Tela a tela: como comprar passagens de trem com desconto na Trenitalia

  • 0
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Roma Termini

Está mais fácil comprar passagens de trem diretamente no site da Trenitalia, aproveitando as ofertas promocionais, sem pagar sobretaxas.

Provavelmente pressionada pela concorrência da cia. privada Italo, o site da Trenitalia agora está com um layout mais moderno, uma navegação mais fluida e mapas para reserva de assento nos trens Freccia e Intercity.

A adesão aos sistemas Verified by Visa/Mastercard SecureCode torna mais simples a aprovação das compras por cartões estrangeiros (se o seu cartão não faz parte do sistema, use o PayPal).

Antes de passar ao tela a tela, vou responder as perguntas que mais aparecem na caixa de comentários:

Perguntas freqüentes

Bye!

Com que antecedência dá para comprar as passagens de trem na Itália?

Os trechos dos trens Freccia e Intercity costumam ser postos à venda no sistema com 120 a 90 dias de antecedência da data. Quanto mais cedo você compra, maior a chance de encontrar as tarifas descontadas Super Economy e Economy. Quanto mais perto da data, mais raras vão ficando as ofertas, e você vai ter que se contentar com a tarifa cheia (Base).

Trechos Freccia/Intercity: 90 a 120 dias de antecedência

  • Turim-Milão-Bolonha-Florença-Roma-Nápoles-Salerno
  • Milão-Verona-Veneza
  • Veneza-Bolonha-Florença-Roma
  • Milão-Gênova
  • Milão-La Spezia
  • Gênova-Turim

Já trechos dos trens regionais (Regionali) só são vendidos a partir de 7 dias da viagem. A tarifa dos Regionali não varia. Você pode comprar no dia, que pagará o mesmo preço. Não há reserva de lugar. Os trens levam passageiros em pé. As viagens são curtas, têm muitas paradas, há muito sobe e desce de passageiros, você dificilmente vai passar a viagem inteira de pé.

Trechos Regionali: 7 dias de antecedência

  • Florença-Pisa (S. Rossore)-Lucca
  • Florença-Cortona-Assis
  • Florença-Poggibonsi (a San Gimignano)
  • Florença-La Spezia (a Cinque Terre)
  • Gênova-Monterosso
  • Tirano-Milão
  • Milão-Como

Fui me registrar, mas pedem endereço na Itália e número de contribuinte

O registro agora é somente para quer fazer um cartão Freccia, de viajante freqüente. Escolha a opção de comprar sem registrar-se. Mas certifique-se de informar o email corretamente; você vai receber informações importantes por ele.

É preciso validar o ticket comprado online?

Não. Suba no seu trem com o email de confirmação impresso. Quando o controlador passar, ele vai procurar o código PNR, vai digitar na sua e imprimir a passagem definitiva para você.

Caso você compre a passagem na bilheteria ou no autoatendimento, porém, vai precisar validar nos totens encontrados na cabeceira das plataformas.

Comprei mais de uma passagem, mas só o meu nome aparece. E agora?

É assim mesmo. É necessário apenas que o passageiro cujo nome aparece nas passagens esteja presente no grupo.

Errei a data/quero mudar a passagem. Como faço?

Cada tarifa tem suas regras. Remarcar passagens de tarifa super economy ou economy faz incorrer em multa e pagamento de diferença tarifária. Use o seu CP (codice di cambio di prenotazione, código de alteração de reserva) para modificar seu bilhete.

Como ir de trem a Siena?

O coração da Toscana não é servido por trens rápidos. O tramo de Siena é lento e muitas vezes requer baldeação. Tanto de Florença quanto de Roma o melhor é ir de ônibus. Os ônibus saem da rodoviária Tiburtina em Roma (junto à estação de trem Tiburtina) e da rodoviária ao lado da estação Santa Maria Novella (a principal) em Florença.

Qual a diferença entre comprar na Trenitalia, na Tremitalia e na Raileurope?

A Trenitalia é o site da cia. ferroviária italiana. Tremitalia é um representante brasileiro credenciado. Raileurope é uma associação entre as ferrovias francesa e suíça que distribui passagens de cias. da Europa inteira no exterior. Tanto Tremitalia quanto Raileurope cobram sobretaxas (que só aparecem na última página antes de completar a operação) para emitir as passagens; a vantagem dos dois está nos sites serem totalmente em português. Compare preços e vá até a última tela antes de fechar negócio para ver as sobretaxas.

Compare também com a Italo, a concorrente da Trenitalia que opera rotas entre Milão, Veneza, Bolonha, Florença, Nápoles, Salerno, Ancona, Pádua e Turim.

Falta só um mês, e os trechos de dezembro e janeiro não estão disponíveis!

No início de dezembro entram os horários de inverno. Esses horários demoram a entrar no sistema e ficar disponíveis para a venda. Continue pesquisando semanalmente (ou, se estiver muito perto, diariamente) até os trechos serem postos à venda.

Como comprar na Trenitalia, tela a tela

Trenitalia

1. Preencha o motor de busca

Trenitalia

A posição default do motor de busca agora é "tutti i treni", que engloba todas as opções de trem (Freccia, Intercity e Regionali). Caso você só esteja interessado nos trens de alta velocidade, selecione "solo Frecce" (somente os Frecce).

Ao escrever o nome da cidade, o site vai oferecer nomes de estações. Se não estiver seguro de qual estação escolher em alguma cidade, selecione a opção "tutte le stazioni".

As estações principais são: Milano Centrale, Venezia Santa Lucia, Firenze Santa Maria Novella, Roma Termini, Napoli Centrale, Genova Piazza Principe, Torino Porta Nuova, Bologna Centrale.

2. Página de resultados

Trenitalia

A página seguinte já vai trazer os horários e preços, e se os trens já abriram a venda. Eu pedi um trecho com 120 dias de antecedência, e como dá para ver nem todos os horários já estavam disponíveis.

3. Quer pesquisar outra data ou trecho?

Trenitalia

Basta modificar o que desejar no motor de busca do alto e clicar em "aggiorna" ("atualiza").

4. Nova página de resultados

Trenitalia

Troquei a data para 90 dias e todos os horários apareceram. Ou seja: se o horário que você quer não estiver disponível com 120 dias de antecedência, pesquise novamente uma vez por semana até o horário abrir vendas.

5. Escolha o trem

Trenitalia

"Scegli" quer dizer "escolhe". Escolhi o mais barato -- mas note que esse trem sai da estação Tiburtina, não da estação Termini.

6. Opções de tarifa

Trenitalia

Um menu drop-down vai aparecer com todas as opções de classe e tarifa. Surpresa: a tarifa mais em conta está na classe "Premium", que é mais confortável que a "Standard".

Veja que cada classe do trem (neste Freccia são 6: Standard, Premium, Business Salotino, Business Area Silenzio, Business e Executive) tem três tarifas: Base, Economy e Super Economy. As tarifas Super Economy e Economy terminam antes, evidentemente. Perto da data é provável que você só encontre a tarifa Base, mais cara.

Standard é a antiga segunda classe; Premium, segunda classe com assentos mais confortáveis; Business é a antiga primeira classe ("Business Salotino" é um compartimento fechado com 4 poltronas, próprio para famílias ou reuniões de negócios) e Executive é uma classe mais luxuosa que a antiga primeira classe.

8. Quer escolher assento?

Trenitalia

Caso queira escolher assento, assinale "Voglio scegliere il posto" (quero escolher o assento). Se não escolher, o sistema alocará um lugar aleatoriamente. O sistema é inteligente e designa assentos vizinhos para grupos de viajantes.

9. Confirme a escolha

Trenitalia

Vamos pros finalmentes...

10. Escolha o assento

Trenitalia

Tanto nos Frecce quanto nos InterCity, agora você escolhe o assento em mapas iguais aos que se encontram nos sites das cias. aéreas. (Este mapa não corresponde ao trem que eu reservei; esqueci de dar o print na hora, desculpem! Este mapa é de outra pesquisa.)

11. Vai comprar outros trechos?

Trenitalia

Na tela seguinte você já pode começar os procedimentos de pagamento. Mas se quiser comprar outros trechos e pagar tudo de uma vez só, clique no botão "Aggiunge viaggio" (adicione viagem). O site vai carregar um novo motor de busca.

12. Dispense o login

Trenitalia

Quando for a hora de pagar, escolha "prosseguo senza fare il login". Fazer o login é para quem tem a CartaFreccia, o cartão de fidelidade dos trens Frecce. Mas mesmo sem fazer login, você vai precisar escrever o nome, sobrenome (cognome), fornecer email e telefone (use 55, código do Brasil, antes do código da sua cidade e do número do telefone).

13. Escolha o meio de pagamento

12-escolhacartao

Se o seu cartão não for Verified by Visa nem tiver MasterCard SecureCode, não vai ser aceito. Neste caso, o melhor é escolher pagar por PayPal.

14. Não confunda nome com cognome

Trenitalia

E fácil: nome é nome, cognome é sobrenome. "Numero carta" é o número do cartão, "scadenza", a validade, e "codice di controllo" o código de segurança.

15. Não se espante com a tela de segurança

Trenitalia

Ué, o que a tela do banco está fazendo no meio dessa compra? Acostume-se com essa novidade: cada vez mais sites usam os sistemas Verified by Visa e MasterCard Secure Code, que agora requerem novas senhas ou códigos de token.

16. Aê!

Trenitalia

Deu certo mrgreen

17. Resumo da compra

Trenitalia

A tela seguinte trará o resumo da sua compra, com número do trem, data, horário, vagão (carozza) e assento (posto). Tem também um "codice di ricupero", um código para recuperar essas informações caso o seu recibo não chegue por email.

18. Email com recibo

Trenitalia

O email é importante! Só no email do recibo você encontrará o PNR, o número que você precisa informar ao controlador do trem quando vier conferir a sua passagem. Também constam do recibo o código de alteração da reserva (CP) e o número do bilhete.

E nos trens regionais?

Trenitalia

Trenitalia

Trenitalia

As diferenças são:

  • Os trechos só estão disponíveis com antecedência de 7 dias;
  • As passagens custam a mesma coisa se forem compradas na hora;
  • Não há reserva de assento

Buon viaggio!

Leia mais:

1242 comentários

Silvia
SilviaPermalinkResponder

Olá, adoro este site.
Somos um grupo de 6 pessoas e vou comprar todos os trens. No site da Trenitalia só aparece "até 5". Tem algum modo de fazer uma compra só para os 6 ou vou ter que efetuar duas? Posso fazer duas compras no meu nome?
Agradeço!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Silvia! Estando no grupo ao pegar o trem, pode fazer as duas compras no seu nome, sim.

tati
tatiPermalinkResponder

Olá! Um conselho antes de sair comprando trem para todos os lugares de uma olhada no flixbus (ônibus). Lembre trem não espera, trem tem dois degraus que são horríveis para subir com mala, se está com mala grande é MUITO RUIM subir no trem. Tem vários lugares que o trem é só uma hora ou igual o trem, sem contar que em vários países como Portugal, Espanha e Itália que vários destinos o ônibus é quase metade do preço, então pense bem nos pos e contras antes de comprar.

Marcelo
MarceloPermalinkResponder

Olá! Peço uma ajuda! Efetuei a compra de 3 trechos no site da Trenitalia de uma só vez, adicionando viagem. Ao final, preenchi meus dados como passageiro e comprador e o da minha noiva como passageira tb. Tudo ok até receber os cartões de embarque em que consta nosso nome como passageiro apenas no último trecho. Os dois primeiros trechos não aparece nome de passageiro algum, apenas o meu como comprador. O bilhete não permite alterações nos dados dos passageiros. Posso ser impedido de embarcar? Agradeço desde já a atenção.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcelo! Está tudo certo.

Flavia Nascimento

Olá, tudo bem?
Adoro o blog de vocês!!
Gostaria de tirar uma dúvida por gentileza, vi que há um site da Trenitalia do Brasil (https://www.tremitalia.com.br/) todo em Português e com as tarifas em reais.
Achei ótimo, mas como li aqui que o site era em Italiano fiquei na dúvida.
Podem me esclarecer se é confiável?
Muito obrigada, Flavia.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Flavia! É um revendedor autorizado e cobra sobretaxa de emissão. Verifique se oferece as mesmas tarifas promocionais do site italiano para os trechos que você procura.

Gustavo Girardello

Olá Boia, viajo com minha esposa em Dezembro e uma duvida esta me matando!!

Faremos um Stop-over em Paris antes de chegar em Roma, porém nossa primeira diária na Itália é em Florença. Como nosso voo chega em Fiumicino as 16:50, preciso pegar um TREM até Florença e ai surgem as duvidas!!

Pelo site da Trenitalia simulando a viajem para mes que vem pude notar que ele nos leva para Tiburtino através do Regionali para então fazermos uma baldeação para um FRECCIA que nos levara até Florença, a duvida é:

É muito dificil achar a plataforma do FRECCIA assim que chegarmos em TIBURTINO tendo em vista que nao falamos ITALIANO NEM INGLES?

O tempo de baldeação entre a chegada do REGIONALI e a saida do FRECCIA é de 15 minutos segundo o site da TRENITALIA, é suficiente?

Obrigado desde ja!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gustavo! Não haverá a menor dificuldade de localizar a plataforma. É possível até que o trem saia da plataforma em frente. Tudo é feito para facilitar o escoamento nas baldeações mais comuns.

Compre passagem com 4 horas de intervalo entre a chegada do vôo e a partida do trem.

Gustavo Girardello

Boia muito obrigado pela ajuda, me alivia muito saber que nao terei dificuldades na baldeacao tendo em vista que estaremos com as malas etc... Porém voce me gerou mais uma duvida kkk

Como assim 4 horas de intervalo? Estava pensando em comprar a passagem do TREM saindo do aeroporto para as 18:27 chegando em TIBURTINO AS 19:14 e saindo o FRECCIA as 19:29. Acha que das 16:50 ate as 18:27 nao ha tempo habil?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gustavo! Desculpe, pensei em 4 horas de intervalo desde a hora prevista para a chegada do vôo e o embarque na Tiburtina. Mas como a sua passagem tem origem no próprio aeroporto, o ideal seriam umas duas horas e meia de intervalo, para dar tempo de passar na imigração, recolher as malas e encontrar a estação de trem. Ter 1h40 é factível, mas vai rolar algum stress. (Se não houver passagem pela imigração, porém, já fica sossegado -- desde que o avião não atrase muito.)

O ideal mesmo é nunca fazer essa conexão entre meios de transporte não-vinculados. No caso entre avião e trem, ou você arrisca a tensão de lutar contra o relógio, escolhendo o horário mais conveniente, ou garante por um chá de banco chatíssimo nesse momento da viagem, escolhendo um horário com margem de segurança máxima. Sua viagem ficaria mais agradável pegando um hotel simples perto da estação Termini e saindo à noite para um passeio sem obrigações turísticas e uma pizza na área histórica de Roma, seguindo viagem na manhã seguinte.

Bia Hoepers
Bia HoepersPermalinkResponder

Boa tarde!

Estou com dúvida em relação as paradas. Para ir de Milão a Florença no itinerário diz que há uma parada em Bolonha... nesse caso terei que descer do trem e fazer uma baldeação para outro trem ou permaneço dentro do trem que estou?

Obrigada e parabéns pela dicas! Estão me ajudando bastante.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bia! Trens fazem diversas paradas ao longo do percurso. Esse como deve ser expresso deve parar só em Bolonha entre Milão e Florença. O mesmo trem deve continuar a Roma, quem sabe até a Nápoles. Quando há baldeação isso vem bem explícito na passagem.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar