Passo a passo: como usar a tábua das marés

Praia do Amor, Espelho (BA)

No post Piscinas naturais: 7 dicas para não perder a viagem eu conto tudo o que você precisa saber sobre piscinas naturais, que nenhum operador de passeios vai te contar.

Muita gente, porém, parece ter dificuldade com a ferramenta mais importante para determinar o horário dos passeios: a tábua das marés.

Então vamos lá: a Bóia desenha :D

A primeira coisa a fazer é entrar na página da tábua das marés no site da Marinha. É esta aqui: http://www.mar.mil.br/dhn/chm/tabuas/.

Tábua das marés

Próximo passo: abra o menu de portos e escolha o mais próximo da praia onde você estará. Tem pelo menos um porto por estado. Estando no sul da Bahia, por exemplo, escolha Ilhéus.

Tábua das marés

Em seguida, selecione o mês e o ano da sua viagem.

Tábua das marés

Voilà: o site carrega uma longa página com as marés mínimas e máximas de todos os dias do mês. Serão sempre quatro resultados por dia: duas mínimas e duas máximas, já que todos os dias têm quatro marés — duas marés altas, duas marés baixas. (Pode acontecer de um dia ter só três registros, mas daí é porque a quarta maré caiu no comecinho da madrugada, já no dia seguinte.)

Tábua das marés - lua minguante

No resultado de hoje, quinta-feira 4 de abril, vemos que estamos na lua minguante (olhe o simbolinho ao lado do dia em que entra a lua — no caso, ontem, quarta dia 3). As duas marés baixas acontecem às 4h24 da madrugada (nível: 0,7) e às 17h06 (nível: 0,6). As marés altas ocorrem às 10h23 (nível: 1,7) e às 23h24 (nível: 1,7).

Ou seja: é um dia perdido para quem quiser fazer algum passeio a piscinas naturais, já que a maré baixa ocorre em horários em que não há luz suficiente (de madrugada e no fim da tarde) e têm um nível superior a 0,5 — ou seja, as piscinas naturais nunca estarão muito secas.

No caso desta semana, a informação vale apenas para programar caminhadas — você fica sabendo que, se quiser caminhar pela praia, será mais confortável no começo da manhã e no fim da tarde, porque o mar estará baixo e a areia, dura. (Na maré alta o mar avança e você só pode usar a faixa de areia fofa, então não é bom caminhar.)

Mas vamos ver como estará semana que vem:

Tábua das marés: lua nova

Uêbas! Semana que vem entra a lua nova — que, ao lado da lua cheia, são as épocas perfeitas para aproveitar passeios a piscinas naturais no Nordeste. Nessas duas luas o mar seca bastante, e a primeira maré baixa do dia acontece no meio da manhã. No primeiro dia da lua nova da semana que vem, quarta-feira, dia 10, a maré baixa da manhã acontecerá às 9h30, com nível 0,2. Na quinta vai ser às 10h04 (0,2), na sexta às 10h39 (0,2), no sábado às 11h08 (0,3). Todos esses dias serão perfeitos para fazer passeios às piscinas naturais (isto é, desde que faça sol; com nuvens ou chuva o passeio gora totalmente).

Relembrando do outro post: as piscinas naturais e caminhadas são melhor aproveitadas entre 1h30 antes e 1h30 depois do ponto mínimo (essa hora indicada na tábua das marés). Para as piscinas, chegar antes do ponto mínimo é melhor do que chegar depois, porque um minuto depois do ponto mínimo já começa a entrar água de novo na piscina, diminuindo pouco a pouco a transparência.

Fora do Norte e do Nordeste, as marés não variam muito, então não se preocupe com essa informação.

Leia também:

Piscinas naturais: 7 dicas para não perder a viagem

Por que eu não recomendo o bate-volta de Maceió a Maragogi

Maceió, praia por praia (incluindo hotéis e restaurantes)

Miniguia de praias: Salvador e Litoral Norte

Miniguia de praias: Costa do Dendê e Costa do Cacau

Miniguia de praias: Sul da Bahia

Miniguia de praias: Sergipe

Praiômetro: temperatura e chuvas em 42 praias do Brasil e do Caribe

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


27 comentários para “Passo a passo: como usar a tábua das marés”

  1. Em Pipa a dona da pousada nos deu um livretinho com a tábua das mares e ainda nos explicou tudo direitinho. Foi bom para a gente ficar atento a melhor hora de voltar da Baia dos Golfinhos.

  2. Quando estive em Taipu de Fora estava nublado, e segundo o guia, no mergulho nas piscinas a questão do tempo estar nublado não influenciaria na visibilidade. Claro que com sol seria melhor, e o tempo nublado realmente não influenciou foi muito show o mergulho.

  3. Muito bom, costumo acessar a Tábua de Marés, no começo não entendia direito, depois fui percebendo essas coisas que vc falou, por exemplo que a maré vazante é melhor para piscinas naturais. Em outros lugares, porém, foi ao contrário. Na Baía dos Porcos, por exemplo, na maré vazante aproveitei menos do que na maré cheia. Abs.

  4. Em Outubro/2012, quando defini as datas que viajaria/viajei para Maceió/Maragogi em fevereiro, pesquisei a Tabela pelo site da Barraca Lopana
    http://www.lopana.com.br/tabua-de-mare/ ,
    foi o único lugar onde encontrei a tabela atualizada com grande antecipação. Nem o pessoal de Maragogi sabia informar como estaria a maré…

    Já que falei da Lopana, aproveito pra dizer que vejo muita gente por aqui (comentários) comparar a Lopana com as Barracas da Praia do Futuro/Fortaleza. Mas, para minha imensa surpresa descobri que a Lopana não passa de um Quiosque na praia, como os quiosques de Copacabana. Aviso que é muito boa, mas, não tem naaaaaaaaada a ver e nem se compara a estrutura que uma Barraca do porte das da Praia do Futuro oferecem… #ficaadica!

  5. Olá, boa tarde.

    Enfim, agora entendo a tábua das mares, rs. Estarei em Maceió na 1ª semana de dez/2013 (lua nova). Entrei em contato com uma operadora de turismo e esta realizará o passeio para Maragogi no dia 03/12 com saída do barco às 9:30. Neste dia a tábua das mares indica 0.2 às 9h45. Levando-se em consideração o tempo do catamarã para chegar até o local, acredito que não será viável este horário para fazer o passeio da melhor forma? O ideal seria ir 90 min antes das 9h45? Ou se o barco sair em torno desse horário, o melhor seria ir no dia 04 ou 05/12 em que a maré chega a 0.2 nos horarios 10h30 e 11h17 respectivamente?
    Questinei a operadora, e ela me enviou uma tabela de saídas e horários, que segundo eles, quem determina é o IBAMA. Isso procede?
    Obrigada
    e parabéns, este site é show, estou colhendo muitas dicas por aqui :)

  6. como visualizar minhas perguntas??

  7. Olá! Estou com viagem marcada para 18 a 21/04/2014, olhei na tábua das marés e vi que nesse período vão ter marés baixas e vai ser lua cheia, mas fiquei preocupada com a questão das chuvas. Vai ser uma data boa para viajar??

  8. A praia do espelho possui piscinas naturais para mergulhar? São transparentes?

    1. Olá, Clemilson! Se não tiver havido chuva nos dias anteriores, as águas estarão transparentes na maré baixa. Há quem faça snorkel. Mas o mais bonito é a paisagem.

  9. Olá Boia,
    Estou programando uma viagem à França em fim de abril/maio e preciso de indicação de hoteL em Saint Malo. Será que você poderia me ajudar?
    Obrigado

    1. Olá, Eugenia! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

  10. Eugenia, eu estive em Saint-Malo na década de 90 e me hospedei em um hotel simples mas muito bom em frente a estação ferroviária. Não queria ficar em hotel na cidade intramuros. O hotel chama-se Terminus e fica no 8 Bd des Talards. Dei uma olhada para ver o que dizem desse hotel hoje (no Tripadvisor)e vi que ele mudou de dono mas continua bem conceituado. No térreo tinha e ainda tem uma brasserie que na época era onde encerrávamos o dia com frutos do mar fresquíssimos e bem preparados e vinho branco ou champagne geladinho.
    Nesse bairro tem outros hotéis.
    Outra opção é seguir este link e voce estará do blog Conexão Paris. http://www.conexaoparis.com.br/2009/01/14/de-paris-ao-mont-saint-michel-via-saint-malo-3/ Role a pagina e encontrará nos comentários mais informações sobre hospedagem em Saint -Malo.

  11. Eugenia, Saint-Malo é uma jóia e não se resume apenas a cidade intramuros.
    Era uma cidade limpa, bem cuidada e com muitas atrações no seu entorno.

  12. [...] para aprender a usar esse site, descobri o blog viaje na viagem, que me ajudou bastante com esse [...]

  13. Vcs são demais! Post perfeito, parabéns!

  14. Boa Tarde, No mês de abril, como fica as piscinas naturais em Porto de Galinhas

    1. Miqueias,

      Na página da Marinha mostrada lá em cima coloca Porto do Recife, ou Porto de Suape que sua resposta vai aparecer.

  15. Olá!!
    Estarei em Porto de Galinhas no periodo de 21.03 a 27.03.14. Nesse periodo chove muito? sera que conseguirei ir as piscinas naturais?? obg

    1. Olá, Lufg! Em março já pode começar a chover, sim. Mas não dá prever se choverá nos dias em que você estiver ou na hora da maré baixa.

      Leia:
      http://www.viajenaviagem.com/2012/10/praiometro-nordeste-caribe/

  16. Ola, boa tarde!; E em Maio 2014 ? Será que consiguirei fazer algum passeio nas praias de 03 à 6/05? Fiquei receosa. Pode me ajudar, por favor? Grata,

    1. Olá, Barbara! Pra gente conseguir te ajudar, primeiro precisamos saber para onde você vai. ;)

  17. Me desculpe (”Comi letras rsrrs”) Porto de Galinhas.
    Desde já, agradeço sua atenção e apoio.

  18. Olá, vou viajar pra JP no dia 04/04 e retorno dia 11/04. Vi que a maré vai sera alta! não existe nenhuma possibilidade de passeios nas piscinas naturais nesse período? Se não tiver gostaria que me indicasse alguns passeios, pois estou pensando em cancelar a viagem…

    1. Cris,

      na tabela da Marinha, agora em abr/2014 os dias 04 e 05 ainda tem uma boa maré baixa de 0.4 e 0.7 metros (quanto menor, melhor) perto das 13 horas. O sol vai estar bem forte, então não esquece o protetor solar…
      Depois é que não fica muito bom, não pelo horário em si, mas porque terá o que chamamos de ‘maré morta’: não muito baixa, nem muito alta.

  19. [...] [com o Weather.com] [Viaje na Viagem] – Férias no Brasil: como fugir da chuva [Viaje na Viagem] – Passo a passo: como usar a tábua das marés [Viaje na Viagem] – Praiômetro: Chuva mês a mês em 42 praias do Brasil e Caribe [Viaje na [...]

ATENÇÃO:
Desculpe, mas esta caixa está inativa e seu comentário não aparecerá. Estamos aprontando um novo Viaje na Viagem. No novo site a caixa de comentários voltará a funcionar. Obrigado pela compreensão!