Tela a tela: como comprar passagens de trem com desconto na Trenitalia

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Roma Termini

Está mais fácil comprar passagens de trem diretamente no site da Trenitalia, aproveitando as ofertas promocionais, sem pagar sobretaxas.

Provavelmente pressionada pela concorrência da cia. privada Italo, o site da Trenitalia agora está com um layout mais moderno, uma navegação mais fluida e mapas para reserva de assento nos trens Freccia e Intercity.

A adesão aos sistemas Verified by Visa/Mastercard SecureCode torna mais simples a aprovação das compras por cartões estrangeiros (se o seu cartão não faz parte do sistema, use o PayPal).

Antes de passar ao tela a tela, vou responder as perguntas que mais aparecem na caixa de comentários:

Perguntas freqüentes

Bye!

Com que antecedência dá para comprar as passagens de trem na Itália?

Os trechos dos trens Freccia e Intercity costumam ser postos à venda no sistema com 120 a 90 dias de antecedência da data. Quanto mais cedo você compra, maior a chance de encontrar as tarifas descontadas Super Economy e Economy. Quanto mais perto da data, mais raras vão ficando as ofertas, e você vai ter que se contentar com a tarifa cheia (Base).

Trechos Freccia/Intercity: 90 a 120 dias de antecedência

  • Turim-Milão-Bolonha-Florença-Roma-Nápoles-Salerno
  • Milão-Verona-Veneza
  • Veneza-Bolonha-Florença-Roma
  • Milão-Gênova
  • Milão-La Spezia
  • Gênova-Turim

Já trechos dos trens regionais (Regionali) só são vendidos a partir de 7 dias da viagem. A tarifa dos Regionali não varia. Você pode comprar no dia, que pagará o mesmo preço. Não há reserva de lugar. Os trens levam passageiros em pé. As viagens são curtas, têm muitas paradas, há muito sobe e desce de passageiros, você dificilmente vai passar a viagem inteira de pé.

Trechos Regionali: 7 dias de antecedência

  • Florença-Pisa (S. Rossore)-Lucca
  • Florença-Cortona-Assis
  • Florença-Poggibonsi (a San Gimignano)
  • Florença-La Spezia (a Cinque Terre)
  • Gênova-Monterosso
  • Tirano-Milão
  • Milão-Como

Fui me registrar, mas pedem endereço na Itália e número de contribuinte

O registro agora é somente para quer fazer um cartão Freccia, de viajante freqüente. Escolha a opção de comprar sem registrar-se. Mas certifique-se de informar o email corretamente; você vai receber informações importantes por ele.

É preciso validar o ticket comprado online?

Não. Suba no seu trem com o email de confirmação impresso. Quando o controlador passar, ele vai procurar o código PNR, vai digitar na sua e imprimir a passagem definitiva para você.

Caso você compre a passagem na bilheteria ou no autoatendimento, porém, vai precisar validar nos totens encontrados na cabeceira das plataformas.

Comprei mais de uma passagem, mas só o meu nome aparece. E agora?

É assim mesmo. É necessário apenas que o passageiro cujo nome aparece nas passagens esteja presente no grupo.

Errei a data/quero mudar a passagem. Como faço?

Cada tarifa tem suas regras. Remarcar passagens de tarifa super economy ou economy faz incorrer em multa e pagamento de diferença tarifária. Use o seu CP (codice di cambio di prenotazione, código de alteração de reserva) para modificar seu bilhete.

Como ir de trem a Siena?

O coração da Toscana não é servido por trens rápidos. O tramo de Siena é lento e muitas vezes requer baldeação. Tanto de Florença quanto de Roma o melhor é ir de ônibus. Os ônibus saem da rodoviária Tiburtina em Roma (junto à estação de trem Tiburtina) e da rodoviária ao lado da estação Santa Maria Novella (a principal) em Florença.

Qual a diferença entre comprar na Trenitalia, na Tremitalia e na Raileurope?

A Trenitalia é o site da cia. ferroviária italiana. Tremitalia é um representante brasileiro credenciado. Raileurope é uma associação entre as ferrovias francesa e suíça que distribui passagens de cias. da Europa inteira no exterior. Tanto Tremitalia quanto Raileurope cobram sobretaxas (que só aparecem na última página antes de completar a operação) para emitir as passagens; a vantagem dos dois está nos sites serem totalmente em português. Compare preços e vá até a última tela antes de fechar negócio para ver as sobretaxas.

Compare também com a Italo, a concorrente da Trenitalia que opera rotas entre Milão, Veneza, Bolonha, Florença, Nápoles, Salerno, Ancona, Pádua e Turim.

Falta só um mês, e os trechos de dezembro e janeiro não estão disponíveis!

No início de dezembro entram os horários de inverno. Esses horários demoram a entrar no sistema e ficar disponíveis para a venda. Continue pesquisando semanalmente (ou, se estiver muito perto, diariamente) até os trechos serem postos à venda.

