Estação de Hamburgo

Tela a tela: como comprar passagens de trem na Alemanha no site da Deutsche Bahn

Estação de Hamburgo

A cia. ferroviária alemã — Deutsche Bahn, ou simplesmente DB — é uma das pioneiras da internet: vende passagens online desde a era mesozóica da web. O processo de compra é cheio de detalhes mas flui bem. Outro dia precisei comprar passagens para um bate-volta entre Berlim e Dresden e salvei as telas para você acompanhar o passo a passo. Bora nessa?


Deutsche Bahn

Entre no site da Deutsche Bahn e pesquise o trecho.


Deutsche Bahn

Depois de selecionar o horário da ida, clique para escolher o horário da volta (se for o caso de voltar, claro).


Deutsche Bahn

Você vai poder escolher entre a tarifa descontada (Savings fares) e normal (Standard fare). A tarifa descontada vale só no horário comprado e tem restrições para remarcação e reembolso. A tarifa standard permite que você embarque em qualquer trem naquele dia (mas sua reserva de assento não será válida) ou remarque para outro dia sem maiores custos. As tarifas descontadas aparecem cerca de 90 dias antes da data da viagem e vão escasseando à medida que a data da viagem se aproxima. Escolha a tarifa e escolha em “Purchase”.


Deutsche Bahn

Uma nova tela vai pedir para você reconfirmar sua opção. Ainda dá para trocar para tarifa standard ou para primeira classe. Clique em “Continue” na tarifa escolhida.


Deutsche Bahn

Daí você deve escolher se quer continuar comprando como cliente registrado ou sem registro. Registrando-se você tem mais vantagens. Eu me registrei.


Deutsche Bahn

Na tela seguinte vão te perguntar que tipo de ticket você quer. Se oferecerem o online-ticket, escolha esse, porque dá para imprimir em casa. Informe também se você vai usar a passagem ou se está comprando para alguém que vai viajar sem a sua companhia.


Deutsche Bahn

Na mesma tela você já informa se vai querer reservar assento. Custa € 4,50 por trecho e vale muito a pena. Você pode ainda escolher seu assento no “open saloon” (vagão inteiriço, tipo avião), “open saloon with table” (poltrona no vagão inteiriço com uma mesa em frente, compartilhada por quatro passageiros) ou num “compartment” (compartimentos para 6 pessoas, como eram todos os trens antigamente). Escolha também se quer janela ou corredor; o sistema verá se é possível.


Deutsche Bahn

A próxima tela somará o preço da reserva ao da viagem e pedirá para você confirmar se continua querendo. (Se não quiser, é só voltar uma tela e tirar o xis do quadradinho da reserva.)


Deutsche Bahn

Uma nova tela oferecerá um passe de transporte local para você agregar à sua passagem. Se você aceitar, seu bilhete de trem vira também sua passagem para ônibus, bonde e metrô no dia do desembarque no destino. Eu comprei só para ver como era (na verdade acabei não usando, andei a pé em Dresden).


Deutsche Bahn

A Deutsche Bahn vai pedir para você definir um documento de identificação. Passaporte não é aceito como documento; o que resta é selecionar o cartão de crédito que você vai usar na operação. Lembre-se de levar esse cartão de crédito com você: ele será pedido como identificação pelo fiscal dentro do trem. (O fiscal só pede identificação de quem compra online-ticket; é um esquema de prevenção de fraudes.)


Deutsche Bahn

Então é só pagar. Cartões Visa precisam ser do sistema Verified by Visa; os Mastercard precisam ser SecureCode. Mas dá pra usar PayPal também.


Deutsche Bahn

Pronto. Seu online-ticket vai ser enviado por email, daí é só imprimir e levar com você no trem.

Deutsche Bahn

Quando o fiscal passar, apresente o papel; ele vai pedir seu cartão de crédito e timbrar o bilhete.

Gute Reise!

Leia mais:

512 comentários

Há pouco tempo comprei passagem de Munique a Paris (sei q a Bóia e o Riq não acham uma boa idéia, mas sou daquelas que precisa experimentar pra saber…) no trem noturno pelo site da DB e foi super tranquilo.
Abs

Olá Ricardo!
Eu e meu marido iremos pra Alemanha em outubro e ficaremos 5 dias em Berlim (fazendo bate e volta pra potsdam e dresden) depois vamos de avião até Munique e ficamos 4 dias (fazendo bate e volta pra Fussen e Dachau). Depois vamos pra Nuremberg (1 dia) e de lá partimos de trem pra Frankfurt, fazendo bate e volta pra Koblenz, Heidelberg, mainz, wiesbaden e vale do rio Reno). Então a nossa dúvida é se vale a pena comprar o German Reail Pass ou o Berlim visit Card. Abc, ou se compramos as passagem individuais pelo site. Além do mais se comprarmos o German Rail pass, como fazemos pra marcar assento nos trens noturnos e viagens mais distantes! Aguardamos uma luz!! Obrigada!

    Olá, Fernanda!

    É bem provável que valha a pena o passe. Para ter certeza, porém, você vai precisar orçar os trechos avulsos e fazer as contas.

    No site da Bahn é possível fazer as reservas de assento sem comprar as passagens ponto a ponto.

    Não recomendamos trens noturnos.

Duas dicas que considero boas:
1-comprar com o máximo de antecedência possível(90 dias), para pegar as melhores ofertas;
2-caso haja interesse em fazer uma viagem com paradas, pode-se aproveitar o mesmo ticket parando em diversas cidades por algumas horas ou até 48 horas. Já na primeira página aparece a opção: “enter stopovers”

Se eu escolher a opção de não reservar o assento, isso quer dizer que meu lugar no trem não estará garantido? Eu corro risco de não embarcar, por exemplo, se o trem jjá estiver cheio?

    Olá, Vitor!

    Os trens levam passageiros de pé. Se não houver assentos disponíveis, você pode ir em pé. Mas vale a pena reservar.

Olá A Boia.
Comprei 2 bilhetes na opção online Tickets; não sei o que houve e está para ser enviado via Correios. Tenho que resolver isso agora pois viajo dia 25/08/14 e preciso imprimi-lo. Fiz o cadastramento colocando o nr do cartão para o online Tickets mas não consigo achar onde imprimir. No canto direito da tela no “Meu Bahn” tá lá mas sem opção de imprimir. Pode me ajudar?

    Olá, José! Provavelmente você escolheu outra opção. Anote todos os seus números e vá a um guichê numa estação ao chegar na Alemanha para tentar imprimir seus bilhetes.

    Bom dia A Bóia.
    Fico muito grato com sua ajuda. Seu blog é uma mão na roda para os turistas.
    Passei email para eles para resolver. Caso contrário, levo os comprovantes e resolvo na hora no balcão. O resultado posto aqui.

Olá pessoal, Comprei o trecho Praga – Budapeste no trem noturno (Euronight 477) e no momento da compra, não havia a opção do ticket online. Fui obrigado a escolher a opção de recebimento em casa pelo correio. Alguém jah fez a compra dessa forma? Recebeu as passagens no prazo informado (08 dias úteis)? Valeu.

    Se vc estiver na Alemanha (ou pelo menos na Europa) com certeza chegará. O servico do correio aqui também é muito bom. Mas se estiver no Brasil… ):

Nos trens ICE comprados com alguma antecedência, agora vc pode escolher diretamente o assento, a partir de um mapa, como em aviões, ao invés de só informar as preferências.

    A.L., pela Deutsche Bahn, eu já consegui escolher os assentos no trem ICE entre Munique e Colônia, na minha viagem de fevereiro deste ano. Só que não tinha muita opção de escolha, não. Eu comprei a passagem com exatos 90 dias de antecedência, então dificilmente o trem já estaria cheio na época da compra. E mesmo assim, só apareceu umas duas opções de escolha. Eu tinha comprado ticket para três pessoas e queria aqueles assentos do tipo “club four”, dois a dois, frente a frente, com a mesinha no meio. Até tinha esse tipo de assento no mapa que abriu, só que não era selecionável. Tive de optar por dois assentos de um lado do corredor e o terceiro do outro lado.

    Mas é interessante, de todo modo, essa opção para a compra de passagens de trem.

    Eu já comprei passagens de trem na maioria das companhias europeias e só tive problema para comprar na RENFE (não consegui de nenhuma forma fazer meus cartões passarem naquele site – acabei fazendo o trecho Barcelona – Madrid de avião). Com as outras, sempre consegui comprar, mas o site da Deutsche Bahn para mim é o melhor de todos mesmo!

    Cris, eles só liberam reserva do Club4 para compras de 4 ou mais bilhetes em geral.

Comprei há mais ou menos 2 meses uma passagem Zurich-Dusseldorf pelo DB, dica de minha amiga alemã que vou visitar.
Tava prestes a comprar pelo Rail Europe (que não tinha a opção de imprimir o ticket) e sairia ainda mais caro!! Valeu muito a pena comprar pel DB: mais barato e eu imprimi em casa, na maior comodidade…

Melhor ainda é baixar o aplicativo e apresentar seu bilhete eletronico, um QR code na tela do celular, sem papel! Muito civilizado!

    O app realmente é muito útil, porém não encontrei onde alterar a lingua de Alemão para Inglês (mais amigável para mim)… rsss

Excelente!
Das companhias com as quais já comprei online, considero a DB a mais amigável, já usei em 2010, no trecho alemão da viagem entre Paris e Budapeste, e usarei novamente em seguida, pois farei Munique/Copenhague (via Salzburgo e Praga) em dezembro, e estou apenas esperando a DB liberar a compra 🙂

    Bom dia, bcbauer!

    Acha que vale á pena comrpar primeira classe, sabe se dá para 4 pessoas sentarem juntas.
    Obrigada

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito