Tela a tela: como comprar passagens de trem com desconto na Trenitalia

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Roma Termini

Está mais fácil comprar passagens de trem diretamente no site da Trenitalia, aproveitando as ofertas promocionais, sem pagar sobretaxas.

Provavelmente pressionada pela concorrência da cia. privada Italo, o site da Trenitalia agora está com um layout mais moderno, uma navegação mais fluida e mapas para reserva de assento nos trens Freccia e Intercity.

A adesão aos sistemas Verified by Visa/Mastercard SecureCode torna mais simples a aprovação das compras por cartões estrangeiros (se o seu cartão não faz parte do sistema, use o PayPal).

Antes de passar ao tela a tela, vou responder as perguntas que mais aparecem na caixa de comentários:

Perguntas freqüentes

Bye!

Com que antecedência dá para comprar as passagens de trem na Itália?

Os trechos dos trens Freccia e Intercity costumam ser postos à venda no sistema com 120 a 90 dias de antecedência da data. Quanto mais cedo você compra, maior a chance de encontrar as tarifas descontadas Super Economy e Economy. Quanto mais perto da data, mais raras vão ficando as ofertas, e você vai ter que se contentar com a tarifa cheia (Base).

Trechos Freccia/Intercity: 90 a 120 dias de antecedência

  • Turim-Milão-Bolonha-Florença-Roma-Nápoles-Salerno
  • Milão-Verona-Veneza
  • Veneza-Bolonha-Florença-Roma
  • Milão-Gênova
  • Milão-La Spezia
  • Gênova-Turim

Já trechos dos trens regionais (Regionali) só são vendidos a partir de 7 dias da viagem. A tarifa dos Regionali não varia. Você pode comprar no dia, que pagará o mesmo preço. Não há reserva de lugar. Os trens levam passageiros em pé. As viagens são curtas, têm muitas paradas, há muito sobe e desce de passageiros, você dificilmente vai passar a viagem inteira de pé.

Trechos Regionali: 7 dias de antecedência

  • Florença-Pisa (S. Rossore)-Lucca
  • Florença-Cortona-Assis
  • Florença-Poggibonsi (a San Gimignano)
  • Florença-La Spezia (a Cinque Terre)
  • Gênova-Monterosso
  • Tirano-Milão
  • Milão-Como

Fui me registrar, mas pedem endereço na Itália e número de contribuinte

O registro agora é somente para quer fazer um cartão Freccia, de viajante freqüente. Escolha a opção de comprar sem registrar-se. Mas certifique-se de informar o email corretamente; você vai receber informações importantes por ele.

É preciso validar o ticket comprado online?

Não. Suba no seu trem com o email de confirmação impresso. Quando o controlador passar, ele vai procurar o código PNR, vai digitar na sua e imprimir a passagem definitiva para você.

Caso você compre a passagem na bilheteria ou no autoatendimento, porém, vai precisar validar nos totens encontrados na cabeceira das plataformas.

Comprei mais de uma passagem, mas só o meu nome aparece. E agora?

É assim mesmo. É necessário apenas que o passageiro cujo nome aparece nas passagens esteja presente no grupo.

Errei a data/quero mudar a passagem. Como faço?

Cada tarifa tem suas regras. Remarcar passagens de tarifa super economy ou economy faz incorrer em multa e pagamento de diferença tarifária. Use o seu CP (codice di cambio di prenotazione, código de alteração de reserva) para modificar seu bilhete.

Como ir de trem a Siena?

O coração da Toscana não é servido por trens rápidos. O tramo de Siena é lento e muitas vezes requer baldeação. Tanto de Florença quanto de Roma o melhor é ir de ônibus. Os ônibus saem da rodoviária Tiburtina em Roma (junto à estação de trem Tiburtina) e da rodoviária ao lado da estação Santa Maria Novella (a principal) em Florença.

Qual a diferença entre comprar na Trenitalia, na Tremitalia e na Raileurope?

A Trenitalia é o site da cia. ferroviária italiana. Tremitalia é um representante brasileiro credenciado. Raileurope é uma associação entre as ferrovias francesa e suíça que distribui passagens de cias. da Europa inteira no exterior. Tanto Tremitalia quanto Raileurope cobram sobretaxas (que só aparecem na última página antes de completar a operação) para emitir as passagens; a vantagem dos dois está nos sites serem totalmente em português. Compare preços e vá até a última tela antes de fechar negócio para ver as sobretaxas.

Compare também com a Italo, a concorrente da Trenitalia que opera rotas entre Milão, Veneza, Bolonha, Florença, Nápoles, Salerno, Ancona, Pádua e Turim.

Falta só um mês, e os trechos de dezembro e janeiro não estão disponíveis!

No início de dezembro entram os horários de inverno. Esses horários demoram a entrar no sistema e ficar disponíveis para a venda. Continue pesquisando semanalmente (ou, se estiver muito perto, diariamente) até os trechos serem postos à venda.

Como comprar na Trenitalia, tela a tela

Trenitalia

1. Preencha o motor de busca

Trenitalia

A posição default do motor de busca agora é "tutti i treni", que engloba todas as opções de trem (Freccia, Intercity e Regionali). Caso você só esteja interessado nos trens de alta velocidade, selecione "solo Frecce" (somente os Frecce).

Ao escrever o nome da cidade, o site vai oferecer nomes de estações. Se não estiver seguro de qual estação escolher em alguma cidade, selecione a opção "tutte le stazioni".

As estações principais são: Milano Centrale, Venezia Santa Lucia, Firenze Santa Maria Novella, Roma Termini, Napoli Centrale, Genova Piazza Principe, Torino Porta Nuova, Bologna Centrale.

2. Página de resultados

Trenitalia

A página seguinte já vai trazer os horários e preços, e se os trens já abriram a venda. Eu pedi um trecho com 120 dias de antecedência, e como dá para ver nem todos os horários já estavam disponíveis.

3. Quer pesquisar outra data ou trecho?

Trenitalia

Basta modificar o que desejar no motor de busca do alto e clicar em "aggiorna" ("atualiza").

4. Nova página de resultados

Trenitalia

Troquei a data para 90 dias e todos os horários apareceram. Ou seja: se o horário que você quer não estiver disponível com 120 dias de antecedência, pesquise novamente uma vez por semana até o horário abrir vendas.

5. Escolha o trem

Trenitalia

"Scegli" quer dizer "escolhe". Escolhi o mais barato -- mas note que esse trem sai da estação Tiburtina, não da estação Termini.

6. Opções de tarifa

Trenitalia

Um menu drop-down vai aparecer com todas as opções de classe e tarifa. Surpresa: a tarifa mais em conta está na classe "Premium", que é mais confortável que a "Standard".

Veja que cada classe do trem (neste Freccia são 6: Standard, Premium, Business Salotino, Business Area Silenzio, Business e Executive) tem três tarifas: Base, Economy e Super Economy. As tarifas Super Economy e Economy terminam antes, evidentemente. Perto da data é provável que você só encontre a tarifa Base, mais cara.

Standard é a antiga segunda classe; Premium, segunda classe com assentos mais confortáveis; Business é a antiga primeira classe ("Business Salotino" é um compartimento fechado com 4 poltronas, próprio para famílias ou reuniões de negócios) e Executive é uma classe mais luxuosa que a antiga primeira classe.

8. Quer escolher assento?

Trenitalia

Caso queira escolher assento, assinale "Voglio scegliere il posto" (quero escolher o assento). Se não escolher, o sistema alocará um lugar aleatoriamente. O sistema é inteligente e designa assentos vizinhos para grupos de viajantes.

9. Confirme a escolha

Trenitalia

Vamos pros finalmentes...

10. Escolha o assento

Trenitalia

Tanto nos Frecce quanto nos InterCity, agora você escolhe o assento em mapas iguais aos que se encontram nos sites das cias. aéreas. (Este mapa não corresponde ao trem que eu reservei; esqueci de dar o print na hora, desculpem! Este mapa é de outra pesquisa.)

11. Vai comprar outros trechos?

Trenitalia

Na tela seguinte você já pode começar os procedimentos de pagamento. Mas se quiser comprar outros trechos e pagar tudo de uma vez só, clique no botão "Aggiunge viaggio" (adicione viagem). O site vai carregar um novo motor de busca.

12. Dispense o login

Trenitalia

Quando for a hora de pagar, escolha "prosseguo senza fare il login". Fazer o login é para quem tem a CartaFreccia, o cartão de fidelidade dos trens Frecce. Mas mesmo sem fazer login, você vai precisar escrever o nome, sobrenome (cognome), fornecer email e telefone (use 55, código do Brasil, antes do código da sua cidade e do número do telefone).

13. Escolha o meio de pagamento

12-escolhacartao

Se o seu cartão não for Verified by Visa nem tiver MasterCard SecureCode, não vai ser aceito. Neste caso, o melhor é escolher pagar por PayPal.

14. Não confunda nome com cognome

Trenitalia

E fácil: nome é nome, cognome é sobrenome. "Numero carta" é o número do cartão, "scadenza", a validade, e "codice di controllo" o código de segurança.

15. Não se espante com a tela de segurança

Trenitalia

Ué, o que a tela do banco está fazendo no meio dessa compra? Acostume-se com essa novidade: cada vez mais sites usam os sistemas Verified by Visa e MasterCard Secure Code, que agora requerem novas senhas ou códigos de token.

16. Aê!

Trenitalia

Deu certo mrgreen

17. Resumo da compra

Trenitalia

A tela seguinte trará o resumo da sua compra, com número do trem, data, horário, vagão (carozza) e assento (posto). Tem também um "codice di ricupero", um código para recuperar essas informações caso o seu recibo não chegue por email.

18. Email com recibo

Trenitalia

O email é importante! Só no email do recibo você encontrará o PNR, o número que você precisa informar ao controlador do trem quando vier conferir a sua passagem. Também constam do recibo o código de alteração da reserva (CP) e o número do bilhete.

E nos trens regionais?

Trenitalia

Trenitalia

Trenitalia

As diferenças são:

  • Os trechos só estão disponíveis com antecedência de 7 dias;
  • As passagens custam a mesma coisa se forem compradas na hora;
  • Não há reserva de assento

Buon viaggio!

Leia mais:

1209 comentários

Raquel Pedruzzi

Olá Ricardo, bóia e cia! Adorei as dicas pra comprar direto no site da Trenitália... Comprei todos os trechos com as dicas e deu tudo certo. Muito obrigada mesmo! Comprando direto economiza muito e com antecedência mais ainda... Algumas passagens dobram de preço após meros 10 dias.

Viajo em um mês e já estou com tudo comprado graças à ajuda de vocês.

Lucidi Manuel
Lucidi ManuelPermalinkResponder

Só tenho a agradecer as boas dicas. Estava com muitas dúvidas e todas foram esclarecidas. Auxílio excelente. Parabéns.

Valdir Anzolim

Obrigado Ricardo, muito útil sua página me ajudou a comprar as passagens e agora retornando à página para tirar dúvidas de validação. Obrigado mais uma vez.

Karine
KarinePermalinkResponder

Olá Ricardo, me tira uma dúvida, estarei viajando com um bebe de 5 meses no colo, então ele não paga passagem, na hora da busca não preciso selecionar o numero de crianças então?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Karine! Quem responde é A Bóia. Não precisa não.

Mariana
MarianaPermalinkResponder

Olá Ricardo, me tira uma dúvida, estarei viajando com um cadeirante. Como tiro essa passagem? O Acesso ao trem é acessível? Há colaboração?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mariana! Quem responde é A Bóia. Achei a informação de que nas 14 principais estações italianas há uma Sala Blu que atende a passageiros com mobilidade reduzida. É preciso reservar os serviços de assistência com 24 horas de antecedência por email ou telefone.

Veja:
http://www.rfi.it/rfi/LINEE-STAZIONI-TERRITORIO/Le-stazioni/Accessibilit%C3%A0-stazioni/Servizi-di-assistenza-e-Sale-Blu-RFI#1

Fernanda PASSOS

Bom dia! Sobre bagagem, não achei em nenhum lugar se há limites e quais são. Poderia me ajudar por favor? Vou em julho com meu marido dois filhos de 16 e 13 anos.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernanda! Você pode subir em trens com todas as malas que puder carregar. Mas não leve mais do que uma mala tamanho M por pessoa e uma bolsa de mão por pessoa. Com mala tamanho G ou mais de uma mala, e viagens de trem viram um inferno. Acredite.

