Tela a tela: como comprar passagens de trem com desconto na Trenitalia

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Roma Termini

Está mais fácil comprar passagens de trem diretamente no site da Trenitalia, aproveitando as ofertas promocionais, sem pagar sobretaxas.

Provavelmente pressionada pela concorrência da cia. privada Italo, o site da Trenitalia agora está com um layout mais moderno, uma navegação mais fluida e mapas para reserva de assento nos trens Freccia e Intercity.

A adesão aos sistemas Verified by Visa/Mastercard SecureCode torna mais simples a aprovação das compras por cartões estrangeiros (se o seu cartão não faz parte do sistema, use o PayPal).

Antes de passar ao tela a tela, vou responder as perguntas que mais aparecem na caixa de comentários:

Perguntas freqüentes

Bye!

Com que antecedência dá para comprar as passagens de trem na Itália?

Os trechos dos trens Freccia e Intercity costumam ser postos à venda no sistema com 120 a 90 dias de antecedência da data. Quanto mais cedo você compra, maior a chance de encontrar as tarifas descontadas Super Economy e Economy. Quanto mais perto da data, mais raras vão ficando as ofertas, e você vai ter que se contentar com a tarifa cheia (Base).

Trechos Freccia/Intercity: 90 a 120 dias de antecedência

  • Turim-Milão-Bolonha-Florença-Roma-Nápoles-Salerno
  • Milão-Verona-Veneza
  • Veneza-Bolonha-Florença-Roma
  • Milão-Gênova
  • Milão-La Spezia
  • Gênova-Turim

Já trechos dos trens regionais (Regionali) só são vendidos a partir de 7 dias da viagem. A tarifa dos Regionali não varia. Você pode comprar no dia, que pagará o mesmo preço. Não há reserva de lugar. Os trens levam passageiros em pé. As viagens são curtas, têm muitas paradas, há muito sobe e desce de passageiros, você dificilmente vai passar a viagem inteira de pé.

Trechos Regionali: 7 dias de antecedência

  • Florença-Pisa (S. Rossore)-Lucca
  • Florença-Cortona-Assis
  • Florença-Poggibonsi (a San Gimignano)
  • Florença-La Spezia (a Cinque Terre)
  • Gênova-Monterosso
  • Tirano-Milão
  • Milão-Como

Fui me registrar, mas pedem endereço na Itália e número de contribuinte

O registro agora é somente para quer fazer um cartão Freccia, de viajante freqüente. Escolha a opção de comprar sem registrar-se. Mas certifique-se de informar o email corretamente; você vai receber informações importantes por ele.

É preciso validar o ticket comprado online?

Não. Suba no seu trem com o email de confirmação impresso. Quando o controlador passar, ele vai procurar o código PNR, vai digitar na sua e imprimir a passagem definitiva para você.

Caso você compre a passagem na bilheteria ou no autoatendimento, porém, vai precisar validar nos totens encontrados na cabeceira das plataformas.

Comprei mais de uma passagem, mas só o meu nome aparece. E agora?

É assim mesmo. É necessário apenas que o passageiro cujo nome aparece nas passagens esteja presente no grupo.

Errei a data/quero mudar a passagem. Como faço?

Cada tarifa tem suas regras. Remarcar passagens de tarifa super economy ou economy faz incorrer em multa e pagamento de diferença tarifária. Use o seu CP (codice di cambio di prenotazione, código de alteração de reserva) para modificar seu bilhete.

Como ir de trem a Siena?

O coração da Toscana não é servido por trens rápidos. O tramo de Siena é lento e muitas vezes requer baldeação. Tanto de Florença quanto de Roma o melhor é ir de ônibus. Os ônibus saem da rodoviária Tiburtina em Roma (junto à estação de trem Tiburtina) e da rodoviária ao lado da estação Santa Maria Novella (a principal) em Florença.

Qual a diferença entre comprar na Trenitalia, na Tremitalia e na Raileurope?

A Trenitalia é o site da cia. ferroviária italiana. Tremitalia é um representante brasileiro credenciado. Raileurope é uma associação entre as ferrovias francesa e suíça que distribui passagens de cias. da Europa inteira no exterior. Tanto Tremitalia quanto Raileurope cobram sobretaxas (que só aparecem na última página antes de completar a operação) para emitir as passagens; a vantagem dos dois está nos sites serem totalmente em português. Compare preços e vá até a última tela antes de fechar negócio para ver as sobretaxas.

Compare também com a Italo, a concorrente da Trenitalia que opera rotas entre Milão, Veneza, Bolonha, Florença, Nápoles, Salerno, Ancona, Pádua e Turim.

Falta só um mês, e os trechos de dezembro e janeiro não estão disponíveis!

No início de dezembro entram os horários de inverno. Esses horários demoram a entrar no sistema e ficar disponíveis para a venda. Continue pesquisando semanalmente (ou, se estiver muito perto, diariamente) até os trechos serem postos à venda.

Como comprar na Trenitalia, tela a tela

Trenitalia

1. Preencha o motor de busca

Trenitalia

A posição default do motor de busca agora é "tutti i treni", que engloba todas as opções de trem (Freccia, Intercity e Regionali). Caso você só esteja interessado nos trens de alta velocidade, selecione "solo Frecce" (somente os Frecce).

Ao escrever o nome da cidade, o site vai oferecer nomes de estações. Se não estiver seguro de qual estação escolher em alguma cidade, selecione a opção "tutte le stazioni".

As estações principais são: Milano Centrale, Venezia Santa Lucia, Firenze Santa Maria Novella, Roma Termini, Napoli Centrale, Genova Piazza Principe, Torino Porta Nuova, Bologna Centrale.

2. Página de resultados

Trenitalia

A página seguinte já vai trazer os horários e preços, e se os trens já abriram a venda. Eu pedi um trecho com 120 dias de antecedência, e como dá para ver nem todos os horários já estavam disponíveis.

3. Quer pesquisar outra data ou trecho?

Trenitalia

Basta modificar o que desejar no motor de busca do alto e clicar em "aggiorna" ("atualiza").

4. Nova página de resultados

Trenitalia

Troquei a data para 90 dias e todos os horários apareceram. Ou seja: se o horário que você quer não estiver disponível com 120 dias de antecedência, pesquise novamente uma vez por semana até o horário abrir vendas.

5. Escolha o trem

Trenitalia

"Scegli" quer dizer "escolhe". Escolhi o mais barato -- mas note que esse trem sai da estação Tiburtina, não da estação Termini.

6. Opções de tarifa

Trenitalia

Um menu drop-down vai aparecer com todas as opções de classe e tarifa. Surpresa: a tarifa mais em conta está na classe "Premium", que é mais confortável que a "Standard".

Veja que cada classe do trem (neste Freccia são 6: Standard, Premium, Business Salotino, Business Area Silenzio, Business e Executive) tem três tarifas: Base, Economy e Super Economy. As tarifas Super Economy e Economy terminam antes, evidentemente. Perto da data é provável que você só encontre a tarifa Base, mais cara.

Standard é a antiga segunda classe; Premium, segunda classe com assentos mais confortáveis; Business é a antiga primeira classe ("Business Salotino" é um compartimento fechado com 4 poltronas, próprio para famílias ou reuniões de negócios) e Executive é uma classe mais luxuosa que a antiga primeira classe.

8. Quer escolher assento?

Trenitalia

Caso queira escolher assento, assinale "Voglio scegliere il posto" (quero escolher o assento). Se não escolher, o sistema alocará um lugar aleatoriamente. O sistema é inteligente e designa assentos vizinhos para grupos de viajantes.

9. Confirme a escolha

Trenitalia

Vamos pros finalmentes...

10. Escolha o assento

Trenitalia

Tanto nos Frecce quanto nos InterCity, agora você escolhe o assento em mapas iguais aos que se encontram nos sites das cias. aéreas. (Este mapa não corresponde ao trem que eu reservei; esqueci de dar o print na hora, desculpem! Este mapa é de outra pesquisa.)

11. Vai comprar outros trechos?

Trenitalia

Na tela seguinte você já pode começar os procedimentos de pagamento. Mas se quiser comprar outros trechos e pagar tudo de uma vez só, clique no botão "Aggiunge viaggio" (adicione viagem). O site vai carregar um novo motor de busca.

12. Dispense o login

Trenitalia

Quando for a hora de pagar, escolha "prosseguo senza fare il login". Fazer o login é para quem tem a CartaFreccia, o cartão de fidelidade dos trens Frecce. Mas mesmo sem fazer login, você vai precisar escrever o nome, sobrenome (cognome), fornecer email e telefone (use 55, código do Brasil, antes do código da sua cidade e do número do telefone).

