Inverno em Ushuaia: passeios e atividades

Natalie Soares
por Natalie Soares

Ushuaia

--> Centros de inverno: muito além de Cerro Castor

Nem só do Cerro Castor vive o inverno de Ushuaia. A cidade é uma ótima opção para quem está em busca de atividades de inverno sem ficar confinado ao ambiente de uma estação. Além das opções no centro da cidade e da infra do Cerro Castor, você também pode aproveitar os centros de inverno que cercam a cidade de atividades lúdicas na neve.

UshuaiaRaposa em Ushuaiaatividade na neve em Ushuaia

Os centros são todos administrados pela iniciativa privada e neles você encontra atividades como patinação no gelo, snowcat, caminhada com raquetes, trenós puxados por cachorros, escaladas, patinação e passeios de 4x4. Para os aventureiros também é possível fazer mergulhos nas águas geladas, canoagem, cavalgadas, trecking e tours de bike. Sem falar que Ushuaia também atrai os apaixonados pela pesca esportiva.

O site do Turismo de Ushuaia traz a descrição (em português!) e o link para os sites de quase todos esses centros (clique aqui).

Centros de Inverno m Ushuaia

Ao chegar em Ushuaia, você provavelmente vai ouvir falar de uma outra modalidade de esqui chamada “esqui de fundo” ou “esqui cross-country”. Ainda não tive a oportunidade de testar na prática essa variação do esqui, mas conversei com a minha instrutora no Cerro Castor e ela garantiu que é mais fácil se aventurar no esqui de fundo do que no alpino. Essa modalidade é indicada para percorrer longas distâncias e os centros de inverno de Ushuaia são famosos por conta das suas grandes áreas esquiáveis para quem pratica esqui de fundo.

Parque Nacional da Terra do Fogo Argentina

Como a distância entre um centro e outro é relativamente pequena, quem viaja em família ou em grupo pode optar por fazer a atividade que mais lhe agrade sem se separar muito dos seus companheiros. Por exemplo: o maridão pode passar o dia no Cerro Castor esquiando, enquanto a esposa, que prefere um passeio mais light, faz uma caminhada com raquetes em Ushuaia Blanca.

IMG_8104Ushuaia

E como chegar aos centros? Assim como no Cerro Castor, o turista que escolher visitar a região durante a temporada de neve, deve contratar um táxi, uma agência de receptivo ou um trânsfer sugerido pelo hotel. Em outras condições climáticas, o aluguel do carro também seria uma opção viável.

Ouvi alguns poucos e perdidos comentários dizendo que era possível esquiar (esqui alpino, aquele com as pistas que estamos acostumados) também no Glaciar Martial. Viajandões da neve, vocês já conferiram as condições de esqui desse centro? Conta pra Boinha, porfi smile

Llanos del Castor

Se eu tivesse mais dois dias livres na cidade, teria feito o sobrevôo de helicóptero, o passeio de 4x4 e a caminhada noturna. São passeios com propósitos distintos mas que foram muito bem recomendados pelos turistas com quem conversei e que já haviam feito esses tours.

Passeios Panorâmicos em Ushuaia

--> Passeio de catamarã - navegação pelo Canal de Beagle

Assim que a navegação começou, a primeira frase que a guia lançou foi: “não vamos avistar pingüins. Atenção, não vamos avistar pingüins.” Tudo bem, snif. Tudo bem. Entendi o recado wink Pinguins fofinhos que dão vontade de apertar não são vistos durante o inverno em Ushuaia. (A temporada vai de meados de outubro a meados de março.)

Ushuaia

Os passeios de barco são vendidos na rua do porto, próximo à famosa placa do “Fim do Mundo”. No verão, as saídas são mais freqüentes, já no inverno as empresas costumam operar apenas em dois horários diferentes. Os preços são praticamente tabelados entre as empresas e custam cerca de 250/270 pesos, para as rotas mais curtas, até 470 pesos, para os passeios mais longos, mais a taxa de embarque (preços de julho de 2012). Atente que, no inverno, algumas rotas não são oferecidas. E mesmo assim vale a pena? Claro! É um passeio de contemplação e admiração da mãe natureza (ops). Vaiiiiiiii Planeta!

Ushuaia Passeio de BarcoUshuaia Passeio de Barco

Ushuaia no Inverno

Veja também:

Isla Magdalena: onde os pingüins ainda têm trema

Ushuaia Passeio de Barco

--> Museus e História

Para quem tem curiosidade e interesse em conhecer um pouco mais sobre a história de Ushuaia, seus povos antigos, sua relação com as navegações e a famosa história do cárcere do fim do mundo, conhecer os museus que ficam na cidade pode ser uma boa opção: Museu Yamana, Museu Marítimo e do Presídio, Museu do Fim do Mundo e Museu da Cidade.

centro de Ushuaia

--> Trem do Fim do Mundo - Parque Nacional da Terra do Fogo

Também conhecido como o trem dos prisioneiros, o trem leva os visitantes para conhecer alguns trechos do Parque Nacional Terra do Fogo. O passeio é breve, com direito a uma parada para fotografar a região. Ao longo da viagem, a história da construção da ferrovia e de como viviam os presos daquela região é contada. Muitos consideram esse passeio um micão, outros ficam encantados com a paisagem forrada de neve. Você que conhece esse trem, o que acha? É um programa de índio comparado com os outros passeios oferecidos em Ushuaia, mesmo contando com a pequena caminhada que fazemos depois do passeio de trem dentro do parque nacional?

Trem do Fim do Mundo

Consulte os horários e valores do Trem do Fim do Mundo.

--> Certificado do Fim do Mundo

Para quem viaja com os pequenos, não deixe de passar na secretaria de turismo de Ushuaia e pedir seu certificado por ter visitado a cidade mais austral do mundo. É uma daquelas coisas simples das viagens, que deixam a garotada toda pimpona. Tá, confesso... não resisti e pedi um pra mim também razz

Agora conta pra gente uma coisa: você acha a paisagem de neve monótona? Você tem algum segredinho para suportar fortes temperaturas negativas? Você prefere viajar para estações de esqui que fiquem perto das cidades para aproveitar outras atrações ou prefere as mais isoladas?

Ushuaia
--> Cruzeiros para a Antártida: só no verão

Para quem sonha em se aventurar pelos águas da Antártida, o caminho mais rápido é embarcar nos cruzeiros que partem de Ushuaia. Três diferentes rotas, incluindo uma que vai até as Ilhas Malvinas, são oferecidas e comercializadas por diversas agências locais e operadoras internacionais.

Esse roteiro não é um dos roteiros mais baratos que você vai se deparar, mas um valor assim é esperado devido aos custos da logística dessa aventura. Se você quiser apimentar ainda mais essa viagem e economizar alguns obamas, uma possibilidade é embarcar para Ushuaia e tentar comprar o cruzeiro na própria cidade. É arriscando, tendo em vista que esse roteiro é muito cobiçado por europeus e americanos. Eu faria isso? Humm só se a economia valesse muito a ansiedade e expectativa de não saber se o embarque seria possível. Lembre-se de que esse tipo de cruzeiro só parte no verão wink

Ushuaia

Viagem feita a convite da Secretaria de Turismo de Ushuaia.

Leia também:

Cerro Castor, Ushuaia: a estação de esqui do fim do mundo

Ushuaia no inverno, parte 1: como chegar e como se esquentar

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email

92 comentários

Atenção: perguntas que já estejam respondidas no texto e comentários ofensivos ou em maiúsculas serão deletados.

Cancelar
Fabio de Rezende

É possível esquiar no Glaciar Martial sim. É um local pequeno e normalmente utilizado por moradores ou pessoas que tem casa na regiao. Fica mais próximo do centro. Tem teleférico e pode ser visitado mesmo por quem nao pretende esquiar.

jose  freitas
jose freitasPermalinkResponder

Olá Boia & Trips !!!
Não sou muito chegado a neve (frio extremo, esclareço) mas gostaria de conhecer a região da Patagônia/Ushuaia, tanto a parte chilena como a argentina. Assim, qual a melhor época (fora do frio, lógico) para tal??
Ponto de partida será de SP. Por onde começar, disponho de 12(doze) dias.
Quem se dispor a ajudar fico muito grato.
zé freitas.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, José! A melhor época é o alto verão.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/category/patagonia

Annabelle
AnnabellePermalinkResponder

Não fui ao Cerro Castor, apenas ao Glaciar Martial, e adorei. É possível esquiar, mas como não estava interessada nisso, curti muito a neve andando, mesmo... e a nevasca que caiu no momento em que eu estava lá! Muita curtição. Fui de táxi, uma corrida curta e muito bonita. Na volta, é interessante (na verdade, é imprescindível) já marcar o horário para retorno com o taxista... Fiquei alguns minutos congelando debaixo da neve até ter a idéia de entrar em um restaurante e pedir que eles telefonassem solicitando um táxi.

Rodrigo Barneche

O trem do fim do mundo não é um micão. É um king-kong mesmo, dos grandes grin

Mari Campos
Mari CamposPermalinkResponder

Acho a navegação pelo Beagle um dos passeios mais lindos da região. E que linda a foto do huski!

Hugo Loureiro
Hugo LoureiroPermalinkResponder

Minha experiencia em Ushuaia no inverno:

Passeio no Canal de Beagle - Super recomendado, visão geral da cidade e das montanhas, tem o tal Farol, e alguns bichos como leão marinho e focas, tivemos uma aula de biologia e história da região dada pela guia, descemos na Ilha H e vimos marcas dos "acampamentos" dos índios da época da conquista espanhola.

Parque Nacional - Recomendo ir por conta própria combinando com um taxista, mas antes consulte o preço dos tours das agências, em dois já vale ir de taxi e o passeio é melhor pois, pelo menos o nosso "guia taxista" parou em pontos que o tour não pararia.

Trem do Fim do Mundo - Não vale a pena, demora e não se vê nada de mais, se for de taxi, peça para parar na estação e dar uma olhada e tirar umas fotos. O passeio é pega turista e só serve para preencher o tempo.

Centro Invernal - Nunatak/Tierra Mayor - Fomos para lá de van, que pegamos no porto, combinamos o horário de nos pegar. Mas combinamos, meio que induzidos pelo motorista a ser pegos por volta das 16:00, como chegamos por volta das 10:00 achei que poderia ter voltado mais cedo e aproveita para ir a um museu por exemplo. Depois descobrimos que ele iria pegar um grupo na Cerro Castor as 17:00. Espertinho.

No centro fiz o passeio de snowmobile (moto de neve) e de trenó de cães este último o melhor. Estava muiiiito frio, não dava vontade de sair do restaurante, para encarar os passeios, e então ficamos maior parte do tempo papeando com um casal de brasileiros que conhecemos lá.

Glaciar Martial - Tem uma vista muito bonita, vale o passeio, dá para ir pegando um taxi, como falaram é bom combinar a volta. Lá você pega uma aerosilla (teleférico aberto) e vai até um ponto onde tem um refúgio que serve lanche e chocolate quente. Na subida pelo teleférico, vi pessoas descendo a montanha de snowboard, mas tive a impressão de ser mais "fora de pista" e não ser para iniciantes.

Quanto a preferência do local da estação de esqui ou atividades na neve, por questões práticas e estar com criança para mim hoje o melhor é uma estação próximo a cidade, pela estrutura e a opção de outros tipos de passeios.

Dani
DaniPermalinkResponder

Amei Ushuaia, mas a minha experiência com a Nunatak não foi muito boa. Indico o passeio Nieve y Fuego que tem passeio de snowcat, trenó de perros e jantar em uma cabana rústica no meio da mata e da nieve, fiz esse passeio com eles e não tive problemas, já os passeio dos lagos foi total decepção, sequer cheguei a prosseguir no passeio, o abandonei o percurso ainda no inicio e contratei outra empresa (www.limiteverticaltdf.com) e não me arrependo em nada. Mais informações no www.gostodoquegosto.com

Ana Paula
Ana PaulaPermalinkResponder

Ola Hugo, eu e minha mae estamos querendo ir dia 03 de março, estavamos fechando com a CVC , mais olhando seu post fiquei em duvida se me prendo com agencia de viajem ou vamos por conta, Vc lembra os valores pagos pelos passeios e vc sugere algum hotel, fico mto grata se me responder estou anciosa , sou de Aguas de Lindoia-sp

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Paula! Leia comentários de leitores sobre hotéis:

http://www.viajenaviagem.com/2011/12/hoteis-na-patagonia-e-lagos-andinos-os-relatos-dos-leitores/

jose freitas
jose freitasPermalinkResponder

Obrigado,Boia !!!
Sua dica (Patagônia/Ushuaia) foi elucidativa e rica em detalhes.
Fico grato,
ze freitas.

Camila Torres - Colecionando Imãs

Amei o passeio no Canal de Beagle! Os leões marinhos são o máximo smile

regina campos
regina camposPermalinkResponder

Acabei de chegar de Ushuaia. Minhas filhas esquiaram no Cerro Castor e amaram, fizeram aula de Snow com o Cristian e recomendam. Fiquei hospedada na Posada Fin do mundo, simples mas, bastante aconchegante, é uma pousada.
O passeio de catamarã é muito bom, fiz com a Rambo que dá desconto de 20% para quem apresenta o ticket de embarque da Aerolineas. Não descemos do barco, é lindo.
Um taxisita nos levou até o trem do Fin do Mundo (fiz só ida), gostei, é bonitinho e acho que vale, talvez ida e volta canse. Na ssída o taxistia nos levou ao Parque Nacional. è lindo, acho que quando ligar para a operadora de taxi seja bom avisar que quer fazer este passeio e combinar o preço. Achei que o nosso taxista era só motorista e não um guia (lógico) como outros taxista que amigos meus pegaram ou mesmo o Hugo acima,e que os levou a vários lugares. Nem todos os lugares dá para ir por causa do gelo ( é inverno).
Fomos também visitar a Estação de esqui de Cerro Castor, minha mãe de 70 anos estava comigo e nunca tinha estado numa estação antes. Vou dizer, fechamos Ushuaia com chave de ouro: é lindo, tudo barnquinho, as pessoas cheias de alegria e adrenalina do esporte, foi ótimo. Recomendo o restaurante Kalma.

Claudio
ClaudioPermalinkResponder

Bom dia O ou A Bóia,

Eu e minha família (casal + 1 chd 14 anos + 1chd 12 anos + 1 chd 8 anos) estamos querendo conhecer Ushuaia e Esquel, é possível combinar um desses com Bariloche ? Vale a pena ficar só em Ushuaia ou Esquel ?
Enfim, gostaria de sua ajuda na obtenção de informações que nos permita fazer um planejamento legal de viagem.

Obrigado

Claudio

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Claudio! Não sabemos se estão operando vôos entre Bariloche e Ushuaia. Pesquise em http://www.lan.com e em http://www.aerolineasargentinas.com.ar . Se não houver vôos diretos você teria que voltar a Buenos Aires, o que é bastante inconveniente.

Esquel está a 4 horas de ônibus de Bariloche. É uma cidade para esquiadores. Bariloche tem mais atividades para quem não esquia.

Claudio
ClaudioPermalinkResponder

Oi A Bóia,

Minha família já esquia num bom nível, mas o que você acha da cidade de Esquel, tem infra de restaurantes, passeios ? com sua experiência valeria a pena ficarmos em Bariloche e Esquel, ou somente ficar em Ushuaia ?

Obrigado

Claudio

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cláudio! Nunca fomos a Esquel, o que sabemos é que não é páreo pata Bariliche para quem não esquia. Se você quer esquiar de verdade, escolha UMA estação e aproveite.

Debora Garcia
Debora GarciaPermalinkResponder

Também estivemos em Ushuaia e fomos ao Glaciar Martial. Fica pertinho do centro da cidade. Tem apenas 1 pista e é tranquila para iniciantes. Fizemos 1 hora de aula e meu noivo desceu a pista sozinho tranquilamente, sem stress nenhum. Eu fiquei lá em baixo tomando um chocolate quente! rs

Fabio Nunes
Fabio NunesPermalinkResponder

Quer conhecer o fim do mundo?

Veja um video relato desta viagem a Tierra del Fuego

http://www.youtube.com/watch?v=6C03U_O7exw

Tierra del Fuego - Ushuaia - Canal Beagle

Aline Barbosa
Aline BarbosaPermalinkResponder

Alguém saberia me dizer se é uma boa visitar o Ushuaia em Maio? Vi que a temporada de verão termina em abril e a termporada de esqui começa em junho, mas não vi ninguem que foi em maio, como será o clima, não quero esquiar, mas queria ver neve.
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Aline! É provável que você veja neve, mas haverá poucos passeios disponíveis. Para que gastar tanto dinheiro para ir tão longe e não aproveitar tudo o que o lugar oferece?

Iris
IrisPermalinkResponder

Olá,
Estou planejando uma viagem para El Calafate e Ushuaia entre o finalde maio e inicio de junho. Vocês acham que terei dificuldade para fazer os passeios principais dessas cidades? Esquiar não é minha prioridade, mas gostaria de fazer o trekking nas geleiras e os outros passeios de parques e barco. Obrigada desde já!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Iris! Confirme diretamente com a Hielo y Aventura de El Calafate sobre a disponibilidade de passeios em 2013; é mais garantido.

http://www.hieloyaventura.com

Faça a mesma coisa com os passeios que queira fazer em Ushuaia.

José Ribamar
José RibamarPermalinkResponder

Olá. Passeios para Ushuaia em Outubro é opção interessante?
Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, José Ribamar! Outubro cai numa estação intermediária entre o inverno e o verão. Escolha os passeios que você quer fazer e comunique-se com os operadores para saber se estarão funcionando este ano.

Daniel
DanielPermalinkResponder

Oi José Ribamar, ouvi dizer que é a melhor época do ano para avistar pinguins, baleias e outros mamíferos aquáticos.

mariluci jung
mariluci jungPermalinkResponder

ola queridos,
talvez eu faça perguntas redundantes, mas tem a ver com o fato de eu, com 63 anos, embora jovial, ir sozinha com duas crianças de 10 (menina) e 8 anos(menino).
o que as crianças querem é conhecer a neve,enttNao pergunto:
qual o melhor hotel para ficar em ushuaia?
quais os passeios mais aproveitaveis p/ crianças nestas idades?
h~a uma agencia, ou operadora que me indiquem p/ contratar a viagem?
grata e até mais,
mariluci

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mariluci! Os passeios estão indicados neste post!

Veja dicas de hospedagem aqui:
http://www.viajenaviagem.com/2011/12/hoteis-na-patagonia-e-lagos-andinos-os-relatos-dos-leitores/

Não temos indicações de agências; somos um site de viagens independentes!

mariluci jung
mariluci jungPermalinkResponder

agradeço sua atenção e presteza.

Aline
AlinePermalinkResponder

Olá amigos!

Estamos planejando uma viagem Buenos Aires + Ushuaia no inverno desse ano. Gostaríamos de saber se vocês podem ajudar com uma média de valores necessários para alimentação nesses lugares.

Muito obrigada!

Preparando a viagem ao fim do mundo - Viaje Sim!

[...] Viaje na Viagem tem posts com dicas para ir no inverno (aqui), muitas dicas de hotel em El Calfate e Ushuaia (aqui) e o relato da travessia no cruzeiro entre [...]

Denise Somenzi

Oi, tudo bem? Estou precisando de umas dicas para esquiar em final de agosto em Cerro Castor. Somos 2 famílias com crianças de 4 , 5 e 10 anos. Dicas de Hotel em Cerro Castor com atividades paras as pequenas, já que pretendemos ficar na montanha. Obrigada.

RITA
RITAPermalinkResponder

Bóia,vou para Ushuaia em julho próximo ,sabe me dizer se vale a pena o passeio para o Lago Escondido no inverno e sobre o passeio noturno na neve ?
Grata

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rita! O que sabemos está no post, mas tudo o que você quiser saber ao chegar, é facílimo descobrir!

Célio Lopes
Célio LopesPermalinkResponder

Olá,
Achei muito interessante o site de vocês. Parabéns.
Estou afim de conhecer o Ushuaia em julho 2013, nunca fui, mas vi que vale apena ir no inverno também.
Queria saber quanto as hospedagens, passeios, os preços em média de cada. Não busco luxo, sou mochileiro fotógrafo. Estou em casal.
Muito obrigado!

Lhe aguardo!
abraço.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Célio! Indicamos no post os preços de alguns passeios. Para mais informações, entre em contato com as operadoras para pedir orçamentos, e use sites de reserva como o Booking para ver preços de hotéis.

Veja dicas dos leitores para hotéis aqui: http://www.viajenaviagem.com/2011/12/hoteis-na-patagonia-e-lagos-andinos-os-relatos-dos-leitores/

MateusPx
MateusPxPermalinkResponder

Boia, td blz?
Chego em Ushuaia 28/05 as 12h45 e fico ate 18h40 do dia 03/06.
Tenho duas dúvidas:
- consigo escapulir uns 3dias para conhecer El Calafate? Minha volta será via Ushuaia msm.
- o frio já será intenso?

Mto obg!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mateus! No alto verão você pega menos de 10ºC, então em maio estará bastante frio. Há vôos de lá para Calafate, dá para passar 3 dias sim (mas o lógico teria sido voltar do Calafate em vez de retornar ao sul).

Christiane
ChristianePermalinkResponder

olá!
Pretendo conhecer Ushuaia em junho de 2013. Li num blog, que nos meses de junho e julho, as noites costumam ser longas, durando até 18 horas. Gostaria de saber de quem esteve lá nesta época, se a informação realmente procede, e se é possível aproveitar ao máximo este período.

Obrigada desde já!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Christiane! Amanhece às 9 e anoitece às 16h, realmente.

Natália
NatáliaPermalinkResponder

Olá, também estarei indo a Ushuaia em Junho/2013. Será minha primeira vez na neve. Devo comprar roupas por lá? Os preços de lá são realmente melhores? Durante a noite, existem lugares para conhecer??

Obrigada.

Natália
NatáliaPermalinkResponder

Bem interessante o link; Muito obrigada!

Roberta
RobertaPermalinkResponder

Olá....estou querendo ir a Patagônia, mas tenho o mês de agosto de férias....vcs acham que vale a pena ir nesta época, por conta do inverno? será que o perito moreno e a pinguineira estarão abertos a visitação?
obrigada,
Roberta

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Roberta! O Perito Moreno estará aberto. Não há pingüins em El Calafate. Nos lugares onde há pingüins, como Ushuaia e Punta Arenas, a temporada só começa em meados de setembro.

Roberta
RobertaPermalinkResponder

Entâo dá para fazer o trakkin no perito moreno nesta época?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Roberta! O Perito Moreno não fica em Ushuaia. Este post é sobre Ushuaia.

leticia
leticiaPermalinkResponder

Pretendo ir a Ushuaia em julho. Fica mais barato comprar agasalho aqui no Rio ou quando chegar lá?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leticia! Você pode comprar o básico na Decathlon, o preço é bom e você já chega agasalhada.

Karol
KarolPermalinkResponder

Oi,Letícia! Deixe para comprar lá, é muito mais barato e as roupas são mais apropriadas pro frio da região. Tem muita variedade e achei os melhores preços da Argentina,pois ja havia passado por BA, Bariloche, El Calafate e outras nesta mesma viagem. Boa sorte!

Danilo Augusto

Boa noite, estou chegando em Ushuaia dia 8junho, será que será possível ver neve? Nao dou muita sorte com neve ja estive em NY no inverno e na Euarooa no Inverno e nao vi neve rs ! E inicio de inverno em Ushuaia, a estação Cero Castor so abre a partir do dia 20junho e eu ja terei partido, vc sabe me informa se terá alguma outra? Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Danilo! É provável que haja neve. A estação, porém, não deve estar aberta.

ana cristina
ana cristinaPermalinkResponder

vou para ushuaia no final de maio ate 05 de junho, será que vou aproveitar atividades com neve?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Cristina! A temporada costuma começar em meados de junho!

Thelma avelar
Thelma avelarPermalinkResponder

Pretendo ir a Patagônia em outubro. Quero conhecer Ushuais, Punta Arenas e El Calafate. Se eu ficar 5 dias em Ushuaia e de lá ir a Punta Arenas de carro ( meu marido gosta de viajar assim, com carro alugado) , esse tempo e suficiente? E depois subir para El Calafate e ficar mais 3 dias. Tem alguma sugestão ou orientação para me dar?
Ou seria melhor começar por El Cafate e depois descer?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thelma! As distâncias na Patagônia e Terra do Fogo são imensas, a densidade populacional é mínima, há poucos postos de gasolina e às vezes há racionamento na Argentina. Sugerimos que seu marido procure orientação em foruns específicos de jipeiros e aficionados de longas viagens de carro. Nosso site é de turismo convencional, não temos experiência nem recomendamos esse tipo de viagem.

wener
wenerPermalinkResponder

Através deste link pode-se visualizar as fotos da cidade de Ushuaia que são postadas diariamente:

http://www.tierradelfuego.org.ar/v4/_por/index.php?seccion=12

Gabriel Holf
Gabriel HolfPermalinkResponder

Amigo, agora vou perguntar no lugar certo .. Rs..Vou ficar 3 dias inteiros em Ushuaia. Finalzinho de setmbroe inicio de outubro... nessa epoca os dias estao um pouco mais longos?

Pensei em fazer no mesmo dia Parque Terra do Fogo e trem do Fim do Mundo. Acha que consigo fazer por conta propria? Pensei em alugar um carro e partir bem cedo rumo ao parque…. terei dificuldades? Gosto de carro alugado pq posso fazer td com mais velocidade , de um local pro outro... ainda nao consegui entender mto bem se o tal trem fica dentro do parque do fim do mundo !!!?!?!?!?! rsss

Em um segundo dia pensei em fazer o passeio pelo canal de Beagle. Vale a pena descer na ilha dos pinguins?

Terceiro dia trilha lago Escondido e etc….

Tenho ainda o dia da Chegada, pois chegarei as 11 da manha… pensei em conhecer o Presidio e regiao do centro….

ABRAçooo

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gabriel! Pergunte localmente se já haverá pingüins.

vanessa
vanessaPermalinkResponder

Olá Bóia,
Os cruzeiros para Antártida saem na primeira quinzena de outubro?
Sabe em media quanto custa?
Grata

Elisa
ElisaPermalinkResponder

Eu e meu marido acabamos de chegar de Ushuaia e nós simplesmente amamos!!! Que lugar lindo! Muitas atividades, aventuras, coisas bem legais para se fazer. Fizemos o passeio do canal de Beagle, o trem do fim do mundo, terra mayor, las cotorras. Fizemos snowmobil, caminhada na neve, ski de fundo, jeep 4 x 4, patinação de gelo...tudo isso que fizemos valeu muuuito a pena. Em especial, o passeio de jeep com a empresa Rumbo, o Dario que era o motorista do jeep, foi muito legal! Superanimado! O que achei legal, foi que como não estava com tanta neve no dia, o passeio de jeep foi perfeito, bem longo. Logo depois que entramos na cabana para almoçar, a neve começou a cair. Esse passeio vale muito a pena. O almoço também é bom demais!

Rafael
RafaelPermalinkResponder

Boa noite!
Estou indo agora em agosto e to pensando em alugar as roupas por lá, ao envés de comprar, pois moro em Maceió, ate que eu volte a usa-las tem nem mais graça (além de serem caras). Bem minha dúvida é a seguinte: No site de uma loja de aluguel de equipamento para ski e snowboard tem as opções de snowboard completo e as peças de roupas separadas. Esse snowboard completo já vem com as botas, luvas, calças , jaquetas, etc... ou só a prancha e a bota?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rafael! O aluguel do equipamento e das roupas são coisas distintas.

Bruno
BrunoPermalinkResponder

Olá, muito legal suas dicas, pretendo segui-las!
Você sabe como são os passeios, estações de esqui, tempo, duração do dia durante o mês de julho?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bruno! Falamos dos passeios no post acima. Leia aqui sobre o Cerro Castor:
http://www.viajenaviagem.com/2012/07/cerro-castor-ushuaia-esqui/

Veja a duração do dia aqui:
http://www.timeanddate.com/worldclock/astronomy.html?n=656&month=7&year=2013&obj=sun&afl=-11&day=1

Gabi
GabiPermalinkResponder

Olá,

Gostaria de saber se no final de agosto é muito frio em Ushuaia, apesar de já ter iniciada a temporada...não gosto de passar muito frio, seria interessante então pensar em outra época?

Quantos dias são necessários para conhecer ushuaia e quais cidades próximas são possíveis de conhecer de ônibus (cidades interessantes).

Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gabi! Se você não fizer questão de esquiar, vá no verão, quando as temperaturas são mais suportáveis e todos os passeios na região estão operando.

Mas mesmo no verão, não espere temperaturas superiores a 10ºC.

Ushuaia fica no "fim do mundo', não há cidades próximas. Punta Arenas, no Chile, está a 12 horas de ônibus.

Leia tudo sobre o Ushuaia aqui: http://www.viajenaviagem.com/category/ushuaia/

Renata
RenataPermalinkResponder

Oi...estou com minha chegada em Ushuaia prevista para o dia11 de outubro. Existe a possibilidade de visitar apenas as Ilhas Malvinas ? Vocês sabem se alguma agencia oferece este serviço?
Valeu as dicas que li aqui.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renata! A Lan Chile opera um vôo semanal entre Punta Arenas, no Chile, e Mount Pleasant, nas Malvinas, aos sábados. Não há vôos nem pacotes da Argentina. Você teria que passar uma semana nas Malvinas.

Sheila
SheilaPermalinkResponder

Estou embarcando no dia 24 com meu esposo e uma filha de 12 anos. Nossa primeira vez num roteiro de neve. Comprei o básico na Decathlon, mas estou preocupada com roupas para se usar na cidade... O que se usa?
Já peguei as dicas de passeios, mas gostaria de indicações de restaurantes (os melhores)!!!
E onde alugar as roupas?? Obrigada!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sheila! Em lugares de frio as pessoas se vestem de forma bastante prática; ao entrar nos lugares aquecidos, tiram o casacão.

Siga as dicas de restaurantes do PêEsse:
http://www.viajenaviagem.com/2010/02/com-meu-cordial-boa-noite/comment-page-1/#comment-61823

Sheila
SheilaPermalinkResponder

Okok... parte de cima... e a parte de baixo? Já vi gente usar calça jeans... é isso mesmo?? rsrsr...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sheila! Quando for entrar em contato com a neve, use calça impermeável. Na cidade você pode usar jeans com segunda pele por baixo. Se ficar muito quente nos ambientes fechados, deixe de usar a segunda pele. Tem gente que usa, tem gente que não usa.

Maria Leonor
Maria LeonorPermalinkResponder

Pessoal, tenho uma duvida. Meu filho vai p Ushuaia e quando ele foi abastecer o Visa Travel Money, o Banco o orientou a comprar somente pesos...disse que em Ushuaia quase não se usa esse tipo de cartão. Ficamos m dúvida porque no mundo todo o pagamento assim é mais facil. quem souber algo...agradeço

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Leonor! O banco do seu filho não sabe nada de nada. A aceitação de cartões de crédito (e dos cartões de débito da mesma bandeira) é comum em Ushuaia em hotéis e nos melhores restaurantes.

A dica de comprar pesos é furadíssima. A Argentina vive um período de câmbio paralelo alto. A dica é levar dólares e trocar no câmbio negro. Qualquer outra alternativa (cartões, pesos comprados no Brasil, reais ou dólares trocados em casas de câmbio oficiais) significam uma perda de 40%.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/2013/08/onde-fazer-cambio-paralelo-buenos-aires/

Maria Leonor
Maria LeonorPermalinkResponder

Valeu pela dica.

Júlio
JúlioPermalinkResponder

Oi, tenho uma dúvida.

Se alguém puder me ajudar. Fico em Buenos Aires de 01/05/14 a 18/05/14, e gostaria de saber se nessa época do ano e nesse período seria interessante viajar à Ushuaia ou El Calafate. Já sei que não vou pegar neve, mas se existem outros passeios?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Júlio! A melhor época para ir para lá é no verão, quando todos os passeios estão operando, ou ir no inverno, para aproveitar os esportes de inverno.

Veja outras idéias para esticar a sua viagem aqui: http://www.viajenaviagem.com/2012/01/primeira-viagem-um-fim-de-semana-em-buenos-aires/

Luciana
LucianaPermalinkResponder

A partir de 16 de setembro se pega neve em Uhsuaia?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciana! Há neve entre maio e outubro.

Luciano
LucianoPermalinkResponder

Olá, boa tarde. Parabéns pelo site, é realmente uma ótima fonte de pesquisa para organizar uma viagem.

Gostaria de uma ajuda de quem já esteve em Junho em Ushuaia.

Estou indo dia 23/06 e retorno dia 02/07, meu objetivo é esquiar e aproveitar os centros de inverno, para prática das atividades de inverno.

Ouvi dizer que a estação Cerro Castor abre dia 20/06, mas na verdade ainda não achei uma fonte realmente confirmando esta data. Será que corro o risco da estação só abrir em Julho? Historicamente ela sempre abre em meados de junho mesmo?

Será que é garantido que os centros de inverno, para atividades como moto de neve, trenó de cachorros, etc já estarão funcionando neste período?

Obs: já enviei email para estes lugares mais ainda não obtive resposta.

Agradeço desde já
Luciano

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciano! A temporada deste ano começa no dia 20 de junho e se encerra no dia 5 de outubro. Veja: http://www.cerrocastor.com/

luis
luisPermalinkResponder

Obrigado pela resposta. Ei tinha visto isso na pagina do Cerro . Porem minha intenção não seria esquiar e sim ver muita neve na cidade e nas proximidades. Minha intenção seria em ver paisagens com neve e ver neve caindo. Será que no final de junho tipo dia 25 á dia 3 julho 2014 já tem isso em ushuaia ou somente no final de julho? Grato desde já pela sua atenção.

Natalie Soares

Luis,

é delicado prever a quantidade de neve para a temporada de frio por conta de inúmeros fatores climáticos que podem interferir no resultado. Mas Ushuaia é um dos pontos mais frios ao sul do nosso continente, as expectativas são sempre positivas wink

Junior Pansani

Olá, vou ficar apenas 3 dias em Ushuaia começo de julho. Gostaria de saber sobre alguns passeios que tenho intenção de fazer lá se preciso fazer reserva antecipado, fica mais barato fazer o passeio alugando um taxi ou por uma agencia e o nome das agencias que fazem os passeios. Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Junior! Em geral, você consegue reservar ao chegar. Para chegar nos centros de atividades você pode ir de táxi, trânsfer ou tour organizado. Dê uma olhada nas agências locais recomendadas na página oficial do Turismo Ushuaia: http://www.turismoushuaia.com/pt/estou-em-ushuaia/agencias-de-viagem

LEILA
LEILAPermalinkResponder

Olá, pretendo ir no inicio de agosto próximo, é uma boa época pra quem vai ver neve pela primeira vez? Ficarei 7 dias. Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leila! É sim!

Açucena
AçucenaPermalinkResponder

Olá Bóia!
Eu estive em Ushuaia em maio/14 e quanto ao passeio no trem do fim do mundo, achei bem fraquinho. Não sei se é porque haviam poucas pessoas no trem, praticamente umas 10, ou se era porque bem na minha cabine havia uma família com duas crianças falando sem parar e chorando, o que me estressou um pouco.. Quase voei no pescoço da menininha pra ela calar a boca. O trajeto é curtinho sim, a paisagem é encantadora, mas nada que o próprio passeio pelo Parque não seja o suficiente. Voltarei à Ushuaia ano que vem no inverno e certamente não farei o passeio de trem novamente, vou só me aventurar pelos glaciares.