Simony
SimonyPermalinkResponder

Bom Dia! Curiosidade sobre os trens da linha freccia: como descubro se vou viajar de frente ou de costas? E o bagageiro, tem em todo vagão? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Simony! Em praticamente nenhum trem da Europa você sabe se está indo para frente ou para trás. Em várias estações em que o trem entra e depois sai por onde entrou os passageiros que viajavam de frente passam a viajar de costas. Não se preocupe com bagageiros: todos os vagões têm. Preocupe-se com o tamanho da sua bagagem. Não desobedeça a regra de viajar no máximo com uma mala M e uma bolsinha de mão. Você se arrependerá muito se viajar com mala grande ou mais de uma mala. Mas muito. Muito mesmo. Não duvide.

Silvânia
SilvâniaPermalinkResponder

Qual a estação mais central em Verona?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Silvânia! É Verona Porta Nuova.

Marcia
MarciaPermalinkResponder

Ola Ricardo! Obrigada pelas dicas. Fiz tudo certinho na Trenitalia e consegui ate pagar com Amex, so que deu um erro. Liguei pro cartao e os bilhetes foram cobrados pela Trenitalia mas nao emitidos para mim. O que fazer?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcia! Quem responde é A Bóia. Você pode tentar se comunicar com a Trenitalia; se não der certo, peça para o cartão estornar a despesa.

VAGNER
VAGNERPermalinkResponder

Ja percebi que no site RAIL EUROPE aparece mais opções de horários. Para comprar nesse site os procedimentos são idênticos ao do site Trenitália? No site Rail Europe aparece a opção tarifa prêmium. Em que se diferem das demais opções?

A Boia
A BoiaPermalinkResponder

Olá, Vagner! Na Trenitalia aparecem só os trechos que já estão no sistema. Se aparecerem outros trechos na Raileurope, ainda não estarão no sistema, e você precisará pagar uma nota para fazer uma reserva obrigatória de assento quando estiverem disponíveis. Compre na Trenitalia a partir de 90 dias de antecedência.

Carol Palonbino

Post muito útil!! Comprei ontem todos os trechos da minha viagem para a Itália em setembro e consegui preços promocionais em quase todos!!! Comprei com exatos 90 dias de antecedência por causa dos trens regionais que não abrem 120 dias antes! Deu tudo certo e as passagens já estão na mão!! Obrigada VnV!!!

Mario M. Weber

Caro Ricardo.
O seu roteiro e espetacular. Acabo de voltar da Itália e a compra de passagem de trem feita de acordo com seu roteiro funcionou 100%.
Levei apenas os "emails" com as passagens de Roma para Nápoles.
Os fiscais leram os PNR e pronto.
Muito obrigado pela orientação.
Mario Weber

Patricia
PatriciaPermalinkResponder

Olá... só pra informar que acabei de comprar as passagens de trem seguindo seu roteiro e deu tudo certo... Fiz uma comparação comprando no site em português e o preço dobrava... então, corri para o site da Trenitalia e, comprei via cartão de crédito... Tudo ok, recebi o e-mail na mesma hora, já imprimi e está na pasta junto com as passagens aéreas.... Ah, só viajo em Outubro!!! Foram passagens de Bolonha para Riccione ida e volta, 2 adultos e 1 criança 9 anos - trem Intercity 1ª classe (mais barata) e já marquei os assentos...Dá até um frio na barriga... mas foi tudo de acordo com o roteiro... Obrigada Ricardo... !!!! Sempre nos ajudando a desempacotar as viagens!!!

Flavia
FlaviaPermalinkResponder

Olá, Ricardo.
Parabéns pelo site e pelas dicas! Estou conseguindo montar minha viagem à Itália com sua ajuda. Antes de navegar pelo VnV eu não tinha ideia nem de como começar a montar o roteiro. Obrigada!!

Margarida
MargaridaPermalinkResponder

Olá Ricardo,
Por favor me informe se há trens de Roma para Florença durante à noite, pois nosso vôo está previsto para chegar em Roma as 19 hs e queremos seguir viagem para Florença ou Veneza na mesma noite, por volta de 22 a 23 hs.Viajo em outubro mais 3 pessoas.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Margarida! Quem responde é A Bóia. O mesmo site para comprar passagens também serve para ver horários. Simule uma data nos próximos 60 dias.

Não parece uma boa idéia viajar com o stress de conseguir pegar um trem ainda na mesma noite.

Roberta
RobertaPermalinkResponder

Bom dia Ricardo!
Gostaria de saber sobre tarifas mini, elas aparecem juntas com as outras ou não, pois simulei ate 31/10/16 que é a ultima data disponível para compra no site e nada, será que já esgotaram? Irei de Roma à Veneza em 05/11/16 trem de alta velocidade.
Obrigada
Roberta.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Roberta! Quem responde é A Bóia. Não devem ter entrado no sistema ainda.

Eliana Benedetti

Grazie mille!

Cris
CrisPermalinkResponder

Boia e demais,

Estou iniciando a compra das passagens de trem para minha próxima viagem à Europa, com a antecedência de 120 dias. A primeira passagem de trem é o trecho Milão - Lucerna (trem rápido) e comprei diretamente no site da Trenitalia.

Tenho duas questões: a primeira em relação à tarifa MINI. Quando fiz a pesquisa, tal como demosntrada no post acima, apareceu a tarifa reduzida (Suer Economy) de 19,00 Euros, mas como sou curiosa, eu cliquei ali naquele botãozinho preto "Vedi Altre Offrerte" e apareceu a tarifa MINI de 9,00 Euros. Eu comprei essa e a transação foi efetuada com êxito (Cartão Visa, não teve nenhum problema com a autenticação), e já recebi o email de confirmação com o e-ticket. Mas depois fiquei intrigada: por que tal tarifa não apareceu logo quando eu escolhi o horário? Será que tem alguma restrição de uso dessa tarifa (para pessoas que não são residentes na Itália, por exemplo?).

Segunda dúvida: eu tenho cadastro na Trenitalia desde 2011, quando fui pela primeira vez à Itália e acho que qualquer pessoa podeia fazer o cadastro naquela época. Quando efetuei a compra, eu fiz o login com meu nome de usuário e senha e não tive nenhum problema. Mas eu não tenho o programa fidelidade Carta Frecce. Não inseri nenhum dado sobre o tal cartão obviamente, mas terei algum problema por ter efetuado a compra fazendo o login mesmo sem oertencer ao programa de fidelidade?

Abs,

Cris

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cris! No seu recibo de compra, ou na área de administração de reservas, você deve encontrar as restrições da tarifa paga.

Cris
CrisPermalinkResponder

Boia,

No ticket, não diz nada, mas refiz os passos feitos na hora da compra e aparece apenas a seguinte informação: "Offerta a posti limitati con limite di pre-acquisto. Non modificabile né rimborsabile".

Aparentemente, tem limite de lugares e de pré-aquisição (??) e não é reembolsável e nem modificável. Se for apenas isso, não tem problema, porque teoricamente não precisaremos modificar a passagem e estaremos na Milano Centrale uma hora antes da partida smile

Almerinda Silva

Segui seus passos e comprei as passagemns de trem pela Trenitalia. Recebi o e-mail da confirmação do pagamento, via PayPal. Porém não apareceu os bilhetes da passagem para eu imprimir e ver dia, horário, assento. O tenho que fazer?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Almerinda! Verifique na área do passageiro do site, ou mande um email para a cia.

antonio carlos carciofi

PASSEI CARTÃO E DESCONTARAM O BOBRO !!!!
O TELEFONE NÃO ATENDE HORA NENHUMA
FAVOR AJUDAR NO QUE LHE FOR POSSÍVEL
OBRIGADO
comprei duas passagem roma - reggio calabria
2 adultos, em reais TOTAL 565,21
http://www.tremitalia.com.br/?gclid=CJqEvfHBgs4CFRAJkQodAlgGgw
(11) 4872-9501
Resumo da Reserva
Save your trip plan
1 ⍜ Journey 437.31 R$
Gastos de gestao 100.00 R$
Solução com alteração
on day 09-09-2016 2 Adultos Origem Roma Termini Destino Reggio di Calabria Centrale Depart at 10:10 arrives at 16:53 ECONOMY 01: 2nd Class Standard | 2nd Class
Esvaziar carrinho
Tax value 27.90 R$
Valor Total 565.21 R$

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Antonio! Você pode anular a compra junto ao seu cartão de crédito, se não obtiver resposta do vendedor.

Note que o que recomendamos é usar a Trenitalia.com, o site italiano, que não compra taxa. Você usou a Tremitalia.com.br, um intermediário. Pelo certo, esse telefone aí deveria atender. É para isso que eles cobram sobretaxa.

arlete davanso

Bom dia:
Quero ir para Assis, estarei em Firenze e depois em Roma, sei que é preciso ir para Perúgia e depois como faço p/chegar em Assis!
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Arlete! Se você vai sair de Florença e quer chegar em Assis, você acessa o site, põe 'Firenze' como origem e 'Assisi' como destino.

Matheus Belome

Olá Bóia, antes de mais nada o parabenizo pelo texto e pelo blog que auxiliam DEMAIS em muitas dúvidas; sobretudo pra quem está preparando a primeira viagem.

Gostaria de pedir uma informação: no passo a passo que você demonstrou, já na parte final, quando demonstra o e-mail com o recibo e o código, no seu caso, o nome do comprador e do viajante são iguais. Estarei viajando sozinho, mas quem comprou minhas passagens foi outra pessoa, então meu nome aparece apenas em "nome do viajante" e no nome do comprador aparece outra pessoa, que não estará comigo... Eu terei algum problema com isso?

Outra informação que precisava é sobre as malas. Li em outros comentários você respondendo que quem levar, por exemplo, uma mala G e não M, ia acabar se arrependendo muito muito mesmo... Pq? O espaço é muito pequeno? E isso em qualquer classe?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Matheus! Na Itália não pedem o cartão com o qual a compra foi feita, então não tem problema. Viaje leve. Num trem é você quem sobe e desce com a mala, é você quem acha espaço para colocar a mala, é você quem anda com a mala pela estação, procurando a plataforma. Viaje leve, vai ser bom para andar de trem e vai melhorar 100% suas viagens em geral.

Andrea Lofiego

Ricardo, vc é perfeito! Não vou na esquina sem ler seus posts!
Brincadeira a parte... Obrigada por todas as dicas!
Abs

Maria Fossa
Maria FossaPermalinkResponder

Ótima maneira de explicar tudo. Só não entendi ainda o que são esses trens Frecciarossa. É mais uma opção que eu tenho? Por que devo (ou não escolher esse tipo de trem? Muitíssimo obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria! Trens Freccia são os mais velozes. Exigem reserva. Oferecem passagens promocionais quando compradas com antecedência.

Karina dubuc
Karina dubucPermalinkResponder

Fiz a compra de vários trechos e de fato foi bem assim. Quero ressaltar que não sei se foi um problema pontual mas por umas 3x o sistema caiu e deu erro após eu finalizar a compra toda e digitar código de segurança, senha do cartão e tb SMS para autorizar a transação. Cada vez que caia eu ligava no banco pra saber se havia efetivado a compra. Ainda bem que não. Mas fica a dica pq repeti o msm trecho umas 3x e poderia ter sido cobrado no cartão de crédito. Outra dica é que dependendo da bandeira do cartão precisa fazer um desbloqueio temporário de até 24h de duração pra comprar nesses sites de trens e ingressos em museus, que foi meu caso com bandeira Visa.

Fabio Freitas
Fabio FreitasPermalinkResponder

Olá A Bóia!
Primeiramente obrigado e parabéns pelas dicas.
Realizei a compra pelo site da Trenitatlia de dois trechos, e apenas em um deles consta o nome dos passageiros (eu e minha esposa). No primeiro trecho os nomes não foram carregados, e estão apenas com "--". Será que terei algum problema para embarcar?
Comprei a tarifa econômica e não consigo trocar os nomes através do site.

Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá Fabio! Não tem problema.

Carolina
CarolinaPermalinkResponder

Olá, Ricardo! Segui as suas dicas e consegui comprar as passagens sem problemas, para as diversas cidades que visitarei. Em dois trechos porém (Milão-Roma - por exemplo), quando recebi os e-mails da Trenitalia, notei uma observação ao lado dos assentos, desta forma: Carriage: 5; Place: 2A,2B (Mandatory reservation). Você sabe se é preciso validar os assentos antes da viagem ou algo assim? Obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, CArolina! Quem responde é A Bóia. Com passagem emitida pela internet não é preciso fazer nada.

Os trechos com assentos marcados automaticamente são os que têm reserva de assento obrigatória. A reserva já está incluída.

Maria Cristina

Olá Boia,
Você sabe dizer se, após a "abertura" das tarifas, elas podem ficar mais baratas?
Minha pergunta decorre do fato em que, no primeiro dia de"abertura", não apareceu nenhuma tarifa tão vantajosa se comparada com datas anteriores ainda disponíveis.
Grata.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Cristina! Se as tarifas promocionais ainda não apareceram, devem aparecer logo, continue monitorando.

Samantha
SamanthaPermalinkResponder

Amei esse post. Esta me ajudando muito. So fiquei com uma duvida. Irei com minha filha de 12 anos e meu filho de 7. Ele paga como criança, mas ela eu nao sei se é tarifa de adulto ou crianca. Pode me ajudar? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Samanta! Até 3 anos não paga passagem, mas tem que ser levado no colo. De 4 a 14 anos é "ragazzi".

Douglas
DouglasPermalinkResponder

Olá amigos...!

Não estou conseguindo de forma alguma escolher assento. A opção de escolha conforme indicado nas instruções acima, não aparece. Achei que isto fosse algo do site Rail Europe, ou até mesmo do "Tremitalia" (que não é o Trenitalia), mas não: também pelo site original, italiano (http://www.trenitalia.com/), não consegui acessar a opção de escolha de assento.

Vocês acham que eu terei algum problema para sentar na janela, caso a escolha aleatória do sistema não me coloque em tal posição? Meu trecho será Assis - Roma em uma segunda-feira em novembro. Pode sentar em qualquer assento que esteja livre ou eu teria algum tipo de problema?

Grande abraço
Douglas.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Douglas! É um trem regional. Não há a possibilidade de reserva de assento em trem regional.

Marcela
MarcelaPermalinkResponder

Olá Bóia,
Estou com uma duvida que não está me deixando comprar o meu trecho. Chego em Milão as 12h55 e preciso pegar um trem para roma termini. Qualhorario melhor para eu pegar este trem sem correr o risco de perde-lo? Outra duvida é em relação a passagem, estou no site da trenitalia e apareceu uma categoria speciale AV, com valor mais barato que a super economy, posso comprar esta, ou só é permitida para quem tem aqueles cartões especiais da trenitalia??
Socorro...kkkk

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcela! Esse é um dos problemas de comprar passagem aérea errada, e se tem uma coisa que a gente explica e re-explica e explica de novo é como não comprar passagem errada. Toda passagem que não te leva até o primeiro destino a efetivamente ser visitado é uma passagem sujeita a perrengues. Não há como determinar o tempo que você vai gastar na alfândega ou qual trem você vai conseguir pegar do aeroporto até a estação central. Se calcular um tempo justo, vai se estressar desde a saída do Brasil. Se comprar uma passagem de trem com intervalo seguro para não perder o próximo trem, se sujeita a mofar esperando na estação (e vamos lembrar que a estação de Milão não fica no centro histórico). Se comprar uma passagem descontada e perder o trem, vai precisar comprar outra passagem na hora, na tarifa cheia. A melhor solução nesses casos é dormir em Milão e sair no dia seguinte. A segunda melhor solução é comprar uma passagem para pelo menos 5 horas depois do horário previsto de chegada.

Speciale AV parece ser uma oferta normal, mas para mim não aparece o destino Roma. http://www.trenitalia.com/tcom/Offerte-e-servizi/Offerta-Speciale-AV

Veja como comprar a passagem certa para a próxima viagem:
http://www.viajenaviagem.com/2012/01/passagens-internacionais-como-evitar-o-erro-mais-comum

Marcela
MarcelaPermalinkResponder

Obrigada Bóia, na verdade ja tinha comprado a passagem antes de ler este post sobre as passagens, mas nas próximas viagens não cometerei o mesmo erro graças a voce! Em relação a dormir em milão ja me programei para ir ate roma neste primeiro momento para finalizar em milão e poder curtir o ultimo dia de viagem. Como este primeiro dia ja estava praticamente perdido devido a deslocamentos achei melhor proceder desta maneira, não sei se fiz certo mas como comprei a passagem errada achei a coisa mais certa a fazer. Vou comprar o trecho de trem com 5 horas de diferença da chegada então e terei que mofar na estação devido ao meu erro...kkkkk! Para mim aparece esta opção speciale AV, de milano centrale para roma termini as 18h, se é uma oferta normal vou tentar comprar esta!
Obrigada pelas dicas wink

Gisela
GiselaPermalinkResponder

Ricardo,

Estive na Itália em setembro - Roma, Florença, Veneza- por quase 1 mês. Quero dizer que usei muitas das informações que você escreve no seu blog: as viagens de trem, o Roma pass, entrar por Roma e voltar por Veneza, as viagens bate-volta a partir de Florença para Siena, Piza e Lucca, a dica de fazer reserva pela internet para ir no Vatcano e na Uffizi, enfim, foram inúmeras orientaçōes que ajudaram a fazer com que minha viagem fosse inesquecível. Parabéns pelo blog de altíssimo nível e super confiável. E obrigada pelas dicas. Espero que seja útil para outros viajantes.

Abraços

Gisela Campso

João Pedro
João PedroPermalinkResponder

Publicação 5 estrelas! Tudo muito bem explicado e simples de perceber.

De Portugal,
Abraços

Heytor
HeytorPermalinkResponder

Olá, em uma única compra no site da trenitalia.com comprei dois trechos; Milao-Florença e Florença-Roma, recebi ambos os ticktes via email em PDF, acontece que em apenas um ticket saiu o nomes dos passageiros, no outro ticket tem apenas dois tracinhos como estes > --
Mas em ambos oa tickets consta o PNR e o nome do comprador que no caso é minha irmã, a mesma também estará presente na viagem. Há algo de errado em não constar nossos nomes em um dos bilhetes? Grazie!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Heytor! É assim mesmo.

Rodrigo
RodrigoPermalinkResponder

Olá, tudo bem? Estarei chegando em Malpensa 12:50, dia 24/11.
Vou pegar o trem no aeroporto, para Verona Porta Nuova.
Devido ao tempo de imigração, você me sugere comprar o ticket com quanto tempo de antecedência?
Estou pensando em comprar a Base (mais cara) para não ter problemas de perder o valor da passagem, caso atrase por mala extraviada, imigração entre outros..

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rodrigo! Comprando numa tarifa flexível/reembolsável você consegue mudar a passagem na hora sem pagar multa. Comprando uma passagem para 5 horas depois do horário previsto de chegada do vôo, deve até sobrar um tempinho para um café na estação antes de subir no trem.

lucia yara
lucia yaraPermalinkResponder

olá. eu acabei de comprar minha passagem e não consta o numero do assento nem o PNR. deu algo errado? onde posso reservar o assento?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lucia! Deve ser um trem regional, sem reserva de assento.

Marcelo Menezes

Olá. Parabéns pelo site. Muito bom. Estou pra comprar minha passagem de Roma para Florença. Como estarei hospedado no Trastevere, você acha que posso comprar o trem saindo direto de lá ou devo comprar saindo do Termini?
Abraço

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcelo! Pode. O itinerário vai necessariamente envolver troca de trem em Roma Tiburtina.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Comentar novamente

Cancelar