30 dias em Portugal: Douro, Minho e Serra do Gerês 1

Guia de Portugal

30 dias em Portugal: Douro, Minho e Serra do Gerês

O Silvio e a Simone fizeram uma viagem incrível de carro por Portugal, que começaram a narrar neste post. Esta segunda parte do relato traz a aguardada passagem do casal pelo Douro, e dicas valiosas de passeios pelo Minho e pela linda Serra do Gerês (com direito a um pulinho na Galícia).

Conta tudo pra gente, Silvio:

Texto e fotos | Silvio Carlos Cury

Na segunda parte da nossa viagem a Portugal, realizada em setembro de 2013, conhecemos as regiões do Douro, Minho e Serra do Gerês. Tivemos como cidades-base Lamego (Douro, 12 a 15/09), Guimarães (Minho, 15 a 17/09) e Caniçada (Serra do Gerês, 17 a 19/09).

Douro

Pernoites: 3

Aproveitamos dois dias “full” para conhecer parte das suas atrações.

Distâncias: Belmonte a | Guarda, 26 km | Vila Nova de Foz Côa, 102 km | Peso da Régua, 220 km | Peso da Régua a | Lamego, 17 km (A24 ou N2) | Pinhão, 28 km (N222) e 53 km (passando pela Quinta do Crasto) | Vila Real, 40 km | Amarante, 40 km | Guimarães, 80 km

Pernoites: 3 noites em Lamego

A viagem para Peso da Régua, passando por Vila Nova de Foz Côa

Estávamos ansiosos para iniciar a jornada pelo Douro. Saímos de Belmonte, sem pressa, e sentindo saudades daquilo que deixamos e que provavelmente não mais iríamos ver. Voltar sempre ficará como um desejo, quase impossível de ser realizado.

Nosso destino era Peso da Régua. Pela N18 fomos até Guarda e depois a Celorico da Beira (N16). A estrada, secundária, e antiga, apresenta algumas irregularidades no asfalto.

Caso deseje um percurso mais rápido vá pela A23/25 em direção a Guarda e Celorico da Beira, respectivamente. Devagar fomos apreciando as paisagens e nos despedindo de uma bela região de Portugal.

A partir de Celorico, através da N102/IP2, fomos para Vila Nova de Foz Côa. Viagem tranqüila e gostosa, sem nenhuma atração especial que mereça comentários.

Rio Côa
Rio Côa

No trevo que dá acesso a Pinhão, N222, porta de entrada para o Alto Douro Vinhateiro, pegamos à esquerda para a Foz do Côa. O rio, os parreirais e as paisagens justificam esse pequeno desvio de rota (50 km entre ir e retornar).

Alto Douro Vinhateiro, N222
Alto Douro Vinhateiro, N222
Alto Douro Vinhateiro

Agora eu entendi quando A Bóia elogiou a opção de escolher a chegada ao Douro por essa região (Alto Douro). A N222 deve ser a mais linda entrada para a região do Douro. Descrever os 85 km de lindas paisagens é impossível. Posto algumas fotos desse trajeto.

Aviso que entre paradas e sem pressa, 2 horas serão suficientes. Em alguns passeios a partir de Régua, há a necessidade de passar por alguns trechos da N222. Não queira apreciar tudo na chegada.

Restaurantes na região:

DOC

Entre Pinhão e Régua (N222), muito bom. Boa variedade de vinhos, à beira do Douro e com um menu interessante. Vale a pena conhecer.

  • DOC | Estrada Nacional, 222 | Site
Castas e Pratos

Ao lado da estação de comboio (trem) de Peso da Régua. Ótima relação custo x benefício. Agradável, boa comida e bons vinhos.

  • Castas e Pratos | R. José Vasques Osório | Site
A Companhia

O restaurante mais barato de toda a nossa viagem. Fomos almoçar e nos ofereceram um menu fechado. Entrada, prato principal, sobremesa e vinho (à vontade). Vale a pena conhecer.

  • A Companhia | Rua Marquês de Pombal, 5050-282 (Museu do Douro) | Site

Os passeios a partir de Peso da Régua

Pinhão com Quinta do Crasto (um dia)

Ir a Pinhão seguindo a margem direita do Douro é um passeio especial. Parreirais, quintas, estradas sinuosas e lindas paisagens.

Entre Pinhão e Quinta do Crasto

Saímos pela manhã, ao redor das 10 horas, e seguimos através da N2 / N313-2 (em direção a Guiães) / CM1258 + N322-2 em direção a Gouvinhas e Quinta do Crasto.

Outros caminhos são possíveis. Foram 33 km de muito verde, vales e escarpas. Passamos por belas quintas e a vontade era parar em todas.

Quinta do Crasto
Quinta do Crasto

Aqui vale a pena um breve relato. Chegamos na Quinta do Crasto um pouco antes do horário marcado (14h). Fomos muito bem recebidos e nos perguntaram se poderíamos esperar por outro casal, que estava atrasado. Pelo local aprazível e o acolhimento que recebemos não pusemos nenhuma objeção.

Num gesto de carinho, perguntaram se aceitaríamos uma sopa gelada de melão. Adoramos surpresas e de pronto o convite foi aceito. Fomos premiados com a sopa que consistia no melão gelado, batido em liquidificador, com pimenta branca e presunto de “parma” bem picado. Uma delícia. Afinal, um pequeno gesto que sempre estará nos meus relatos sobre a Quinta do Crasto.

Quinta Crasto
Quinta Crasto
Quinta do Crasto

Na visita guiada conhecemos todo o processo, desde a moagem até o engarrafamento dos vinhos. A degustação foi interessante e agradável.

Seguimos viagem em direção a Pinhão, sempre pela margem direita do Douro. O trajeto total, desde Régua, foi de 53 km. Caso tenham fôlego, é possível, no último horário, fazer um passeio de barco pelo Douro a partir de Pinhão (duração do passeio: 1 hora).

Casal de Loivos
Casal de Loivos
Miradouros (um dia)

Ir a São Salvador de Mundo (São João da Pesqueira – 45 km) seguindo a margem esquerda do Douro, pela N222. Desfrute desse maravilhoso passeio. Paisagens lindas sempre estarão presentes. Siga em frente em direção a Viseu (N222-3 / CM1121). Na continuação vá em direção a Linhares (M633), Foz do Tua (N214 / M634), Alijó (N212), Casal de Loivos (N322-3), Pinhão e Régua. Total do trajeto: 140km. O que será visto nesse passeio: parreirais, quintas, represa e vales.

São Leonardo de Galafura (meio dia)

20 km pelas vias 313-2 e 313-1. Vista muito bonita da região do Douro. Todo o trajeto é feito por estradas asfaltadas.

Vila Real, Casa de Mateus (5 a 7 horas)

Faça da viagem um belo passeio. Trafegue pelas estradas secundárias (N313 e N15).

Casa de Mateus
Casa de Mateus

A Casa de Mateus é um monumento bem preservado. Conheça os jardins e as instalações externas. Não deixe de fazer a visita guiada pelo interior do palácio. Faça reserva com antecedência de alguns dias. Na volta siga por estradas alternativas em direção a Sabrosa e descendo até Pinhão.

Todos os passeios foram realizados na época da vindima (parreirais verdes e cacheados). Em outras épocas a paisagem é de coloração marrom (somente os caules dos parreirais).

Há outras quintas para visitação e degustação. Dê preferência para um hotel/pousada integrado em uma quinta.

Podem programar para fazer a rota das Aldeias Vinhateiras (Provesende, Favaios, Trevões, Barcos, Salzedas e Ucanha). Faremos na próxima viagem para o Porto.

Não fizemos o passeio de trem e nem de barco no Douro. Em Lamego, estivemos só de passagem.

Minho

Distâncias: Amarante, 40 km (N108 / N101) | Guimarães, 50 km (A4 / A11)

Pernoites: 2 noites em Guimarães

A viagem para Guimarães passando por Amarante

Viagem tranquila e com o sentimento de estar deixando para trás três dias de intensas atividades e uma região cheia de encantos. Sabíamos que o rio Douro com os seus vales e parreirais ficariam na nossa lembrança para sempre.

Passamos por Mesão Frio e Caldas de Moledo. Essa, onde a Ferreirinha já teve um palacete e hoje só restam ruínas dos hotéis e casino (no blog da Suca tem informações adicionais).

A caminho de Guimarães, no Minho, paramos em Amarante, ainda no Douro. Cidade agradável, situada numa curva do Rio Tâmega.

A Igreja e o mosteiro de São Gonçalo junto com a ponte Romana formam um belo conjunto arquitetônico. Vale a parada e caminhada à beira do rio.

Mário Doçaria
Mário Doçaria

Provamos, na Mário Doçaria, o doce típico da cidade: brisas do Tâmega. Caminhe pelo “calçadão” e siga em frente (Rua Cândido Reis, 137). Bom atendimento e delícias de doces.

Guimarães (um dia)

Situada no distrito de Braga, merece uma visita tranquila e com tempo. Serve como cidade base para visitar Ponte de Lima e Braga. Não há necessidade de carro. No nosso caso, desde o Hotel da Penha há ligação com teleférico ao centro histórico. A partir dele você consegue fazer os passeios caminhando ou de táxi.

Centro Histórico de Guimarães
Centro histórico de Guimarães
Paço dos Duques
Paço dos Duques

O que visitar? Centro Cultural Vila Flor, o centro histórico (tombado pelo patrimônio da humanidade pela UNESCO), Castelo de Guimarães (não gaste dinheiro indo à torre do castelo – a visão da Penha é mais interessante), Paço dos Duques de Bragança, Estátua de Dom Afonso Henriques, Largo República do Brasil (tem uma linda vista para fotos), Largo da Oliveira (bons restaurantes), Museu de Alberto Sampaio (verdadeira relíquia em arte sacra).

Sente numa cafeteria e aprecie a arquitetura do centro histórico.

A partir de Guimarães, é possível visitar Braga e Ponte de Lima em um mesmo dia (ida N101 e volta A11).

Braga
Braga
Braga

Capital do Minho, distante 25 km (N101), cujo passeio pelo centro histórico, que é compacto, deve ser feito a pé. A Catedral da Sé, a mais antiga de Portugal, merece uma visita. Caminhe e observe essa cidade que, embora muito antiga, não possui a aparência de velha. Duração do passeio: 4 horas.

Ponte de Lima

Distante 60 km de Guimarães (N101), situada no Vale de Lima e cortada pelo rio do mesmo nome, merece ser visitada devido à sua arquitetura. Aproveite os arredores do Rio Lima e aprecie a paisagem e locais históricos. Local apropriado para fazer um lanche à sombra das árvores.

Ponte de Lima
Ponte de Lima

Nessa cidade acontece o Festival Internacional de Jardins (maio a outubro). Duração do passeio: 3 horas.

Serra do Gerês

Distâncias: Trajetos percorridos, 200 km

Pernoites: 2 noites em Caniçada

A viagem para Caniçada – São Bento (Pousada do Gerês) foi tranqüila e muito interessante (N101 / M583 / N205 / N103 / N304), distante 45 km de Guimarães. GPS (Pousada do Gerês): Latitude: N 41 38.859 Longitude: W 8 11.135.

Serra do Gerês
Serra do Gerês

Paisagens muito interessantes, apartamentos aconchegantes, restaurante de qualidade, vista para o vale e atendimento impecável são algumas das surpresas que a Pousada do Gerês/Caniçada-São Bento oferece. Fica situada no interior do Parque Nacional Peneda-Gerês.

Devido ao cansaço, resolvemos jantar na pousada. Façam isso! Além de provar sabores excelentes, desfrutarão de uma linda paisagem. Requer reserva, mesmo para os hóspedes.

Serra do Gerês
Serra do Gerês
Serra do Gerês

O que fazer na serra? Pegar o carro e sair para conhecer a região e suas paisagens. Há a Via Romana, cujos início e final acontecem nas localidades de Santa Cruz e Portela do Homem, respectivamente.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Descendo a serra, saindo da pousada (N304), vocês devem atravessar a ponte sobre o Rio Cávado e parar, próximo à cabeceira, no Posto de Turismo. Fornecem mapas e uma breve explicação sobre os melhores caminhos para conhecerem o concelho de Terras de Bouro (Gerês).

    Percorremos quase todos os trajetos possíveis, divididos em três partes. Um em direção à cidade de Terras de Bouro (somente se dispuserem de tempo), o segundo subindo em direção a Ermida e Pedra Bela e indo em direção à Galícia (Espanha).

    Termas na Galícia
    Termas do Rio Caldo

    Atravessamos a fronteira seca, sem aduana, e fomos parar nas termas do Rio Caldo (40 km). Molhamos os pés, não tínhamos roupa de banho, paramos para lanchar e retornamos.

    O caminho de volta foi feito pelos Campos do Gerês, Pedras Brancas, Lamas, Chá de Ermida e Vila do Gerês. Após, desça em direção ao ponto de partida. Parece confuso, mas com as explicações e mapa na mão fica fácil.

    Não fizemos, mas parece ser divertido aproveitar os passeios náuticos, rios, caminhadas, cachoeiras.

    Sabemos que deixamos de conhecer outras atrações incríveis dessa região, mas como resolver essa questão? Informações turísticas completas você encontra neste site.

    Na parte 3 descreveremos os passeios pelas regiões do Porto, Coimbra, Sintra e Lisboa.

    Obrigada, Silvio!

    Leia todos os posts da série 30 dias em Portugal:

    33 comentários

    Olá! Eu e minha amiga vamos fazer o passeio de Rabelo em Pinhão. Gostaríamos de dicas econômicas de onde comer após o passeio.

      Olá, Angelita! Na área do cais você encontra restaurantes, lanchonetes e empórios.

    Olá!
    Vou passar 20 dias em Portugal para visitar o Porto, Braga e algumas vinícolas na região do Douro. Queria ajuda para montar um roteiro, chegando em Porto e voltando ao Brasil por Lisboa. O que mais visitar nessa época (INÍCIO DE OUTUBRO): praias, Serra da Estrela, outras regiões de vinho ou Parque do Gerês? Obrigada!

      Olá, Ana Claudia! Praia não é o forte do norte de Portugal. Outubro já não seria recomendável ir à praia nem no sul.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito