5 passos para enxugar seu roteiro

  • 0
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Bruges

Existe uma recomendação clássica para arrumação de mala, que parece gozação mas é 100% séria. "Ponha sobre a cama todas as roupas que você acha que vai usar; então corte pela metade".

Na montagem de roteiros este método também é eficaz. Por mais experiência de viagem que a gente tenha, no entusiasmo do planejamento de viagem a gente sempre exagera.

Não é só em viagem, não. Pense no seu dia a dia. Quando você precisa sair de casa, na sua própria cidade, para executar um roteiro pré-determinado qualquer, quantas vezes você não consegue dar conta de tudo o que tinha planejado? Ou leva o dobro de tempo que imaginava?

Agora transfira isso para um lugar que você não domina, e onde está sujeito a toda sorte de imprevistos. Por isso é sempre melhor pisar no freio e inventar menos paradas e menos compromissos do que a gente acha que pode cumprir.

Um roteirinho para enxugar o seu roteiro:

1 | Divida o número de dias pelo número de lugares onde você pretende dormir

Esse é o indicador mais certeiro para você saber se está exagerando ou não.

Se o resultado for menor que 2, significa que você está planejando uma maratona -- na verdade, uma corrida com obstáculos. Que obstáculos? Sua mala, o carro, o avião, o trem, o próximo hotel. Mal chegou, prepare-se para partir. Se chover, se der dor de barriga, se o pneu furar -- o programa estará perdido, e não haverá tempo de recuperar; tem que tocar pra próxima.

Se o resultado for igual a 2, o seu roteiro teoricamente não exige um esforço sobre-humano para ser cumprido. Se é puxado ou não, vai depender do tipo do lugar em que você está parando (para destinos mais pedaçudos, dois dias é pouco tempo) e da dificuldade de deslocamento entre os lugares. Mas pelo menos você vai conseguir respirar um pouquinho.

Se o resultado for igual a 3, o ritmo já está mais maneirinho. Ainda estará corrido se todas as cidades forem grandes demais, mas se você estiver combinando dormidas em cidades de portes diferentes, em princípio parece uma boa média.

Se o resultado for igual a 5, sua viagem será tranqüila e recheada de descobertas. Cinco é um número mágico -- mesmo que você perca um dia inteiro no deslocamento, ainda terá quatro dias líquidos para curtir no lugar. (Mas obviamente este número não é pétreo; ficar cinco dias num lugar desinteressante será tedioso.)

2 | Calcule realisticamente o tempo do deslocamento

trem, suiça

Trem reginal na Suíça

A parte mais frágil dos nossos planejamentos de roteiros está aqui. A gente pega a informação do tempo do deslocamento líquido -- "São Paulo está a 45 minutos de vôo do Rio de Janeiro" -- e pronto, acha que só vai gastar aquele tempo. Na vida real, entre trânsito, antecedência para o check-in e enrolação de desembarque, não se leva menos do que 4 horas para fazer essa viagem de 45 minutos. Pois bem:

  • Acrescente 3 horas a qualquer viagem de avião. É uma estimativa conservadora do tempo que você vai levar em deslocamento, check-in, procedimentos de embarque e desembarque.
  • Acrescente 1 hora a qualquer viagem de trem ou ônibus. A não ser que você esteja sempre hospedado ao lado da estação central, a saída e a chegada sempre vão envolver algum deslocamento interno na cidade.
  • Viagens de carro: não calcule o tempo pela velocidade máxima permitida. É ilusão achar que, só porque o limite de velocidade da auto-estrada é 130 km/h, você vai rodar efetivamente 130 km por hora. Engarrafamentos, pedágios, paradas no posto e pequenas bobeiras sempre acontecem. E daí que aquela distância de 250 km que você contava certo em fazer em duas horas pode levar três. Viajando por estradas secundárias o baque é ainda maior; o limite de velocidade em zonas urbanas pode cair a 40 ou 50 km/h. De maneira geral, tire 30 km da velocidade máxima permitida na estrada, e você terá um cálculo mais realista do tempo de deslocamento.

Com o tempo real de deslocamento calculado, fica mais fácil você identificar quais etapas da sua viagem estão corridas demais.

3 | Imagine-se executando também a parte chata de cada etapa

Não basta só calcular o tempo real de deslocamento. Vale a pena projetar o gasto de energia e o eventual nível de transtorno envolvidos em cada trajeto. Muitas vezes, para obter mais "tempo líquido" nos lugares, programamos saídas de madrugada, noites em trânsito, conexões apertadas. Um ou outro dia madrugando, tudo bem; o problema é quando isso vira a tônica da viagem.

Ponha no papel quantos dias o despertador será o seu principal companheiro de viagem; quantos dias você vai cabular o café da manhã; quantos dias você vai ter conexões apertadas; quantos dias você vai chegar antes da hora do check-in do hotel; quantos dias você vai chegar ao hotel tarde da noite (sob o risco de o hotel dar "no-show"). Procure restringir esse stress ao mínimo. Se necessário, corte paradas.

4 | Para que mesmo você está parando em cada um desses lugares?

Bruges

Bruges

Fico assustado como muita gente programa suas viagens e só depois vai descobrir o que existe para ver ou fazer em cada lugar. É o contrário, pípols grin

A contabilidade é uma força nociva no planejamento de uma viagem. Parece que quanto mais lugares a gente visitar, mais a gente vai aproveitar a viagem ou rentabilizar o investimento. Mas basta voltar aos itens "2" e "3" para ver como isso é ilusório. Fazer check-in só é gostoso no FourSquare, na vida real é um pé no saco.

Muitos roteiros redondinhos acabam estragados por causa da Síndrome de Já-Que. Você sabe: já que eu estou aqui, não custa esticar até ali... Só que custa. Custa tempo, custa dinheiro, custa não conseguir visitar direito nem um lugar, nem o outro.

Sem falar naqueles desvios monumentais que a gente faz só pra poder cruzar uma fronteira e dizer que "conheceu" um outro país. É o que eu chamo de Síndrome de Bruges. (Quando está no seu caminho, Bruges é uma cidade lindinha de ver. Mas fazer os desvios que as pessoas fazem vindas da Inglaterra, da Alemanha, da Suíça!, só pra passar em Bruges, é um exagero.)

Se o seu roteiro está muito corrido, comece eliminando pernoites nas cidades que você não sabe exatamente por que está visitando; as cidades que entraram só porque estão perto de outras; e as que só estão para aumentar a contabilidade de lugares ou países que você vai "conhecer" numa viagem só. Você vai aproveitar muito mais se resolver dedicar mais tempo aos lugares que têm realmente vontade de visitar.

5 | Elimine as redundâncias

Esta é talvez a sintonia fina mais difícil de fazer, mesmo para os viajantes mais experientes. Temos a tendência de tentar "esgotar" um assunto, um território, visitando tudo o que for possível, com receio de perder algo muito importante.

Na prática, o que acabamos fazendo é incluir "mais do mesmo", numa repetição que só interessaria a estudiosos (ou cartógrafos, ou guieiros).

Assim, em vez de pegar uma bela praia como se deve, perdemos o dia zanzando de praia em praia sem aproveitar nenhuma. Em vez de usar a experiência de quem foi e escolher vilarejos representativos de uma região, resolvemos que temos que bater ponto em todos.

O objetivo de uma viagem não é demarcar território, ticar uma lista de obrigações ou esquadrinhar uma região para o Google Earth.

O objetivo de uma viagem é criar uma seqüência de dias gostosos e memoráveis, em que você vai ver ao vivo velhos conhecidos dos livros (ou das telas), vai fazer descobertas próprias, vai se divertir e vai para a cama à noite com a sensação de estar de férias, e não de ter cumprido compromissos de trabalho.

Enxugue esse roteiro: você vai me agradecer mrgreen

Leia mais:

227 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Juliana Pinheiro Galvao

Quanto tempo se recomenda para cada uma dessas cidades?

1. Amsterdã
2. Brugges/Bruxelas
3. Budapeste
4. Ljubljana
5. Batislavia
6. Viena
7. Praga
8. Berlim/Desdren
9. Dubrovnik

Será que dá para "conhecer" essas cidades em +/- 23 dias?

Ou está um pouco exagerado?

Qual seria a melhor sequencia de cidades a seguir para se conhecer este destinos?

Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Juliana! Veja as dicas neste post: http://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/

23 dias é pouquíssimo para tantas cidades. Além do mais, Hungria e Croácia têm transportes terrestres lentos.

Helen
HelenPermalink

Eu já estive em Budapeste, Viena e Praga. Vá com o número mágico: 5 para cada e mesmo assim falta tempo. Bratilslava fica no caminho( enter Budapeste e Viena). Não fomos, mas me arrependi de não incluir.Então 5 em cada uma e ainda sobram 3 dias para bate e volta.Pense em Cesky Krumlov e Carlstein de Praga que são lindos passeios. Pesquise bastante, veja dicas, palneje o que quer ver. Eu gosto muito de assistir espetáculos dos locais. Então fui à Opera em Viena e assisti um balet. Em Praga ,assisti a Filarmônica. Em Paraga as opções são inesgotáveis na área musical e ainda tem os shows de fantoches e o Lanterna Magika.Eu fujo dos shows para turistas tipo Mulatas em Churrascaria e sempre busco a programação cultural da cidade, aquela que os moradores veem. Fomos de trem entre as cidades, chagando de avião em Budapeste e voltando de Praga. Os meios foram trens.Procure se haverá festas populares na ocasião de sua visita.Estive pesquisando sobre Berlim e soube que 5 dias lá são poucos, então divida essa viagem.Deixe a Alemanha para uma outra viagem de 23 dias, apesar da tentação.

Anna
AnnaPermalink

Pra vc ver como cada viajante tem uma perspectiva... Estive em Viena por 3 dias e achei uma cidade extremamente sem graça. Apenas uma cidade grande "mais do mesmo". Não conseguiria ficar 5 dias por lá!

Nathalia Medeiros
Nathalia MedeirosPermalink

Olá Helen/Boia, estou programando a minha lua de mel de 30/11/14 a 13/12/14, teremos +/-15 dias e estamos pensando justamente nessas opções:
-Budapeste, Viena e Praga(5 dias em cada)
- Munique - Viena -Praga (5 dias em cada)
- Ou uma das opções de cidade acima + Praga (7 dias em cada)
Estou lendo os posts no site sobre passagens múltiplas e o frio, agradeço se puderem me darem algumas dicas....
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Nathalia! 5 dias em cada uma está ótimo.

Márcia Fontana
Márcia FontanaPermalink

Olá Bóia! Tenho lido muito no site e achei ótimas dicas!!
Em Setembro irei para Amsterdan e vou ficar 15 dias. Vou fazer uma conecção pela cidade do Porto, onde pensei em ficar um dia para conhecer. Então, depois de Amsterdan pensei em ir para Budapeste, Praga e Viena.
Como faço o transporte entre AMS e Budapeste? Pensei em fazer de trem, vale a pena? E Entre essas cidades? Qual o tempo ideal em cada uma?
E na cidade do Porto, vale a pena conhecer ou melhor ir direto à AMS?

Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Márcia! Releia o post: um dia sempre é pouco. De Amsterdã vá de avião para o Leste.

Helen
HelenPermalink

O Porto é lindo e merece , ao menos 3 dias, mas imagino que a parada de sua companhia aérea deve ser lá. É isso? Se for assim e não for encarecer pare um dia para descansar e se limite a ir até à região ad Beira e atravessar até Gaia onde pode jantar( fazendo uma passeio de barco na foz do Rio D'ouro).
Longe pacas, vá de avião como já orientou o bóia.
Fiquei 5 dias em cada uma das 3 cidades( Budapeste, Viena e Praga. Entre elas usei o trem)

juan
juanPermalink

Ricardo,

Estou planejando a viagem com minha esposa para o período de 07/02/13 à 24/02/12, incluindo nesse período o dia de saída do Brasil e saída da Europa.

Inicialmente pensávamos no seguinte:
08, 09, 10 e 11 - Barcelona
11, 12, 13, 14 e 15 - Paris
15, 16 e 17 - Milão
17, 18 e 19 - Veneza
20, 21, 22 e 23 - Roma

Estou muito inclinado à eliminar uma destas cidades para aproveitar melhor a estadia nas demais e, de repente, incluir um bate e volta em um destino mais próximo. O que me sugere?

Att,

Bruno Meireles
Bruno MeirelesPermalink

Ricardo,

Eu excluiria Milão, que é uma cidade bem sem graça e dispensável, principalmente quando comparadas com estas outras que vc citou, e trocaria por Florença. Pode aí se quiser ficar um dia a menos e aumentar em Roma, ou nào , que fica um roteiro bem legal

Eliane
ElianePermalink

Conheço todas essas cidades e se aceita uma sugestão, eu tiraria Milão e acrescentaria mais um dia em Paris e mais um dia em Roma.

Vladimir
VladimirPermalink

Oi, Juan!!!

Eu tiraria Milão e trocaria por alguns dias nos Alpes Suíços.

Também pensaria se faria Veneza ou Toscana. Vai de cada um.

Aproveite e Ótima Viagem,
Vladimir.

Helen
HelenPermalink

Tire Milão (parece que é unanimidade)eu concordo. Milão tem a proximidade do Lago de Como e Verona que foi o que salvou. Ela mesma é dispensável, apesar do Duomo e ad Santa Ceia.

fabiana
fabianaPermalink

Saindo de BSb com destino a Curaçao e Aruba.
Gostaria de uma opinião sobre a quantidade de dias em cada lugar, será que a seguinte divisão está boa?
Chegada em Curaçao sab-noite.
Deslocamento Curaçao - Aruba - Quarta a tarde.
Retorno a BSb no sabado a noite.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fabiana! Está boa, sim.

Margarete
MargaretePermalink

Estamos programando lua de mel para 04 a 18/02/13 ao velho mundo. Como é nossa primeira viagem ao exterior estamos com uma série de dúvidas.
1) Meu noivo acha mais recomendado comprar pacote, com guia, etc. Eu estou a fim de comprar passagem, reservar hotel e descobrir a cidade. O que é mais adequado para os iniciantes?
2) Distribuindo 15 dias entre Veneza, Roma e Paris (talvez altere Veneza por Londres), com um tempo extra para a região da Toscana - e por definir uma ida a Suíça onde mora uma amiga, qual o melhor itinerário? As passagens ainda não estão compradas, como recomenda o post sobre o assunto. A opção da Suiça é alternativa.
Grata,

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Margarete! Dois posts vão ajudar no seu planejamento:
- O que é melhor: pacote, excursão ou conta própria? http://www.viajenaviagem.com/2010/09/o-que-e-melhor-pacote-excursao-ou-conta-propria/
- Europa: quantos dias em cada lugar? http://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/

Londres, Roma e Paris já tomariam todo o tempo da viagem.

Ana Pontual
Ana PontualPermalink

Oi Ricardo,
Tudo bom?
Acabamos de resgatar 2 passagens pela Tam. Chegaremos em Berlim no dia 31/12/12 e sairemos de Roma no dia 14/01/13. Gostaria de sugestões de roteiros e meios de transportes...queríamos muito conhecer Roma, a região da Toscana, Veneza, Munique, Viena , Praga, Zurique mas com o tempo que temos será impossível ...então gostaríamos de sua ajuda no roteiro e nas dicas..

abraços
Ana e Ilmar

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana! Aqui quem responde é A Bóia. Infelizmente não temos como elaborar roteiros individuais.

Comece seu planejamento por aqui:
http://www.viajenaviagem.com/2011/12/como-montar-viagem-europa/

Tatiana Pollak
Tatiana PollakPermalink

Ola,
estou indo para Austria e Alemanha agora em dezembro.
Meu roteiro é o seguinte:
- 3 noites em Viena
- 2 noite em Hallstatt
- 4 noites em Sazburg ( sendo que farei um dia de turismo e 3 de esqui)
- 3 noites em Innsbruck ( para esquiar)

# Iremos de carro de Vienna ate Salzburg

Depois disto ainda nao se como ir de Innsbruck a Munique

- 4 noites em Munique ( um dia para ir ao Neuchwanstein, um dia para ir a Dachau, e um dia e meio para passear por Munique)
Para ir ao castelo pretendo ir de carro, à Dachau, pelo que pesquisei, ir de trem vale a pena.

Gostaria de dicas e sugestões de passeios que posso fazer enquant estiver de carro, e principalmente informações sobre o funcionamento de estradas, visitações e ate mesmo passeios durante o INVERNO!
Ah e se tiverem dicas sobre estações de esqui na região que irei, agradeço.

E isso!
Até já,
Tatiana

Tatiana Pollak
Tatiana PollakPermalink

Boai,
obrigadapelos Links.
Olharei com calma.
Mas,e a Austria? esqui? Vc sabe de alguma coisa?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Tatiana! Não entendemos de esqui, não. Mas o bom senso indica que se o interesse é esquiar o melhor seria consolidar esses cinco dias numa estação só; assim você vai aprendendo melhor a usar as pistas. Mudar-se de estação de esqui na temporada é como mudar de praia... o melhor é escolher direto aquela que você, depois de pesquisar, tiver identificado como a melhor opção para o seu nível.

Mateus
MateusPermalink

Olá!!!

Estou planejando um viagem para a Europa com minha esposa de 28 dias em setembro de 2013 e gostaria da ajuda de vocês...

Nao tirei o dia de deslocamentos da contagem dos dias e ficou assim:

Paris 6 dias
Roma 4 días
pensei em fazer de carro roma - barcelona pelo sul da França de carro. 12 dias
Barcelona (tenho um congresso de 3 dias)- 4dias
Madri -3 dias.

O que acham?? Acham que essa viagem de carro seria muito corrida?? Aceito sugestões.

Obrigado

Mateus

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mateus! Alugar um carro num país e devolver dois países adiante é complicado e caro. Há taxa de retorno e de devolução em outro país.

Se for fazer o sul da França de carro, vá de trem a Menton, alugue um carro em Menton, devolva em Perpignan.

Mateus
MateusPermalink

Obrigado A Boia!!!!

Realmente a maioria das operadas cobram uma taxa extra para pegar carro em outros paises e deixar em outro lugar.
Entretanto, se não me engando, pela auto europe não há taxas extras se pegar o carro na Italia e deixá-lo na França (nem taxa de retorno). Assim, pensei em pegar o carro em Roma e dirigir até Bordeaux (França).
Será que 12 dias dariam para fazer esse trajeto? O que sugerem?
Vcs me aconselham a reservar hotel previamente ou durante o trajeto? (vale a pena fazer o esquema de estabelecer bases e visitar locais próximos). Se positivo, em quais cidades seriam mais interessantes??

Obrigado pela ajuda (não sou muito experiente) e desculpa pelo monte de perguntas.

Mateus

Philipp
PhilippPermalink

Mateus

Confere la se nao ha taxa mesmo. Talvez a Auto Europe nao cobre mas na hora que vc for retirar irao cobrar.

Em 2009 reservei um carro (pela Auto Europe mesmo) de Grand Junction no Colorado e devolveria em Las Vegas. Quando fiz a reserva nao havia nada indicado de uma "one way fee". Algumas semanas antes, quando eu ja tinha tudo planejado (hoteis pagos etc) entraram em contato comigo dizendo que havia esta taxa de cerca de USD200. Eu chorei mas nao teve outra forma.

Junior
JuniorPermalink

A Boia. Boa noite.
Estou pretendendo fazer uma viagem para conhecer um pouco da europa. Tenho uma amiga em coimbra/portugal e vou ficar alguns dias na casa dela. Minha viagem será do dia 04 a 27 de junho. Ela estará de férias e poderemos visitar outros países. Tenho apenas 2 mil euros para gastar lá. Gostaria de conhecer a Espanha, frança e Itália, além de portugal é claro. O que você me sugere? E quanto às passagens... compro ida e volta para portugal mesmo?
Agradeço antecipadamente pela atenção e te parabenizo pelo excelente site. Abraços.

Júnior

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Junior! As possibilidades são infinitas, e infelizmente não temos como elaborar roteiros individualizados.

Comece o seu planejamento neste post:
http://www.viajenaviagem.com/2011/12/como-montar-viagem-europa/

A passagem dependerá do roteiro que você elaborar.

felipe ignacio
felipe ignacioPermalink

Farelos uma viagem eu, minha esposa e meu filho de 4 anos. Chegaremos a Paris no dia 11/06 e sairemos 21/06. Gostaríamos de dicas de roteiros, considerando a chegada e saída de Paris.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Felipe!

Nosso conteúdo sobre Paris está aqui:
http://www.viajenaviagem.com/europa/paris-ricardo-freire

Existe um site chamado Paris des Petits:
http://parisdespetits.blogspot.com.br/

O Viajando com Pimpolhos tem uma vasta seção sobre Paris:
http://viajandocompimpolhos.wordpress.com/tag/paris-com-criancas/

O Conexão Paris tem uma seção dedicada a crianças:
http://www.conexaoparis.com.br/tag/criancas/

KELLY
KELLYPermalink

Oi, meu nome é Kelly sou de Curitiba e estou indo para Europa em Dezembro, comprei minhas passagens e fiz minha reserva em 2 hotéis.
É as minhas primeiras férias fora do Brasil.
Chegarei dia 21/12/13 em Milão e ficarei até 30/12/13 pretendo pegar um trem, pq já tenho hotel reservado em Paris do dia 30/12/13 a 06/01/14

Tenho muitas dúvidas, estou surtando.
Não falo Inglês e nem Frances, piorou Italiano. A principio só vai o meu noivo.

Como meus hotéis já estão reservados e pagos. Gostaria de pegar um trem e passar o dia em Londres, Alemanha, Suiça entre outras cidades próximas e voltar e dormir no hotel. Será que é possível?

Onde compro esses Passes ou Passagens?

Como devo proceder?

E no Aeroporto será que é necessário contratar um tradutor?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Kelly! Fazer bate-volta a países vizinhos não é inteligente; você gasta um dinheirão nos deslocamentos e não consegue conhecer nada do lugar que visita. (Já imaginou passar um dia na Argentina? É quase a mesma coisa.)

Pense bem em que cidades quer conhecer e dedique tempo a elas. Nove dias em Milão é muita coisa.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/

Sobre o inglês, leia:
http://www.viajenaviagem.com/2010/09/nao-falo-ingles-posso-viajar-ao-exterior-mesmo-assim/
http://www.viajenaviagem.com/2012/05/europa-imigracao-bagagem/

karina
karinaPermalink

Olá Bóia,

Parabéns pelo blog e dicas incríveis! Estou lendo e relendo antes de tomar decisões do tipo "maraturismo" mas ainda assim estou na dúvida...

Vou com meu marido passar 17 dias inteiros na Europa (chegamos dia 21/07 e voltamos dia 08/08, ida e volta de Paris). Somos marinheiros de primeira viagem!

O primeiro esboço de roteiro é visitar Paris, Amsterdan, Veneza, Roma e Barcelona, +/- na sequência abaixo:

- 22/07 a 27/07(06 dias inteiros)em Paris
28/07 - manhã: ida para Amsterdan (viagem de trem)

- 29 a 31/07 (02 dias e meio) em Amsterdan
31/07 - tarde: ida para Veneza (viagem de avião)

- 31/07 a 01/08 (01 dia e meio, com 01 pernoite) em Veneza
01/08 - noite: ida para Roma (viagem de avião)

- 02/08 a 04/08 (02 dias e meio) em Roma
04/08 - noite: ida pra Barcelona (viagem de avião)

- 05/08 07/08 (02 dias e meio) em Barcelona
07/08 - noite: ida para Paris (viagem de avião)

- 08/08: volta para o Brasil.

Estamos de acordo quanto ir a Paris (casa de amigos), Amsterdan e Roma (casa de amigos).

Quanto a Veneza e Barcelona, estamos na dúvida se vamos nas duas cidades, devido ao curto período...

O que vc acha da sequência de cidades do roteiro e tempo em cada lugar?
Sugere enxugarmos o roteiro ou está ok pra um casal jovem sem filhos?
Se mantivermos Veneza no roteiro, qual a melhor opção de transporte entre Veneza e Roma, trem ou avião?

Muitíssimo obrigada!
Karina

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Karina! Os meios de transporte escolhidos estão certos e a logística, com exceção da volta, está bem resolvida. Mas as permanências estão curtíssimas a partir de Veneza. Sugerimos no mínimo cortar Barcelona.

Se não emitiu a passagem, marque a volta do último ponto a ser visitado, seja Barcelona, seja Roma.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/2011/12/como-montar-viagem-europa/

http://www.viajenaviagem.com/2012/01/passagens-internacionais-como-evitar-o-erro-mais-comum/

Juliana
JulianaPermalink

Olá Bóia,

Já pesquisei aqui no site mas ainda não sei qual a melhor maneira de otimizar um "roteiro", envolvendo as seguintes cidades e de preferencia de trem:

Paris - Bruges - Amsterdam - Londres - Paris ou
Paris - Amsterdam - Bruges - Londres - Paris ou
Paris - Bruges - Amsteram - Paris - Londres - Paris?

Qual seria a melhor forma de fazer isso? Sei que de Paris para Amsterdam e Bruges de trem é tranquilo. E qual a melhor maneira de ir para Londres?
Vou ter que ir e voltar por Paris e ficarei 15 no total de viagem.

Se puder dar uma luz...
Obrigada!!!!
Abs,

A Bóia
A BóiaPermalink

Ola, Juliana! A melhor otimização seria ter comprado uma passagem com ida a um lugar e volta por outro.

Leia;
http://www.viajenaviagem.com/2012/01/passagens-internacionais-como-evitar-o-erro-mais-comum/

Não sendo mais possível, e se você não quer voar entre Amsterdã e Londres, escolha entre as opções 1 e 2. Desconsidere a 3; não é preciso passar em Paris no caminho de trem entre Amsterdã e Londres.

Janaina Honorato
Janaina HonoratoPermalink

Olá boa tarde!! Só senti necessidade de agradecer, pois planejando minhas férias fiz inúmeras pesquisas em muitos blogs, sites, you tube e outros guias. E hoje assisti um em que faz referência ao "desempacotamento" super legal, friso isso todos os dias com meus clientes, por curiosidade fiz uma busca do seu nome no google e era um dos sites em que tive como favoritos, obrigada! Muito legal sua tranquilidade na abordagem dos temas. Viajo na quarta próxima 1 mês nos EUA, espero conseguir colocar em pratica e aprender mais com as dicas fornecidas.

Daniel
DanielPermalink

Chegada e Lisboa 16/10
Lisboa - Milão 17/10
Milao - Veneza (Trem) 20/10

Veneza (Navio- Croacia/Grecia/Turquia/Grecia/Italia) Roma 05/11
Roma - BH 08/11

Preciso de ajuda. Já li que Milão é sem graça. Gostaria de saber se é preferível Ficar mais tempo em Lisboa e talvez conhecer Madrid ou Barcelona e depois ir direto para Milão para pegar o trem.
Fiquem a vontade para dar sugestões. Desde já agradeço.

Mon
MonPermalink

Acho que, se vc não conhece Lisboa, vale a pena passar uns dias lá, sim. Pelo menos vc não "perde a viagem", sabe?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Daniel! Milão tem graça sim. Recomendamos que escolha uma das duas, Lisboa ou Milão, para ficar mais tempo. Não vale a pena pôr mais cidades no circuito.

Maria Esther
Maria EstherPermalink

Olá Bóia

De novo te solicitando ajuda: embarco dia 18/ 12 para Paris e volto dia 28 /01 por Frankfurt.
Depois de sair da França quero ir a HALLsttat, Salzbourg, Viena, PRaga e Celso Krumlov e algumas cidades da Alemanha - Berlim e Fussen obrigatoriamente - isto em 40 dias.

Como posso comprar com milhas passagem pela Air Berlim?

Mais uma vez
Muito Obrigada

Maria Esther

Obs.: Votei no seu blog de novo depois de ler seu comunicado no Twitter hoje. Como ficou o resultado daquela outra votação?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria Esther! Quem responde é A Bóia. A Air Berlin é da Star Alliance, você teria que ligar para a TAM e tentar pelo atendimento telefônico.

O resultado do Bobs sai dia 7, o vencedor da votação popular claramente será o Jovem Nerd, que mobilizou sua enorme comunidade na última hora.

maria esther
maria estherPermalink

Olá Bóia (substantivo do gênero feminimo)rs

Realmente o Jovem Nerd fez uma gde mobilização, eu descobri por acaso que o VnV estava no páreo através do twiter, coisa que raramente uso.

Verifiquei no site da American Air Lines que a Air Berlin é sua parceira. Meu cartão de crédito descarrega milhas exclusivamente para Air Lines. Será que poderei comprar direto no site da A. Berlin com minhas milhas do meu cartão ?

Muito Obrigada

Abraços

Maria Esther

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria Esther! Você tem um Aadvantage, é isso? Se tiver, pode tentar emitir passagens no site da American com milhas.

Paulo Roberto
Paulo RobertoPermalink

Olá Bóia,
Minha esposa e eu estamos planejando uma viagem de 12 dias entre dezembro e janeiro.
É ponto em comum que Paris será a primeira parte do destino, eu gostaria de fazer Londres na segunda parte (entenda por parte 6 dias em cada lugar), mas minha esposa quer Itália.
Pois bem, para evitar caras amarradas, vc me indicaria que tipo de roteiro partindo de Paris para a Itália? Quais cidades? Como locomover? Posso visitar Veneza e Roma em 6 dias?

Abs!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Paulo Roberto! Paris e Londres é uma dobradinha que cabe melhor na quantidade de dias que vocês têm. "Itália" é muita coisa para 6 dias! wink

Imaginando que sejam 4 dias inteiros, excluindo chegada e partida, dá pra fazer Paris e Roma.

Leia: http://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/

Maria Esther
Maria EstherPermalink

Oi A Bóia

Obrigada pela dica !!!

Vou entrar no site!!

Abraços muitos !!!!

Maria Esther

Maria Esther
Maria EstherPermalink

Olá Bóia

Por favor mais uma perguntinha: Vou sair de Paris no dia 03 de janeiro e depois irei a Alemanha (Sul - Fussen e mais algumas cidades, Aústria ( Viena, Salzbourg, Hallstat), Praga e Celso Krumlov.

Por onde devo começar a viagem depois que sair de PAris, visto que voltarei por Frankfurt ?

Muito Obrigada

Maria Esther

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria Esther! O melhor é voar a Praga, então Cesky Krumlov de ônibus, Viena de ônibus (a Linz) e trem (de Linz a Viena), Salzburg de trem (de lá a Hallstat), Munique de trem, bate-volta a Füssen de trem, Frankfurt de trem. Durma a véspera em Frankfurt para não dar problema de conexão com o seu vôo.

maria esther rolim
maria esther rolimPermalink

Valeu Bóia !!!!

Muitíssimo Obrigada!

Abraços Muitos

Maria Esther

maria esther rolim
maria esther rolimPermalink

Valeu Bóia !!!!

Muitíssimo Obrigada!

Abraços Muitos

Maria Esther

maria esther rolim
maria esther rolimPermalink

Olá Bóia

Agora a pergunta é para uma amiga que vai para PAris em junho e quer fazer um bate e volta a Bruges.
Não seria melhor ela comprar logo as passagens para Bruges pelo site da SCNF aqui mesmo ???

Muito Obrigada

Maria Esther

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria Esther! Pela nossa experiência, costuma ser mais barato comprar até Bruxelas, e deixar o trecho Bruxelas-Bruges-Bruxelas (a ida e volta sai menos de 30 euros) para comprar na hora. Mas dá para simular dos dois jeitos e comparar.

maria esther rolim
maria esther rolimPermalink

Bóia

Adoro sua eficiência!!

Obrigadíssimo!!!!!

Juro que é minha última pergunta sobre a minha viagem em janeiro: Vc acha que está muito cedo para reservar hotéis nas grandes cidades - Praga, Viena, Berlim (quero reservar via Hot Wire)?

Pelo que já observei nas pequenas as melhores relações custo X benefício estão se esgotando, logo hotéis em Colmar e Estrasburgo já foram reservados.

Abraços fraternos

Maria Esther

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria Esther! Pela nossa experiência, os melhores preços costumam aparecer com 3 meses de antecedência em sites como Booking.com

Maria Esther
Maria EstherPermalink

Valeu Bóia

Obrigadíssimo de novo !!!!

Abraços Fraternos

Maria Esther

Rogério Carneiro
Rogério CarneiroPermalink

Olá bóia,

Estamos planejando uma viagem para europa em agosto/14,estamos em 5 pessoas e minha idéia e de ir direto para Paris e de lá ir Londres, Amsterdam,Barcelona e Madri tudo de trem a não ser a ida e volta de avião o que vc acha e quantos dias este itinerário pode me ajudar, obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rogério! Para montar o seu roteiro, consulte:
http://www.viajenaviagem.com/europa/europa-como-quando-quanto-tempo/

Monte o roteiro deixando para o final os lugares pelos quais tiver mais expectativa (com coerência em relação aos deslocamentos, claro). É melhor ir de Paris para Amsterdã. Entre Amsterdã e Barcelona, vá de avião.

Nanda Nunes
Nanda NunesPermalink

Estou pegando várias dicas aqui e queria deixar meu muito obrigada pela a ajuda!
Dessa vez, vou tirar 53 dias de férias na Europa, iupi! Quero visitar só uns 4 países pq gosto de desfrutar de cada lugar, só em Londres vão ser 20 dias =)
Gostaria de aproveitar e deixar 4 links com diquinhas de viagens que já fiz.
Beijos
Nanda Nunes
http://www.photogirlchic.com/361/jardins-de-monet/
http://www.photogirlchic.com/934/as-delicias-caseiras-de-sugarplum/
http://www.photogirlchic.com/1144/diesel-cafe-by-tartes-kluger/
http://www.photogirlchic.com/327/coragem-sera-que-precisa-mesmo/

Valquiria
ValquiriaPermalink

Boa noite, estou começando a planejar uma viajem para a Europa com minha família para julho de 2015 (sei que ainda é cedo mas quero fazer tudo certo); Pretendo ir a Portugal, Espanha, Paris e Itália a príncipio e como é a primeira vez na Europa conhecer as principais cidades, gostaria de dicas de como atravessar os países, se trem, carro ou voos de baixo custo, vocês podem me ajudar?

Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Valquiria!

Comece seu planejamento por aqui:
http://www.viajenaviagem.com/2011/12/como-montar-viagem-europa/

Fernanda
FernandaPermalink

Boa tarde,

Vamos fazer uma viagem para conhecer Milão, Zurich, Praga e Marseille. Por onde deveriamos começar e qual a melhor forma de viajar para esses lugares como meio de transporte?

Obrigada!!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fernanda! Geograficamente a melhor ordem é voar do Brasil a Praga, de lá a Zurique, ir de trem a Milão e de avião a Marselha, voltando ao Brasil de Marselha.

Mariana Henriques
Mariana HenriquesPermalink

Um dos melhores textos de viagens que já li!
Eu estava muito precisando ler essas dicas! Meu roteiro estava enorme e cheio de locais desnecessários...
Obrigada por isso!

Caio
CaioPermalink

Boa noite,

Apesar de concordar que comprar as passagens não é a primeira coisa a se fazer. Achei uma promoção realmente tentadora. Aquela da Ibéria ida e volta para Roma por R$800,00 com taxas e tudo mais. Marquei a viagem para mim e minha noiva de 01/05 a 17/05 de 2014. E agora estamos naquela fase definir o roteiro. A principio seria esse (Já sofreu e irá sofrer ainda mtas alterações hehehe):

02/05 - Roma - Amsterdam
03/05 Amsterdam
04/05 Amsterdam
05/05 Amsterdam - Paris (trem)
06/05 Paris
07/05 Paris
08/05 Paris
09/05 Paris - Barcelona (avião??? trem noturno??? carro???)
10/05 Barcelona
11/05 Barcelona
12/05 Barcelona
13/05 Barcelona - Roma (avião?? carro sul da França??? enforcando os dias em Roma)
14/05 Roma
15/05 Roma
16/05 Roma
17/05 Roma - Sp

OBS:
1 - Nos dias de deslocamentos, pretendo faze-los pela manhã, descansar o resto da tarde que sobrar e aproveitar algo da noite da cidade.
2 - Já li todos os tópicos do blog sobre este tema hehehe, conheço a maioria das recomendações e tento utiliza-las a todo tempo, porém pode ter falhas.
3 - Não somos muito de curtir pontos turísticos tradicionais, preferimos conhecer a cultura e a vida da cidade em si.
4 - Até agora, exceto o trecho ams-paris que será de trem, os deslocamentos internos que mais valem a pena são os aéreos. Consegui orçar por todos por R$ 1,100 para duas pessoas, voando Alitalia e Air-france podendo ser comprados direto nos sites do brasil das cias áreas e ate parcelar. Estes são realmente os mais indicados para o meu caso???
5 - Minha esposa tem fixa na cabeça uma idéia de fazer esta viagem toda de carro, que deu aproximadamente 4 mil km em 15 dias... na minha melhor previsão são pelo menos 5 dias de carro para todos esses deslocamentos. eu acho totalmente inviável.
6 - Munique também está nos planos, mas foi cortada, (por mim cortaria mais uma). Caso o roteiro mude e ela se adapte bem a ele. pode ser que volte aos planos.

Agora minha duvida.
Para agradar a todos, vcs teriam alguma sugestão, em como adaptar esse roteiro com alguma parte dele de carro, na França talvez??? Ou algum outro roteiro que possa ser feito de carro envolvendo essas cidades, ou algumas delas pelo menos???

Caso algo estivesse errado, ou alguma cidade que deva ser cortada, sugestões são sempre bem vindas.

desculpe o comentário extenso.

att.
Caio

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Caio! Carro na Europa é bacana para explorar sem pressa regiões dentro de um país: passear por cidades do interior, ou passear pela costa. Ir de carro de um país a outro não é prático e incorre em sobretaxas altíssimas. Falamos sobre quando usar carro, trem ou avião aqui:
http://www.viajenaviagem.com/2007/08/europa-aviao-trem-ou-carro/

Cláudia
CláudiaPermalink

Caio,
Se fosse meu roteiro, diminuiria um dia em Barcelona e aumentaria um dia em Paris. Pelo seu roteiro, vc ficaria 3 dias inteiros em Paris, sendo que no outro dia seria deslocamento para Barcelona. 3 dias em Paris é pouquíssimo tempo, mesmo para aquelas pessoas que não pretendem visitar os cartões-postais. Na minha primeira vez à Europa acabei ficando 9 dias em Paris, e assim mesmo vim embora achando que foi pouco.
Também acho que ir de carro de um país para outro não rola. Se vcs querem muito alugar carro, poderiam excluir uma das cidades do roteiro e fazer a região dos castelos, na França, de carro.

Rsmon Martins de Oliveira

Olá.

24/6= 4 será que isso é um bom numero?

Roteiro:

Montevideo:05/11 a 08/11.

Punta del Leste:08/11 a 11/11.

Buenos Aires:11/11 a 15/11.

Bariloche:16/11 a 20/11.

Pucon:20/11 a 23/11.

Santiago: 24/11 a 28/11.

O que acha boia meu roteiro ta muito puxado?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ramon! Quando você orçar os deslocamentos, verá que um roteiro bastante caro e provavelmente desista.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/2011/11/5-roteiros-para-combinar-argentina-e-uruguai-na-mesma-viagem/

http://www.viajenaviagem.com/2011/12/roteiros-argentina-chile/

Rsmon Martins de Oliveira

Valeu boia, mas na sua opinião valeria a pena tirar um dia de Bariloche e acrescentar em Buenos Aires, Punta ou Santiago?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ramon! Repetindo, acho muito improvável que você realmente leve esse roteiro adiante.

Além de ser caríssimo, você perderá um dia de deslocamento entre a maioria dos lugares, o que reduzirá a conta de dias efetivamente úteis em cada um. Vai passar batido por Puerto Varas. Vai passar por Punta del Este numa época em que a cidade está parada.

Recomendo que você leia os posts que eu indiquei e pense numa viagem geograficamente mais limitada e, portanto, mais proveitosa e menos cara.

Rogerio
RogerioPermalink

Olá,
Admito, fiz a besteira: com milhas vencendo, comprei as passagens para Europa antes de fechar todo o roteiro... questões pessoais me impediram de planejar corretamente a data de retorno e agora sinto que tenho um roteiro mal acabado...
O plano era Italia - Londres - Paris em 20 dias líquidos (fora os 2 de chegada e volta). Paris seria apenas alguns dias de fim de viagem, já que conheço a cidade e a divisão ficou assim:
Veneza - 2 dias
Florença - 4,5 dias, com bate-volta para Pisa/Lucca e Siena/San Gigminiano; chegada de trem pela manhã e saída de trem à noite
Roma - 5 dias
Londres - 5 dias (com um dia totalmente "perdido" na chegada de Roma e outro parcialmente prejudicado pela saída de Eurostar para Paris à noite)
Paris - 3 dias
Lendo seus artigos, me parece que fica muito corrido. Pensei em tirar Londres do roteiro (com dor no coração), mas aí o roteiro parece ficar com folga: pensei em colocar dois dias a mais na Italia e dois dias a mais em Paris, mas tenho a impressão que o tempo em Roma e Toscana estão de bom tamanho e parece que uma semana em Paris seria demais (Paris é infindável, eu sei, mas o impeto desta viagem seria conhecer novos lugares, sem abrir mão de uma parada por lá, coisa que pretendo fazer sempre que estiver na Europa)
O que acham? Com Londres o roteiro é muito sobre-humano? Com ela chegou no mítico quociente de 2 dias por cidade...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rogerio! Tecnicamente a gente recomenda você escolher entre Paris e Londres e dedicar uma semana à escolhida. Pense nessa viagem como "O principal da Itália" + Londres ou "O principal da Itália" + Paris. Combine a que ficar de fora com alguma outra parte da Europa na próxima viagem.

Helen
HelenPermalink

Eu fiquei 3 dias em Veneza e 7 em Florença. Visitando também, Arezzo/Cortona e Cinque Terre que é longe pacas mas é um espetáculo. Tem Verona também , Vicenza, Lago Magiore, ( mas esses não dá para visitar de Florença). Dia nunca sobra na Itália.

Grazi
GraziPermalink

Só queria dizer que ficamos 10 dias em Paris e foi ótimo! Só saímos para ir em Versailles 1 dia, os outros 9 dias ficamos em Paris mesmo e pudemos curtir muito a cidade. E ela merece esse tempo! Abraço!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Grazi, É isso aí grin

silva
silvaPermalink

Opa tudo bem!

Vamos la.

Eu pretendo fazer Sao Paulo, Lisboa, Madri, Paris e Londres em 15 dias no mês de abril de 2014. Vou fazer minhas conexcoes entres as cidade por aviao, de Paris para Londres talvez faço de trem. Vou comprar as passagens tudo pela internet. nunca aconteceu problema comigo por compra na itnernet.

Eu vou ficar 5 dias em lisboa e regiao (aproveita visitar um amigo), 2 dias em Madri, 1 dia e meio em Paris e 3 dias em Londres.

Eu não contei os dias de conexçao, no final pelo planejamento sera uma viajem de 15 dias.
talvez posso conseguir 17 dias de viajem..
Tenho alguns hostels e hoteis ja em vista

silva
silvaPermalink

Meu voo de volta sera Londres - Sao paulo

Thaís Cunha
Thaís CunhaPermalink

Olá. Estou amando as dicas do seu site, já li vários posts!!

Estou morando atualmente em Doha no Qatar e antes de vir pra cá minha única experiência no exterior foi uma viagem ao Chile que planejei com a ajuda daqueles livrinho Guia da Folha de SP.

Eu e meu marido estamos pensando em fazer nossa primeira viagem a Europa com o seguinte roteiro:

Frankfurt - Pois todos os vôos que saem daqui tem para obrigatória. 2 dias.

Paris - 7 dias

Londres - 5 dias.

Você acha que dá? Estamos pensando fazer o percurso Paris- Londres no Eurostar.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Thais! Se for pegar o vôo de volta em Frankfurt, esteja lá na véspera. O vôo é charter? Ou Condor? Entre Paris e Londres, vá de trem sim.

Eleonora
EleonoraPermalink

Olá Boia!
Gostaria de enxugar meu roteiro Turquia-Grécia e gostaria de pitacos sábios.
Sacrificar Atenas seria crime?

1º dia- Rio/Istambul=chegada
2ºao 5ºdia- Istambul (4 dias inteiros)
6º dia- Istambul/Capadocia
7º e 8º dia- Capadocia= 2 noites partindo para pernoite em Istambul
9º dia- Istambul/Atenas
10º e 11º-2 dias em Atenas
12º-Atenas/Mikonos
13º e 14º-Mikonos (3 noites)
15º- Mikonos/Santorini
16º-17º- 18º-Santorini(4 noites)
19º-Santorini Atenas/Rio

obrigada!!

Eleonora
EleonoraPermalink

Olá, boia! Poderia me ajudar na minha pergunta, por favor??smile

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Eleonora! Atenas não é tão exuberante quanto Istambul, mas ignorar deliberadamente a cidade, tendo que passar duas vezes por ela, parece estranho.

Você terá forçosamente que pernoitar duas vezes em Atenas (eu não faria direto Santorini-Atenas-outra capital européia-Brasil no mesmo dia não). Num desses dias, tire uma manhã para ir à Acrópole.

Se é para eliminar uma parada, faz mais sentido sacrificar uma das ilhas.

Rotas na Europa: o planejamento da viagem

[...] se revelou matematicamente acertado de acordo com o cálculo que o Ricardo Freire ensinou nesse post. Em resumo, ele diz que, para uma viagem mais tranquila e sem atropelos, o ideal é que o resultado [...]

Mariana
MarianaPermalink

Olá! Vou de Roma a Siena de carro e gostaria de conhecer algumas cidades no caminho. Fica demais ir a Civita di Bagnoregio e Val d'Orcia (Bagni San Filippo, Castiglione d'Orcia, Pienza)? Se sim, poderia ir só a Bagnoregio e Pienza... O que acham?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mariana!

Leia sobre o Val d'Orcia neste post:
http://www.viajenaviagem.com/2012/02/val-dorcia/

Luis Andre Andrade
Luis Andre AndradePermalink

Olá,
Estou com programação para realizar a minha 2 viagem para Europa em Junho/2014, a anterior foi estilo Mochilão, passando por Paris, Bruxelas, Amsterda, Munique E Berlim. de. Essa proximá viagem será com minha namorada (e possivelmente seus pais)e penso num estilo mais roamnticossa e Pensei em Desbravr parte da Italia e obviamente volta em Paris smile (e será 1ª viagem dos 3 para Europa) Após ler muito, consegui fazer o Seguinte Roteiro.

04-06 Voo a Noite SP-Paris (pela KLM, ou sea Escala em Amsterdam)
05-06 Chegada em Paris a Tarde, com dia quse todo perdido (a ideia é Passar fim-tarde e inicio de Noite com alguma Caminha tranquila (talvez Ile de La Cite Ou Monmatre com todas as suas Luzes e Cabares)
06 a 10/06 Paris
10-06 Paris-Roma, o Voo Sai cedo e chegamos em Roma antes das 9:00, temos tarde para Passear por Roma (alguma sugestão?)
11-a15-06 Roma (incluindo Day triper p Napoles e Pompeia)

A partir dái que surgem as duvidas
Os 2 possiveis Roteiros seriam:

16 a18/06 Costa Amalfatiana e Capri
19 a 21/06 Florenca (com no maximo um bate-Volta p Pisa)
22 a 24/06 Veneza
25/06 Voo Veneza-SP (ecala em amsterda)

OU

16 e 17/06 Cinque Terre
18 a 21/06 Florenca (Bate Volta Pisa/Luca e outro Dia Siena)
22 a 24/06 Veneza
25/06 Voo SP-Veneza

Quais dele sugerem??

Abraços

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luis André! No primeiro dia de Roma, façam apenas um reconhecimento de terreno -- andem a esmo pelo centro histórico, se maravilhando com a arquitetura, as fontes, bisbilhotando igrejas, mas sem um plano cronometrado.

A viagem com Costa Amalfitana e Capri fica mais bonita, mas a com Cinque Terre está com um ritmo mais confortável.

Juliana
JulianaPermalink

Olá,
Parabéns pelo site e pelas excelentes dicas.Estamos com viagem marcada para Europa em setembro, chegaremos e sairemos por Madri.Porém necessito de auxilio para definir o roteiro interno que tem como destinos: Polonia, Munique, Roma, Veneza,Florença, Verona e Paris.Quais fazer de trem e quais de avião?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Juliana! Como não sabemos a ordem das cidades, recomendamos que você leia: http://www.viajenaviagem.com/2007/08/europa-aviao-trem-ou-carro/

E para montar o seu roteiro, veja: http://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/

Reinaldo Tavares
Reinaldo TavaresPermalink

Boa tarde Ricardo!

Parabéns pelo blog. Bem escrito, atual, leve e engraçado. Muito útil. Me estranhou mas talvez porque viajo de forma diferente, você sempre criticar o dormir em lugares diferentes todos os dias. Depende da viagem e do que o turista quer ver ou fazer. Sigo muitas das suas dicas mas também gosto de pegar o carro (próprio ou alugado) partir de um destino e "ir viajando" até outro. As férias nesse caso é a viagem não a origem ou destino. Nessa linha já fizemos (hora eu e esposa, nós com filhos ou com amigos (é bom viajar em 4 ou 6).

* Buenos Aires - Barilhoche - Buenos Aires (3500 km)
* Paris - Roma (3400 km)
* Nova York - Los Angeles (6700 km)
* Belo Horizonte - Recife - Fortaleza - S. Luiz - Brasilia - BH (6800 km)
* BH - Chapada dos Viadeiros - Jalapão - Bananal - BH (6400 km)

e esse ano vamos BH - Argentina (NOA), Chile (Atacama e Val Paraiso) - BH (11.000 km)

Abraço!