13. Escolha o meio de pagamento

12-escolhacartao

Se o seu cartão não for Verified by Visa nem tiver MasterCard SecureCode, não vai ser aceito. Neste caso, o melhor é escolher pagar por PayPal.

14. Não confunda nome com cognome

Trenitalia

E fácil: nome é nome, cognome é sobrenome. "Numero carta" é o número do cartão, "scadenza", a validade, e "codice di controllo" o código de segurança.

15. Não se espante com a tela de segurança

Trenitalia

Ué, o que a tela do banco está fazendo no meio dessa compra? Acostume-se com essa novidade: cada vez mais sites usam os sistemas Verified by Visa e MasterCard Secure Code, que agora requerem novas senhas ou códigos de token.

16. Aê!

Trenitalia

Deu certo mrgreen

17. Resumo da compra

Trenitalia

A tela seguinte trará o resumo da sua compra, com número do trem, data, horário, vagão (carozza) e assento (posto). Tem também um "codice di ricupero", um código para recuperar essas informações caso o seu recibo não chegue por email.

18. Email com recibo

Trenitalia

O email é importante! Só no email do recibo você encontrará o PNR, o número que você precisa informar ao controlador do trem quando vier conferir a sua passagem. Também constam do recibo o código de alteração da reserva (CP) e o número do bilhete.

E nos trens regionais?

Trenitalia

Trenitalia

Trenitalia

As diferenças são:

  • Os trechos só estão disponíveis com antecedência de 7 dias;
  • As passagens custam a mesma coisa se forem compradas na hora;
  • Não há reserva de assento

Buon viaggio!

Leia mais:

1112 comentários

Marcelo Galvão

Olá, Riq e Boia. Após a leitura do texto atualizado, faço a seguinte observação: o trecho Firenze S.M. Novella – La Spezia Centrale (Cinque Terre) pode ser comprado dentro do prazo de 60 dias ou mais. Conforme mencionei no meu comentário, comprei, com o AMEX, em 19-07 para 02-10, o trecho Firenze S.M. Novella – La Spezia Centrale (Cinque Terre) 1h 50 Trenitalia EUR 34,20. Ele foi dividido em dois trechos: Firenze - Pisa Centrale, trem regional veloz e Pisa Centrale - La Spezia Centrale , trem FrecciaBianca.

George
GeorgePermalinkResponder

Olá, sempre pego as dicas do site. Quanto as passagens de trem comprei pelo site tremitalia.com.br por ser em português, achei bem fácil, porém recebi um e-mail informando que a venda não foi concluída, mas o valor foi aprovado pelo meu cartão e já consta o débito da compra, o problema é que não consigo falar com a tremitalia nos contatos fornecidos, nem pelo e-mail e no telefone (11) 4872-9501 que apenas chama e não atende. Estou preocupado será que essa empresa é séria, alguém já teve uma experiência assim com a tremitalia, como resolveu?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, George! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

George, o principal conselho acho que você já entendeu. Comprar sempre diretamente pela página oficial da empresa, evitando as raileurope ou tremitalias da vida, com suas burocracias e gastos extras...

Roberto C. N. Filho

George, bom dia.
Resolveste o problema com o site, ocorreu o mesmo comigo e estou tendo o mesmo problema de contato.
abraços
RC

Lucidio.
Lucidio.PermalinkResponder

George, acabo de ter problema semelhante e espero ter conseguido reaver meu dinheiro. Meu caso: comprei 4 passagens (ou melhor, pensei ter comprado) Milano-Bern-Milano pelo preço promocional que aparece no site Trenitalia, categoria mini. Fiz isso logo no 2º dia de disponibilidade de venda para 03jan2016. Depois de tentar 3x com meu Mastercard, sem sucesso (nem as tentativas foram registradas pela operadora do cartão), uma amiga me emprestou seu Visa e concluí a transação, sendo o valor efetivamente transferido para a Trenitalia. Mas os vouchers não chegaram ao meu e-mail e nem apareceu o código da reserva ao término da transação. Liguei para lá ontem (01Out) e me disseram que a demora em receber os vouchers seria por eu ter utilizado o Google e não o Explorer e que dentro de 24 horas receberia os vouchers (era mentira). Hoje pela manhã, tive que fazer várias ligações para lá e muitas atendentes simplesmente desligaram na minha cara quando terminei de explicar o que houve, isso com toda a educação, após dizerem que simplesmente a compra não havia sido feita (Pasme!). muito insisti e acabei recebendo um telefonema de volta de uma outra operadora que teria tomado conhecimento do caso e foi sensível ao problema. Depois de fornecer em inglês os dados dos viajantes (nome e sobrenome) e os dados do cartão em que foi debitado o valor, como constatou que não havia sido efetivamente feita a reserva, ela informou que irei ser ressarcido "nos próximos dias" do valor pago. Custou para ser atendido e rezo para que seja ressarcido. Enquanto isso, tentei denovo comprar com o mesmo cartão e não consegui comprar denovo. Liguei novamente, umas duas vezes até conseguir operadora competente, e esta principiou a me vender as passagens que queria (POR TELEFONE). Mas aí veio a surpresa! O preço cobrado era mais caro que a oferta ( e eu estava com ela on-line aberta, embora ela me dissesse que não. Me perguntou o endereço que eu estava acessando e disse-me para acessar outro que anotei. Novamente acessei e caí no mesmíssmo site anterior. Isto é< estava certo e o preço era como eu dizia ser, inferior ao dela. Liguei novamente (isso sempre com operadoras diferentes) e depois de muita reclamação e inconformismo (PASME!!!) a operadora confessou-me que as promoções que aparecem no site da Trenitalia não são corretas. Isso mesmo! Não refletem a realidade do que é praticado. Logo, não é só propaganda enganosa. É também má fé! Pois aceitam o pagamento e não emitem os vouchers quando não querem, se o preço do site está errado. E continua errado pegando nós incautos de boa fé (SIMPLESMENTE ASSIM). Isso é inaceitável! Mas preciso comprar. Então, vou alongar meu tempo de aluguel de carro para não precisar comprar um dos percursos que faria de trem. Mas para outros dois terei que comprar (MAS NO SITE NUNCA). É enganação! Pode não ter sido até hoje. Mas, como vês, já somos pelo menos dois enganados. Conclusão: tente fazer a mesma via crucis que hoje fiz. Ligue insistentemente. Ainda que uma atendente não te atenda bem, ten te denovo que vai acabar dando certo e vc será ouvido. Mas, se não falar italiano ou inglês, esteja com alguém que fale bem para te ajudar. Você vai precisar. Descontando as duas ou três vezes que desligaram na minha cara, as atendentes são educadas. Amanhã com menos adrenalina no sangue vou comprar em inglês pelo telefone, cada passagem que preciso. O telefone deles é: 39 06 6847 5475. Boa sorte amigo!

Cris
CrisPermalinkResponder

Olá!

Quem já tinha se registrado no site da Trenitalia em 2011, mesmo com endereço no Brasil, continua com a possibilidade de fazer a compra no sistema o antigo login? Teoricamente, eu ainda me lembro da senha! smile

Quanto ao SecureCode Master Card, medo!! Meu cartão não é Itaú ou Bradesco (é a tosquice da CEF) sad

Em todo o caso, eu hoje mesmo comprei um trecho pela ÖBB, e na tela de finalização, aparentemente a página foi redirecionada para o esquema SecureCode MasterCard (eu gelei na hora), ficou girando um ícone circular por alguns 15 segundos, mas no final, tudo ok, finalizou a compra!!

Provavelmente eu usarei novamente o site da Trenitalia em janeiro de 2016, depois de cinco anos! Vamos orar para que funcione (no meu caso, se der encrenca será um caso raro de retrocesso, porque em 2011 eu consegui comprar na primeira tentativa! wink

Carmélia Cândida

Muito bom o post. Obrigada

Mariana
MarianaPermalinkResponder

Muito bom o passo a passo. Ajuda muito. Como sempre, o site facilitando a vida do viajante. Tenho uma dúvida. Eu comprei dois trechos para duas pessoas. Recebi os comprovante no e-mail. Tudo certo! Todavia, em um trecho só saiu o meu nome e no outro trecho saiu meu nome e do meu marido. Será que terei algum problema para embarcar? No bilhete consta que são dois passageiros, mas só apareceu um nome, o outro está em branco.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mariana! Não há problema.

Lucidio.
Lucidio.PermalinkResponder

Complementando a minha postagem, fiz a compra pelo site oficial da trenitalia. Não pelo preposto brasileiro. Contudo, pela semelhança de problemas, creio que se deve ao site oficial italiano. Mais uma vez, boa sorte!

Lucidio.
Lucidio.PermalinkResponder

Mais um detalhe: por incrível que pareça, todos os contatos para o call center da Trenitalia são pagos.

Lucidio.
Lucidio.PermalinkResponder

Estou reportando passo a passo o desenrolar do meu problema com a Trenitalia e cada vez me surpreendo mais. Infelizmente, a surpresa é negativa! Não queria que fosse... Ontem, voltei a entrar em contato com a Trenitalia, para comprar as passagens Milano-Bern-Milano por telefone. Atendimento em inglês. Gentilíssima atendente que tentava arranhar um português com muita vontade (ponto positivo). Consegui comprar apenas no Visa (mastercard dá erro). Fiquei de e-mail aberto enquanto comprava e somente encerrei a compra por telefone quando os vouchers chegaram ao meu e-mail. Mesmo assim, com um erro de grafia de uma letra em um dos nomes. Vi na hora e pedi para alterar. De lá me disseram que não conseguem (incrível). A própria funcionária que errou não tem meios para tal! Mas tranquilizou-me dizendo que somos em 4 e o sobrenome, junto com o código alfabético recebido serão nossas garantias (sem problema...). Levantei novamente a polêmica sobre o meu pagamento anterior sem a emissão das reservas que, passado o prazo dado de 5 dias ainda não foi devolvido. Disse-me, como a outra atendente, que o site da Trenitalia é péssimo e recebe diariamente incontáveis recamações sobre pagamentos concretizados sem a contrapartida da reserva. Mas que a contabilidade da empresa costuma detectar esses pagamentos e devolver em umas duas dezenas de dias. Difícil é agora saber se verei meus 152,00 euros de volta algum dia...

Lucidio.
Lucidio.PermalinkResponder

Caso tenha novidades sobre a minha desastrada relação on-line com a Trenitalia, voltarei a postar, no intuito de fornecer subsídios a quem tiver o mesmo problema. Ressalto que este blog é excelente, honestíssimo com seus leitores e me parece que esses problemas vem ocorrendo nos últimos meses deste ano, sem solução à vista pela empresa. Portanto recomendo fortemente que: COMPREM SOMENTE POR TELEFONE, PEÇAM ATENDENTE QUE FALE PORTUGUÊS, CASO HAJA. SE NÃO, ITALIANO OU INGLÊS. DEIXEM O E-MAIL ABERTO ENQUANTO COMPRAM E SÓ TERMINEM A COMPRA APÓS CONFERIREM O RECEBIMENTO E A EXATIDÃO DOS VOUCHERS. USEM VISA E REZEM PARA DAR CERTO (NEM SEMPRE O VISA DEU, MAS O MASTERCARD NUNCA - ERRO 998 - FALTA DE COMUNICAÇÃO ENTRE O ESTABELECIMENTO E A OPERADORA DE CRÉDITO). Espero estar ajudando meus parceiros de idioma português, que acessam este imparcial e utilíssimo blog. Obrigado!

Lucidio.
Lucidio.PermalinkResponder

Infelizmente, tenho nova postagem negativa e grave hoje: Como disse anteriormente, acabei por comprar por telefone. Meu cartão mastercard dava erro e tive que comprar com o Visa de uma amiga e deu certo, apesar de tudo. Acabo de conferir hoje (2º dia depois) que foi debitado em ambos os cartões: no meu e no dela. No meu, está pendente de confirmação. Mas a despesa está lá! Que pesadelo comprar com a TRENITALIA!!!!!! A pior companhia que já me atendeu!!!!!!

Lucidio.
Lucidio.PermalinkResponder

ÓTIMAS NOTÍCIAS: 1ª- A Trenitalia finalmente restituiu o valor cobrado (152,00 euros) da primeira compra (01 out), sem a devida emissão das passagens, com o Visa da minha amiga. 2ª- Amanhã é o último dia que tem a Trenitalia, junto à operadora de crédito, para confirmar a compra com pagamento em duplicidade, no meu Mastercard (07 out) e no Visa da minha amiga. Se não se apropriarem do valor até lá, apenas o valor cobrado no Visa será efetivamente pago. ISTO RESOLVE TODAS AS PENDÊNCIAS com a Trenitalia. Contudo, não paga o aborrecimento, tempo e telefonemas (pagos) gastos na minha via cruscis. Se amanhã ficar confirmado o último prognóstico, encerro por aqui a minha novela. Cada um que leve destes episódios o melhor ensinamento. Obrigado!

