulas na escolinha de ski também são pagas à parte, mas valem a pena, pois os instrutores são atenciosos e explicam tudo direitinho. Até eu, que sou uma Bóia bem tropical, consegui aprender a esquiar e perdi as contas de quantas vezes completei a pista dos super-mega-inciantes. Afinal de contas, não dá para comparar o circuito das bóias iniciantes com as pistas daquelas criancinhas prodígio que já nascem esquiando, né? E lá eu encontrei várias delas em diversos tamanhos e modelos.

Portillo, Chile

Fiquei tão animada que estou pensando em me inscrever nas próximas Olimpíadas de Inverno do maravilhoso mundo das Bóias. Será que a outra Bóia também toda participar? Assim já podemos montar uma equipe de curling, que tal?

(Nota do Editor - mrgreen   )

O centro de esqui de Portillo possui pistas para os mais diversos tipos de esquiadores e snowboarders e conta com o apoio de 14 teleféricos. Para os mais radicais e aventureiros, o hotel ainda oferece a possibilidade de se praticar heliski, uma modalidade ainda mais radical, em que o esquiador é levado de helicóptero até áreas onde poderá esquiar fora do circuito convencional das pistas pré-determinadas.

Portillo, ChilePortillo, ChilePortillo, Chile

Visitantes por um dia

Se você pretende passar um dia na estação, vale confirmar se o hotel está recebendo visitantes (pode haver limitação em períodos de lotação máxima) e as condições da estrada, pois ela pode fechar devido a mudanças rápidas nas condições climáticas. Ligue: 56-2-361-7000.

Ao chegar em Portillo, não deixe de passar na recepção do hotel para comprar seu passe de acesso aos teleféricos, acertar detalhes como aluguel de equipamentos e aulas de esqui ou snowboard.

Visitantes que optam para passar apenas um dia na estação não têm acesso ao restaurante principal do hotel, apenas ao Tio Bob’s e ao resturante self-service.

Já no verão, a estação e o hotel ficam fechados e até o teleférico tira férias.

Portillo, Chile

Reservas

Na alta temporada há uma estada mínima de 7 dias. A partir de meados de agosto até o fim da temporada, no começo de outubro, é possível reservar diárias avulsas. Consulte reservas aqui.

Preços

Consulte no site de Portillo os preços de hospedagem, aluguel de equipamentos aulas de esqui.

Portillo, Chile

Natalie viajou a convite do Hotel Portillo

Leia mais:

114 comentários

Guilherme Vicente

Meu voo chega em santiago no próximo Sábado às 23:30. Qual seria a melhor opção para chegar em Portillo? Fui informado que não há transfer no Domingo e o taxi privativo vai me custar 225 U$. Uma piada sendo que estou viajando sozinho.
Se realmente essa for a única opção terei que mudar de estação de ski.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Guilherme! A única alternativa parece ser se encaixar num tour organizado. Veja as empresas que fazem trânsfer até lá no nosso guia de Santiago: http://www.viajenaviagem.com/destino/santiago/o-que-fazer-santiago

Mas o melhor é seguir o conselho que o hotel lhe der. Eles têm experiência nesse assunto, já deve ter acontecido outras vezes. Provavelmente você tenha que cacifar o táxi, sim (o tour não deverá sair muito mais barato não)

Rejane
RejanePermalinkResponder

WOW! Fotos maravilhosas e um incrível cenário!

Rodrigo
RodrigoPermalinkResponder

Bóia quero ficar apenas uma noite em Portillo. Eu vi que existem várias opções de quartos. Em nenhuma delas há a possibilidade de ficar uma noite? Só existe um hotel lá?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rodrigo! Não acreditamos que permitam reserva por apenas uma noite, não. De todo modo, contate o hotel para se certificar.

Carla
CarlaPermalinkResponder

Olá. Será que consigo visitar portillo em maio?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carla! As pistas de esqui só costumam abrir no fim de junho, mas a o lugar funciona o ano inteiro. Fica a 3 horas de Santiago, é um passeio puxado.

Sonia
SoniaPermalinkResponder

nao estou conseguindo disponibilidade nos hoteis em Portillo, ha outros nas regioes vizinhas que possa me indicar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sonia! Portillo fica no alto da cordilheira, é uma estação isolada. Não há nada perto. Se quer ficar perto da neve, escolha Santiago.

Jéssica
JéssicaPermalinkResponder

Olá, é recomendado passar apenas o dia na montanha de Portillo e voltar pra dormir em Santiago? Como faria?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jéssica! Portillo está a 3 horas de Santiago; é possível comprar esse passeio com agências, mas é bem sacrificado. O melhor é dormir por lá (mas na temporada há estadas mínimas) ou visitar uma das estações mais próximas da cidade.

Bárbara
BárbaraPermalinkResponder

Olá! Estou pretendendo viajar para Santiago entre os dias 06/10 e 13/10 deste ano de 2016 e queria visitar Portillo, a Lagoa del Inca e andar no teleférico. Não tenho interesse em esquiar. Há essa possibilidade ou não dá pra viajar pra lá nesse período?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bárbara! Vai depender de você se encaixar num passeio numa agência em Santiago. Senão, você vai precisar bancar o transporte, o que deve sair bastante caro.

Livia
LiviaPermalinkResponder

Estive essa semana em Portillo apenas para passar o dia. Qdo cheguei lá fiquei decepcionada. Na entrada do hotel tem uma placa enorme dizendo que os banheiros são apenas para os hóspedes do hotel. Assim que eu entrei no hotel um homem veio perguntar o que eu queria, perguntei sobre a lagoa e ele me falou que tinha que ver por fora. Lá tinha uma cerca e só dava pra ver o lago de longe. Perguntei sobre o Tio Bob's e a funcionária me falou que era apenas para quem estava esquiando. Me bateu um desespero: O que eu vou fazer aqui o dia inteiro!!! A sorte é que tinha um casal e ele estudava turismo, conversou com os funcionários e eles deixaram a gente chegar perto da lagoa. Ficamos lá um bom tempo, vista espetacular, mas não tinha sombra e estava um sol forte. No final valeu a pena, mas não recomendo para quem quer passar o dia, pois corre o risco de ter que passar o dia no estacionamento em pé.

NILZA
NILZAPermalinkResponder

Bom dia. Bóia sou uma avó aventureira que quer ir a Santiago e em uma estação de esqui para minha neta aprender esquiar.Ela tem 9 anos e já foi para Bariloche.Seria para julho .Sei que você pode me ajudar com boas indicações.Pretendo ficar de 7 a 8 dias.Agradeço o carinho em responder para mim.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nilza!

Leia sobre Valle Nevado: http://www.viajenaviagem.com/destino/valle-nevado

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar