Europa: onde faço imigração e onde pego a bagagem?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Barajas, Madri

ATUALIZADO - 04.02.2014

Muita gente viaja à Europa em vôos com conexão e fica na dúvida de onde (e quantas vezes!) vai passar pela imigração.

A resposta é: uma vez só. Onde? Na maioria das vezes, no aeroporto de chegada -- a não ser que você tenha o Reino Unido ou a Irlanda como ponto de escala ou destino final.

E onde você retira as bagagens? Normalmente, no destino final.

Veja caso a caso:

--> Voando à Europa continental com conexão na Europa continental

Praticamente todos os países da Europa Continental (ou seja: com exceção do Reino Unido e da Irlanda) compartilham o Espaço Schengen, um território em que as fronteiras entre os participantes foram abolidas.

Por isso os vôos entre esses países são considerados "domésticos"; não há imigração nem carimbos.

Assim, se você vai voar a Paris com conexão em Madri, ou a Barcelona com conexão em Zurique, ou a Praga com conexão em Frankfurt, ou a Atenas com conexão em Paris, a sua imigração vai ser feita no aeroporto da chegada.

Você passa pela imigração, seu passaporte é carimbado e você então está admitido na Europa. Aí é só procurar o portão de embarque do vôo seguinte, que vai ser "doméstico"; ao passar pelo controle de segurança, você vai precisar mostrar o passaporte, mas só para provar que você é o dono da passagem. Ninguém vai mais lhe perguntar nada.

Sua bagagem segue do Brasil direto para o destino final; confira no recibo colado no canhoto do seu cartão de embarque.

--> Voando à Europa continental com conexão em Londres

A coisa muda um pouco de figura caso você vá a Paris ou Zurique ou Amsterdã ou Lisboa ou qualquer lugar da Europa continental com conexão em Londres.

Como o Reino Unido (assim como a Irlanda) não faz parte do Espaço Schengen, você não fará imigração em Londres. Você nem sequer vai sair da área de trânsito internacional: vai descer do avião e já pode procurar o seu novo portão de embarque.

A imigração será feita apenas no destino final, já no Espaço Schengen. Sua bagagem vai direto pra lá; confira o recibo colado no canhoto do seu cartão de embarque.

--> Voando ao Reino Unido ou à Irlanda com conexão na Europa continental

Neste caso o processo é invertido: se o seu destino final for alguma cidade do Reino Unido ou da Irlanda, você não sairá da área de trânsito internacional do aeroporto da conexão (Lisboa, Frankfurt, Madri, Paris, Amsterdã, Zurique -- qualquer um). Você vai descer do avião e já vai poder procurar o portão de embarque do novo vôo.

Sua imigração será feita apenas quando você desembarcar no destino final no Reino Unido ou na Irlanda.

Sua bagagem seguirá direto do Brasil até o destino final; confira o recibo colado no canhoto do seu cartão de embarque.

--> Voando à Irlanda com conexão no Reino Unido

Reino Unido e Irlanda têm acordo de livre trânsito entre seus cidadãos. Por isso não existe trânsito internacional entre o Reino Unido e a Irlanda.

Traduzindo: se você vai a Dublin com conexão em Londres, não terá como ficar na área de trânsito internacional, porque os vôos para Dublin saem da área doméstica.

Logo, você vai fazer duas imigrações. A primeira, na Inglaterra. Daí vai reembarcar para a Irlanda na área doméstica. E ao chegar à Irlanda vai ter que novamente passar pela imigração, por não ter passaporte britânico nem irlandês.

--> Documentos necessários para a imigração

Seu passaporte precisa ter validade de 3 meses APÓS a data de término da viagem. Se faltar menos do que isso para o seu passaporte expirar, não vão deixar você embarcar no Brasil.

Não é necessária nenhuma vacina para ir à Europa.

Tenha organizadinhos numa pasta os seguintes documentos:

- Passagem de volta (e-ticket serve)

- Reservas de hotel para todo período (no caso de aluguel de apartamento, contrato ou recibo de pagamento)

- Carta-convite, caso vá ficar hospedado em casa de familiares ou amigos. Nesta carta-convite o anfitrião deve explicar que vai receber você por X dias e indicar o endereço na Europa. Essa carta não precisa mais ser registrada em delegacia ou cartório, mas deve ser assinada, escaneada, e enviada por e-mail

- Seguro-assistência com cobertura de 30.000 euros (não necessário para Portugal, Espanha e Itália, que têm convênios com o INSS brasileiro; mas recomendável de todo jeito)

- Extratos de cartões de crédito e débito (tipo VTM) comprovando que você tem 65 euros/dia para se manter na Europa. Este limite é individual. (As regras falam em 65 euros em espécie, mas ainda não apareceu ninguém aqui para dizer que fizeram questão de ver o dinheiro vivo.)


--> Onde são mais duros na imigração?

Os aeroportos onde consistentemente os agentes são mais duros são Madri, Londres e Dublin.

A situação em Madri já melhorou bastante com relação ao que já foi. Mas se você for esquentar a cabeça com isso, então não compre passagem entrando por Madri. A economia não vale as noites de preocupação. O que pega mais em Madri é a questão da carta-convite. Se você for ficar hospedado na casa de alguém na Espanha ou na Europa, providencie a carta-convite para o país que você for visitar.

Em Londres e em Dublin costumam implicar com quem declara que vai estudar -- na Inglaterra esta é a desculpa número 1 dos imigrantes ilegais. Tenha toda a documentação do curso em dia e à mão.

--> Deslocamentos dentro da Europa continental

Caso o seu itinerário de viagem cubra vários países da Europa continental, não se preocupe, todos os deslocamentos serão considerados domésticos e você não precisará fazer imigração. Em compensação, não ganhará nenhum carimbo a mais no passaporte...

--> Deslocamentos entre Europa continental, Reino Unido e Irlanda

Caso a continuação da sua viagem leve você da Europa continental ao Reino Unido ou Irlanda ou vice-versa, você voltará a fazer imigração na chegada a cada viagem. Mantenha aquela pastinha organizada.

--> Dá pra passar junto na imigração?

Familiares passam juntos. Amigos podem até tentar, mas na maioria das vezes não vão deixar.

--> E quem tem passaporte europeu?

Caso você tenha dupla cidadania, o procedimento adequado é sair do Brasil e voltar ao Brasil com seu passaporte brasileiro; entrar na Europa e sair da Europa com seu passaporte europeu.

Leia também:

Estados Unidos: onde faço imigração e onde pego a bagagem?

Voltando ao Brasil: onde faço imigração e onde pego a bagagem?

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email


833 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

jonas
jonasPermalink

Boa noite vou a Zurique visitar meus primos mas faço conexão em Madrid , a carta convite deverá estar em português, espanhol ou alemão?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Jonas! Se puder ser em inglês seria melhor, mas se estiver em alemão você terá uma boa justificativa.

André
AndréPermalink

Olá Riq e Bóia, desculpa não localizei o lugar onde fazer perguntas, então estou fazendo neste post.
A minha dúvida é sobre comprar passagem pelo site oficial do trem de Praga a cia. CD. Tentei comprar três passagens de Praga para Viena para o dia 28/07 para mim e mais duas pessoas. Não consegui comprar juntos, então tentei comprar um por vez, aí consegui comprar a da minha esposa com escolha de lugar e tudo, depois comprei para o meu filho e também finalizei a compra tudo certo, mas quando fui comprar a minha o horário que eu queria neste dia não estava mais disponível (10:39min) lá eles tem duas opções comprar um ticket com possibilidade de reserva que é o que eu estava tentando e consegui comprar duas passagens e outra opção de só reservar um lugar sem o ticket (passagem) que acabei comprando para mim para não perder o lugar perto da minha esposa e filho.
Finalmente a pergunta é: Será que lá em julho na cidade de Praga conseguirei comprar somente a passagem já que tenho um lugar reservado que é necessário em viagens internacionais (Praga-Viena)?
Obrigado pelo retorno e nesta minha viagem (1ª vez na Europa) visitei muitos sites e o de vcs foi o que mais me ajudou a planejar toda a viagem (visitarei outras três cidades) muito obrigado pela dedicação de vcs em ajudar nós marinheiros de primeira viagem.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, André! Para você só falta uma reserva de assento, é isso? Se for, dê uma passada na estação ao chegar e apresente a passagem no guichê para reservar o assento. Em último caso dá para viajar de pé e ocupar os assentos que vão ficando vagos à medida que as pessoas descem. No alto de cada assento aparece o trecho em que está reservado.

André
AndréPermalink

Oi Bóia, obrigado pela resposta. Mas é justamente o contrário não consegui comprar a passagem, comprei a reserva do lugar tenho o lugar reservado, mas o site na data e horário que eu quero não está mais disponível para comprar um ticket (passagem) estou em dúvida se deixar para comprar a passagem só lá em julho quando estiver em Praga se conseguirei comprar esta passagem. Se não me engano como é uma viagem internacional (entre dois países) não dá para viajar em pé, li em algum lugar isto.

Leandro
LeandroPermalink

Boa noite! Vou à trabalho para a Suíça,mas faço conexão em Paris, onde vou ficar uma semana antes de ir efetivamente à Suíça. Alguma recomendação em relação à bagagem, evitando que ela vá direto para o destino final antes do tempo?
Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Leandro! Se você vai ficar uma semana em Paris, sua bagagem não vai direto à Suíça. Você retira ao chegar e faz um novo check-in e despacho de bagagens quando completar a viagem.

Soledad Botelho
Soledad BotelhoPermalink

bom dia Ricardo.
"Como tenho dupla cidadania, comprei o bilhete de saída e volta para Madrid com meu passaporte Brasileiro.Quero viajar para Roma, Marselha , Londres e Dublin.
Como compro meus bilhetes aqui do Brasil? Se usar um site como o Edreams, é confiável?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Soledad! Entre na Europa com seu passaporte europeu, não influi nada você ter informado o brasileiro na compra da passagem. Compre suas passagens com antecedência. O edreams é o maior site espanhol de viagens.

Paulo Larsem
Paulo LarsemPermalink

Boa noite. Vou para Praga, fazendo conexão em Londres. Entendi que nao passo pela imigração em Londres, mas sim em Praga. Teria 2 horas de intervalo na conexao. Eh suficiente?
Na volta venho de Genebra pra Londres, onde faço a conexão. Passo pela imigração em Genebra e em Londres fico apenas na área internacional de embarque? Teria tb 2 horas de intervalo entre um voo e outro. Novamente, eh suficiente?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Paulo! O texto é claro e você entendeu direito. O intervalo é justo mas deve ser suficiente.

Max
MaxPermalink

Olá boia , tenho uma duvida vou passar poucosum dias na holanda , Alemanha,frança, polonia, belgica, e terminar a viagen na Inglaterra.
onde faço esse (Seguro-assistência com cobertura de 30.000 euros)?
tem que ser de 30.000 ? posso dirigir na frança com minha carteira ?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Max! Você vai precisar do seguro Schengen, valerá para todos os países.

Leia sobre carteira internacional:
http://www.viajenaviagem.com/2010/09/habilitacao-internacional-precisar-nao-precisa-mas-e-bom-ter/

Max
MaxPermalink

Boia , você tem alguma dica onde adquirir o seguro Schengen? Procurei em alguns sites, mas não sei ao certo qual seria a melhor opção.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Max! Todos os que você verá online são de grandes seguradoras. A Mondial é parceira do site, mas há várias outras de porte semelhante, como GTA, Mapfre, Assistcard...

Carol
CarolPermalink

Meu vôo chega em Frankfurt às 14:30 (previsto) e de lá irei para Berlim. Como estou comprando as passagens independentes, minha dúvida é : se eu comprar a passagem para Berlim às 18:30 é tempo suficiente para passar pela imigração, mudar de terminal, fazer o check-in e embarcar? 4 horas é tempo suficiente?

Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carol! 4 horas é um intervalo bom, mas é melhor comprar passagem direto a Berlim.

The traveler
The travelerPermalink

Olá bóia!

Segundo seu texto, eles nao fazem perguntas especificas como pegadinha?
meu voo para alemanha tem conexao em schiphol (amsterda), vou viajar sozinho e tenho 18 anos. Corro algum risco?

No caso, minha carta-convite é da Alemanha... basta apresentar só na imigração na holanda e pronto?

Obrigado, parabéns pelo ótimo texto! Grande abraço.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá! Não tem pegadinha, não. Tenha todos os documentos em mãos e fale sempre a verdade.

lorena
lorenaPermalink

olá!
estou com uma dúvida:
Eu vou para Paris com conexão em Madri.
Como chego de manhã e meu vôo é somente de noite, quero aproveitar para passear na cidade.
O controle será feito então apenas uma única vez e na minha saída do avião chegando em Madri? Depois para pegar o vôo de Madri para Paris só mostrarei meu passaporte como uma "identidade" para conferirem com a passagem? E quando chegar em Paris trânsito livre também, sem mais controle?
obrigada e parabéns pelo site! sempre dou uma olhada aki antes de viajar e sempre vale mto à pena! Abraços!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lorena! Você faz a imigração em Madri, ao chegar. Depois, os vôos serão "domésticos".

Leia também: http://www.viajenaviagem.com/2012/01/intervalo-entre-voos/

Sonia
SoniaPermalink

Ola.
Vou desembarcar na Alemanha vou ter carta convite para alemanha, porem volto por Milão gostaria de saber se preciso apresentar no desembarque reserva de hospedagem em Milão, uma vez que meu retorno partira de lá. Fico muito grata desde já.
Sonia

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Sonia! Pela regra você precisa ter carta-convite ou reserva de hospedagem para todas as noites que ficar na Europa. Se for pernoitar em Milão, não é necessário apresentar reserva nem carta-convite de lá.

Monika
MonikaPermalink

Olá!
Estou querendo viajar para Espanha agora em julho,Mais estou muito preocupada com a imigração sad
Eu posso entrar por Portugal?assim faço a imigração em Lisboa?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Monika! Não há mais problema na imigração em Madri. Compre passagem até o primeiro lugar que você vai efetivamente visitar.

Veja:
http://www.viajenaviagem.com/2012/01/passagens-internacionais-como-evitar-o-erro-mais-comum/

Claudia
ClaudiaPermalink

Olá, comprei a passagem para Atenas pela Lufthansa e tem uma conexão em Frankfurt na ida e em Munique, na volta para o Brasil.
Entre a chegada em Frankfurt (11:20-previsto) e a saída para Atenas 13:35 h, é suficiente para pegar a conexão? E no aeroporto de Munique, a chegada é as 20:40 e a saída para o Brasil às 21:55.
É tranquilo para fazer essas conexões? Tem alguma recomendação?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Claudia! Tem tempo.

Luíza Marquetti
Luíza MarquettiPermalink

Olá! Vou comprar as passagens de avião com o cartão Visa Platinum que dá direito ao Seguro Schengen de 30.000,00 euros, mas para a Inglaterra, onde vou estudar, é de 25.000,00 dólares. Esse valor é suficiente para entrar na Inglaterra ou precisaria ser de 30.000,00 euros pra lá também?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luíza! Não há exigência mínima para o Reino Unido. É importante apenas que você saia do Brasil com seguro-assistência contratado.

Luíza Marquetti
Luíza MarquettiPermalink

Obrigada!

Caroline
CarolinePermalink

Olá!!

Vou para a Europa em julho e primeiro vou fazer conexão em Lisboa para depois desembarcar em Paris. Pelo que eu entendi no seu post, vou passar pela imigração já em Lisboa. É isso mesmo??

Estou preocupada porque dizem que a imigração em Paris é bem chatinha... se fosse em Lisboa acho que seria mais tranquilo.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Caroline! Está bastante bem explicado no texto. É em Lisboa.

Caroline
CarolinePermalink

É que no começo do texto você disse "na maioria das vezes" e eu fiquei meio na dúvida. Mas ok, realmente está bem explicado.

Obrigada!

Carlos Alberto
Carlos AlbertoPermalink

meu agente de viagens me ofereceu um pacote para Portugal , usando a swissair + tap. o voo chega em zurich as 10:55 e o utro para Portugal parte as 11:35 ( tenho 40 minutos) isso é suficiente. não irei fazer imigração ? ele me falou que isso não e conexão e sim um coach ( o que é isto) , e as malas ?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carlos Alberto! Se for o vôo de ida, tem imigração na Suíça. É apertado sim.

Eliane sousa
Eliane sousaPermalink

Olá, estou viajando para Europa em agosto, tenho sinusite por isso sempre tenho que anda com soro nasal, até mesmo porque não consigo andar em lugar que tem ar-condicionado sem meu soro nasal. minha pergunta e...
posso esta levando meu soro nasal dentro da minha bolsa?
ou tenho que ter uma receita medica inglês?
aguardo a resposta
obrigado.

Cris
CrisPermalink

Eu sempre levo na minha bagagem de mão (dentro do saco plástico para líquidos) um frasco desse tipo de medicação (Budecort Aqua) e nunca tive problemas. Eu levo apenas a receita do meu médico, escrita em hieróglifos em português mesmo, e nunca tive problemas. Nunca foi questionada sobre o frasquinho de spray nasal.

Mas alerto que é um frasco pequeno, de vidro, contendo 60ml. Eu levo na bagagem despachada outro spray nasal de solução salina, que vem num frasco maior, tipo frasco de aerossol (de lata). Também nunca tive problemas com esse, e nem com quaisquer outros de medicamentos que eu levo. Nunca fui perguntada sobe as receitas médicas.

Abs,

Cris

Charles Silva
Charles SilvaPermalink

Boa noite!

Eu e minha namorada vamos viajar para Dublin a estudo, fazendo escala em Amsterdam.
Eu tenho passaporte europeu e ela não.
Minha dúvida é qual o melhor precedimento na imigração, ir junto com ela na fila de imigrantes? Ou pegar a fila de europeus mesmo?
E quais as perguntas frequentes para europeus?

Aguardo resposta.
Obrigado.

Charles Silva
Charles SilvaPermalink

*procedimento

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Charles! Não há perguntas para europeus.

Eliane sousa
Eliane sousaPermalink

fiz uma pergunta aqui mas nao achei ela, nao sei se fui mal interpretada por isso peço desculpa. vou fazer ela de novo vou fazer minha primeira viagem internacional, estou um pouco tensa , sei que a minha pergunta pode ser bobagem mas como eu li um pouco sobre medicação quando se viagem pergunto a voce Boia que tem mais conhecimento do que eu.
tenho sinusite preciso sempre esta com minhas gotas de soro nasal. eu gostaria de saber se posso esta levando meu soro normalmente na minha bolsa ou tenho que ter uma receita medica para esta levando meu soro nasal para Europa?
agradeço deste ja...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Eliane! Sua pergunta está logo ali em cima; a Cris respondeu smile

Carlos Alberto
Carlos AlbertoPermalink

Como é a Imigracao na suíça, não falo alemão.depois que vc me respondeu acima decidi trocar meu voo , por um de 7 horas de conexão, sera que esse é suficiente para ir conhecer pelo menos o centro de Zurique, me disseram que é perto. devo ir de taxi ou de trem ?
abrçs
Carlos

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carlos Alberto! Os agentes suíços falam inúmeras línguas. Vá de trem ao centro de Zurique, dá 20 minutos.

Vanderlei
VanderleiPermalink

Ola, estou planejando a minha primeira viagem internacional e estou com algumas dúvidas em relação a imigração.
Vou para Genebra passar 15 dias na casa de parentes da minha namorada e eles irão nos acolher já solicitamos a carta convite, essa carta deve ser registrada la em Genebra? e em relação ao voo, vamos ter uma conexão em Paris é nesse momento que eu devo apresentar a Carta Convite certo? pode ter algum prlbmea em eu apresentar uma carta convite da Suiça em Paris?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Vanderlei! Sim, a carta precisa ser registrada lá. A sua imigração será feita em Paris, onde você deve apresentar a carta e demais documentos.

Leia mais detalhes no post acima!

Wagner
WagnerPermalink

Boa tarde, estou com as passagens ida e volta para madri, vou fazer um curso intensivo de 4 semana e ficar em um aartamento compartilhado o que devo levar para passar na imigração, isso tudo em Madrid

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Wagner! Está escrito no post acima! Leve também os documentos do seu curso.

Flávia
FláviaPermalink

Olá Ricardo
Minha mãe irá viajar pra Europa chegando por Milão, e depois de alguns dias irá a Londres. Como dizem que a imigração em Londres é complicada, ela está com um medo: caso criem caso com ela em Londres por algum motivo, ela poderá ser deportada, ou pelo fato de já ter rodado a Europa, ela somente será bloqueada de entrar em Londres? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Flávia! Quem responde é A Bóia. Organize todos os documentos da sua mãe numa pasta, não há o que temer.

Flávia
FláviaPermalink

A bóia, ela tem medo porque não conseguiu visto pros EUA já por 2 tentativas, então ficou traumatizada; Além disso não tem muito dinheiro, então já viu, né? rsrs.

Andre
AndrePermalink

Bom dia, estou com viagem programada à Paris em outubro, com escala de aproximadamente 7 horas em Madrid. Gostaria de saber se, uma vez feita a imigração em Madrid, é possível sair do aeroporto. Ouvi falar que se as bagagens fosse despachadas diretamente para Paris não seria possível a saída em Madrid. Por favor, isso procede? Parabéns pelo site.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, André! É possível sair do aeroporto. Mas leve em consideração que essas suas 7 horas devem virar 3h30, 4h no máximo. Comece a voltar de Madri 2h30 antes do seu vôo.

Monika
MonikaPermalink

Olá,aqui em Fortaleza nãO TEM VOÕ vou ter que fazer a imigração em Lisboa ,eu espero que de tudo certo!

Monika
MonikaPermalink

OPS :
Olá,aqui em Fortaleza nãO TEM VOÕ direto para Madri,vou ter que fazer a imigração em Lisboa ,eu espero que de tudo certo!

Tatiana
TatianaPermalink

Olá, vou fazer uma viagem para Milão com conexão em Madri, estou indo para um congresso mas meu pai e meu noivo também irão me acompanhar a passeio. Pelo que entendi vamos passar pela imigração somente em Madri e estamos receosos, vamos ficar mais dias do que o período do congresso e meus acompanhantes não tem esta justificativa. Será que corremos risco de sermos barrados e devemos procurar outro voo? Como comprovo que tenho dinheiro para gastar lá? Cartão de crédito e travel money contam, ou temos que mostrar o dinheiro mesmo?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Tatiana! Os documentos necessários estão listados no post acima! Seus acompanhantes estão indo a turismo; é só falar a verdade smile

Ricardo Neves
Ricardo NevesPermalink

Só a título de curiosidade, obtive junto ao Ministério das Relações Exteriores o quantitativo de brasileiros inadmitidos por autoridades migratórias espanholas, por ano da ocorrência:

2008 - 2196
2009 - 1714
2010 - 1695
2011 - 1402
2012 - 510
2013 - 122 (até abril, inclusive)

Creio que o temor quanto à Barajas pode ser desfeito.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ricardo! Obrigada pelos dados smile

Liziane
LizianePermalink

Olá bóia, estou com uma dúvida...minha sogra vai para Dublin, com conexão em londres. Ela vai visitar a filha em Dublin. Ela passará na imigração em londres ou só no destino final? Obrigada!!ah detalhe, não fala inglês e vai sozinha...alguma dica especial??

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Liziane! Infelizmente passará pela imigração nos dois lugares, porque não há área de trânsito no Reino Unido para a Irlanda.

Liziane
LizianePermalink

Obrigada......nesse caso ela precisará do visto de trânsito em londres??

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Liziane! Não há visto de trânsito. Ela entrará em território britânico e no vôo seguinte entrará em território irlandês.

Liziane
LizianePermalink

Muito obrigada!!!!!!

miguel santos
miguel santosPermalink

Gostaria de uma informação se possivel. Vou para alemanha com escala em Paris ou Amsterdan, em media 5 horas em um aeroporto que nao é o aeroporto de destino, eu posso sair pela cidade? posso entrar no pais por 3 horas e voltar ao meu voo de destino?? sera minha primeira viagem internacional. grato!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Miguel! Poder pode, mas você deve descontar entre 4 e 5 horas do seu intervalo para procedimentos de imigração, traslado e check-in. Recomendamos sair do aeroporto em intervalos a partir de 8 horas entre vôos.

Indio c. Escagriz Cibils

Eu e minha esposa, temos 74 e 68, anos, vamos num pacote da Europamundo, ficar dois dias em Londres, dois dias em Amsterdam e quatro dias eDoom Paris, como não falamos Inglês nem Alemão , pergunto, teremos alguma dificuldade de comunicação na imigração Inglesa, ou eles entendem português ou espanhol?
Obrigado
Indio

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Indio! Leve passagens, documentos do tour e seguro-saúde organizados numa pasta. Não haverá problemas.

Berg
BergPermalink

Boa Noite, tenho uma dúvida e espero que você com seu conhecimento possa me ajudar.
Estarei indo fazer intercambio em Shannon (Irlanda) porem pretendo comprar minha passagem de ida até Frankfurt e comprar outro Vôo de Frankfurt a Shannon, pois não encontrei essa conexão e esse preço é bem mais aceitável, como não é uma conexão eu teria que fazer todo o procedimento de desembarque, pegar minha bagagem, passar pela imigração e fazer um novo check-in, isso seria possivel dessa forma? Ou eu teria algum tipo de problema, desde já obrigado pela ajuda.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Berg! Sim, com passagens desvinculadas você teria que fazer tudo isso. Recomendamos um pernoite em Frankfurt ou então marcar o segundo vôo com uma diferença de 5 ou 6 horas para não dar chabu.

Andrade
AndradePermalink

Boa tarde !
Oi vou agora para Espanha,mas vou fazer imigração em Lisboa,quero saber se você que posso ter algum problema??
Não e a primeira vez que viajo na Europa!
ps:vou fazer conexão em Lisboa vou ter que esperar mais ou menos de 6 horas ...:\

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Andrade! Como já recomendamos a dezenas de leitores antes de você (por favor leia as perguntas anteriores antes de fazer uma igual), organize numa pasta todos os seus documentos.

Andrade
AndradePermalink

Desculpa!(por favor leia as perguntas anteriores antes de fazer uma igual).Obrigada!

Cristina
CristinaPermalink

Olá, novamente preciso de ajuda.
Vou comprar:
Vou rio-roma direto
Volto madri- rio com conexão em roma- faço imigração em madri? Preciso pegar as malas em roma ? Ou ou é só descer e me dirigir ao portão de embarque- já estarei com o check in feito ? Tenho 2 h de intervalo em roma, será suficiente ?
Ou
Rio- roma com conexão em madri- imigração em madri, as malas seguem direto para roma ? Desço, faço a imigração e me dirijo ao portão de embarque? Qual a margem de tempo segura, este aeroporto é imenso,
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cristina! Na volta, se a sua passagem for vinculada, as malas vêm direto para o Rio. O passaporte será carimbado no país do último embarque. Isso está bastante bem explicado no texto.