Alter que enfim :-)

Alter-do-Chão, Pará

Anteontem finalmente preenchi a lacuna mais importante do meu currículo praieiro. Conheci pessoalmente a praia de rio mais famosa do Brasil, Alter-do-Chão, no Pará.

Alter-do-Chão, Pará

Alter-do-Chão, Pará

Eu já deveria ter vindo para cá em 2008, quando fiz uma maratona litorânea para compilar o guia 100 praias que valem a viagem. Na hora de decidir a praia a ver no Pará, acabei escolhendo a ilha do Algodoal. Fiz besteira; Algodoal é rústica e exótica, mas a praia tem aquele mar toddynho característico do Norte. Contrariando o título do livro, só vale a viagem se você estiver perto.

Alter-do-Chão, Pará

Já Alter-do-Chão é realmente outra história. A Ilha do Amor, principal praia do lugar — um banco de areia que emerge entre agosto e dezembro — fica rente ao centrinho, e é uma praia gostosíssima.

Alter-do-Chão, Pará

Alter-do-Chão, Pará

Alter-do-Chão, Pará

Seu maior trunfo, como todo mundo antes de mim já realçou, são as águas azuis do rio Tapajós. Daí vem o apelido Caribe amazônico — por oferecer as águas azuis que você não encontra no litoral nortista.

Alter-do-Chão, Pará

Alter-do-Chão, Pará

Mais do que a praia, porém, estou conferindo o que o Tony Gálvez apontou, e que não tinha visto em lugar nenhum: que Alter-do-Chão provavelmente proporcione a mais redondinha experiência amazônica, com possibilidade de hospedagem em conta e perrengues mínimos.

Alter-do-Chão, Pará

Alter-do-Chão, Pará

Enquanto isso, fiquem com esse pôr-do-sol marromenos…

Alter-do-Chão, Pará

Alter-do-Chão, Pará

Leia mais:

94 comentários

Querido Bóia… Entre Lençóis Maranhenses (Santo Amaro como base pra 5 ou 6 dias e Atins) com 2 dias em São Luis na Festa Junina e Alter do Chão (1 semaninha) Pode comentar (se é que é possível) qual dos 2 destino escolher e pq? Muito obrigado, sou seu fã há muitos anos.

    Olá, Rogerio! Se é para junho, Alter ainda não estará no seu melhor momento.

    Bóia, não formulei minha pergunta adequadamente… se for para os Lençóis, vou em junho… se for para Alter, foi lá para Setembro ou Outubro… e a dúvida é escolher entre essas duas viagens em seus melhores momentos do ano. (Aproveitando e complementando, li em algum lugar sobre águas impróprias e/ou poluídas em Alter… sabe dizer se procede?)

    Olá, Rogerio! Aí é uma questão de desejo pessoal. A gente só pode dar palpite técnico, indo no melhor momento de cada lugar a escolha é sua. Há uns dois anos falaram muito em poluição em Alter, mas ultimamente não se tem falado mais.

    Não conheço ainda Alter, mas em junho do ano passado fiz exatamente o roteiro que você pensou para junho próximo: Santo Amaro como base, Atins e São Luís na festa junina. Ainda acrescentei um pernoite em Alcântara que valeu muito a pena.
    Foi uma das melhores viagens que fiz no Brasil.

    Obrigado pelo Comentário André… eu fechei essa viagem a São Luis e Lençois, mas não consegui Junho infelizmente… será no início de agosto… vou pensar em Alcântara!

Boa tarde! Tudo bem??
É possível fazer Barcelos e Alter do Chão?? O que nos aconselha ??

    Olá, Carla! Barcelos fica no Amazonas, a 30 horas de barco de Manaus. Alter do Chão fica perto de Santarém, no Pará, a 1h de voo de Manaus.

Oi bóia! Queria saber se frutifica uma viagem que junte Alter do chão + Anavilhanas em Julho e se faz diferença ir na primeira ou segunda quinzena desse mês. Obrigada!

Olá. Na segunda quinzena de julho (15 a 27) já é possível visitar a Praia do Amor? É um período adequado p/ visitar a região? Obrigada!

    Olá, Roberta! Em julho a ilhota começa a aparecer. A faixa de areia ainda estará diminuta.

Boa tarde!
Tenho pesquisado sobre Alter do Chão e encontrei algumas informações conflitantes sobre o mês de Dezembro.
Em alguns lugares dizem que ainda é seca.
Em outros, que já chove bastante.

Saberia me dizer como é o clima lá no final de Dezembro (semana do Natal). Vale a pena ir?

Desde já, muito obrigado.

    Olá, Renan! O nível das águas já estará subindo mas ainda haverá praia. Mesmo na época ‘seca’ você pega chuva, a Amazônia é assim.

Fala gente, tudo bem ??
Meu nome é Vinícius e eu sou nascido e criado aqui, minha mãe é nativa de uma das comunidades ribeirinhas no arapiuns e meu avô foi seringueiro na época do boom da borracha. Com esse background cresci na família mais tapajonica que eu poderia. O que fez eu querer mostrar para as pessoas um pouco mais tá minha terra.
Eu trabalho com organização e produção de experiências aqui na amazonia. Nossa especialidade são cruzeiros regionais de 3 a 5 dias por essa região com tudo incluso e com uma vivência feita de maneira mais especial não tão turística, com visita a comunidades ribeirinhas, oficinas de artesanato com comunitários e etc. Mas também organizamos experiências mais privadas e damos toda assessoria necessária.
E caso tenham alguma dúvida estou super disponível para sana-las e quem sabe fecharmos um negócio.
De qualquer maneira vai ser lindo trocar com voces. Deixo aqui meu contato para qualquer coisa.
[email protected]
+5593991542419

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito