Japão com crianças: quem já foi?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

TóquioA Luciana Misura, que se não me engano descobriu o Viaje na Viagem lá no comecinho, em 2005, quando pesquisava sobre o Japão, está programando uma nova viagem ao país, agora em julho. Só que desta vez vai com as crianças: a filha de quase 5 anos e o filhote que vai ter 9 meses na época da viagem.

Ela já pesquisou bastante por aí e já decidiu incluir Hakone, Kamakura, Tokyo Disney SeaPuroland (Hello Kitty park), Parque e Zôo de Ueno, Tokyo Tower, mercado Tsukiji e o parquinho coberto Jido Kaikan.

O que a Luciana quer saber: faltou alguma coisa imperdível para levar as crias? Tem algum macete ou pegadinha que ela precise saber para fazer uma boa viagem com os pequenos? A família vai ficar baseada duas semanas em Tóquio, na casa de uma amiga.


Sugestões? Experiências? Conselhos? Arigatô!

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email


28 comentários

Atenção: perguntas que já estejam respondidas no texto e comentários ofensivos ou em maiúsculas serão deletados.

Cancelar
Mari Vidigal - Idéias na mala

Oi Luciana,
Td bem?
Além da Disney See tem a Disney Land. Acho que o programa merece dois dias separados. (Claro, se você tiver tempo).
Um passeio por akihabara, onde as meninas das lojas se vestem de Cosplay pode ser divertido e render boas risadas.
Outras ideias de passeio: Aquario,Museu do fogo, Levar no alto de uma das torres com vista bonita, eu recomendo Roponggi Hills.
Não sei se 5 anos é muito pequeno para patinar no gelo, mas:
http://www.timeout.jp/en/tokyo/feature/335
No site abaixo (em inglês) tem mais algumas ideias:
http://www.tokyoessentials.com/kids.html

Não sei se você tá pensando em ir até Kyoto, mas arahiyama tem um parque com macacos soltos que vai deixar os baixinhos doidos e Nara com os seus mil e um bambis é sempre um programão:
http://ideiasnamala.wordpress.com/2012/03/07/um-dia-em-nara/

Abraços,
Mari Vidigal

Luciana Bordallo Misura

Mari, a gente já foi na Disneyland de Tóquio (eu e o meu marido) e ela é igualzinha a de Orlando, onde pretendemos levar as crianças em um ano ou dois. A Julia já foi na Disneyland da California e de Paris, então eu acho que vamos deixar a Disneyland de Tóquio de lado e ir só na Disney Sea mesmo.

Já li sobre o Museu do Fogo, será que é legal mesmo? E qual o Aquário que você recomenda, eu vi que tem vários, não sei qual é o mais legal. A Julia já patinou no gelo em Londres e odiou, hehe, mas a dica é boa, 5 anos não é muito pequeno pra isso não.

Não estou planejando ir a Kyoto e Nara novamente não, mas ainda posso mudar de idéia.

Anotei as dicas de Akihabara e Roponggi Hills, mas não lembro de ver nada diferente em Akihabara da primeira vez.

Eu estou vendo passeios com crianças aqui: http://mylittlenomads.com/tokyo-with-kids mas é sempre legal pegar as dicas com quem já foi com os filhos. Esse site não fala dos Aquários por exemplo...e eu não levaria os meus na Sony como ele levou wink

Abraço e obrigada,
Luciana

Suzana
SuzanaPermalinkResponder

Acho que tb vale a pena ir a Ikebukuro, no aquário em Sunshine City.
Boa viagem Luciana!

Luciana Bordallo Misura

Opa, vou olhar! Tem muitos Aquários, fiquei perdida sem saber qual visitar!

Lucia Malla
Lucia MallaPermalinkResponder

Bom, eu achei o Aquário do Sunshine City bizarro... De todos que já fui, foi o q mais me deixou biologicamente angustiada. Contei aqui sobre minha visita:

http://www.luciamalla.com/blog/2010/09/um-aquario-bizarro.html

Luciana Bordallo Misura

Valeu Lucia, vou seguir o seu conselho pra ir no Aquario de Shinagawa!

Luciana Bordallo Misura

Obrigada Riq! Sim, foi pesquisando pra minha primeira viagem ao Japão que fui parar no VnV do Zip.net! smile Está lá até hoje o roteirinho de 2 semanas que você sugeriu pra mim na época, muito bacana!

Denise
DenisePermalinkResponder

Você pode incluir no seu roteiro o Ghibli Museum, é um lugar interativo e mostra vários personagens do estúdio. É interessante, mesmo para quem não conhece tanto os filmes de animação japoneses.

Luciana Bordallo Misura

Vou dar uma olhada, obrigada!

Mirella (@mikix10)

Vou ficar de olho se algumas dicas caem tb para que, vai pra lá sem filhos eheheh... estamos indo em Maio (e espero que esse ano nenhum terremoto ou tsunami faça mudar nosso rumo).

Luciana Bordallo Misura

Mi, deixaram umas dicas bacanas la no blog!

Mirella (mikix)

Vou lá espiar os comentários... os posts já li todos wink

Eloisa
EloisaPermalinkResponder

Em Julho, a Tokyo Tower já vai estar ultrapassada... Visitem a Tokyo Sky Tree! Quase o dobro da altura! http://www.japan-guide.com/e/e3064.html [Os japoneses costumam ser muito rígidos com prazos, então eu acredito que cumpram a promessa de inauguração em Maio!]

Luciana Bordallo Misura

Obrigada Eloisa! Se estiver aberta vamos sim!

Mirella (mikix)

Encontrei um site (não oficial) que tem dicas bem interessantes para os translados entre um local e outro.
http://jprail.com/
Umas das principais dificuldade que estou tendo é entender como me deslocar entre uma cidade, tem trem pra caramba, os nomes das estações não são fáceis de guardar e alguns lugares vc o Japan Rail não pode ser usado etc e tal. Estou aproveitando alguns roteiros de viagens que eles sugerem (algumas vezes insano), mas ele indicam exatamente o nome da linha, do trem e dicas de horário etc. Tendo isso em mente e já destrinchado, fica mais fácil confirmar no site do JR.
Esse é o link que estou mais aproveitando para me encontrar com os trens e onibus nas cidades que vou passar: http://jprail.com/sample-itineraries/throughout-japan-14-days-by-japan-rail-pass-14-days-pass.html (novamente, não siga esses 14 dias insano ... mas aproveite as dicas dos trens nomes etc).

Luciana Bordallo Misura

Engraçado Mirella, não me lembro de ter esse problema, o Japan Guide.com não diz os nomes das estações pra cada cidade e como chegar (se usando JRPass ou não)? Lembro de ter olhado tudo isso lá (acho). Mas tinha um outro site também, que se não me engano o Riq linkou lá daquela página do Zip.net, pra fazer os roteiros de trem...dá uma olhada lá, eu vou olhar também!

Patricia Papp
Patricia PappPermalinkResponder

Eu fui há 4 anos, sem filhos. Mas cheguei a tirar fotos na frente da loja do Playmobyl em shimo Kitazawa.

Outra coisa que pode ser bem útil é que percebi que muitos banheiros tem um bebe conforto (na aprede) dentro do box para que a mãe possa deixar seu bebê enquanto vai faz xixi (parece bobo mas é muito inteligente... quem consegue entrar com carrinho de bebes dentro do banheiro???).

Ah, eu iria para Kyoto com as crianças, imagine que delicia passear pelos templos de bicicleta com elas? E ficam num ryokan??? Quando fui havia uma familia do Canadá com 2 meninos no nosso ryokan, quase morremos de inveja!

beijos e vou aguardar os relatos ansiosamente!

Pati

Luciana Bordallo Misura

Pati, loja to Playmobil? Que legal! EU adoro Playmobil, haha! Bom saber isso dos banheiros, eu não me lembrava de ter visto nada disso (não prestei atenção mesmo). Passeio de bicicleta não me apetece por enquanto, porque teríamos que carregar tanto a Julia quanto o Eric, e eu não me garanto numa bicicleta, quanto menos carregando filho! Sou baixinha e tenho pernas curtas ainda por cima, difícil achar uma bicicleta que eu consiga colocar os pés no chão numa boa, sempre fico na ponta dos pés e com medo de cair wink

Eloisa
EloisaPermalinkResponder

Oi Luciana, estamos indo a Kyoto semana que vem, temos dois meninos um de 4 e outro de 2, te passo um comentario logo apos nossa experiencia smile Beijos

Luciana Bordallo Misura

Oba! smile Fico no aguardo!

jackson
jacksonPermalinkResponder

ola,
viajarei p/ a asia c/ minha mulher e nossa filha de 9 anos em dezembro e janeiro. pretendemos passar em torno de 1 semana no japão. é pouco? quais cidades e pontos interessantes p/ família?
obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jackson! Vale a pena dar uma lida nos comentários anteriores! wink

Aryele
AryelePermalinkResponder

Oi pessoal, fui ao Japão em outubro 2012 com meus filhos, de 4 e 2 anos, voltei aqui para contar que segui muitas dicas da Luciana Misura, deste post e de todos os outros deste site com a tag Japão. Vim agradecer e dizer que todas as dicas que usei foram super acertivas, a viagem foi toda organizada pela internet e o viagenaviagem foi o grande guia. Obrigada a todos que compartilham suas dicas. E vim compartilhar também, pois resolvi documentar esta viagem num blog bem tímido, rs. E quero deixar aqui minha grande surpresa da viagem, o bairro de Odaíba:
http://casadaatzin.wordpress.com/2012/11/08/odaiba-a-ilha-artificial-de-toquio-mais-um-grande-surpresa-da-viagem/
Obrigada e bjus.

Ilka
IlkaPermalinkResponder

Oi, Ricardo,
veja se você pode me ajudar.
Qual o meio mais econômico de ir de Honolulu para Tokyo, em maio, e ficar lá por cinco dias? Os preços que vi, principalmente de passagens, são muito caros.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ilka! Quem responde é A Bóia.

Compare preços de passagens em buscadores como http://www.kayak.com ou http://www.mundi.com.br . Compare também com o custo de uma passagem multidestinos saindo do Brasil; veja diretamente nos sites das cias. americanas, selecionanado a opção múltiplos destinos.

O Aquário de Shinagawa

[...] atividades para as crianças nessa viagem ao Japão, o Ricardo Freire colocou minha pergunta lá no Viaje na Viagem. Algumas pessoas responderam sugerindo aquários diferentes em Tóquio, e a Lucia Malla, que é [...]

Elisabeth
ElisabethPermalinkResponder

Pessoal, vou no próximo ano, com meninos de cerca de 10 anos, que adoram Pokemón! rsrsrs A ansiedade pela viagem é grande.

Meu problema é comida! Eles comem frutas, arroz, feijão, carne/frango e macarrão... e leite no café da manhã. O que recomendam? É fácil encontrar café da manhã internacional nos hotéis??

Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Elisabete! Procure hotéis de cadeias americanas ou francesas. Ao chegar, dê também uma geral nos quarteirões dos arredores do seu hotel para ver as opções de cozinha ocidental nas redondezas.