Como comprar na Trenitalia, tela a tela

Trenitalia

1. Preencha o motor de busca

Trenitalia

A posição default do motor de busca agora é "tutti i treni", que engloba todas as opções de trem (Freccia, Intercity e Regionali). Caso você só esteja interessado nos trens de alta velocidade, selecione "solo Frecce" (somente os Frecce).

Ao escrever o nome da cidade, o site vai oferecer nomes de estações. Se não estiver seguro de qual estação escolher em alguma cidade, selecione a opção "tutte le stazioni".

As estações principais são: Milano Centrale, Venezia Santa Lucia, Firenze Santa Maria Novella, Roma Termini, Napoli Centrale, Genova Piazza Principe, Torino Porta Nuova, Bologna Centrale.

2. Página de resultados

Trenitalia

A página seguinte já vai trazer os horários e preços, e se os trens já abriram a venda. Eu pedi um trecho com 120 dias de antecedência, e como dá para ver nem todos os horários já estavam disponíveis.

3. Quer pesquisar outra data ou trecho?

Trenitalia

Basta modificar o que desejar no motor de busca do alto e clicar em "aggiorna" ("atualiza").

4. Nova página de resultados

Trenitalia

Troquei a data para 90 dias e todos os horários apareceram. Ou seja: se o horário que você quer não estiver disponível com 120 dias de antecedência, pesquise novamente uma vez por semana até o horário abrir vendas.

5. Escolha o trem

Trenitalia

"Scegli" quer dizer "escolhe". Escolhi o mais barato -- mas note que esse trem sai da estação Tiburtina, não da estação Termini.

6. Opções de tarifa

Trenitalia

Um menu drop-down vai aparecer com todas as opções de classe e tarifa. Surpresa: a tarifa mais em conta está na classe "Premium", que é mais confortável que a "Standard".

Veja que cada classe do trem (neste Freccia são 6: Standard, Premium, Business Salotino, Business Area Silenzio, Business e Executive) tem três tarifas: Base, Economy e Super Economy. As tarifas Super Economy e Economy terminam antes, evidentemente. Perto da data é provável que você só encontre a tarifa Base, mais cara.

Standard é a antiga segunda classe; Premium, segunda classe com assentos mais confortáveis; Business é a antiga primeira classe ("Business Salotino" é um compartimento fechado com 4 poltronas, próprio para famílias ou reuniões de negócios) e Executive é uma classe mais luxuosa que a antiga primeira classe.

8. Quer escolher assento?

Trenitalia

Caso queira escolher assento, assinale "Voglio scegliere il posto" (quero escolher o assento). Se não escolher, o sistema alocará um lugar aleatoriamente. O sistema é inteligente e designa assentos vizinhos para grupos de viajantes.

9. Confirme a escolha

Trenitalia

Vamos pros finalmentes...

10. Escolha o assento

Trenitalia

Tanto nos Frecce quanto nos InterCity, agora você escolhe o assento em mapas iguais aos que se encontram nos sites das cias. aéreas. (Este mapa não corresponde ao trem que eu reservei; esqueci de dar o print na hora, desculpem! Este mapa é de outra pesquisa.)

11. Vai comprar outros trechos?

Trenitalia

Na tela seguinte você já pode começar os procedimentos de pagamento. Mas se quiser comprar outros trechos e pagar tudo de uma vez só, clique no botão "Aggiunge viaggio" (adicione viagem). O site vai carregar um novo motor de busca.

12. Dispense o login

Trenitalia

Quando for a hora de pagar, escolha "prosseguo senza fare il login". Fazer o login é para quem tem a CartaFreccia, o cartão de fidelidade dos trens Frecce. Mas mesmo sem fazer login, você vai precisar escrever o nome, sobrenome (cognome), fornecer email e telefone (use 55, código do Brasil, antes do código da sua cidade e do número do telefone).

13. Escolha o meio de pagamento

12-escolhacartao

Se o seu cartão não for Verified by Visa nem tiver MasterCard SecureCode, não vai ser aceito. Neste caso, o melhor é escolher pagar por PayPal.

14. Não confunda nome com cognome

Trenitalia

E fácil: nome é nome, cognome é sobrenome. "Numero carta" é o número do cartão, "scadenza", a validade, e "codice di controllo" o código de segurança.

15. Não se espante com a tela de segurança

Trenitalia

Ué, o que a tela do banco está fazendo no meio dessa compra? Acostume-se com essa novidade: cada vez mais sites usam os sistemas Verified by Visa e MasterCard Secure Code, que agora requerem novas senhas ou códigos de token.

16. Aê!

Trenitalia

Deu certo mrgreen

17. Resumo da compra

Trenitalia

A tela seguinte trará o resumo da sua compra, com número do trem, data, horário, vagão (carozza) e assento (posto). Tem também um "codice di ricupero", um código para recuperar essas informações caso o seu recibo não chegue por email.

18. Email com recibo

Trenitalia

O email é importante! Só no email do recibo você encontrará o PNR, o número que você precisa informar ao controlador do trem quando vier conferir a sua passagem. Também constam do recibo o código de alteração da reserva (CP) e o número do bilhete.

E nos trens regionais?

Trenitalia

Trenitalia

Trenitalia

As diferenças são:

  • Os trechos só estão disponíveis com antecedência de 7 dias;
  • As passagens custam a mesma coisa se forem compradas na hora;
  • Não há reserva de assento

Buon viaggio!

Leia mais:

1055 comentários

Sammya
SammyaPermalinkResponder

Olá! Boa tarde!
Eu não consigo me cadastrar no site da trenitalia pq eles pedem um endereço italiano! como vc fez ? pode me ajudar ? preciso comprar esses trens!! eu vi pelo site do rail europe, mas tem uma taxa de 30 euros por passagem!! é isso mesmo ?
Aguardo sua resposta!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sammya! Não há mais necessidade de se cadastrar. O cadastro agora é só para fazer o cartão fidelidade, que é exclusivo para moradores da Itália. Compre sem fazer cadastro, não haverá nenhum problema.

Sammya
SammyaPermalinkResponder

OI!!!! Muito obrigada! consegui comprar os tickets! E como faço na hora de embarcar ? tenho que valiar ? apresento os tickets impressos aonde ? É tranquilo ? Obg!!!!

Rejane Camargo

Oi, eu tentei comprar hj passagens no site da Trenitála e ele pede a autenticação, não deixa continuar a operação, como vc fez Sammya?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rejane! Deve ser a senha do seu cartão.

Lorena
LorenaPermalinkResponder

Olá, boa noite!
Gostaria de saber se é preciso fazer um check in para embarcar na trenitalia e se temos que chegar com bastante antecedência na estação.
Obrigada e aguardo retorno!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lorena! Não haverá check-in. Mas chegue com meia hora de antecedência na estação para localizar sua plataforma e seu vagão. Caso o trem parta da estação, estará liberado para embarque entre 15 a 10 minutos antes do horário. Quanto antes você subir, mais fácil será encontrar um bom lugar para a bagagem.

Luiz Bernardi
Luiz BernardiPermalinkResponder

Estou tentando comprar uma passagem de trem na Trenitalia de Vicenza a Geova, mas não aparece nenhum trem disponivel, estranho.
Será que não fazem este percurso??

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luiz! Selecione a alternativa Tutti i treni. Há uma baldeação em Milão, a viagem dura entre 3h40 e 4h10.

Maria Luisa
Maria LuisaPermalinkResponder

Olá, bom dia!
vou viajar pra Itália no dia 24 e faz alguns dias que estou vendo as passagens de trem, mas estou com uma dúvida enorme.... olhei em vários blogs e alguns disseram que a passagem teria que chegar em casa e isso precisaria do prazo ( que eu não tenho) e vi em seu blog e em outros que chega no email e não precisa disso ( assim como passagem de avião). Queria saber bem claro se realmente é só pelo email e se não vou ter problemas, pois quero muito oomprar a passagem pelo site, mas tenho medo de que se for enviado por email não dê tempo. obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Luisa! A confirmação de compra dos tíquetes da Trenitália chegam por e-mail. Escolha a opção "Ticketless".

MYLENA
MYLENAPermalinkResponder

Olá! Estou tentando comprar passagem de Milão para Florença e Florença para Roma, mas toda vez que tento ele dá o aviso "Any one of the data entered is not valid". Eu já chequei várias vezes e a data está certa. Você sabe como resolver isso?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mylena! Os trechos ficam disponíveis entre 120 e 90 dias antes da data.

José carlos barreto jr

Penso em sair de Pádova com destino ao Lago di Garda, e ficaremos dois dias. Quero alugar um carro, pois retornarei à Padova após as duas diárias. O que me recomenda fazer para aproveitar ao máximo a região desse lago?
Obrigado.

Patrícia Costa

Boa tarde. Eu tenho que comprar vários trecho e queria comprar todos de uma vez, mas não vejo opção no site para comprar outras passagens antes de concluir o pagamento. Como eu faço? Obrigada pelas dicas!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Patrícia! Antigamente havia essa possibilidade. O Ricardo Freire ainda não atualizou este post, por isso vamos ficar devendo a informação.

Fabricio
FabricioPermalinkResponder

Ricardo, amoooo seu site! Só dicas bacanas!
Uma dúvida: montei minha viagem para Italia assim:
04 noites em Roma
04 noites em Florença (bate e volta: 1 dia em Pisa e 1 dia em Assis)
01 noite em Verona
02 noites em Veneza
03 noites em Milão
O que acha?
Muito obrigado desde já!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fabricio! Quem responde é A Bóia. Faça de Verona um pit stop entre Veneza e Milão, deixando as malas na estação. Ponha a noite de Verona em Veneza.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/veneza
http://www.viajenaviagem.com/florenca
http://www.viajenaviagem.com/roma
http://www.viajenaviagem.com/milao

Matheus Cavalcanti

Boa tarde, Ricardo, quanto as bagagens, posso levar quantas? Abs

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mateus! Quantas você conseguir carregar.

Viaje com uma mala M (65 cm em pé) e uma bolsa. Mais do que isso, carregar e acomodar será um inferno.

robson
robsonPermalinkResponder

Olá Ricardo!
Tem um site em português "tremitalia.com.br", que se intitula o site oficial da trenitalia no Brasil. É seguro (e mais fácil )comprar lá?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Robson! Parece que é um concessonário oficial, sim. Compare os preços dos dois sites para ver se vale a pena comprar em português.

robson
robsonPermalinkResponder

Obrigado! Se é oficial eu já fico mais tranquilo!!!!
A diferença de preços não é mto significativa...

Antonio Jr
Antonio JrPermalinkResponder

Olá Robson, estou com a mesma dúvida/preocupação. Chegou a comprar no site português. Aguardo o retorno.

Marcus
MarcusPermalinkResponder

Antônio Jr, Robson, Ricardo e quem mais puder ajudar. Esse site www.tremitalia.com.br é confiável mesmo?
Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcus! Quem responde é A Bóia. Ainda não apareceu nenhuma reclamação por aqui.

Camila
CamilaPermalinkResponder

Olá,

Estou tentando comprar um trecho de pisa para la spezia, o site me apresenta os horários, me dá as opçoes de compra, mas quando começo o pagamento ele diz que " Any one of the data entered is not valid". Voce saberia me explicar o porque ?Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Camila! Porque o trem é regional/lento e só vende passagens com uma semana de antecedência.

sergio ferreira

eu contactei por telefone a Tremitalia, e eles deram-me orçamento para os bilhetes de Roma para Veneza - 65 eur + 8 eur despesa de reserva.
Se eu comprar no site fica mais barato?

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Sergio, compre direto nos sites. Tanto na Trenitalia como na Italotreno o bilhete Roma - Veneza custa a partir de 29 Euros.

Ricardo
RicardoPermalinkResponder

Boa noite, estou tentando comprar um trecho de Roma - Pisa pela Trenitalia, mas quando vou efetuar o pagamento pelo PayPal, da a seguinte mensagem: "Error code :998 Dear customer, due to some malfunction of the system transaction is unsuccessful. The amount eventually charged will be refunded. Please try again later." Já tentei várias vezes e nada, tentei pelo cartão de crédito também, fiz todo o procedimento e não vai. Sabe me informar porque e se tem alguma outra forma de comprar os bilhetes?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ricardo! Pisa está numa linha regional, com passagens disponíveis apenas na semana da viagem. Compre Roma-Florença a partir de 120 dias de antecedência.

Ricardo
RicardoPermalinkResponder

Muito obrigado pela observação! Como estava disponivel para compra no site, nem imaginei que existia essa limitação. E eu consegui comprar agora um outro trecho que precisava: Pisa/Milão. Mas agora vou precisar ficar ligado para não esquecer de comprar na semana o trecho Roma/Pisa, já que vou estar mochilando pela Espanha uma semana antes. =)

Obrigado!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ricardo! A viagem Roma-Pisa inclui Roma-Florença, que é de alta velocidade. Compre o trecho Roma-Florença com a maior antecedência possível, ou pagará muito caro na hora.

Dyacuy Penha
Dyacuy PenhaPermalinkResponder

Olá!
Há alguma diferença em comprar pela tremitalia.com.br e pelo site oficial da trenitalia.com.
Obrigada!
Dyacuy

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Dyacuy! Tremitalia é um representante no Brasil e cobra uma pequena taxa. Compare os preços dos trechos nos dois sites para ver se vale a pena.

Antonio carlos

Oi pessoal
Preciso de ajuda. Estou querendo comprar varios trechos na Trenitáia.Alguém sabe se ainda se pode fazer isso numa compra única, ou é preciso comprar os trechos um a um gerando várias compras ? No site antigo era possível, e no site novo?
Obrigado pela ajuda.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Antonio Carlos! Também é possível comprar vários trechos. Clique em "Nuovo viaggio" no resumo da compra para adicionar uma nova viagem.

Cristiane
CristianePermalinkResponder

Tentei comprar no site oficial mas ao final da operação pede a senha do meu cartão, isso é normal? Vcs compram sempre assim e nunca tiveram problemas?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cristiane! Alguns sites agora pedem.

Vitor
VitorPermalinkResponder

Boa noite! Primeiramente, obrigado pelas dias.
Agora, tenho uma dúvida: Consegui comprar passagens para o trecho Roma-Florença para minha família sem precisar me registrar no site. Tentei comprar uam segunda vez e o site não permite comprar sem se registrar... Estranho... O problema é que para se registrar precisa ter endereço na Itália. O que faço? Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vitor! Você deve ter clicado em algo que não devia. Atualmente o site só pede registro para quem quer fazer o cartão fidelidade da cia.

