Na Argentina: adaptador universal, pero no mucho :-(

  • 0
Mariana Amaral
por Mariana Amaral

Tomada argentina

"Não faz nada do que o chefe ensina, né?" foi o comentário que eu recebi em uma foto que publiquei no Instagram, ilustrando o meu posto de trabalho atual. Esta semana meu escritório é a bancada do banheiro do hotel em que estou, em San Martín de los Andes. Trabalho ao lado da pia, cercada de sabonetinhos e toalhas. Esticando o fio, acho que consigo até dar uma deitada na banheira.

O adaptadorTomada argentina

O adaptador | A tomada do banheiro

¿Que pasó? Bueno, sempre viajo com um adaptador de tomada universal. Dessa vez não foi diferente. Mas, chegando aqui, descobri que meu modelo de adaptador é universal, pero no mucho: não funciona para as tomadas da Argentina (e nem funcionaria para as tomadas da China ou da Austrália, que têm o mesmo padrão). A tomada daqui é parecida com a da Inglaterra, mas com dois dos buracos tortinhos. Adaptadores universais de verdade têm pinos móveis, justamente para esses casos. (O meu anterior, que perdi em alguma viagem, tinha. O meu próximo certamente terá!)

Escritório no banheiro

A gerência do hotel tentou me ajudar, mas todos os adaptadores estão emprestados. O banheiro é o único lugar do quarto onde a tomada é mista, com as pontas arredondadas, em que consigo encaixar a tomada do notebook. Pelo menos é uma bancada bastante espaçosa mrgreen

De todo modo, o item "adaptador realmente universal" inaugurou a lista de compras no free shop, quando eu voltar pra casa.

Você já passou por algum imprevisto desses em uma viagem? Como se, ahn, adaptou? Conte pra gente!

Leia mais:

30 comentários

Laura
LauraPermalinkResponder

Como boa DDA, por mais que faça listas e tenha itens em duplicata que nunca saem da mala, foram várias as vezes que esqueci (em casa ou pelo caminho) carregadores e adaptadores. A ferragem, supermercado ou camelô mais próximos sempre resolveram meu problema.

Carlos Aquino
Carlos AquinoPermalinkResponder

Bom dia,

Não sei se posso publicar o link, mas caso contrário, favor excluir a mensagem.

Uma dica que posso dar é esse adaptador que já me salvou algumas vezes.

http://dx.com/p/universal-travel-power-plug-adapter-with-usb-adapter-black-106983

Sds,
Carlos Aquino

Sandrissima
SandrissimaPermalinkResponder

Ele é ótimo e adapta, também, os nossos 3 pinos. Já o utilizei muito.

Diogo Avila
Diogo AvilaPermalinkResponder

Já passei por essas (Kkkk) e resolvi fazer um post específico sobre o assunto.
http://www.cumbicao.com.br/2012/02/tomadas-ao-redor-do-mundo.html

Giselle
GisellePermalinkResponder

Eu sempre esqueço de comprar um universal e acabo comprando os mais simples, mais baratos, logo o primeiro que encontro. Então acabei acumulando adaptadores dos lugares em uma caixinha, me pergunto sempre: por quê tamanha estupidez? Eles todos convertidos dariam um super mega ultra adaptador para todos os cantos. Mas agora é tarde.

Vladimir
VladimirPermalinkResponder

hehehe... bom,primeiramente, eu não aconselho usar o notebook e a banheira ao mesmo tempo... não faça isso, Dona Mariana!!! smile

Engraçado que eu estive em Buenos Aires em 2010 e não lembro de ter que usar nenhum tipo de adaptador no Hotel... Acho que, como você encontrou no banheiro, no meu hotel, o Promenade, também devia ter no quarto. Outro dia até escrevi em outro comentário sobre isso. Bom saber!!!

Pelo que sei, o adaptador que comprei para ir para a Europa, nesse ano, também não deve servir para esse tipo de tomada que mostrou aí não!!! Acho que ele não tem aquela entrada ali, não!!! razz

Assim como o Carlos, eu também uso o DealExtreme para comprar esses artigos menores. Demora uns 30 dias pra chegar, mas, chega. Eu comprei 2 desses no link a seguir para minha viagem recente, mas, acho que eles não servem para essa tomada que mostrou aí, não: http://dx.com/p/universal-travel-power-adapter-with-surge-protection-2296?rt=1&p=2&m=3&r=2&k=1&t=1&s=106983&u=2296

Outro lugar que tenho comprado produtos é o Mercado Livre, comecei devagar e hoje em dia tenho usado sem problemas. No ML a entrega acontece em uns 4 dias, no máximo.

PARABÉNS pelo post bem humorado!!!´

Ótimo Dia,
Vladimir.

Adriana
AdrianaPermalinkResponder

Na última viagem a Buenos Aires, levamos um adaptador que tínhamos, mas nos deparamos com essas tomadas muy esquisitas (de estranhas mesmo), nas quais não coube. Solução: compramos um adaptador universal, com pinos móveis, ching ling em um camelô na Mayo, a 10 pesos, acho. Ficamos com medo de curto, mas funcionou sem problemas.

Maria das Graças

Estive em Buenos Aires no início de novembro. Comprei um adaptador simples, em um tipo de loja muito comum na cidade, que encontramos em galerias. Custou 8 pesos e funcionou muito bem. O adaptador universal, custava, se não me engano 60 pesos. E para o meu estilo de viaje era um trambolho, de tão grande.

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Compro adaptador na ferragem da esquina.
Acabo emprestando os meus e nunca devolvem sad

CarlaZ
CarlaZPermalinkResponder

Já passei por um monte de situações com adaptadores. Emprestei e não devolveram, pegaram na minha bolsinha de viagem e não conferi antes de viajar, esqueci uma parte (para sempre!) no hotel...
Na Turquia minha tomada não cabia por pouco, ficava mais largo...ahhh
Tive que sair pra comprar adaptador, e ninguém entendia o que queria. Fui numa lojinha que vendia de tudo! tudo mesmo! e a mocinha me mostrou uma caixa cheia de coisas variadas, inclusive um adaptador. Deu certo grin

Germano JS
Germano JSPermalinkResponder

Esse sistema argentino é um saco. É o padrão "máscara do pânico", usado só lá e na Oceania.

Maryanne
MaryannePermalinkResponder

Acho que o de Singapura é assim tb. Os adaptadores universais nao funcionam mesmo. Comprei um aqui especifico pra Singapura e tinha mais uns 3 universais que nao funcionavam. Proxima vez, ja vou preparada.
Eu tenho um ziploc cheio de adaptadores e marcados com o nome do pais. Eu nao sou uma pessoa organizada, entao vc ja pode imaginar a qtde de vezes que ja fiquei na mao, antes de resolver fazer isso. smile

Tina
TinaPermalinkResponder

Resolvi meus problemas comprando o adaptador universal da TUMI custou US$50,00 no duty free de guarulhos, é menor q uma bola de tenis, e ainda vem com uma capinha.

Para nao esquecer eu tenho pronto um check list de viagem onde ele já esta listado na categoria de eletronicos!

http://intl.tumi.com/product/index.jsp?productId=12510067&prodFindSrc=paramNav

Kiss

RABUGENTO (@RABUGENTO)

Esta foi uma ótima lembrança.

Sempre esqueço do detalhe dos adaptadores. Tenho que recorrer à recepção do hotel ou ir para a rua procurar.

Acabei de comprar 2 adaptadores universais no ML. Espero que funcionem a contento.

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Eu tenho várias tomadinhas numa caixa mas desde que me mudei não sei onde está (isso tem quase 2 anos rsrs). O Ipad do meu marido salva na maioria dos lugares onde a gente vai. E várias vezes comprei na lojinha de eletrônicos mais próximos.

mario
marioPermalinkResponder

Ao invés de adaptador, desenvolvi uma extensão com uma fêmea que serve no meu carregador e deixo as duas pontas da outra extremidade com 2 cm desencapados, sem pino.
Tomo cuidado na hora de "enfiar" as duas pontas na tomada, e resolvo o problema. Quando a ponta do fio não encaixa bem, faço um calço com algum material que não passe corrente, por exemplo, faço um canudinho com fita isolante, que fica bem durinho, tipo um palito de dente, e problema resolvido.
Levo sempre a fita isolante e a extensão; é uma gambiarra que resolve em todos os tipos de pinos.

Regis
RegisPermalinkResponder

Boa! Enquanto eu lia esse texto tive a mesma idéia. Espaço na mala é crítico, então não dá pra levar um monte de adaptadores...

Silvia Andrade

Essa eu deixaria para categoria "desespero". Os adaptadores de tomadas também tem fusível cuja função é proteger o aparelho de possíveis instabilidades na energia. Se vcs tem medo de incêndio num quarto de hotel ou, no mínimo, de perder o seu querido eletrônico, evitem tal método.

Gustavo  - Viajar e Pensar

Nunca confie num Argentino smile
Brincadeira, mas isto é um rolo, imagina agora no Brasil, como vai ser com o povo na COPA e Olimpíadas.

Boas Viagens!!!

Mirella
MirellaPermalinkResponder

Taí um negócio que ainda não tinha pensando smile smile smile

Marilia Boos Gomes

Lá pela década de 80 passei pelo Free Shop do Rio e encontrei uma caixinha com diversos tipos de adaptadores. Eureca! Por que não comprar? Comprei-o! Daí em diante, toda viagem que fazia levava a tal caixinha - que de leve não tem nada - e acabava utilizando apenas um dos adaptadores. Acontece... que o tempo foi passando... e eu tive que comprar vários "adaptadores universais" porque os meus nunca serviam. Em outubro passado, em Bariloche, fui forçada a "alugar" uma tomada do hotel porque o "universal" que eu havia levado não era tão universal assim. E foi de tomada em tomada que acabei com uma baita coleção. Fazer o quê, não?

Marilia Boos Gomes

Mário, você é um gênio! Abraço cordial da Marilia.

Mirella
MirellaPermalinkResponder

Vou te mandar um pequenininho de tomada americana contra australiana assim que minhas coisas chegarem em Toronto, tenho vários sobrando e que não terão mais utilidade smile .
Quanto a adaptador, o melhor e mais pratico que já comprei até agora foi ese aqui : http://dx.com/p/universal-world-ac-power-socket-us-eu-uk-plug-adapters-35447 até a linguetinha da tomada vira, para dar certo na Australia e na Argentina.
O unico lance, é que não tem para a nova versão da tomada brasileira, terei que testar quando achar uma.
Mas trabalhar no banheiro é ótimo, tem até trono smile ahahah

Claudia Matoso

Em Buenos Aires sempre fiquei em apto alugado e sempre tinha um adaptador já conectado nas tomadas.
Boa mesmo foi uma vez em Nova York quando esqueci o adaptador em casa e não tinha como carregar o celular. Andando pelas ruas achei uma banquinha onde o cara vendia "de um tudo". Pedi um adaptador, ele perguntou pra que era, respondi que era para carregar o celular. Ele me deu um dizendo, enfático: "Só para celular, não use com secador de cabelos!". Fiquei imaginando que o bicho deve derreter só de chegar perto de um secador! smile

Viviane
VivianePermalinkResponder

Ai gente, viajo agora dia 3 de janeiro para Bs As e só lembrei disso agora. Os sites de compra aqui listados são internacionais, o produto não chegaria a tempo. Alguém tem alguma de site brasileiro onde eu possa comprar?
Essa tomada da foto é igual à tomada de ar condicionado e microondas aqui no Brasil, estou errada?

Marcia Palhares

Viviane, geralmente o hotel empresta, mas se vc nao conseguir, é muito fácil de achar e bem baratinho. comprei em novembro por 10 pesos( um simples, sem frescuras) numa lojinha perto do hotel Etoile, na Recoleta.

Viviane
VivianePermalinkResponder

Obrigada pela dica, Marcia Palhares. Farei isso.

Tomadas pelo mundo e adaptador universal

[...] no Mercado Livre, que tem várias opções. Aproveite também para dar uma olhada nesse post do Viaje na Viagem, em que a Mariana conta sobre um perrengue por causa do plug em Buenos Aires e sobre a vantagem de [...]

Denis de Souza Braga

Passei várias vezes por isto, aí passei a viajar com meio metro de fio 14 AWG duplo , e então fazia uma adaptação rápida, decapava e torcia na tomada macho, isolava com Bandaid e tudo ficava beleza,coisas de aluno da saudosa Escola Técnica Federal de Minas Gerais.

lucas capuano
lucas capuanoPermalinkResponder

poxa cara ,nem parece que você é brasileiro.é só arrumar uma chavinha de fenda e tirar o espelho da tomada do banheiro e substituir pelo que você preferir

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Comentar novamente

Atenção: Bóia de férias! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 1º de fevereiro de 2017. Obrigado pela compreensão.

Cancelar