Vitor Cesar
Vitor CesarPermalinkResponder

Grande Ricardo.
Gostaria de agradecer e parabenizar seu trabalho, dando dicas importantes de como comprar passagens de trem pela internet..
Fiz a compra seguindo suas dicas, que foi concluída com sucesso!
Durante a compra, vi pequenas alterações no site de compra, mas nada que causasse dificuldades!...
Ricardo, mais uma vez obrigado!... Grande abraço: Vitor Morgado - RJ

Leticia
LeticiaPermalinkResponder

Acabei de comprar passagens direto no site da TRENITALIA para os trechos Veneza - Florença e Florença - Roma, em Janeiro 2016. Deu tudo certinho, inclusive a reserva de assentos. O site realmente pede comunicação com o banco, bem seguro, utilizei o cartão Visa. Abçs

Jamile
JamilePermalinkResponder

Ola, estou olhando o site e para todas as datas que coloco aparece um carrinho com um circulo e um risco no meio...isso significa que não tem passagem porque foi vendida todas ou porque ainda não abriu...

Estou tentando comprar passagem para visitar Verona. Vou estar em Milão e gostaria de passar o dia la.

Seria possível comprar este trecho na bilheteria ou caixa automático da trenitalia ? Estava pensando em comprar com 1 ou 2 dias de antecedência... morro de medo de comprar via internet.. sou muito atrapalhada e tenho medo de fazer errado.

Alguém, por favor, me ajudaria com estas duvidas...

Chego em Milão no dia 27/dez e pretendo ir para Verona no dia 28 ou 29 de dez.

Um abraco e obrigada
Jamile

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jamile! Os horários de trem na Itália mudam no começo de dezembro. Ainda não devem ter entrado no sistema. Todo ano acontece isso, veja perguntas anteriores.

Jamile
JamilePermalinkResponder

Obrigada !

Filomena
FilomenaPermalinkResponder

Olá! Estou aproveitando bastante suas dicas. São muito uteis!
Eu comprei passagens de trem para vários trechos dentro da Itália ( diretamente no site da Trenitalia e sem problemas) e na compra do último me distrair. Na hora do pagamento coloquei meu nome igual ao impresso no cartão de crédito, ou seja, Só o primeiro nome e o último sobrenome.
Embora durante o processo tenha preenchido com o meu no nome completo, o bilhete foi emitido só com meu primeiro nome e último sobrenome.
Pergunta...Eu terei problemas com isso na hora de embarcar? O nome impresso no bilhete não será exatamente igual ao que está no passaporte.
Obrigada
Filomena

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Filomena! Não há problema absolutamente nenhum.

Filomena
FilomenaPermalinkResponder

Muito obrigada!
Abraço

Leticia
LeticiaPermalinkResponder

Oi!! Comprei passagens para ir com a minha mãe num bate volta de Roma para Nápoles amanhã. Precisamos levar os passaportes?
Pergunto, porque as pessoas sempre falam para deixarmos os passaportes guardados, pra não correr o risco de perder!

Tomara que dê tempo de responder...
Muito obrigada!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Letícia! Leve seu RG para qualquer identificação. Deixe o passaporte sempre no cofre do hotel.

Christine
ChristinePermalinkResponder

Obrigada pelo excelente post!!
Tenho uma dúvida com relação a bagagem, pois viajo semana que vem e estou preocupada com isso....
Viajarei no Frecciabianca e Regionale e gostaria de saber como carregar uma mala de médio porte nesses trens, pois acho que ela não cabe no compartimento acima do banco. No mapa de assentos do Frecciabianca ou do Frecciargento (não tenho certeza), vi que existe um assento único no início e no final do vagão onde parece haver um espaço vazio ao lado..você sabe se é possível carregar a mala ali ao meu lado?? Se possível, pode me indicar os melhores assentos para fazer desta forma?? E no Regionale?? Como faço??
Obrigada!!!!
Christine

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Christine! Há gradis na entrada dos vagões com capacidade para várias malas e, às vezes, vãos entre assentos posicionados de costas um para o outro, onde é possível enfiar uma ou duas malas.

Christine
ChristinePermalinkResponder

Obrigada pela dica!!

Pedro
PedroPermalinkResponder

Olá, estarei na Itália no começo de março do próximo ano, muito boas suas dicas, estão me ajudando bastante. Agora referente as tarifas MINI, minha dúvida é com quanta antecedência devo procurar, para ter maior probabilidade de achar 1 ou 2 meses antes ou agora nessas semanas já? E será que ainda consigo achar tarifas assim?
PS:Comprei há umas 2 semanas passagens entre Veneza e Milão para o fim de Março em tarifa mini de 9 euros por passageiro, sem problemas quanto o cartão smile.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Pedro! Normalmente estão disponíveis com 90 dias de antecedência. Algumas com 120 dias. Só dá para saber pesquisando.

Christine
ChristinePermalinkResponder

Olá, bom dia!
Tenho uma outra dúvida: vou comprar passagem de Milão para Merano, com 2 trocas de trem. Preciso validar o bilhete a cada troca de trem??
Obrigada!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Christine! Apenas se forem bilhetes diferentes. Se a passagem for Milão-Merano num bilhete só especificando as conexões, só é necessário validar uma vez. E-tickets não precisam ser validados.

Christine
ChristinePermalinkResponder

Obrigada mesmo!!
Abraços!!

Christine
ChristinePermalinkResponder

Desculpe, esqueci de perguntar uma coisa...
Vou comprar o bilhete pelo site da Trenitalia e vou imprimir. Quando chegar na estação, preciso fazer a troca desse bilhete ??
Obrigada de novo!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Christine! Não precisa. Se precisasse a gente avisava no texto... E eu acabei de responder para você que e-tickets não precisam sequer ser validados.

Christine
ChristinePermalinkResponder

Obrigada!!

Elizabeth
ElizabethPermalinkResponder

Muito fácil seguir o passo a passo, para compra no site oficial Trenitalia. Mas , diante dos comentários negativos, desisti da compra on line .
É fácil comprar passagens em Firenze, Stazione Santa Maria Novella / Fiumicino Aeroporto, ou corro o risco de não encontrar as passagens.
Desde já agradeço a resposta.
Elizabeth

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Elizabeth! Um leitor encontrou dificuldades. Mas o seu cartão de crédito está ligado aos sistemas Verified by Visa ou MasterCard SecureCode, sua compra será feita sem dor de cabeça.

http://www.viajenaviagem.com/2015/11/como-funcionam-verified-by-visa-mastercard-securecode-dicas

Comprar nas estações não é difícil, mas você não encontrará, com pouca antecedência, preços descontados em trens de alta velocidade.

Ricardo Branco

Olá, tudo bom? Estou precisando de uma ajuda, estou planejando minha próxima viagem a Itália para o ano que vem (maio / 2016) e estou com uma dúvida para fazer as reservas de trens, percebi que pelos sites dos representantes Tremitalia e Raileurope é necessário pagar sobretaxas de serviços, então gostaria de saber se no site da Trenitalia cia. ferroviária (http://www.trenitalia.com/) também tem que pagar alguma taxa para a compra das passagens com antecedência?
Desde já agradeço a ajuda. Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ricardo! Comprando direto não há sobretaxas. Provavelmente, porém, os trechos de maio só estejam disponíveis no site oficial (e com preços descontados) com 120 a 90 dias de antecedência.

Adriana Ferraz

Olá Bóia,
Irei comprar vários trechos para 3 adultos no período de 02/02 a 07/02, praticamente um por dia,kkk Bolonha/Veneza/Verona/Brescia/Bergamo/Tirano/Milão
Não estou ainda certa dos horários. Senão Comprar agora os preços aumentaram muito?E para trocar o horário para o mesmo dia de um ticket já comprado tem alguma multa ou se tiver lugar disponível eles trocam sem custo adicional?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Adriana! Quando alguém não está certo do roteiro e dos horários, é sinal de que está planejando uma viagem com mais paradas do que o perfeitamente factível. Você ri agora, kkkk, mas o que vai acontecer na prática é que gastará muito para ficar metade da viagem em procedimentos de deslocamento, que não são nada divertidos.

De todo modo, aí vão as informações que você pede.

Passagens descontadas de trens de alta e média velocidade (Freccia, Intercity) valem apenas para um trem específico; qualquer mudança incorre em multa e/ou pagamento de diferença tarifária. Apenas passagens em tarifa cheia permitem trocas de horário. Trens "regionali", de baixa velocidade, têm passagens válidas pelo dia inteiro para que foram compradas.

Oswaldo Muller de Tarso Pizza

Muito bom o artigo. Estou indo para Itália daqui 10 dias e seus comentários me ajudaram a formalizar uma viagem mais tranquila para um casal apreciadores de vinho. Poderei viajar de trem, tomar vinhos e não ter preocupação alguma com o carro. Após várias análises, cheguei ao denominador que a viagem de trem, pelo menos na Itália, seria mais barato. Já viajei de trem por outros cantos da Europa, comprando através de Eurorail. Nunca tive problemas com sobretaxas, pois não eram tão salgadas (agora ainda temos o câmbio). Mas agora, comprando direto da Cia, dá uma bela diferença. Fiquei com medo de comprar pelo site "tremitalia.com.br". Me pareceu fake, embora tenha falado ser credenciado brasileiro. Procurei os registros e vi que se trata de uma empresa sediada em Barcelona. Na dúvida, optei por seguir com a Cia ferroviária.

Lilian
LilianPermalinkResponder

Olá Ricardo, meus roteiros sempre são baseados no seu blog! Me tira uma dúvida?
Queria comprar pass porque não queria marcar horário, mas só consegui orçar no raileurope. Tentei no Trenitalia, mas parece que precisa morar na Italia... Ou eu não entendi? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lilian! Quem responde é A Bóia. Não compre passes de trem, sobretudo para a Itália. Os trens de alta velocidade precisam ser reservados de qualquer modo, têm disponibilidade limitada e requerem suplementos caros para portadores de passes. Já os trens regionais são baratíssimos e não compensam o passe. Quem "não quer marcar horário", pela nossa experiência, está planejando uma viagem infactível (ou não está planejando o suficiente).

Os únicos passes que compensam são os passes internos da Suíça e da Alemanha, que são países onde não é preciso ter reserva para subir nos trens. São também os únicos que podem ser comprados nos sites das suas cias. ferroviárias. Os outros, todos desvantajosos, só são vendidos pela Raileurope mesmo.

Marco Aurelio
Marco AurelioPermalinkResponder

Já assisti vários videos seus. Acabei virando seu fã. As explicações nos videos são claras e pelo seu jeito de explicar, fica muito gostoso de assistir.
Mas eu tenho uma dúvida que não achei ainda uma explicação. É quanto a viagem noturna de trem de Paris para Roma. Como fica a questão das malas se forem mais de uma e com um tamanho médio para grande cada uma? Aonde levá-las? Parece não ser seguro deixar em um lugar onde outros passageiros têm acesso e a gente não pega nenhum tichet que deixou a mala neste compartimento.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marco Aurélio! Quem responde é A Bóia. Desrecomendamos vivamente viagens noturnas de trem. A economia da diária do hotel é ilusória; para ficar bem acomodado no trem, você pagará caro. A sua mala provavelmente vai ficar longe a noite inteira, no gradil externo às cabines, no vão da passagem de todos os passageiros. Não existe compartimento para malas. É uma noite estressante e maldormida. Veja o nosso vídeo sobre as 5 dicas top que o Ricardo Freire dá para viajantes na Europa: não cair na roubada de dormir no trem é uma delas.

https://www.youtube.com/watch?v=PqhwATP9shU

Antonio Ilson
Antonio IlsonPermalinkResponder

Somente uma dúvida em relação as tarifas da Trenitalia para crianças (bambini). No site informa que para os trens nacionais o desconto para crianças (Bambini) até 14 anos é de 50% sobre a tarifa base. Os trens velozes Freccia independente do trecho são considerados como trens nacionais? Pergunto isto pois o desconto de 50% para os trens regionais são para crianças até 12 anos não completos e não quero ter algum contratempo quando da minha viagem a Itália caso eu compre alguma passagem utilizando a tarifa errada. Agradeço antecipadamente pela atenção dispensada e pelas excelentes matérias do blog.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Antonio! Ao comprar a passagem, você indicará a idade dos passageiros, e será cobrada a tarifa correta.

Shirley Mariano da Costa Sanchez

Olá! Preciso muito esclarecer uma dúvida para não comprar errado. A expressão ragazzi se relaciona com os jovens até 17 anos? Ou trata-se de crianças?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Shirley! Tem um "i" do lado da palavra ragazzi. Clique ali e você verá que se trata de passageiros de 4 a 14 anos.

Marcelo Caiak
Marcelo CaiakPermalinkResponder

Olá, excelente dica! Só uma observação. Me parece que agora é obrigatório o registro, o que inviabiliza a compra online. Vocês podem chegar essa informação? Obrigado!!

RAFAELA
RAFAELAPermalinkResponder

Ola, estou comprando passagem para dois adultos e 01 crianca de 1 ano.
Preciso pagar 50% da passagem tambem?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rafaela! Crianças até 4 anos viajando no mesmo assento que adultos não pagam passagem.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Comentar novamente

Cancelar