#Linkódromo | Panamá: 10 blogs que dão todo o serviço

Canal do Panamá

Texto | Bóia Paulista

Fotos | Majô Soares

Com vôos desde São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre e agora Recife, a Copa Airlines colocou a Cidade do Panamá na rota de muitos brasileiros que viajam para a América do Norte e para o Caribe. Instantaneamente a cidade virou um destino de compras — esporte que pode ser praticado tanto no free shop (que é grandinho, com várias opções de lojas) quanto em shoppings que estão a um pulo do aeroporto.

Mas o Panamá merece mais do que um simples intervalo entre vôos. A Cidade do Panamá tem um centro histórico preservado e uma vibrante parte moderna. Há o Canal, uma das maravilhas da engenharia do nosso tempo, a ser visitado. E quem não quiser seguir para a Costa Rica ou o Caribe encontrará destinos de selva e praia sem sair do país.

Faça um périplo por esses 10 blogs selecionados, e o Panamá periga deixar de ser apenas uma conexão na sua viagem.

Casco Viejo Panama

Vai por eles:

–> Panamá no Aquela Passagem, do Rodrigo Purisch

Como é o aeroporto Tocumen, na Cidade do Panamá (PTY)

Dicas para quem vai fazer conexão longa na Cidade do Panamá

–> Panamá no Pé nas nuvens, da Thais

16 dias no Panamá, com San Blas, Bocas del Toro e Playa Grande

–> Panamá no Olhômetro, da Ana Freitas

Panamá: um guia de compras

Cidade do Panamá for dummies

Muito bem bolado esse Canal do Panamá

Isla Mamey: estive no paraíso e voltei pra contar

Os taxistas do Panamá

–> Panamá no Nós no Mundo, da Anna Bárbara

Canal do Panamá: informações e dicas para aproveitar o passeio

Comprinhas no Aeroporto do Panamá

A experiência de voar na executiva da Copa Airlines

–> Panamá no As Viajantes, da Clarissa Vasconcellos

Panamá: entre eclusas, ruínas e ‘patacones’

–> Panamá no Filigrana, da Majô Soares

E o Panamá ?

–> Panamá no Escapismo Genuíno, da Teté

Panamá – mini Miami ou centro histórico cultural?

–> Panamá no Esse mundo é nosso, do Rafael Carvalho

O que dá pra fazer durante uma conexão no Panamá?

Já imaginou uma balada móvel a bordo de uma Chiva?

Como é voar pela panamenha Copa Airlines

A noite na Cidade do Panamá

Tudo o que você precisa saber para fazer compras no Panamá

O Canal do Panamá é obrigadtório quando você visita o país

Cidade do Panamá além dos shoppings, ao ar livre

–> Panamá no Turomaquia, da Patricia de Camargo

Panamá: chegada, hotel e primeiros passeios

Panamá: do Centro Histórico ao Canal

Às compras no Panamá

–> Panamá no Boa Viagem, do Luiz Jr.

Visita a San Blas, no Caribe panamenho

San Blas, o mundo dos Kuna Yala

Visitando Bocas del Toro

Leia também:

48 horas no Panamá: as dicas do Anderson, que mora lá

Viajosfera: 320 blogs para você viajar

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


83 comentários para “#Linkódromo | Panamá: 10 blogs que dão todo o serviço”

  1. Muito legal, obrigado. Mas só o Esse Mundo é Nosso ficou sem nome? Rs abracos

    1. Olá, Rafael! Consertamos :oops:

      1. Rs Muito obrigado :)

  2. Valeu Bóia, aliás meu irmão utilizou a dica do Rodrigo para o transfer do porto à cidade, e foi 10 :=)

  3. Acabei de fazer duas conexoes no Panama. Sim, viajei de Copa, saindo do Chile. O Aeroporto em si é sofrido, a area da conexao é toda acarpetada e o cheiro é desagradavel. Nao tem ar condicionado suficiente. Mas pra quem gosta de compras ha muita coisa nas lojas do free shop, alias, parece um shopping de tanta loja. Um pena que nao pude sair do aeroporto, mas na proxima ida aos EUA pretendo ficar pelo menos dois dias no Panama.

    1. Oi Andrea. pode me responder pq vc nao pode sair do aeroporto???

  4. Olá! Gostaria de saber se alguém tem alguma informação sobre o Panama Canal Railway, passeio de trem entre as Cidades do Panamá e de Colón. Este passeio aparece bem cotado no Trip Advisor mas li em alguns lugares de que Colón é uma cidade perigosa e que deve ser evitada. Obrigado.

    1. Olá, Moacir! Ou você acredita nos que gostaram do passeio ou você acredita nos que dizem que Colón é muito perigosa… se houve quem gostou do passeio é porque a cidade não é tão absurdamente perigosa assim.

      Consulte os blogs que indicamos. Não temos conteúdo organizado sobre o Panamá.

  5. Panamá possui serviço de tour turístico especializado para brasileiros em conexão.

    Quando você planeja uma viagem sempre lhe oferecem uma possibilidade de passagem promocional fazendo conexão no Panamá através da Copa Airlines. Neste momento você se questiona se vale a pena economizar alguns dólares e ficar 5, 8, 10 horas esperando a próxima conexão ou pagar mais caro e seguir direto para seu destino. Não tenha dúvidas: descubra as vantagens de conhecer o Panamá.

    A partir deste mês o Panamá possui um serviço de guias turísticos e transporte especializado para brasileiros em conexão. Os guias são brasileiros, o que facilitará a comunicação se você não sabe falar espanhol. Além disso, é possível adequar o passeio segundo as suas necessidades: conhecer o canal do Panamá, visitar a parte histórica da cidade, apostar nos principais cassinos e fazer um dia de compras nos principais centros comerciais da cidade ou ir até Colón (segunda maior zona livre de comércio do mundo a apenas 45 min da Cidade do Panamá).
    A possibilidade de economizar não esta apenas na passagem aérea.

    O Panamá é conhecido como o paraíso das compras por possuir preços mais acessíveis que Miami. Todas as marcas mais famosas do mundo possuem lojas nos shoppings do Panamá. Aproveite, pois os são preços realmente mais baixos.

    O visitante poderá escolher um tour especifico ou o conjunto deles. Os preços variam segundo a opção escolhida. Para mais informações entre em contato com info@daytourpanama.com ou visite o site http://www.daytourpanama.com . A reserva e o pagamento dos tours devem ser feitas até 24 hrs antes do embarque e os guias esperam você ao chegar.

  6. Estive no Panamá em agosto/2012 para uma conexão de 7 horas. O que mais me preocupava em fazer um city tour era a escolha do taxista. Mandei e-mail para o tal do Sr. Orvile, mas ele não podia no dia que eu pretendia.
    Pois bem, chegando lá fui (não pediram o cartão de vacina, nem perguntaram nada sobre isso) direto ao posto de informações turísticas e fui abordado por uns 3 agenciadores de taxi. O cara do posto de informações me informou que, para o que eu queria, liberdade de trânsito e horários, era melhor pegar um taxi mesmo, pois nao haviam onibus de turismo direto para as eclusas naquele horário.
    Escolhi um lá pela cara, um rapaz novinho, mas depois vim a saber que era apenas o agenciador.
    Eu estava com meus pais e minha namorada. Fomos colocar as malas de mão no depósito de bagagens do aeroporto (5 dólares cada volume) e depois me dirigi ao rapaz, que me apresentou ao motorista, Alex Jarquin.
    Alex é um cara de uns 30 anos e é muito gente boa. Passa confiança desde o primeiro contato. É casado e tinha sido pai há poucos dias. Seu carro é um tucson novinho (dois meses de uso), acho que é o modelo do sportage novo do Brasil.
    Ele havia nos cobrado 80 dólares para rodar 4 horas e tudo saiu conforme o combinado. Ele ainda ia explicando os lugares por onde passávamos. No Amador Causeway há um freeshop na última ilha e ele nos deu um cartão que obtivemos um desconto extra nas compras.
    Enfim, pedi os dados dele e indico de olhos fechados esse motorista (não é taxista porque o carro dele é um carro comum, de passeio, não é taxi): Alex Jarquin, telefone: 507-6267-6619, BBM-PIN 2965B53C, e-mail: alexjarquin68@hotmail.com. Ele disse que tem facebook também.
    Fica a dica.
    Abs.

  7. Oi Bóia,
    Tudo bem?
    Mais alguns links do Panamá que podem ajudar viajantes de plantão:

    Dicas para planejar sua viagem para o Panamá: http://ideiasnamala.wordpress.com/2012/07/19/panama-dicas-para-planejar-sua-viagem-ou-escala-longa-na-cidade-do-panama/

    Cidade do Panamá: O canal do Panamá e o Casco Antiguo – nosso primeiro dia na cidade: http://ideiasnamala.wordpress.com/2012/08/07/cidade-do-panama-muito-mais-do-que-uma-escala/

    Indo além do Canal: nosso segundo dia na cidade:
    http://ideiasnamala.com/2012/08/29/cidade-do-panama-muito-alem-de-um-canal/

    Um jantar experiência no Manolo Caracol:
    http://ideiasnamala.com/2012/09/07/cidade-do-panama-um-jantar-experiencia-no-manolo-caracol/

    Abraços,
    Mari Vidigal

  8. Prezado Ricardo,

    Viajarei para Manágua em dezembro para participar de um curso, ficando 01 semana por lá não terei muito tempo para turismo, mas já percebi que não há muito o que se ver por lá. Gostaria de algumas informações sobre a chegada no aeroporto e a segurança no transporte na cidade.

    Chegarei por volta das 13:00h horário Nicarágua, e tenho um dia e meio para passear, já que o curso será de 8 as 19 do dia 02 ao dia 07.

    Agradeço desde já

    Abraço Viviane

    1. Olá, Viviane! Quem responde é A Bóia. Infelizmente não temos como dar conta do mundo inteiro. Não temos conteúdo sobre Nicarágua.

    2. Olá Viviane!
      Como você não me escreveu, acredito que não tenha visto minha mensagem aqui no post. Caso você volte aqui, deixo minha principal dica que é em relação aos táxis. Assim como no Panamá, os táxis são coletivos e todo cuidado é pouco. O mais indicado é sempre pegar um táxi de confiança no hotel. Não aconselho utilizar os ônibus coletivos na Nicaragua, por motivos óbvios.
      Abraços,

  9. Olá Viviane!
    Tudo bem? Eu moro na Nicarágua há 1 ano e meio, se você quiser, podemos nos comunicar por e-mail para eu te passar algumas dicas!
    Meu e-mail: talitarico@terra.com.br
    Abraços,
    Talita

  10. Vou para Punta Cana e na volta vou fazer uma conexão de 3 horas no Panamá.Será que posso ir a esse Metromall sem medo de perder o voo?

    1. Olá, Daniela! Não dá não, fique com o free-shop do aeroporto.

      1. Oi, minha situação é parecida com a da Daniela. Porém tenho 7 horas de conexão. Dá tempo para ir ao Metromall? Quanto tempo antes do vôo tenho que sair do shopping com segurança? A van que leva direto é confiável no tempo? Obrigado

        1. Olá, Ben-Hur! Saia do shopping duas horas antes do seu voo.

  11. Gostaria de saber se a carteira vacina de febre amarela tem que se tornar internacional(pela anvisa) para quem só vai fazer conexão no panama.

    1. Olá, Lucia! O Panamá não está exigindo. Mas é bom transformar o certificado nacional em internacional o quanto antes, assim você não perde nenhuma viagem.

  12. Olá, Bóia!
    Vou viajar para Punta Cana no ano que vem e a minha conexão no Panamá (na ida) é de 56 minutos e na volta 1h30, vou de Copa. Será que da tempo de ver alguma coisinha no duty free? Tenho medo de perder a conexão, principalmente na ida que o tempo é bem curto e todo mundo fala que a Copa é pontual nos horários.

    1. Olá, Fernanda! O tempo é bem apertado. Talvez na volta você consiga dar uma olhada.

  13. Minha mãe e eu conseguimos uma tarifa super em conta no Hilton Garden Inn (diária de USD 100 com café da manhã incluso), que foi inaugurado há menos de um ano. O hotel fica perto das lojas da Via Espana, do Hotel El Panama, do Wyndham Veneto, Crowne Plaza.

    Contratamos Roque Freitas, brasileiro, que vive na Cidade do Panamá há alguns anos e conhece a cidade melhor do que muito Panamenho! Pessoa super educada, gentil, pontual que nos ajudou bastante!

    Roque cuidou dos transfers in/out, tour cultural (Ruínas, Casco Antiguo, Amador Causeway e, claro, o Canal do Panamá!), tour de compras, indicações de lugares para comer, praias, roteiros etc.

    O e-mail dele é: roque.freitas@gmail.com

    Até a próxima!

  14. Caríssimos,

    Passarei uma noite no Panama em dezembro e, claro, estou pensando nas compras e já pesquiso alguns preços, principalmente de eletrônicos. Pergunto-lhes se, assim como nos EUA, eles cobram o imposto “por fora”, ou seja, incluem-no na hora de fechar a compra.

    1. Olá, L. Melo! É a primeira vez que recebemos esta pergunta.

      O Ricardo Freire nunca foi ao Panamá pelo blog. Pesquisando descobri este post que diz que a taxa de 7% está incluída nos bens de consumo, mas é cobrada à parte em comida e remédios.

      http://www.tradecommissioner.gc.ca/eng/document.jsp?did=6808

      Você pode fazer sua própria busca com as palavras-chaves sales tax panama

  15. Olá! Irei fazer conexão no Panamá por 10 horas e estive olhando o site indicado em um post anterior… )http://www.daytourpanama.com/#!video/ct8o )

    No meu caso que são 10 horas de conexão, qual o tipo de tour indicado? Até quantas horas seria viável passar fora do aeroporto?

    grata.

    1. Olá, Camila! Saia do centro da cidade para o aeroporto com três horas de antecedência da sua partida.

  16. Oi! Gostaria de uma opinião, por favor. Farei Porto Alegre-Panamá (longa viagem de quase 7 horas) chegando ao destino por volta das 17 horas de uma quarta-feira. Logo às 7 e pouco da manhã do dia seguinte pegarei outro voo. Quero ir para um hotel nesse meio tempo. Alguém sugeriria algum hotel e/ou localização, considerando os horários tanto de chegada como de saída (vou ter que estar no aeroporto de volta lá pelas 5 da matina).

    Obrigado!

    1. Olá, Dionísio!

      O Riande Aeropuerto é o mais próximo do aeroporto; já o Courtyard MetroMall está a 10 minutos de táxi do aeroporto e está integrado ao shopping MetroMall.

      1. Obrigado!

  17. Gostaria de saber se com uma conexão de 4 horas tem como visitar (comprar) no shopping Allbrook? Ou tenho q me limitar a Metromall que é mo mais próximo do aeroporto.

    1. Olá, Fabiana! O trânsito anda complicado e é melhor não arriscar. Leia as dicas atualizadas do nosso leitor Anderson, que mora lá: http://www.viajenaviagem.com/2012/11/conexao-no-panama-compras-e-dicas/

    2. Olá, Fabiana! Com 4 horas você vai ter pouco mais de duas horas líquidas para compras. Quanto mais você simplificar a sua vida, melhor. Considere inclusive ficar pelo free shop do aeroporto.

  18. Olá, vou viajar para Cancún com escala no panamá de poucas horas, e não consiguirei sair do aeroporto, mesmo assim preciso do certificado de vacine para entrar no panamá apenas para trocar de avião?

    Obrigado.

    1. Olá, Rodrigo! Não pedem não. Mas aceite o nosso conselho: faça a vacina. Uma hora você vai precisar e pode perder alguma viagem por não ter.

  19. Olá, venho aqui trazer o relato da conexao que realizamos no Panamá no dia 17/12/2012. Chegamos no Panamá vindos de Punta Cana, com atraso as 11 horas, e retornamos para o aeroporto as 18:00, pois nosso voo ao Brasil estava marcado para as 21:00.

    Contratamos os servicos do Riolando, e com certeza o recomendamos. A comunicacao com ele foi muito fácil, e ele sempre respondeu aos e-mails prontamente! Nos mandou, inclusive, antes da viagem, um catálogo com os precos da Panafoto, o que nos ajudou muito! Ele também possui facebook, e inclusive uma página dos servicos que oferece, chamada Conexao Panama!!
    O Riolando é brasileiro, que atualmente reside na cidade do Panamá, ele é muito tranquilo, simpático, e nos ajudou no shopping com tudo. Se dispos, ainda, em nos acompanhar com as compras, e nos forneceu 2 celulares para contato no caso de haver algum problema no Shopping, e também combinarmos o horário de regresso. De início, tinhamos combinado uSS 120 por oito horas, mas como nosso voo atrasou, o próprio Riolando nos disse que nao era justo que pagássemos aquilo, e acertamos por uSS 100, por 6 horas, o que compensa e muito!!!

    Estava no aeroporto nos esperando no horário combinado, e com uma plaquinha com o meu nome. =) Nos recepcionou muuuuito bem, com água, barra de cereal e frutas no seu carro, que diga-se de passagem é ótimo e muito confortável!!!
    Fomos ao Multiplaza, e o shopping realmente é muito bom, as lojas sao variadas e há de tudo, para todos os tipos de gostos e bolsos!
    Existem lojas do tipo Tommy, Diesel, Levis, Lacoste, Ussn Polo, Cartier, Armani Exchange, Panafoto, enfim, uma variedade de lojas bem bacanas.

    Seguem abaixo os dados do Riolando para contato, podem confiar com certeza:
    Riolando Fajardo – Conexao Panamá Passeios e Compras
    (507) 6578-4858
    No facebook: Conexao Panamá
    conexaopanama@yahoo.com

    =)))

  20. Oiii venho aqui contar um pouquinho de nossa viagem!!

    Contratamos os servicos do Riolando, e com certeza o recomendamos. A comunicacao com ele foi muito fácil, e ele sempre respondeu aos e-mails rapidamente e com clareza !!

    O Riolando é brasileiro e atualmente reside na cidade do Panamá, ele é muito tranquilo, simpático, e nos ajudou em tudo. ele pode acompanhar nas compras, fornece celulares para facilitar a comunicacao e nos da dicas ótimas !!

    De início, tinhamos combinado um preço mas como houve alteracoes no roteiro o próprio Riolando nos disse que nao era justo que pagássemos aquilo, e acertamos o valor , ele e super justo , compensa e muito!!!

    Estava no aeroporto nos esperando no horário combinado, e com uma plaquinha com o meu nome.Nos recepcionou muuuuito bem, com água, barra de cereal , chicletes rs que estavam no seu carro, que é ótimo e muito confortável!!!
    Fomos ao Multiplaza, e o shopping realmente é muito bom, as lojas sao variadas e há de tudo, para todos os tipos de gostos e bolsos!Tambem fomos no Allbroks que tinham muitas liquidações !!!

    Conhecemos o Canal , Causeway e Casco Antigo e vale super a pena. E super interesse …

    Seguem abaixo os dados do Riolando para contato, podem confiar com certeza:
    Riolando Fajardo – Conexao Panamá
    No facebook: Conexao Panamá
    conexaopanama@yahoo.com

    1. Oi Ana,
      Vou fazer conexão no Panamá e ficarei o dia inteiro por lá, mandei um email para o Riolando e não tive resposta até agora. Mandei na sexta feira passada. Quanto tempo ele demorou a fazer o primeiro contato e combinar os passeios?

      1. Oi, Mônica,

        Não sei se ainda te serve, mas consegui contato com o Riolando no e-mail riolando.fajardo@yahoo.com .

        1. Faço questão de deixar aqui meu depoimento sobre a Cidade do Panamá e os serviços prestados pelo Riolando Fajardo.
          Após pesquisar referências em vários blogs na internet achei que este era o que tinha mais retornos positivos e assim contratamos os serviços do Riolando, e com certeza o recomendamos. A comunicação com ele foi fácil, e ele respondeu aos e-mails, chegamos até a criar um grupo no whatsapp para facilitar a comunicação (estávamos viajando em 3 pessoas)!!

          Como já mencionado em outros posts, o Riolando é brasileiro e atualmente reside na cidade do Panamá, ele é muito simpático, muito educado e culto. Sem dúvida foi um dos grandes responsáveis pela agradável surpresa que foi para nós essa visita ao Panamá.

          Ele estava no aeroporto nos esperando no horário combinado, e com uma plaquinha com o meu nome. Nos recepcionou super bem, com água e snacks diversos que estavam no seu carro (que por sinal é excelente: lindo e muito confortável!!!), além de ter tido a delicadeza de nos levar para tomar um café expresso numa cafeteria excelente antes de iniciarmos nosso passeio pela cidade!

          Como tínhamos bastante tempo disponível (chegamos por volta de 6:30h e só sairíamos para Toronto 18:30h), fizemos um tour bem completo: visitamos as ruínas da cidade original, fomos ao Mirante (vista fantástica tanto da parte nova quanto da mais antiga da cidade), Casco Antiguo (ficamos impressionadas com a qualidade das reformas que estão sendo feitas no local, além disso ele nos levou numa sorveteria artesanal francesa que é simplesmente algo de inacreditável de gostoso!), Causeway (almoçamos frutos do mar num restaurante delicioso com vista pro mar e próximo ao outlet que tem lá, simplesmente excelente!) e Canal do Panamá (na minha opinião uma das obras de engenharia mais respeitáveis já feitas pelo homem! É definitivamente visita obrigatória!!!)

          Em todas as partes do passeio ele nos acompanhou, nos explicou tudo sobre a história dos lugares que passávamos, sobre a vida de um modo geral na cidade, enfim, ficamos mais do que satisfeitas com os serviços da Conexão Panamá e certamente o recomendaremos para todos os nossos amigos que viajarem pelo Panamá!!

          Seguem abaixo os dados do Riolando para contato, podem confiar com certeza:
          Riolando Fajardo – Conexao Panamá
          riolando.fajardo@yahoo.com
          (507)6578-4858

  21. Pessoal estou com uma duvida, chego ao Panama as 16:30 e saio p/ o Brasil no dia seguinte as 15:50, parece muito mas na verdade vi que os shoppings fecham as 20:00 e abrem as 10:00, ou seja, até desembarcar pegar malas e passar pela alfandega vou perder um bom tempo ainda tenho que ir ao hotel deixar as malas para entao poder ir a um shopping que a essas alturas estara fechando, no dia seguinte tambem preciso sair do hotel no maximo as 12:50 e como o shopping abre as 10:00 terei tambem pouco tempo ali.
    O que me recomendam ficar em um hotel perto do albrook ou do metromall, receio nao ter tempo de ir nas lojas que eu quero no albrook pelo tamanho, enfim me deem umas dicas.

    Abraços

    Henrique

    1. Olá, Henrique! Há um hotel integrado ao Metromall, o Courtyard Metromall. Não há hotel integrado ao Albrook. Você pode chegar cedo ao aeroporto e aproveitar o free shop.

      1. Oi Bóia!

        Não sei se esse hotel é novo….mas fiz a reserva pelo booking e ao que me parece fica integrado ao Albrook sim! Veja aí!
        http://www.booking.com/hotel/pa/tryp-by-wyndham-panama-at-albrook-mall.pt-pt.html?sid=1768d64ab295d4e383fd77ec646e0ae5;dcid=2

  22. Pessoal,
    Eu e mais 3 amigos acabamos de chegar de viagem e fiz questão de voltar aqui no blog para deixar registrada nossas ótimas impressões sobre a cidade e tudo o que há para se fazer por lá. Nossa viagem foi à Cuba pela Copa, e optamos por quebrar a volta deixando 4 dias para também aproveitarmos o Panamá. Além de irmos às compras e aos cassinos, visitamos os pontos turísticos da cidade como o canal, amador, casco antigo e panamá viejo. Fomos a uma praia no Pacífico e também a San Blás no Atlântico (maravilhoso!). Destaco os ótimos hotéis, cidade com ótima infra-estrutura e crescendo a ritmo galopante! Mas a cereja do sundae foi mesmo conhecer o Riolando, o brasileiro que mora no Panamá, que muito nos auxiliou e que acabou virando amigo (pegamos o contato dele aqui no blog). Saímos com ele quase todos os dias, ele nos levou para conhecer a cidade, deu várias dicas preciosas, nos levou à praia, ao aeroporto, sempre com muitas informações turísticas interessantes, o que nos agradou muito, pois eu e meu grupo fazemos o tipo curioso cultural, que adora histórias. O preço cobrado é justo, o carro dele é novo, grande e confortável, com um serviço diferenciado, pois conta com telefones, barrinhas de cereal, água, etc. Se trata de uma pessoa de confiança, extremamente prestativa e agradável, a qual recomendamos muitíssimo.
    Boa viagem a todos!

  23. Ola,sou Brasileiro trabalho de guia turistico e guia de compras na Cidade do Panama , meu cel:(507)6719-9345 Ton
    translado para hotel, veiculo proprio

    1. Olá Ton! Pode me passar seu e-mail? Obrigado!

    2. Olá Ton, poderia me passar seu email? Obrigada

  24. Bóia irei fazer uma conexão no panama de 2 horas , gostaria de saber se eu consigo um carimbo no meu passaporte ( pois coleciono carimbos no passaporte) obrigada

    1. Olá, Mariana! É provável que não, porque você vai ficar na área de trânsito.

  25. buenas tardes mi nombre es alex jarquin soy de panama y les ofresco mi servicio de taxi a un precio modico . donde lo pasaran bello
    conoceran de mi panama de su cultura , comidas, el canal , sus compras sus paisajes y playas
    los invito a contactarme y que se lleven un bonito recuerdo de panama .
    mi telefefono es 507-62676619 mi correo electronico es alexjarquin68@hotmail.com
    —————————————————————-
    boa tarde meu nome é Alex jarquin e eu sou do Panamá eles oferecem o meu serviço de táxi a um preço razoável. onde o passo de bonito
    meu panamá conhecer a sua cultura, a comida, o canal, suas paisagens e praias de compras
    Convido você a entrar em contato comigo e vai levar uma grande lembrança panamá.
    meu telefefono é 507-62676619 Meu email é alexjarquin68@hotmail.com

  26. Olá,
    Estou indo para Cancum, mas no nosso retorno iremos pernoitar no Panamá, como estou construindo gostaria de comprar os metais da minha casa aí, bem como papel de parede. Se tiverem uma dica, peço fineza enviar.
    Desde já agradeço,
    Abraços,
    Adma Mansur

    1. Olá, Adma! Essa nós não sabemos. Tente googlar. ;)

    2. Olá Adma,

      Vou passar pelo Panama em agosto 2014. Você já fez a sua viagem? Conseguiu achar os papéis de parede?

      Obrigada
      Abraços

  27. Olá
    Vou fazer conexão de 22 horas no Panamá, vou ficar no Hotel Centroamericao, você tem alguma notícia sobre esse hotel?
    O que poderia fazer de bom na cidade nesse período?
    Qual a melhor maneira de descolamento na cidade, ônibus, taxi, como não conheço nada ai fico preocupada.

    1. Olá, Jaqueline! Clique e leia o que dizem os hóspedes no Booking. Sobre o que fazer na cidade, consulte os blogs que indicamos, e ainda esses outros posts:

      http://www.viajenaviagem.com/category/panama

  28. Estive no Panamá recentemente, em escala para Cancun, e contratei Riolando Fajardo, como sugerido no site. E foi excelente! Toda a descrição dos relatos no site bateu. Riolando é perfeito! Faz o roteiro segundo o que voce deseja. Tem veículo confortável, agua, barra de cereais e bolachas. Sabe muito sobre a história do Panamá. Se informa sobre os horários de travessia dos navios para que não se perca tempo, e além da paciencia, educação e conhecimento do transito da cidade (o que facilita muito a visita, já que o tempo é escasso para perder com transito). Ficamos muito contentes com Riolando. Por isso recomendamos!

  29. Nota 10 para a recepção do Riolando! Serviço perfeito! Confiança, conforto e bom preço. Além disso, ele é um ótimo guia turístico, pois conhece muito bem a história, cultura, gastronomia, baladas, ou seja, absolutamente tudo que um turista espera saber sobre o Panamá. Aos brasileiros que forem visitar o país, indico muito! Ele é brasileiro e sabe exatamente o que a gente espera encontrar em uma boa viagem…

    O e-mail para contato é: riolando.fajardo@yahoo.com

    Abs, Sonia

  30. Pessoal:
    Fizemos escala de 1 dia no Panama e recomendamos à todos o serviço do Riolando. Como já narrado acima por vários pessoas é Nota 10.

    O e-mail para contato é: riolando.fajardo@yahoo.com

    Marcio Marques
    Natal/RN

  31. Pessoal,

    Estive 4 dias no Panamá (fui apenas ao Panamá mesmo!) e contratei os serviços da Conexão Panamá (Riolando e Mauricio). O serviço deles é PERFEITO! Carinho, educação, atenção, acolhimento, flexibilidade, conforto, enfim… tudo de bom para quem quer conhecer um pouco da 1a cidade descoberta no Lado do Pacifico seja do ponto de vista turisitico, histórico, econômico, etc. Eles conhecem muito sobre país e dão várias informações interessantes e curiosas.

    Ele nos levou para diversos lugares legais, curiosos e interessantes além de dar dicas de outros lugares fora da Cidade do Panamá (fomos a Isla Fontadora e voltaremos para ir a San Blas e Boquete).

    Fizemos boas compraas no Multiplaza e no Multicentro. Fui à Orlando e Miami em fevereiro desse ano e os preços no Panamá são, aproximadamente, 15% mais caros, porém a Receita não fica com “tanto olhos” quando chegamos ao Brasil.

    Ficamos hospedados no Hard Rock Hotel (o preço é um pouco salgado mas vale à pena!).

    O Panamá é um país muito interesante, economia em franco crescimento, pleno emprego e obras por toda parte (e olha que eles não terão Copa e nem Olimpíadas!) mas pouco procurado pelos turistas. Atualmente o governo panamenho dá para o turista um seguro de saúde por 30 dias além de não cobrar taxa de embarque caso você faça uma conexão pelo PTY de até 48 horas.

    Enfim, vale à pena conhecer e, com certeza, voltaremos em breve, é claro, com os serviços da Conexão Panamá!

    Abs a todos…
    Arnaldo Luiz Torres (RJ)

    1. Arnaldo,
      Estou para ir ao panamá, pretendo ficar hospedada uma parte da estada no Hard Rock, preciso de umas dicas de vida noturna e saber como funciona mesmo o hotel. Você pode me ajudar?

  32. Boa tarde alguém poderia me ajudar ,vou viajar pro Panamá ,gostaria de saber se lá aceita só cartão internacional ou aceita o nacional ? Se alguém puder me ajudar ficarei grata

    1. Olá, Dayane! Você pode usar um cartão de crédito internacional ou um cartão de débito habilitado para pagamentos no exterior. Entenda: http://www.viajenaviagem.com/2012/06/cash-debito-credito-vtm/

  33. Estive no Panamá em fevereiro e também indico o serviço do brasileiro Riolando. Atencioso, conhece a cidade e adapta o roteiro ao gosto do cliente. Nota mil!!

    Ariane Lazzari Aver (RS)

  34. Olá, alguem sabe me dizer como é em relaçao a imigraçao do Panama? Pois farei uma conexao longa lá com destino a Toronto e estava pensando em sair do aeroporto.VBou pela COPA, no caso pegaria as malas despachadas so no destino final, correto? Obrigado.

    1. Olá, Juliano! Se tiver pernoite, vai precisar retirar as malas e fazer novo check in no dia seguinte.

  35. Oi Boia, tudo bem?
    Vou pra Punta Cana (alis, toda minha viagem foi decidida com base nas resenhas que li aqui =D) pela Copa e farei conexão de 1,5h no Panamá. A area de conexao dá acesso ao free shop? me disseram que não, porque teria que passar pela alfandega, eu nao entendi…. Outra coisa, o tempo é curto, mas eu queria comprar pelo menos um batom da MAC! Na sua opinião, será que dá tempo?
    Muito obrigada, abraços!

    1. Olá, Núria! A área de conexão dá acesso ao free shop, sim.

  36. Oí Bóia !!
    Tudo bem?
    Vou para Punta cana e ficarei um dia inteiro na cidade do Panamá. Li os relatos acima e resolvi entrar em contato com o Riolando. Ele demorou uma semana para responder e como resposta ele disse que não estará na data em que eu estarei na cidade. Respondi dizendo que entendia mas que havia visto que talvez outra pessoa da empresa pudesse fazer o trabalho de guia. Isso já tem 15 dias e nem resposta eu tive. Apenas para constar e também para perguntar: fora o RIolando, indica serviço de mais alguém?
    Abs,
    Monica

    1. Olá, Monica! A gente não indica nenhum guia. Quem indica são leitores.

      1. Obrigada, Bóia! Li os relatos e consegui falar com o Roque que respondeu rapidinho e já consegui agendar o passeio. Abs!

  37. [...] post ele dá dicas que achei muito boas para quem vai passar 2 dias por lá. Aqui também tem uma lista de 10 blogs de quem conta sua experiência no Panamá (alguns eu já listei aqui [...]

  38. Olá Bóia. Tenha entrado todos os dias por aqui pra ler os posts e ver as novidades. Vou pra Punta Cana em dezembro. Na volta gostaria de dar uma voltinha nos shoppings para aquela compra básica. Porem a minha conexão é de 2 horas. Entrei em contato com o ViajaNet – onde comprei o pacote – para alterar o meu voo pra um bem mais tarde, pra dar tempo de ir aos shoppings e a agradável atendente me disse que não seria possível sair do aeroporto. Como ela estava me atendendo maravilhosamente mal desliguei a ligação. Agora fiquei na duvida. Sabe me responder essa??? Adoro seu site!!! Obrigada

    1. Olá, Maria Tereza! Se o seu intervalo permitisse, você poderia sair do aeroporto.

  39. Olá, Bóia! Estou planejando uma viagem com múltiplos destinos da Colômbia e na volta pensamos em aproveitar a promoção “Visite o Panamá” que a Copa oferece. Fizemos a reserva no site e antes de efetuar o pagamento, entramos em contato com a Central de Reserva para solicitar a alteração da data de retorno ao Brasil. Me falaram que a tarifa não dava direito porém, as tarifas que reservei não são da categoria promocional, a qual não faz jus a promoção, e sim a econômica. Podem me ajudar a descobrir se tenho ou não direito?
    Obrigada!

    1. Olá, Mariana! Se o site não aceita a reserva da sua data nessa tarifa, e a central de reservas também não, não há o que fazer.

  40. Olá

    Meu filho vai para Cancun, e a conexão no Panamá é de 8 horas. Ele não quer ficar em hote. Dá para ficar aeroporto todo esse tempo?

    1. Olá, S.M.! Ele pode esperar no aeroporto, mas também dá para fazer algum passeio (a não ser que a conexão seja de madrugada…). Veja: http://www.viajenaviagem.com/2014/03/roteiro-panama-dicas/

  41. boa noite , alguem pode me indicar qual melhor maneira de ir até o porto de colon saindo de panama city? ouvi falar do rock freitas , alguem conhece? grato!

    1. Olá, Luciano! Você pode ir de táxi (80 dólares) ou pegar o ônibus que sai do terminal junto ao shopping Albrook.

  42. Leia sobre o Panamá nos blogs indicados ou neste post:

    Panamá: roteiro completo em 40 dicas