Ro
RoPermalinkResponder

Oi
estou tentando comprar as passagens no site da trenitalia, mas depois de todo o processo que segui (de vcs) da uma msn pedindo para inserir o dispositivo de segurança do meu bco (token itau), o pessoal do bco não sabe sobre esse tipo de procedimento em nenhum site. alguém sabe me dizer se é seguro.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ro! O que pedem é a senha do seu cartão. É um procedimento comum.

Ro
RoPermalinkResponder

Oi Bóia
consegui ver na central do bco. Realmente é o cod. do itoken, alguns sites estão pedindo agora.
abs

Julia Sampaio
Julia SampaioPermalinkResponder

Oi Ricardo! Ótimo post! Vou viajar em outubro com a família e queria tirar uma dúvida. Quanto tempo antes eu posso comprar as passagens? Pois algumas que já tentei diz que tem que ser até 7 dias antes da data.
Super Obrigada!!
Julia

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Julia! Como já respondemos um pouco acima, os trechos ficam disponíveis entre 120 e 90 dias antes da data. Já o trem regional/lento, só vende passagens com uma semana de antecedência.

Glacy
GlacyPermalinkResponder

Tenho ja cruzeiro comprado saindo de Veneza dia 04/07 chego em Veneza dia 01/07 quero fazer o melhor roteiro em veneza, depois quero ir de trem para Roma aonde passo 5 noites quero suas sugestoes para os melhores passeios
Muito obrigada. Glacy

Marilia Milhomem Pereira

Olá! Muito explicativo seu post, ótimo!
Tenho dúvidas em relação à bagagem em viagens de trem. Existe espaço reservado para malas? Levarei uma mala correspondente a 18 dias de viagem e me preocupo se quando fizer os trechos de trem conseguirei levá-la sem problemas.

Obrigada! =)

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marilia! Nos vagões dos trens existem grades, junto às portas, onde as malas são guardadas. Você é quem guarda a sua própria mala, então é importante viajar leve. Mais dicas: http://www.viajenaviagem.com/2011/07/vai-por-mim-trem-na-europa

Marilia Milhomem Pereira

Obrigada pelo Help! =D

eleuza rossitto

oi boa noite, vou viajar em 10 de março e pretendo ir de milão a veneza de trem,é necessáriol comprar com antecedência ou posso deixar pra comprar na hora?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eleuza! Na hora você compra oela tarifa cheia. Compre com 90 dias de antecedência para pagar barato.

eleuza rossitto

boa noite
acabo de levar um susto, estou tentando comprar passagens milão - veneza 11-03 e florença - roma 16-03 e para meu espanto não tem passagem disponivel, será que é isso mesmo ou tem algum problema no site. e o que fazer alugar um carro seria opção ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eleuza!

Tá cheio de passagem, e ainda tem passagem barata. Pesquise com os nomes Milano, Venezia, Firenze e Roma.

Tânia Maria Granzotto

Olá, comprei passagens de trem para alguns trajetos na Itália e a minha dúvida é se são trens de alta velocidade em que não precisa validar o bilhete antes de embarcar. Os trens são: intercity, frecciarossa e frecciargento. Vocês saberiam informar se para esses trens necessita validar o bilhete nas máquinas?
A outra dúvida é se tem guarda-volume na Estação Términi de Roma e como é a tradução disso. Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tânia. O guarda-volume se chama deposito bagagli e existe em todas as grandes estações. Passagens emitidas online não precisam ser validadas antes de subir ao trem. Leve o recibo impresso.

Tânia Maria Granzotto

Muito obrigada pelas informações, amei esse site.

Claudia
ClaudiaPermalinkResponder

Olá!!
Estou tentando comprar no site oficial da Trenitalia uma viagem de Lugano (Suíça) para Florença, mas lá no final do site tem uma opção que só permite continuar a compra se eu clicar nela, mas pelo que eu entendi essa é uma opção para retirar o ticket somente nas estações italianas (“Withdraw your ticket from a Self-Service machines on the Italian territory”) e estou preocupada pois vou sair da Suíça e estaremos em 5 pessoas...
Podem me ajudar?
Obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Claudia! Você entendeu direito. Tente comprar na cia. suíça, http://www.sbb.ch/en .

Tânia Maria Granzotto

Vou chegar à Itália com meu marido dia 01/04 as 18:00hs e parto dia 06/04 (domingo) de manhã, na semana do feriado de Páscoa. Como posso montar meu roteiro de 04 dias da melhor forma? Não sei o que estará fechado em Roma nestes dias. Será que em tão pouco tempo cabe um bate/volta até Pompéia? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tânia!

Veja o que acontece na Páscoa na Itália:
http://www.viajenaviagem.com/2012/02/aviso-aos-viajantes-os-feriados-de-pascoa-no-exterior

Claudia
ClaudiaPermalinkResponder

Olá!
Estou acessando o site da Trenitália para comprar o trecho Milão x Florença, mas quando seleciono a opção escolher assento, o site vai direto para a página de cadastro, onde só quem for cidadão italiano consegue fazê-lo. Porém se escolho o trecho e não seleciono a opção de escolha de assento, o site segue o seu carminho sem pedir qualquer cadastro. Acho que eles deram uma reformulada no site, pois agora você pode escolher imprimir o bilhete online.

Obrigada!

Neuza
NeuzaPermalinkResponder

Boa tarde, Claúdia! Tente novamente marcar seu assento. O site, hoje,voltou a aceitar a marcação de assento antes do pagamento. Tem uma caixa escrito "Voglio scegliere il posto", que fica acima da palavra continua, em vermelho. Marque e será direcionada à escolha do assento.Após, será direcionada ao pagamento. Clique em "Proseguo senza fare il login", preencha os campos e pague. Espero ter ajudado. Boa sorte e boa viagem!

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Oi Claudia. Em todos os trens Freccia (e também na Italotreno), como a reserva é obrigatória, se você não escolher um assento específico o sistema vai escolher um pra você. E segundo a minha experiência, são sempre assentos adequados para a quantidade de pessoas viajando, não tenho reclamações. Em quanto ao bilhete online, já existem há alguns anos. Sorte!

Antonio carlos

Olá pessoal
Comprei o trecho Florença Lugana (Suiça) mas não tinha a opção ticketless. Só para retirar nas máquinas automáticas. O primeiro trecho Florença/Millão é o Frescia rossa , o trem rápido, mas o trecho Milão/lugano é o trem Intercity. Recebi por email o bilhete Florença/Milão(igual ao da foto do Ricardo) mas não o de Milão a Lugano. Acho que terei que retirar só o segundo trecho na máquina.
Será que é isto? Estou em dúvida. Se puderem ajudar agradeço.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Antonio! Use a máquina em Florença e já emitirá todos os tickets que forem necessários!

Joyce
JoycePermalinkResponder

Bom dia, estou ha 3 dias tentnto comprar passagem na trenitalia no trem Intercitynotte 1911,sempre o mesmo erro depous que escolhe assento, me parece que eles não vendem essas passagens, parece que eles so mostrarm como é o caso da d-bahn. Nesse caso quem é o "dono" da Intercitynotte
1911? Quem opera esses trens ?

priscila capel

Olá!! Viajo para Itália dia 13/04, e realizei a compra de várias passagens de trem com meu cartão de crédito. Ontem perdi o meu cartão de crédito e fiquei em pânico qdo li nos comentários que o fiscal pede o comprovante da compra enviado pela internet e o cartão que foi usado na compra... Vcs tem alguma idéia do que posso fazer?
Muito obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Priscila! Leve outro cartão de crédito com o mesmo nome, conte sua história e torça para tudo dar certo.

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Relax, Priscila. Os fiscais dos trens italianos só exigem a impressão da passagem, ou o código PNR no celular. Muito raramente um documento de identidade. Mas nunca vi na Itália um fiscal pedir, além disso, o cartão de crédito usado na compra.

robson
robsonPermalinkResponder

Olá Ricardo!! Parabéns pelo site!!!
Estou tentando fazer uma compra de passagem de Florença para Sta Marguerite Lígure, via La Spezia (um trecho Frecciabianca e um trecho regionale) e, apesar de me disponibilizar os horários e o preenchimento dos formulários, quando vou efetuar o pagamento, retorna o código de erro “938”... já fiz comprar para outros trechos, mas somente nesse não consigo finalizar! Por gentileza, help!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Robson! Quem responde é A Bóia. Trechos regionais só são compráveis online com 7 dias de antecedência.

robson
robsonPermalinkResponder

Olá Bóia! Grato pela atenção! Os trens frecciabianca também tem essa restrição? Tentei comprar apenas o trecho parcial (excluindo o trem regionale), abrangido por esse trem, e também não deu certo...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Robson! Não tem não. Deve então ter algum problema com o seu cartão e o servidor da Trenitalia. Já tentou com outro navegador ou outro cartão?

Iuri
IuriPermalinkResponder

Site espetacular!

ao tentar me cadastrar, aparece um campo "codice fiscale" nos dados pessoais. O campo é obrigatório. O que coloco? grato

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Iuri! Não é mais preciso se cadastrar. O cadastro é só para fazer o cartão fidelidade, exclusivo de residentes.

Lilian pasi
Lilian pasiPermalinkResponder

Olá Ricardo!
O site da Trenitália em Português cobra uma taxa de serviço de 10 euros para cada compra/trecho. Você sabe me informar se essa taxa também existe no site oficial?
Muito obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lilian! Quem responde é A Bóia. Não, os sites das cias. na Europa não cobram taxa de conveniência.

Georgia
GeorgiaPermalinkResponder

Bóia, preciso comprar um trecho Siena - Veneza Mestre para maio. Siena-Florença é regional e estou pensando em comprar agora o trecho Florença- Veneza e deixar pra comprar 1 semana antes o regional. Minha dúvida é o que acontece se o meu trem regional atrasar e eu perder o trem Florença-Veneza. Posso embarcar no próximo ou tenho que comprar outro bilhete na hora? Alguma sugestão?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Georgia! De Siena a Florença o melhor é ir de ônibus. Compre com uma de intervalo entre a chegada e a partida do trem.

Fabíola
FabíolaPermalinkResponder

Boa noite, Bóia! Estou pensando em comprar Milão a Turim, bate e volta, no dia 02/06, para ver o santo sudário. Só consegui horário para a visitação às 19h30. Descobri que a agenda está lotada no dia porque é feriado. Trem é a melhor opção? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fabíola! Na ida você consegue ir de trem rápido em 50 minutos, mas para voltar, a partir das 20h, só há trens regionais, que levam 1h40. Os últimos horários no sentido Turim-Milão são 22h06 e 23h06.

Milena
MilenaPermalinkResponder

Bóia, estou precisando de ajuda!! Comprei duas passagens pela Trenitalia ontem pelo site sem me cadastrar, já que não tenho endereço na Italia, e até agora não recebi o email com os bilhetes. Estou muito preocupada. O cartão já autorizou a compra e está apenas aguardando a confirmação da empresa. O que eu poderia fazer? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Milena! Você pode sustar a transação junto ao seu cartão (já que não foi completada) e tentar de novo com outro cartão.

Milena
MilenaPermalinkResponder

Obrigada, Bóia. Liguei para o cartão e ainda não consigo cancelar porque a compra estáppendente de autorização por parte da Trenitalia. Só depois disso conseguirei pedir qq cancelamento. Você por acaso conhece algum email de contato com a Trenitalia? Obrigada

Soraya valsirolli

Oi! Comprei um trecho e imprimi, minha dúvida é: só consta um nome na impressão, mas aparece 2 passageiros, preciso trocar em algum lugar por tickets individuais? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Soraya! Não precisa, é assim mesmo.

natalia
nataliaPermalinkResponder

Desculpe, não havia visto a opção de comprar sem login... Consegui comprar!
Obrigada mais uma vez!

Carmélio
CarmélioPermalinkResponder

Olá! "Enfrentei" (como disse o comandante) o site da Trenitalia hoje. Foram repetidas e frustradas tentativas... na hora de pagar com o cartão de crédito o site italiano direcionava a navegação para o Banco do Brasil (nunca tinha visto isso antes) e tudo empacava... Eis que notei (depois de sei lá quantas tentativas) a opção de pagamento via PayPal. Funcionou de primeira. Comprei as passagens Florença-Veneza e Veneza-Milão e imediatamente recebi o email com a confirmação da compra e o pdf com as passagens em si, lugares marcados, tudo certo. Fica como dica para quem também vier a "enfrentar" o mesmo problema.

Não usa o PayPal? Dá uma lida aqui http://www.viajenaviagem.com/2009/04/paypal-abra-sua-conta-antes-que-voce-precise-dela

Marcelo Galvão

Acho que o meu comentário de 2 de julho caiu no "poço".

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcelo! Em 2 de julho você comentou apenas no post da Última Ceia de Milão, e foi aprovado smile

Marcelo Galvão

Olá, Boia. No dia 2 de julho, comentei acerca do que o Carmélio mencionou. Infelizmente, não salvei, mas relaxe. Disse, resumidamente, em relação ao BB e à situação descrita, que você deve instalar o módulo de segurança no seu computador, confirmar a senha da internet nas máquinas de autoatendimento e, quanto à verificação dos cartões, quando o banco remete, por meio do smartphone, uma senha para você utilizá-la no momento da compra, deve solicitar ao seu gerente de relacionamento esta ferramenta. Obrigado pelo retorno.

Marcelo Galvão

Olá, Riq e Boia. Comprei, agora, os seguintes trechos:
Milano Centrale – Verona Porta Nuova 1h 22 Trenitalia EUR 18.
Verona Porta Nuova – Venezia Santa Lucia 1h 11 Trenitalia EUR 23.
Venezia Santa Lucia – Firenze S.M. Novella 2h 05 Italo EUR 42. Na Trenitalia estava EUR 68. Pena que o Italo não atua, ainda, em todas ou nas principais estações.
Firenze S.M. Novella – La Spezia Centrale (Cinque Terre) 1h 50 Trenitalia EUR 34,20.
La Spezia Centrale – Roma Termini 3h 46 Trenitalia EUR 38.
Como você disse, vale a pena comprar antecipado. 5 bons trechos, por pessoa, para setembro, EUR 77,60. Você pode usar as três bandeiras (Visa, Master e AMEX) sem problemas. O AMEX segue o procedimento padrão (número do cartão e código de segurança). Os outros dois levam para o ambiente do banco como um procedimento adicional de segurança.
O meu resumo do que encontrei no site. Na Trenitalia, as tarifas estão, basicamente, divididas por: BASE, ECONOMY e SUPERECONOMY. De forma simples, foi este o caminho: Tutti i Treni > Andata (definido o período) > Cerca > Continua (após escolher a hora e o valor, e marcar a reserva de assento – Voglio scegliere il posto) > Conferma (após escolher o assento) > Aggiungi viaggio (se quiser adicionar outro trecho). Para finalizar a compra: Autenticazione > Proseguo Senza fare il login > preencher Nome, Cognome, e-mail e telefono (55 xx xxxxxxxxx) > Sono anche un passegero del viaggio > e os dados do cartão > Continua, e a compra é finalizada. No final, aparece uma tela com o resumo do que foi comprado (Riepilogo). O envio dos tíquetes (arquivo PDF) por e-mail é imediato.
Na Trenitalia, após marcar os assentos, surge um reloginho que conta nove minutos para concretizar a compra, o que perturba o juízo de qualquer um!! Caso você queira vários trechos, para facilitar, pesquise antes e monte um roteiro de compras. Riq , mais uma vez, muito obrigado pelas dicas. Boia e Riq, este post, também, ajudou bastante: http://www.keviagem.com/2013/05/como-comprar-passagens-de-trem-na-italia/

Carolina
CarolinaPermalinkResponder

Bóia, preciso de ajuda, estou com uma dúvida que ninguém consegue explicar: fazendo o bate e volta de Florença para Cortona e Arezzo, preciso comprar duas passagens entre o trecho Arezzo - Cortona ou posso usar a mesma? Seria assim: Florença - Arezzo (descemos na cidade) - pegamos trem até Cortona. O trajeto pode ser feito com o mesmo ticket já validado? Devo comprar duas passagens separadas: Florença - Arezzo e Arezzo - Cortona?

Obrigada!

Carolina.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carolina! A viagem é feita em trens regionais, sem necessidade de reserva. Você pode comprar Florença-Cortona e descer em Arezzo, sim. A passagem valerá por todo o dia para o qual foi emitida. (Mas você vai precisar de outra passagem pra volta, claro.)

Rafael
RafaelPermalinkResponder

Olá meu caro, eu tive um pequeno problema.. comprei a passagem para o dia errado, estarei em Termini dia 08/08 para pegar o trêm às 15:35 com destino a Ancona onde descerei e pegarei outro para Fermo.
Mas ai ocorreu o problema, comprei para o dia 09 por um lapso.... vi que existe uma opção para trocar no site, mas fica muito mais caro, compensaria eu compra outra passagem ou tentar trocar lá no dia?
Acha arriscado chegar lá e tentar trocar? pois sei que no dia 08 sai um trem na mesma hora exatamente.
Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rafael! Cada passagem tem suas regras tarifárias; comprar uma passagem promocional de trem é igual a comprar uma passagem promocional de avião. Tem multa e pagamento de diferença tarifária ao modificar. Eles não vão mudar as regras só porque você vai estar lá pessoalmente. E quanto mais perto da data, mais cara a nova passagem vai ficar.

Andre L.
Andre L.PermalinkResponder

Se vc comprou bilhete promocional, ele é como uma passagem aérea - atrelado ao dia, hora e trem específicos. Não há jeitinho nesse caso.

Denise
DenisePermalinkResponder

Muito úteis suas dicas, estou usando várias. Em setembro vou de Roma a Florença de trem e vc saberia me dizer se para o pagamento eles aceitam o cartão pré pago de débito (bandeira Master) ou tenho q comprar com cartao de credito somente ? Eu li (em italiano) q poderia mas fiquei em dúvida... Vc pode me ajudar nessa questão ? Obrigada !

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Denise! Teoricamente aceitam. Mas muita gente reclama de não conseguir usar o pré-pago na internet.

Gisele
GiselePermalinkResponder

Codice di errore: 9007. Assim iniciou a minha experiência de compra com a Trenitalia. Acabo de tentar comprar passagens de trem para garantir o preço promocional, tudo certo nas etapas do banco (sms, verificação), até chegar na tela final e aparecer este código de erro. Simultaneamente o banco informa por sms que a compra foi efetuada com sucesso. Nenhum e-mail recebido e nada de bilhetes. Como não fiz o cadastro para a compra, não tenho como verificar. Enviei um e-mail para a Trenitalia, seguindo as orientações em uma resposta postada anteriormente aqui no Viajenaviagem, informei o ocorrido e vamos ver o que acontece. Ou será que temos alguma outra opção?

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Comentar novamente

Cancelar