Vai alugar apê no exterior? Não faça transferência bancária!

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Apê alugado em Barcelona, sem fraude

Uma coisa que eu já falei muito em comentários, mas que preciso incorporar à série de Como alugar apartamentos de temporada no exterior é alertar para que de jeito nenhum se envie dinheiro por transferência bancária -- seja para pagamento total, seja para sinal.

É que este meio de envio (via Western Union, por exemplo) é o preferido dos pilantras, porque uma vez feita, a operação não pode ser revertida -- e na maioria dos casos o malandro nem consegue ser localizado.

Já quando a operação é feita por cartão de crédito ou PayPal os rastros que se deixa são muito maiores -- e há a possibilidade de contestar a despesa.

No começo do ano, o Seth Kugel, atual Frugal Traveler do New York Times e grande blogueiro do iG Viagem, entrou direitinho num esquema assim -- e contou para os leitores do NYT.

Agora em novembro começaram a pipocar casos de hackeamento de contas no site da VRBO, um site em que toda a negociação é feita diretamente entre proprietário e candidato a inquilino. O Washington Post acompanhou alguns casos.


E infelizmente a coisa chegou até a gente. O Marco contou aqui no site que foi vítima de um golpe em conta hackeada -- o que lhe custou mais de 2.000 dólares. Transcrevo aqui o relato na íntegra:

Vou viajar para Londres em fevereiro e resolvi alugar um apartamento lá. Um dos sites que utilizei para me orientar foi esse (e isso não quer dizer que o Ricardo Freire tenha qualquer culpa nisso, longe disso, mas gostaria que ele desse publicidade sobre esse fato), e acabei escolhendo um apartamento da VRBO. Enviei o email via site e pouco tempo depois recebei um email automático da VRBO dizendo que haviam recebido meu pedido e que em breve o dono do imóvel iria entrar em contato. No dia seguinte recebi email do dono, que se identificou como Mario Rossi, e disse os detalhes do imóvel. Troquei diversos emails com ele (e ao mesmo tempo com outros, além de apês da NYHabitat). Enfim, decidimos pelo apartamento e negociamos o pagamento da primeira metade do apartamento para 6 pessoas.

Dados enviados, fiz a transferência bancária internacional (5 dias após ter recebido o primeiro email do proprietário), e na terça-feira, à noite, 6 de dezembro, recebi um email da VRBO dizendo que eles tinham identificado um hackeamento da conta do proprietário do apartamento que eu estava alugando e que não era para eu enviar qualquer detalhe de pagamento e muito menos o pagamento. O alerta veio 10 dias depois do meu primeiro contato. No dia anterior eu havia feito um seguro, pelo sim pelo não, e até agora há pouco eu acreditava que isso iria me salvar. Mas já sei que não vai, pois o seguro não cobre phising na conta do proprietário!!!!! Outros casos aconteceram nos últimos dias e agora colocam em dúvida este sistema. Perdi 1.185 euros! Então recomendo muuuuuuito cuidado a todos e que de preferência evitem esse tipo de aluguel. Estou às ordens para dar mais detalhes sobre tudo que aconteceu e caso o Ricardo Freire queira fazer uma matéria sobre isso estou às ordens e além disso sugiro acessar o link comunity no próprio site da VRBO onde começam a pipocar diversas casos com as mesmas características.

Espero ter contribuído.

Marco, a gente lamenta muito e agradece ainda mais por você ter contado aqui.

Pessoal: transferência bancária, nunca! Sinal só por cartão de crédito ou PayPal!

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email


83 comentários

Atenção: perguntas que já estejam respondidas no texto e comentários ofensivos ou em maiúsculas serão deletados.

Cancelar
Carmen
CarmenPermalinkResponder

Sinto muito, Marco! Os ladrões não têm escrúpulos. Obrigada pelo aviso e por compartilhar com nós.

Mari Campos
Mari CamposPermalinkResponder

Puxa, que pena, Marco! Que, pelo menos, sirva de alerta pra nós, viajantes-leitores do VnV. Eu mesma já utilizei tanto o VRBO! Mas também sempre fui partidária de só pagar com paypal ou cc; nunca fiz depósito, não. Excelente esse alerta do Riq já de cara, no título do post.
Btw, semana retrasada cancelei meu aluguel para janeiro e fevereiro num apê em Florença, cujo pagamento tinha feito através do paypal. Agora estou aguardando a boa vontade do dono me fazer a restituição... eekops:

Ana
AnaPermalinkResponder

Caramba, já aluguei tanto ape o exterior fazendo deposito pelo western union, podia facilmente ter sido vitima de um golpe desses!! Sinto muito pelo Marco, ainda bem que ele resolveu tornar publica essa história!

Andre L.
Andre L.PermalinkResponder

Western Union é como a pior de todas as formas, pq o recebimento pode ser anônimo ou quase. ATé transferência bancária é menos arriscada que isso.

Milton Lucio
Milton LucioPermalinkResponder

Um "off-topic" pero no mucho: ainda é possivel alugar apartamento por temporada (de 1 a 2 semanas) em New York? Ouvi dizer que foi aprovada uma lei local vetando esta prática... é verdade?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Milton! Por enquanto nossos tripulantes ainda têm conseguido alugar apartamento por lá.

Naila Soares
Naila SoaresPermalinkResponder

Poxa...logo agora que eu estava quase perdendo o medo de alugar um ap pela 1ª vez... Depois deste post, o medo voltou! rs

Elizabeth
ElizabethPermalinkResponder

Gente,
e o sistema de envio pelo Correio? Estou para mandar um sinal de aluguel de apê na Croácia pelo correio e andei sondando as possibilidades. Inclusive o preço é melhor que a Western Union...
Elizabeth

Andre L.
Andre L.PermalinkResponder

É tão inseguro quanto.

Cristina L.
Cristina L.PermalinkResponder

acho que se tivessem me roubado € 1185 antes de uma viagem, eu provavelmentre entraria em depressão e não conseguiria viajar mais... sad que tristeza!!!

esse mundo é muito sujo mesmo...

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Eu já aluguei apt em Paris e dei sinal via Western Union, mas fiquei segura pois era indicação do Conexão Paris. Deu tudo certo, mas obrigada pela dica!

Carlos Ranzani

Infelizmente já vive esta mesma experiencia em Londres, em 2009, só que por um outro site, não foi o VRBO. Um site de classificados la de Londres mesmo, que uma amiga que mora lá, indicou. Mas o sistema de pagamento foi tb via Western Union. O apartamento era na região de Belgravia e era lindo pelas fotos e descrição e cai como um patinho, ou seja, aquele velho ditado e que tb serve muito = " quando o milagre é muito, o santo desconfia". Fui a uma delegacia la em Londres, fiz um boletim de ocorrência, mas de nada adiantou, não localizaram nunca o cara. Foi o único tombo que levei nestes muitos anos de viagem auto programadas, mas doeu bastante e serviu como lição. Sem duvida alugar um apartamento no exterior durante as viagens é um delicia, alem de mais pratico e econômico, mas os cuidados tem que ser muitos e post como este nos tem auxiliado cada vez mais.

Fabiana
FabianaPermalinkResponder

Olá, gente fiquei apavorada.... aluguei um apê em Roma e outro em Firenze e para ambos fiz transferências bancárias de sinal de pagamento. Os dois locadores me enviarem contrato assinado, telefones, etc... mas como posso fazer para saber, antes de chegar lá, se cai em um golpe? Aluguei ambos pelo site homelidays.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fabiana! A recomendação do Comandante é que se evite esse método, mas não significa que você tenha caído em golpe!

Ivy C.
Ivy C.PermalinkResponder

Ola leitores do blog.
Eu sou a Ivy de Milao - proprietaria do Milan Central Flat.

Que tristeza o que houve com o rapaz perdendo todo esse dinheiro.
Acredito tambem que o sistema melhor è por cartao de credito e/ou paypal para fazer a reserva do apartamento de ferias no exterior pois deixa sempre rastros a transaçao.
Ao alugar o flat em Milano - pedimos sempre cerca 10% do valor total da estadia para confirmar a reserva e os restantes 90% è no check-in.
Utilizamos um sistema super seguro IWSMILE/IWBANK no qual o cliente usa cartao de credito ou tambem cartao pre-pago.
Meu conselho para quem esta viajando e esta com receio de inviar dinheiro on-line - utilizem o cartao pre-pago pois nesse modo voces se sentem mais seguros sem utilizar o cartao de credito on-line.
smile http://www.milancentralflat.it

alex serpa
alex serpaPermalinkResponder

Essa questão de alugar apartamento no exterior tem me deixado meio preocupado, pois estou pretendendo alugar um em minha próxima viagem à Paris, em junho do ano que vem. Vi um apartamento que gostei muito no AirBNB, mas para fazer a reserva tenho de efetuar o pagamento completo, que é reembolsável até certa data. O pagamento é feito por cartão de crédito e o site é bem seguro, já tendo sido comentado aqui no VnV. Inclusive, o pagamento só é liberado para o dono do apartamento 24 horas após a entrada do hóspede. Ainda assim, pergunto, existe segurança neste processo? Quais seriam os riscos envolvidos? Posso entrar numa furada com isso? Se alguém puder ajudar, ou já tiver utilizado o AirBnb para alugar apartamento, fico grato.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alex! O sistema funciona super bem. Estamos sempre sujeitos a encrencas com transações eletrônicas de qualquer ordem, apenas porque não estamos tirando o dinheiro do bolso e entregando na mão de quem vai receber. Mas não acho que você deva se preocupar especialmente, não. smile
Os comentários de quem já alugou apê pelo AirBnB estão aqui: http://www.viajenaviagem.com/2011/09/era-uma-vez-um-sofa-couchsurfing-airbnb-wimdu/

regina cerucci

aluguei pelo site,
Para maiores informações contatem o Vinícius: alaparisienne2@gmail.com

ele é brasileiro, te liga, e faz um trabalho maravilhoso....
apto lindos, esquipados, bem localizados, com tudo que vc pode precisar...

boa sorte

Marco
MarcoPermalinkResponder

Caros, eu sou o Marco que entrou pelo cano e gostaria de contar o final desta história.

No meu caso particular, um dia após o fraudador acusar o recebimento do dinheiro, ele entrou em contato novamente dizendo que havia um problema: o banco não aceitava mais ordens internacionais e o dinheiro iria ser devolvido. Até então e até hoje eu não disse uma palavra com o fraudador sobre ter descoberto o golpe. Desconfiei do email, mandei um outro email ao qual ele prontamente respondeu, pedindo desculpas e que assim que eu recebesse o dinheiro de volta para entrar em contato com ele. O fato é que 10 dias depois chegou uma ordem internacional na minha conta corrente de valor quase igual a que enviei. 1105 Euros, contra os 1185 que enviei.
Depois de algum tempo acho que entendi o que aconteceu e o que me salvou: simplesmente o controle das instituições financeiras no Brasil. O banco Itaú me exigiu o nome e o endereço da pessoa que iria receber o dinheiro no exterior. O fraudador teve que me passar isso e aí ficaram muitos rastros e acho que ele preferiu inventar essa estória de que o banco iria devolver o dinheiro do que se colocar em um risco maior. Falo isso pq a instituição para onde enviei o dinheiro tinha sido o BANESTO e recebi o dinheiro de uma outra instituição financieira - A Caixa de Pensiones i Investos de Barcelona. O importante é que o dinheiro voltou, mas mesmo assim tive um prejuízo de mais de 700 reais devido a taxas, a diferença do dinheiro devolvido, além da diferença de câmbio.

No momento uma outra pessoa - Marina - de NY que também foi vítima está agregando um grupo de cerca de 16 pessoas para entrar na justiça americana contra a VRBO e Home Away já que essa fraude está acontecendo desde maio de 2011, pelo menos, e a empresa não fez nada para alertar os seus usuários. Apenas ontem, eles enviaram um email tanto para os locatários, quanto para os donos de apartamento, alertando sobre o perigo desta fraude e dando dicas de segurança. Coisas que se eles tivessem feito desde o primeiro momento teria evitado a perda de diversas pessoas. Tem gente no grupo que perdeu até 6 mil dólares!!!!

Então fiquem atentos!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marco! Obrigada por contar o desfecho! E parabéns pelo ressarcimento grin

Andreia
AndreiaPermalinkResponder

Boa tarde pessoal,

Comigo aconteceu exatamente a mesma coisa que aconteceu com o Marco ao alugarmos um apartamento em Washington. Ou seja, o site da VRBO não é seguro e continua sendo hackeado. Tivemos um prejuízo de mil doláres e nada foi feito para reparar esse dano.

Gostaria de saber sobre o andamento do processo das pessoas que entraram na justiça americana contra a VRBO, conforme citado no relato do Marco, pois eu também gostaria de entrar na justiça.

Ricardo Freire, parabéns pelo site!!! E o primeiro lugar que eu entro quando tenho uma viagem a vista!

Abraços e fiquem alertas!

isabel
isabelPermalinkResponder

Bah, Marco! Que maravilha conseguir o ressarcimento. Graças a este post eu não enviei o sinal pela Western Union, mas mesmo assim estou com dúvidas. Pretendo alugar um studette em Paris, pela homelidays. O proprietário solicitou o envio do sinal pela Western U., mas eu insisti que seja pela Paypal. Só que ele não quer enviar o contrato. Diz que só o preenche uma semana antes. Isso está me deixou cabreira. O que vocês acham?

Amélia
AméliaPermalinkResponder

Aluguei um apartamento em junho, Paris, pela NYHabitat, paguei a taxa administrativa, mais baixa que de outras locadora, pelo cc, e entrei em contato coma proprietária para acertarmos o aluguel .... um contato muito frio, porém eficiente! Ela queria que eu pagasse o valor do aluguel, mais 50% de caução, sómente ao pegar as chaves, fez um seguro no valor de 22 Euros pelo periodo de 10 dias, e na entrega da chave me devolveu os 50%, pois o apto estava limpo e em pefeito estado de conservação. Simples e fácil.Recomendo !!

Mônica
MônicaPermalinkResponder

Alguém já ouviu falar sobre esta agência www.dewitt-rental-company.com ? A idéia é o dono do apartamento não receber o $$$ até você receber as chaves e ver o apartamento. Achei interessante.
Alguém já usou? Estou vendo um apartamento em Berlin e o proprietário sugeriu que usássemos esta agência para fechar já que ele não mora em Berlin. Gostaria de ter alguma referência e não estou encontrando...

Andrea S Garcia

Estou alugando um apartamento em Paris e vou fazer a transferência bancária. Meu banco me informou que há incidência de IR (15%), alguém sabe se isso está correto? Algúem já teve que fazer esse recolhimento? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Andrea! Sempre há taxas envolvidas. Siga o nosso conselho: tente uma outra maneira. PayPal é mais seguro.

Luciana Bordallo Misura

Riq, quando aluguei pela Paris Attitude a metade do aluguel tinha que ser paga via transferencia bancaria internacional. Eu fiz morrendo de preocupacao, mas fiz porque era atraves da agencia, entao achei que tinha *alguma* seguranca na historia. Dias depois de eu mandar o pagamento saiu essa materia do Seth no NYT (lembro de ter lido com frio na espinha), mas acabou tudo bem (ufa). De qualquer forma a segunda parte do pagamento eu perguntei ao proprietario se ele aceitaria PayPal, assim como o deposito, e ele concordou, entao foi bem mais tranquilo.

Viaje na Viagem: discussão sobre alugar apartamentos no exterior | Conexão Paris

[...] Leiam o artigo publicado no Viaje na Viagem aqui. [...]

Flics
FlicsPermalinkResponder

Nos anos 90 mandava dinheiro "empacotado" via Fedex... depois a coisa liberou um pouco e o Western podia ser usado...

Hoje, só negocio via Pay-pal. Quem não aceita pagamento Pay-pal alguma coisa "ta escondendo".

Jamais adiantar mais de 15% para reserva.

Jacqueline
JacquelinePermalinkResponder

Eu aluguei em Paris pela Lodgis e paguei somente a parte da agência com cartão de crédito. O resto foi pago diretamente à proprietária na chegada. Gostei. Tudo perfeito.

Patriia Luck
Patriia LuckPermalinkResponder

Aluguei um apartamento em Munique e mandei um sinal de cerca de 30% do total do aluguel via PayPal. Alguns dias antes de rumar para lá, e já na Europa, recebi um email da VRBO dizendo que era possível que a conta do locador tivesse sido hackeada.Entrei em pânico, não só pelo risco de perder 400 euros, mas pelo problema de arrumar hospedagem para 7 pessoas as vésperas da chegada na cidade (sem contar o fato de estar com meu marido internado durante uma semana lá na Alemanha, mas isso e assunto para outro comentário). No fim das contas, entrei em contato com o proprietário, que me disse que estava tudo bem, e realmente tudo deu certo no fim.

Sonia Barreto
Sonia BarretoPermalinkResponder

Alguém já alugou em New York na Brasilway.net? Os apes ficam na 47 e na 49. Mandei um email em inglês para o Ipanema Chalet e Jorge respondeu, em portugues, que não tinha vaga para as datas que eu queria. Recebi então outro email de thaisa dizendo que o Jorge tinha redirecionado meu email para ela. Alguém tem informacoes? Grata

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sonia! Tente com a AirBnB, é para onde está migrando o mercado de locação.

katia
katiaPermalinkResponder

Olá Sílvia, também fiquei interessada nos apartamentos da Brasilway. Eles são bem conservados? as camas (sofás) da sala são confortáveis? (somos 4). Ficam próximos ao metrô?

Silvia Queiroz

Sonia, já aluguei por duas vezes os apartamentos da Brasilway,na 49, com a Thaisa. Nunca tive problema. Os apts.são simples, exatamente como no site, porém muito bem localizados. O valor de uma diária é cobrado no ato da reserva (depósito em conta no Banco do Brasil) e o restante pago no check in, em espécie.

rebeca vieira
rebeca vieiraPermalinkResponder

oi Ricardo e amigos dos comentórias!
Graças a esse post não fechei negócio pagando via WU.
O problema: 99% dos apes que estão no craiglist só aceitam western union ou money gram. o que eu faço?!?
dicas para alugar um apê em manhattan? Olhei o brasilway.net e os apes me pareceram muito velhos...
bas e obrigada,
Rebeca

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rebeca! Apartamentos anunciados na Craigslist são mais baratos mas este é um lugar arriscado para um forasteiro alugar. O Ricardo Freire só alugaria se visse o apartamento "em pessoa", já que se trata apenas de uma lista classificada, sem garantia.

Tente o AirBnB!

Roberto Corrêa Gomes

Já em cinco oportunidades aluguei apartamentos em Paris (3x), Roma (1x) e Annecy (FR) (1x) sempre pelo "www.homelidays.com" e nunca tive problemas. Sempre paguei a reserva via depósito bancário, pelo Itaú, fazendo todos os meus contatos via e-mail, daí já com o proprietário. E, em todas as vezes, no dia e na hora combinados tinha alguém me esperando nos apartamentos alugados para me recepcionar, momento este em que eu pagava o restante do aluguel.
*No caso de reservas de hotel, também, não tem erro: "www.Booking.com".

Fernando Vieira

Oi pessoal, eu e minha esposa estamos pensando em alugar um apto em Nova York, estou vendo pela Airbnb. Alguém tem referências desse site? Outra coisa... estamos um pouco preocupados quanto a história de não poder alugar apto por menos de 30 dias por lá, devido a nova lei. Alguém pode dar uma luz sobre a real situação quanto a isso? Como andam as coisas, o que pode acontecer, etc...
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernando! É seguro. Não se tem notícia de gente que tenha sido despejada por causa dessa lei.

Bia Botelho
Bia BotelhoPermalinkResponder

Riq, parabéns pelo blog. Sempre dou uma passadinha por ele e já aproveitei muitas das suas dicas. Agora preciso de uma ajuda:

Estou procurando apartamento para alugar em Paris, em outubro. Eu e meu marido ficaremos por lá 30 dias. Estamos em contato com a agência Homeaway que está exigindo o pagamento de 30% do aluguel na reserva (via pay-pal) e os 70%, relativos à parte do proprietário, em conta bancária deste, uma semana antes da nossa chegada. Depois de ler tanto sobre o perigo de transferências bancárias não estou confortável com a forma de pagamento destes 70%. Sei que é comum pagar a parte do proprietário diretamente para ele no dia da chegada e foi isso que propusemos. Mas o corretor disse que o proprietário não aceita. Você e os seus leitores veem algum inconveniente nisso. Será que estou desconfiada demais?
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bia! A recomendação é não fazer transferência bancária.

Bia Botelho
Bia BotelhoPermalinkResponder

Obrigada pela presteza da resposta! Acho melhor descartar esse apê....
Você e seus leitores têm alguma referência sobre a empresa Instant Paris, locadora administrada por brasileiros?

Pedro
PedroPermalinkResponder

Qual o telefone da thaisa?

renate muller
renate mullerPermalinkResponder

Olá Ricardo,
Estamos alugando um apto em Paris com a Paris Attitude. Já fizemos o pagamento da taxa da agência, via paypal e eles pedem que enviemos agora a metade do aluguel diretamente ao proprietário via conta bancária. Além de acharmos muito o valor a ser pago antecipadamente não estamos de acordo em fazer depósito via conta bancária. Eles também exigem que na chegada seja pago o restante e mais 100% do valor do aluguel de depósito a ser restituido posteriormente. Vimos no face da Paris Attitude alguém reclamando que não obteve este valor de volta e a agência refere que foi dificuldade com o prorietário.
Quanto podemos confiar na Paris Attitude? Vc acha que vale a pena arriscar? Certamente se fizermos o pagamento antecipado faremos por paypal. Caso não, que experiência vc tem em resgate do valor já pago? Muitíssimo grata por sua atenção.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renate! Paris Attitude é uma agência estabelecida. Mas é nosso dever alertar sobre a dificuldade de reaver o dinheiro em caso de golpe por transferência bancária.

Suelen
SuelenPermalinkResponder

Pessoal, por favor, eu gostaria de uma ajuda. Estou querendo alugar apto em NY e realmente os valores do Craigslist são muito abaixo dos outros sites. Achei uns aptos que mesmo bem baratos, aceitam pagamento via paypal, o que vocês acham?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Suelen! O PayPal é uma garantia. Mas a Craigslist é para corajosos.

Por que você não tenta o AirBnB?

http://www.viajenaviagem.com/2012/08/dicas-airbnb-aluguel-apartamento/

Suelen
SuelenPermalinkResponder

É verdade, e não estou com tanta coragem assim rs. Dei uma olhada no AirBnB, o que você acha dessas pessoas que alugam quartos? Acha seguro? Obrigada mais uma vez!

Thais Marques
Thais MarquesPermalinkResponder

Olá, parabéns pela matéria!
Agora gostaria de uma ajuda…
Vou me mudar para Munique e encontrei um apartamento muito lindo, grande, bem localizado e com um excelente preço… A proprietária disse que o pagamento do aluguel seria por Paypal (referente a dois meses como garantia) e me enviará as chaves pelo correio, se eu chegar na hora e não gostar do apartamento eu teria meu dinheiro de volta.
Estou muito desconfiada porque parece bom demais para ser verdade… Existe mesmo uma garantia de que se eu não receber as chaves consigo meu dinheiro de volta ou é um risco? No caso eu vou passar o endereço de uma amiga que está na Alemanha para receber as chaves por mim e ver o apartamento antes… Mas ainda assim estou com receio de perder meu dinheiro.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thais! O PayPal oferece alguma segurança, mas você realmente quer que a gente ponha a mão no fogo por alguém que não conhecemos?

Experimente o AirBnB:
http://www.viajenaviagem.com/2012/08/dicas-airbnb-aluguel-apartamento/

Ricardo
RicardoPermalinkResponder

olá,
Estou indo para Londres, e como alguns aqui, encontrei no craiglist propostas muito boas. Mandei mensagem para a pessoa, que respondeu pronta e educadamente. Pediu para eu falar sobre mim, já que eu dividiria o ap com ela. Me mandou um tenancy agreement, que assinei virtualmente. Ela pediu uma transferência equivalente a um mês via moneygram, o que fiz. Logo ela respondeu que recebeu ok, mas que ao tentar me registrar soube que precisava de mais uma mensalidade e uma foto de passaporte. Certamente eu receberia o dinheiro de volta ao fim do contrato. Enviei o novo depósito, ela acusou que recebeu e que faria o registro, mas há dois dias não dá sinal de vida. Devo começar a me preocupar? Se sim, o que fazer? Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ricado! Craigslist + transferência bancária = infelizmente, a possibilidade de encrenca é grande. Não há o que fazer.

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

Alguém já ouvi sobre o site Lódgis?
Quero alugar um apartamento em Paris, a agência exige seguro e caução de 200,00 euros.

É seguro?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernanda! É a maior agência da França.

Já ouviu falar em AirBnB? É mais moderno...
http://www.viajenaviagem.com/2012/08/dicas-airbnb-aluguel-apartamento/

Alexandre
AlexandrePermalinkResponder

Muito cuidado com o HomeAway !!!!
Quando estava organizando minha viagem para NY este ano, Selecionei 3 apartamentos na HomeAway que me interessaram muito: 2 na Upper East Side e 1 na Midtwon West. Mas antes de fazer reserva e dar sinal para pagamento do aluguel, pedi para um amigo meu que mora em Manhattan dar uma olhada nestes apartamentos, só pra dar uma conferida, ver qual era mais interessante e fazer o contrato e o pagamento para mim, a fim de agilizar e reduzir custos. Quando ele foi ver, os apartamentos simplesmente não existiam !!!!
Se eu tivesse feito a transação online, "às cegas", eu ia chegar em NY e ficar na rua !!!!

Markson Light
Markson LightPermalinkResponder

Olá Ricardo, estou conhecendo uma empresa chamada LocamNomad..fiz contato em portugues, fui hyper bem atendido, eles estão sediados em Barcelona, etc..etcc. aquele papo de approuch ...mas me passaram muita firmeza, bom...li seus comentários, e gostaria de saber se voçê tem já alguma dica desta empresa, e ou alguem que voçê conhece já usou os serviços..Abraços

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Markson! Não temos informações sobre esta empresa. Veja como pesquisar a reputação de serviços pela Internet: http://www.viajenaviagem.com/2012/08/5-passos-viagens-sem-roubadas/

Giani Melo
Giani MeloPermalinkResponder

Olá. Estive em Paria no mês de setembro de 2012 e fiquei num studio da alaparisienne. Confesso que estava apreensiva antes de chegar lá, pois a única referência era de internautas que falavam superbem do Vinícius (ele é bem recomendado pelo conexão Paris). Fiz transferência bancária de metade do valor do contrato (não sei se eles mudaram a forma de pagamento) e a outra metade foi paga em cash no checkin, junto à caução (é devolvida no fim da estadia). Adorei a experiência. Os apartamentos são exatamante como estão nas fotos, têm de tudo, com decoração moderna e aconchegante, muito limpos. A recepção é feita por uma pessoa da agência (no meu caso, fui recebida por Eduardo, um paulista muito simpático que me deu muitas dicas). Nota dez para a agência. Na minha próxima ida a Paris, sem dúvida recorrerei novamente ao alaparisienne, e faço questão de indicar aos amigos.

Mariana
MarianaPermalinkResponder

Boa tarde, aluguei um apartamento em Paris, pela MonParis, algém já alugou ou sabe se é uma boa empresa? Obrigada

Mariana
MarianaPermalinkResponder

Muito obrigada pelas informações, ajudou muito.

Valéria
ValériaPermalinkResponder

Vi um site chamado NYcityliving, com paypal e cartao de credito, será que é confiável? Entrei em contato com varios proprietários(diziam ser) de anúncios do craiglist que queriam q eu pagasse aluguel e depósito antes de ver o imovel, diziam estar em Miami, Alabama e nao poderiam mostrar o imóvel.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Valéria! Pagar antecipadamente é a maior roubada.

Veja como pesquisar sobre a reputação de serviços na Internet: http://www.viajenaviagem.com/2012/08/5-passos-viagens-sem-roubadas/

Caio Freitas
Caio FreitasPermalinkResponder

Ola Pessoal,

Boia,

Atraves do TripAdvisor encontrei o site Cobblestoneparis.com , ja ouviu falar dele, tem alguma referencia ou alguem que ja tenha utilizado o servico?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Caio! Ainda não recebemos depoimentos de leitores, mas veja como pesquisar a reputação de serviços na Internet: http://www.viajenaviagem.com/2012/08/5-passos-viagens-sem-roubadas/

walter Leite
walter LeitePermalinkResponder

Quero alugar um apto simples em Barcelona no próximo ano e gostaria de saber se alguém já teve essa experiência e poderia me ajudar a encontrar algum site seguro e uma boa escola para fazer um curso de 60 dias de espanhol por lá.
No aguardo

Atte

Walter

Carolina
CarolinaPermalinkResponder

Boa tarde.

Não li todos os comentários, de repente minha pergunta será redundante. Alguém já usou os serviços da housetrip?

Obrigada.

Hugo
HugoPermalinkResponder

Boa tarde, estou no processo de alugar uma casa pelo airbnb e depois que reservei a casa apareceu outro anuncio igual de outra pessoa, eu questionei e me informou que a conta foi hackeada, vcs ja ouviram algum episódio no airbnb de hackeamento? estou super preocupado.

Este é o anuncio. https://www.airbnb.com.br/rooms/2466346 em qual eu reservei. dia 23/02.
Este é outro anuncio da mesma casa: https://www.airbnb.com.br/rooms/478321?s=Xr6x

Vi agora a diferença de preços são absurdas.

realmente estou com a pulga atras da orelha.

Hugo Balieiro

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Hugo! Nunca escutamos falar de hackeamento em contas do AirBnB. O segundo anúncio não tem fotos reais, mas ilustrações -- como uma simulação do projeto da casa.

Por isso é sempre importante alugar de quem tenha bastantes referências.

Sugerimos levar a questão a conhecimento do AirBnB.

Hugo
HugoPermalinkResponder

Retiraram os anuncio duplicados do ar acredito que era FAKE mesmo. (Este anúncio não está mais disponível.)

Agora apareceu outro anuncio, com o valor muito mais alto da mesma casa. vejam:

https://www.airbnb.com.br/rooms/478321

AirBnb esta passando por problemas. mesmo.

Estou com receio agora dele.

Enviei os fatos e vou aguardar a apuração.

Obrigado A Boia.

MarciaVS
MarciaVSPermalinkResponder

Olá. Bom dia! Tô muito interessada em alugar um apto em NY oferecido pela BrasilWay. Alguém tem informações sobre essa empresa? Já utilizaram?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcia! Seja lá qual for a cia. que você escolher, nunca mande dinheiro por transferência bancária. Use apenas Paypal ou débito em cartão de crédito, que podem ser revertidos em caso de fraude.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/2012/08/5-passos-viagens-sem-roubadas/

Danilo
DaniloPermalinkResponder

Olá Ricardo, boa tarde.

Estou planejando com minha namorada uma viagem para Paris em outubro e queremos alugar um apartamento em Marais pela rentparis.

Nossa dúvida diz respeito a um seguro mencionado nas condições gerais do site deles: " -de contratar um seguro de viagem com cobertura contra os riscos e danos para os quais venha a responder na qualidade de Locatário".

O que seria esse seguro? Seria uma forma de seguro residencial? Mas no caso não estaria "coberto" pela caução fornecida antes de ficar no apartamento?

Como conseguiria fazer esse seguro? Existem seguradoras específicas para esses casos?

Obrigado desde já. Adoramos o seu site.

Abraços

Danilo

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Danilo! Deve ser um seguro específico para a locação. Contate a Rent Paris, eles já devem ter o fornecedor.

Wesley Maia
Wesley MaiaPermalinkResponder

Pessoal boa noite! Tudo bem com vocês?
Me esclareçam uma dúvida por favor...
Bom é o seguinte, planejo viajar no inicio de 2015 para o México, todavia será minha primeira viagem internacional. Pelo que andei pesquisando como turista tenho que ir ao país munido de comprovantes do hotel. Não quero ficar em hotel, pretendo alugar alguma casa e assim permanecer todo o tempo no México. A minha dúvida é: É viajar sem tal comprovante de estadia no hotel? Obrigado desde já.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Wesley! Você pode também apresentar o endereço de onde vai ficar e o comprovante do aluguel do apartamento.

carla
carlaPermalinkResponder

Boa noite,

Encontrei um anuncio de um ap na olx, ela disse que comprou um ap para a filha que estuou no Brasil, a filha já se formou e ela quer alugar, quer que eu faça dois meses de deposito por remessa e só depois de 2 dias um concierge vai me trazer as chaves. Gostaria da sua orientação.

Grata

Carla

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carla! Não recomendamos transferência bancária, os motivos estão no texto. Não é porque faz a pergunta com jeitinho que a gente vai mudar de opinião smile