Isenção de visto canadense já está valendo; veja como fazer seu eTA

  • 0
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

isenção de visto canadense

Desde 1º de maio de 2017, brasileiros que tenham viajado ao Canadá nos últimos 10 anos ou que tenham visto americano válido e desembarquem no Canadá por via aérea podem conseguir isenção de visto canadense. É preciso preencher o eTA (eletronic Travel Authorization, autorização eletrônica de viagem) e pagar uma taxa de 7 dólares canadenses, via cartão de crédito ou débito.

O processo é simples, e na maioria das vezes o eTA é emitido automaticamente no momento da solicitação. É possível, porém, que sejam exigidos documentos suplementares, o que então retarda o processo em alguns dias.

Clique aqui para ir à página de emissão do eTA.

Por quanto tempo vale o eTA?

O eTA vale por 5 anos, enquanto o seu passaporte estiver válido. Caso o seu passaporte expire e você tire outro passaporte, precisará tirar um novo eTA (mesmo que o seu visto americano continue válido).

Quando posso solicitar o eTA?

O quanto antes -- já que, se o eTA não for concedido, você ainda terá a chance de solicitar um visto convencional. O consulado canadense recomenda que você tire o seu eTA antes mesmo de comprar a passagem para o Canadá.

Você pode solicitar o eTA:

  • Enquanto tiver um visto americano válido e se entrar no Canadá por via aérea

Ou

  • Se tiver obtido um visto canadense convencional nos últimos 10 anos e se entrar no Canadá por via aérea

Você vai precisar de um visto canadense convencional:

  • Se você não tiver um visto americano ainda válido, nem tiver obtido visto canadense nos últimos 10 anos
  • Se você chegar ao Canadá de carro, ônibus, trem ou navio
  • Caso você desembarque no Canadá de avião com eTA, siga viagem aos Estados Unidos e depois volte ao Canadá por via terrestre ou marítima, você vai precisar do visto canadense convencional para fazer a segunda entrada. O eTA só tem validade para chegadas por avião

Quer viajar ao Canadá? Faça direto o visto americano!

Se você não tem visto americano e pretende viajar para o Canadá e não tem visto americano, vale mais a pena investir seu tempo e seu dinheiro solicitando o visto americano, que na prática vai valer para dois países -- os Estados Unidos e o Canadá.

Leia mais:

97 comentários

Afonso Claudio

Será que não vai ser que nem a pegadinha do malandro que nem ocorreu neste ano?
No ano passado (2015) haviam informado a mesma coisa... a adoção do eTA para vários países, incluindo o Brasil. Quando chegou a época da implantação do eTA (eletronic Travel Authorization, autorização eletrônica de viagem), informaram que ainda estavam avaliando... e que não seria mais implementado em 2016 para o Brasil...
Eu tinha viagem marcada para maio. Como já possuia o visto americano, e também várias entradas no Canada, deixei para usufruir do eTA (mais facil, barato e rápido). Entretanto, como não houve a emissão do eTA, tive que cancelar a viagem, pois não consegui o visto Canadense normal a tempo. O visto (normal), após a solicitação no site, demorou mais de 1 mês para obtenção. Acredito que a demora do Visto deve ter ocorrido, porque provavelmente, muita gente pensou da mesma maneira que eu...
Fica a dica.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Afonso! Agora é oficial. Antes a imprensa confundiu anúncio de intenção com fato. Consulte o post da Viajoteca, a história está toda lá.

Lu
LuPermalinkResponder

Oba!!! Agora só esperar as promoções de voos em julho/agosto p/finalmente conhecer os parques e lagos no interior (Jasper, Banff, Lake Louise).

Alexandre Giesbrecht

Começa em 1 de abril ou 1 de maio? O texto menciona 1 de maio, mas, depois, fala duas vezes em 31 de março como data final do procedimento atual.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Ops! Distração do Comandante. Corrigindo já, obrigada!

Carol Owen
Carol OwenPermalinkResponder

Essa regra vale somente pra entrada por via aerea? Ou vale pra passar por via terrestre via EUA tb?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carol! Só por via aérea. Por terra será necessário o visto canadense convencional. Vamos acrescentar ao texto.

http://www.cic.gc.ca/english/helpcentre/answer.asp?qnum=1039&top=16

Carolinne
CarolinnePermalinkResponder

Tenho uma dúvida: eu li recentemente em um post sobre a necessidade do visto americano estar no passaporte válido, mas não li essa especificação em mais nenhum lugar.
Até pouco tempo atrás, o passaporte brasileiro possuía apenas 5 anos de validade, enquanto o visto americano tem validade de 10 anos, o que acabou por fazer muita gente (como no meu caso também), sempre viajar com 2 passaportes, o antigo que contem o visto americano e o passaporte novo. Será assim comigo por muito tempo, já que meu passaporte e o meu visto dificilmente terão a mesma validade, pois são emitidos sempre em datas diferentes.
No caso, vai valer ou a obrigatoriedade é que o visto esteja no mesmo passaporte válido?
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carolinne! Os comunicados até agora falam apenas em "visto americano válido". Note que, se você tem um visto canadense de 9 anos atrás, você também pode entrar só com o eTA -- e esse visto provavelmente já vai estar num passaporte expirado.

http://www.cic.gc.ca/english/helpcentre/answer.asp?qnum=1097&top=16

Carolinne
CarolinnePermalinkResponder

Perfeito, faz mais sentido mesmo, ne? Obrigada

Mirella Matthiesen

Passando para agradecer os links para o Viajoteca wink
Bjks e simbora para o Canadá!

Lyvia
LyviaPermalinkResponder

Tb agradeço a dica para o Viajoteca, dicas preciosas pra quem vai pro Canadá.

LÉA DANTAS
LÉA DANTASPermalinkResponder

Muito bom. Obrigada por informações valiosas.

André Trindade

Uhuhu... Tenho o visto americano, viajei para o Canadá em 2013 e voltarei em junho 2017. Perfeito para mim.

Luana Prazeires

Muito bom!
Bora viajar! ♡
Luana Prazeires Collection agradece!

Erika
ErikaPermalinkResponder

Quem já tem visto para o EUA pode entrar no Canadá por terra?
Tipo de Nova York pegar um trem para Toronto?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Erika! Permita-me sugerir que leia o texto novamente, desta vez com mais atenção. Obrigada.

Celso Henrique

Tenho uma dúvida. Em Julho/2017 irei ao Canadá e chegarei por via aérea. Planejo solicitar a eTA, por todas as vantagens citadas. No meio da viagem planejo cruzar a fronteira de carro e passar uns dias nos USA, mas terei que voltar pro Canadá para embarcar de volta para o Brasil. Será que terei problema ao retornar de carro ao Canadá após ter entrado por via aérea? Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Celso! Para entrar no Canadá por via terrestre, você precisa do visto.

Vanessa
VanessaPermalinkResponder

Eu estou querendo ir para o Canadá no dia primeiro de maio (por coincidência será início das minhas ferias). Eu já posso emitir o eTA para o dia primeiro de maio ou tenho que esperar até o dia? Se for assim, seria muito arriscado :/

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vanessa! Você pode tirar um visto convencional (há tempo para isso) ou deixar para tirar o visto no próprio dia 1º de maio. Na maioria dos casos, será aprovado na hora, segundo o site do consulado (mas pode levar alguns dias, também):

“In most cases, your eTA will be approved within minutes. However, some may take several days to process.”

Andrea
AndreaPermalinkResponder

Olá, boa tarde! Bóia, embarco dia 02 para NY, e estava pensando em dar um "pulo" em Quebec...no entanto, já teria que comprar passagem aerea e deixar reservado hotel, e por conta disso, estou um pouco apreensiva para deixar somente para o dia 01 para tentar obter a autorização eletrônica, tendo em vista que embarco logo no dia seguinte...por um acaso, você saberia me informar se é um procedimento fácil, algo que basta "imprimir" e anexar ao passaporte? (sei que vc não tem bola de cristal, mas pela sua vasta experiencia, acredito que possa responder...)

Marcelo Jesus
Marcelo JesusPermalinkResponder

Andrea,
fui para o Canadá em julho passado (2016) e, como tenho passaporte português, optei por usá-lo e tirar o eTA, é um procedimento simples que, sendo aprovado, é provável que você receba um email em questão de minutos com a sua aprovação.
Foi o que aconteceu comigo e com meus filhos, em poucos minutos recebi a confirmação no meu email.
Acabei imprimindo este email e levei comigo, mas, como o próprio nome sugere, é uma autorização eletrônica, então ela passa a constar no sistema de imigração do Canadá, vinculada ao seu passaporte.
Assim que o passaporte é lido, na imigração, no momento da entrada, o sistema informa da autorização.

Andrea
AndreaPermalinkResponder

Obrigada Marcelo!

Pedro Lira
Pedro LiraPermalinkResponder

Viajo no dia primeiro de maio de sp para toronto,quando simulo no site do consulado canadense para pegar o eta ele diz que eu preciso do Visto de turismo. O que devo fazer?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Pedro! Você pode tirar um visto convencional (há tempo para isso) ou deixar para tirar o visto no próprio dia 1º de maio. Na maioria dos casos, será aprovado na hora, segundo o site do consulado (mas pode levar alguns dias, também):

“In most cases, your eTA will be approved within minutes. However, some may take several days to process.”

Pedro Cavalcante

Não estou conseguindo tirar o eTA, irei ao Canadá no dia 1 maio,o site do consulado ainda não entende que nesse dia somente irei precisar do eTa.O que faço?

obrigado...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Pedro! Você pode tirar um visto convencional (há tempo para isso) ou deixar para tirar o visto no próprio dia 1º de maio. Na maioria dos casos, será aprovado na hora, segundo o site do consulado (mas pode levar alguns dias, também):

"In most cases, your eTA will be approved within minutes. However, some may take several days to process."

Luana
LuanaPermalinkResponder

Boa tarde!
Eu e meu marido temos visto americano, e planejamos ir no final do ano para o Canadá com nossos filhos que Não possuem o visto americano. Qual seria a melhor opção nesse caso, tirar o visto deles canadense ou americano<
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luana! O americano é mais útil, porque serviria para os dois países.

Nancy
NancyPermalinkResponder

Olá! Pretendo ir para o Canadá em junho e vi que o eTA só vale para entrada no país por via aérea, mas vocês acham que eu teria problemas em sair do Canadá para os EUA por via terrestre com o visto americano? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nancy! Se você entrou legalmente no Canadá, pode sair por via terrestre sem problema. Apenas não poderá retornar ao Canadá por via terrestre só com o eTA.

Renato Izidoro

Olá bóia! O eTA também vale como visto de trânsito? Ou ainda será necessário tirar o visto específico para apenas para esta finalidade? No caso o destino final é os Estados Unidos.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renato! Vale, sim.

Leticia
LeticiaPermalinkResponder

Uma duvida, eu vou viajar 18/05 e tenho visto americano valido, já posso solicitar o eTA hoje ou só a partir de 1/5??

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leticia! O sistema só libera o eTA a partir do dia 1º, conforme outros leitores já apontaram em comentários anteriores ao seu.

Josimar
JosimarPermalinkResponder

Bom dia,
Vou para o Canadá em Julho. Estou com duvidas se tiro visto americano e espero para tirar somente o eTA ou se já dou entrada no visto canadense.
O que você acha?
Caso essa informação do consulado canadense não se confirme, 2 meses é um tempo bom para tirar o visto canadense tbm?

Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Josimar! A informação do consulado canadense é quente. O único risco aí é você não conseguir o visto americano, o que pode acontecer (às vezes não é nem o caso de ter o visto negado; alguns pedidos encalacram e entram em 'processo administrativo'). Providencie o visto americano o quanto antes, e se não rolar, tire o canadense.

Tiago
TiagoPermalinkResponder

Boa tarde.
Vou à Toronto via aérea no dia 22 de Maio e pretendo visitar os EUA de carro e retornar à Toronto para o voo de regresso ao Brasil. Pelo que entendi (após simular no CIC como um cidadão italiano, que atualmente se enquadra no eTA) pela entrada via terrestre não é necessário o eTA. Nesse caso eles nem especificam o visto por não se aplicar à Itália (o que será o caso do Brasil após 01.05). Portanto entendo que após o dia 01.05, se a entrada no Canadá via aérea estiver legal com o eTA, o transito entre EUA e Canadá estará isento de visto tambem. Poderia, por gentileza, validar esse raciocínio?
Muito obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tiago! Se você precisar entrar por via terrestre no Canadá, precisará do visto canadense convencional, não importa se tiver entrado há pouco por via aérea com o eTA.

Thiago
ThiagoPermalinkResponder

Boa tarde. Estou aguardando a abertura do eTA para viajar para o Canada em Agosto de 2017. Possuo o visto americano válido. O site da imigração do Canada informa que a partir de 1 de Maio já será possível solicitar o eTA. Caso consiga o eTA e vá para o Canadá, poderia também ir até os Estados unidos por terra e voltar por terra ou somente de avião?

Faço esta pergunta pois em alguns sites estão dizendo que o eTA só vai valer para quem ingressa de avião, mas por terra ou mar será necessário visto canadense.

Obrigado pela ajuda.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tiago! Está claro no texto e já respondemos várias vezes essa pergunta. Entrada ou retorno por terra: visto canadense convencional. Jeitinho brasileiro não funciona no Canadá.

Guilherme Mayer Bieger

Olá!
Sabe se a pessoa que esteve nos Estados Unidos em 2014 com visto de estudante também tem essa liberação para entrada no Canadá?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Guilherme! O visto americano precisa estar válido... leia o texto, por caridade.

Ana
AnaPermalinkResponder

Olá!

Você saberia me informar se com o visto de trânsito americano também seria possível solicitar o eTA para viagem de negócios ao Canadá?

Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana! É uma pergunta bastante complicada. Pela lógica, a resposta é não, já que o visto de trânsito só é válido para trânsito, e se você não estiver mais em trânsito nos Estados Unidos, seu visto não terá validade. Mas você deveria checar com o consulado ou um despachante.

Paulo vitor
Paulo vitorPermalinkResponder

Ola Boia.

Creio que existe contradição sobre a informação da entrada por via terrestre para aqueles que são elegíveis para requerer eTa.
No próprio site do CIC existe a informação de que nem é necessário requerer eTA para entrada via terrestre (o que possui certa lógica comparada com a entrada aérea).

Veja a informação contraditória nas páginas abaixo:
http://www.cic.gc.ca/english/visit/eta.asp

http://www.cic.gc.ca/english/helpcentre/answer.asp?qnum=1097&top=16

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paulo. 'Visa-exempt travelers' significa 'viajantes isentos de visto'. Se o seu passaporte é brasileiro, não é o seu caso.

(O Ricardo Freire já me mandou parar de responder gente sem-noção, não sei por que eu continuo.)

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Deixa o Paulo acreditar no que quiser e ir tentar a sorte na fronteira do Canadá, sem visto. kkkk

drielly
driellyPermalinkResponder

Olá Boia! Tenho viagem prevista para o Canadá no dia 11 de maio. Já possuo o visto americano válido e estou pensando em aguardar a liberação da eTA, mas lendo em alguns blogs de viagem vi que o pessoal está um pouco receoso de não ser de fato oficial essa liberação no dia primeiro de maio. Posso confiar nessa isenção? Mesmo porque agora acredito não ter mais tempo de solicitar o visto convencional.
Obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Drielly! É oficial.

Adriana Ferraz

Ricardo,
A resposta para esta pergunta "Are you a lawful permanent resident of the U.S." é No ou Yes para brasileiro com visto de estudante nos eua?
A minha filha também já teve um visto canadense, mas venceu com a validade do passaporte dela.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Adriana! Quem responde é A Bóia. Quem tem visto de estudante é residente temporário.

Anderson Maciel

Olá.
Minha dúvida com. O eTa consigo atravessar a fronteira terrestre Vancouver/Seattle, ou preciso de outro visto por ser via terrestre??

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Anderson! Você pode ir de Vancouver para Seattle com visto americano mas não pode voltar a Vancouver por terra ou mar sem um visto canadense convencional.

É impressionante a dificuldade das pessoas em aceitar um fato simples: eTA só vale para entrada por via aérea. Por que perguntam e perguntam e perguntam a mesma coisa que está clara no texto e respondida inúmeras vezes nos comentários?

Marcos
MarcosPermalinkResponder

Por um motivo muito simples: esta é a forma que as pessoas arranjaram para "punir" quem fala ou escreve aquilo que elas não querem ouvir ou ler. Eu achava que era preguiça de ler o texto ou incapacidade de interpretá-lo, mas cada dia tenho mais certeza que atualmente a maior parte das pessoas não admitem ouvir ou ler coisas que as desagradem.

Silvia Ungefehr

Passando só para dar uma Boa Notícia para o pessoal que vai para o Canadá ! Acabei de fazer o meu eTA e já fui aprovada , tudo muito simples e rápido .

Joao Marcelo
Joao MarceloPermalinkResponder

Também acabo de fazer meu eTA, da esposa e do filho de dois anos. Bem tranquilo, bem rápido, e barato. No meu caso usei o visto americano válido como referência, e tudo certo. Valeu pela ajuda Bóia!

Amanda Porto
Amanda PortoPermalinkResponder

Ola, Boa noite!!

Eu moro nos EUA com uma família americana, eles estão planejando uma viagem para o Canada no final de maio agora. Gostaria de saber que documento que seria necessário eu tirar, pois essa TA e valida apenas para viagens de avião, correto? E eles vao de carro. Obrigada desde ja

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Amanda! Você precisa obter um visto canadense convencional.

Kaoara
KaoaraPermalinkResponder

Boia você sabe a validade desse visto? Viajo em novembro... será que já posso fazer por agora?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Kaoara! O eTA vale por 5 anos. Caso o seu passaporte expire, o eTA expira junto com ele (mesmo que o seu visto americano continue válido). O consulado recomenda requerer o eTA ANTES de comprar a passagem para o Canadá.

Joice dos Reis da Silva

Olá, meu visto americano é válido até setembro de 2017, mas pretendo viajar ao canadá em 2018. A obrigatoriedade do visto americano ser válido é apenas para conseguir a emissão do ETA ou ao desembarcar no Canadá meu visto Americano necessita ser ainda válido?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Joice! É a uma ótima pergunta. Não temos a resposta. Aparentemente, o visto americano só precisa estar válido no momento da solicitação do eTA. No seu lugar, eu emitiria o eTA para ver qual a validade será concedida -- se atrelada à validade do visto americano ou se os 5 anos vêm de qualquer maneira.

(Se você fizer, conta pra gente o resultado? Obrigada!)

João Marcelo
João MarceloPermalinkResponder

Meu eTa saiu com validade para 2022 (5 anos), mas meu visto americano vai até 2020 (o passaporte vai até 2025). O eTA do meu filho (menor de 2 anos), limitou na validade do passaporte - 2019. Não há nenhuma orientação para apresentar o visto americano na entrada, então eu diria que vale apenas o eTA. Mas sigo a Bóia. Volta aí e conta o que aconteceu!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, João Marcelo! Acho que você matou a charada pra gente, então. A validade do eTA não é vinculada à validade do visto americano, só à validade do passaporte, mesmo smile

ligia ferreira

Estou passando para contar que depois de tanta espera, acabei de aplicar ao eTA e ser aprovada, em questao de minutos.Eu e meu filho fomos aprovados , mas o meu marido, o primeiro a fazer, ainda esta pendente. Agora eh esperar para ver se da tudo certo com o dele!
Seu blog foi um grande parceiro! Obrigada!

Paulo Torres
Paulo TorresPermalinkResponder

Também fiz a solicitação do eTA, e em poucas horas já tinha recebido a resposta positiva por e-mail.
Achei legal que não há nada a ser impresso para apresentar na chegada ao Canadá: apenas o passaporte é necessário para que o agente de imigração (e mesmo o check-in da companhia aérea) faça a verificação se você tem um eTA válido.

Teresa Campos
Teresa CamposPermalinkResponder

Preciso tirar o visto tradicional para o Canada pelo fato do visto americano estar no meu passaporte antigo ( vencido) e não no atual? Estive em Dezembro/2016 nos Estados Unidos.
Pretendo fazer um intercambio de 5 semanas em Agosto/2017.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Teresa! Não tem problema. Para solicitar o eTA, basta que o seu visto americano esteja válido no momento da solicitação. O seu eTA é que obedecerá à validade do novo passaporte.

Marcela
MarcelaPermalinkResponder

Olá tenho um visto americano válido em um passaporte vencido que está no Brasil, no momento estou fora do Brasil e pensando em ir p o Canadá, deveria pedir que alguém me envie por correio meu passaporte antigo? Ou só com a cópia consigo solicitar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcela! O sistema do eTA pede apenas o número do visto americano e a validade; deve ter acesso ao banco de dados dos Estados Unidos. Caso o seu eTA não seja emitido na hora e eles peçam mais documentos, você enviará digitalizado; e se entre esses documentos estiver a imagem do visto americano, é só pedir para alguém fazer a foto no Brasil e enviar por email para você.

Sylvia Alves Jansen

Olá, estou com uma dúvida. Meu esposo e eu já conseguimos o eTA. Vamos para Vancouver de avião saindo de Orlando. Mas queremos seguir viagem para Seattle de ônibus. Não voltaremos para o Canadá nessa viagem, continuaremos nos EUA. Minha dúvida é se podemos sair do Canadá só com o eTA por via terrestre?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sylvia! O eTA é pedido na entrada. Você pode sair como quiser, o Canadá não tem o menor interesse de reter você em território nacional e fica aliviado quando um turista vai embora, comprovando não ser um imigrante ilegal smile

Tiago
TiagoPermalinkResponder

Caro Ricardo Freire, boa noite.
Havia lhe enviado, nesse mesmo post, uma pergunta referente à entrada por carro ao Canadá utilizando o eTa. Como a resposta foi negativa tirei o visto convencional para evitar problemas. Hoje estou no Canadá, retornando ao Brasil, e um casal de amigos que conhecemos no aeroporto saiu para os EUA e retornou ao Canadá de carro utilizando apenas o eTa, sem nenhum problema. Creio q seja importante um adendo seu para evitar que mais brasileiros gastem cerca de R$350 (visto convencional) sem necessidade. Um forte abraço

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tiago! Quem responde é A Bóia. Eu não confiaria 100% nisso. Pode ter sido uma decisão individual do agente ante uma situação ainda em fase de implantação. Eu continuaria tirando o visto convencional (e recomendando que se tire o visto convencional) para qualquer travessia por terra -- até que essa situação (entrar por via aérea, sair e retornar por terra) esteja descrita com todas as letras nas regras de entrada confirmando essa exceção.

Tiago
TiagoPermalinkResponder

Olá Bóia, é muito difícil transmitir por texto a impressão que tive. Porém "in loco" me pareceu uma decisão muito habitual do oficial de imigração. E se tratando de eTa a fase de implantação é apenas no Brasil, afinal ele é utilizado por alguns países à um certo tempo. Eu entendo que daria pra utilizar a justificativa "ah Senhor Oficial eu não sabia que era necessário o visto convencional"... mas não foi necessário pois, mais uma vez, essa situação foi extremamente natural para o agente.

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Você já saiu e voltou de carro dos EUA para o Canadá utilizando o eTA? Esse lance de "alguém me disse" é muito perigoso. Ainda mais quando a autoridade oficial diz o contrário. Eu não arriscaria um dor de cabeça na minha viagem por conta de R$ 350.

Tiago
TiagoPermalinkResponder

Thiago, como eu disse, estava ao lado das pessoas que fizeram isso pois entramos à pé, juntos na ponte Niagara Falls pois havia deixado o carro em Buffalo. Me arrependo profundamente por ter tirado o convencional dada a facilidade e isenção de qualquer tipo de pergunta aos que estavam utilizando o eTa. O agente procurou diretamente pelo carimbo de saída no passaporte e carimbou uma entrada logo abaixo, sem qualquer stress. Deixo a confiança desse meu relato à seu critério.

Victoria
VictoriaPermalinkResponder

Oi! Tenho uma duvida! Estarei nos EUA e vou dar um "pulo" no Canada (por via aerea), ja tenho o ETA mas gostaria de saber se ele é valido também saindo dos EUA, e se terei algum problema para retornar aos Estados Unidos (tenho visto americano), depois dessa ida ao Canada. Essa dúvida se dá pelo fato de que nunca entrei nos Eua saindo de uma origem que nao seja o Brasil, e meu passaporte é brasileiro, não sei se há problema.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Victoria! Na entrada dos Estados Unidos, o importante é ter um visto válido para os Estados Unidos e informar um endereço enquanto estiver no país.

João Marcelo
João MarceloPermalinkResponder

Compartilhando minha experiência com o eTA, entrando e saindo do Canadá. No check in a funcionária da Air Canadá perguntou se tínhamos eTA, eu disse que sim. Perguntei se queria o número, e ela disse que não, só digitou o passaporte e ficou tudo ok (acho que ela perguntou por mera cordialidade). Na hora do embarque, ao apresentar o passaporte, não sei por que cargas d´água o funcionário perguntou se eu estava levando os vistos americanos (ainda válido, mas que estavam em outros passaportes vencidos). Eu até os levei, por via das dúvidas, mas NUNCA me foi solicitado o visto americano. Na entrada do Canadá bastou apresentar o passaporte válido, e apenas me foi perguntado que cidades eu iria visitar no Canadá. Na saída, curiosamente, nem há conferência de passaporte, após o raio-x você cai direto no Duty Free... Foi isso. Plenamente aprovado todo o procedimento! (entrei e saí por via aérea, e não fui aos Estados Unidos).

DANIEL DE SOUZA NASCIMENTO

Já tenho o visto americano válido.
Se eu entrar por via aérea no Canadá e sair via marítimo (Em um cruzeiro de Vancouver para o Alaksa) e de lá vou via aérea para Nova York.
Posso ir somente com o eTA, correto?

Muito Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniel! Sim.

Eduarda
EduardaPermalinkResponder

Bom dia, eu moro em Toronto, meu visto está vencendo e eu estou dando entrada em um novo, mas demora cerca de 2 meses para ficar pronto. Eu farei o ETA também. Minha pergunta é eu posso viajar pra outros lugares com o Eta, para a Europa, Caribe, México e retornar ao Canadá, por linha aérea, sem problemas? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eduarda! Até onde sabemos, o eTA se aplica a turistas. Se você tem visto de residência, talvez o regime seja diferente. O melhor a fazer é se informar nos órgãos oficiais daí mesmo.

Marina de Freitas Goncalves

Boa tarde!!! adoro seu blog.
tenho uma duvida. Já emiti o eTA,tenho o visto válido americano. Estou indo para Toronto em Setembro,chegarei de avião, conforme o Eta exige, porem li que após validado, posso sair e voltar de carro. isso é verdade? pois quero ir até Buffalo ou Niagara no outlet, considerando que o outlet nos Estados Unidos é muito melhor.
Aguardo retorno e muito obrigada!!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marina! Não temos certeza disso não. Eu só arriscaria isso se houvesse uma resposta específica no FAQ da embaixada canadense sobre o assunto. A gente já revirou aquilo de cabeça pra baixo e não há nenhuma indicação de que dá para voltar por terra sem eTA.

Priscilla
PriscillaPermalinkResponder

Oi Bóia!
Planejo sempre as minhas viagens com as dicas de vocês. E sempre deu certo! Obrigada! Rsrs

Tenho as seguintes dúvidas sobre o eTA para o Canadá.
- Preciso levar para a viagem a impressão do e-mail de confirmação do eTA?
- Preciso levar o passaporte antigo com visto americano?
Vou apenas ao Canadá, chegando de avião.

Obrigada!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Priscilla! Não custa levar.

João Marcelo
João MarceloPermalinkResponder

Eu levei as duas coisas. E nunca me pediram nem uma nem outra, em nenhum momento! Na hora do embarque o funcionário da Air Canada me perguntou se eu levava comigo os vistos americanos (pois estavam no outro passaporte), mas não pediu pra ver, nem o funcionário da entrada em Toronto. E até passei momentos de terror porque em uma troca de hotel esqueci os passaportes antigos com visto americano no cofre. Mas recuperei, ufa!

Pelo que entendi os eTAs estão vinculados ao passaporte. Na hora que a atendente da Air Canada digitou já apareceu, o mesmo na entrada em Toronto...

Lisandra
LisandraPermalinkResponder

Posso dar minha contribuição sobre o assunto? Eu escrevi um e-mail para o consulado do Canadá é a resposta muito simples foi: o eTA é para ENTRADA no Canadá. A SAÍDA é indiferente. Com isso, entendo que dá para visitar os EUA saindo do Canadá como quiser, mas se precisar voltar TEM DE SER POR VIA AÉREA. Tenho a impressão de que complicamos muito o que é bem simples pra eles. smile

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lisandra! É o que está no texto e o que afirmamos desde o início. Existe o depoimento de um leitor que disse que um amigo entrou com eTA por via terrestre depois de já ter entrado por via aérea. Enquanto não tivermos prova oficial desse procedimento, continuaremos reconendamndo visto convencional para qualquer entrada terrestre, mesmo em retorno.

Césare Majima

Li toda a sequência de perguntas e não encontrei uma similar: No formulário eletrônico da solicitação da Autorização Eletrônica de Viagem nos solicitam o número do visto americano e o número do passaporte. Em "número do passaporte" devo preencher com o qual quando o visto americano consta no passaporte anterior vencido? O número do passaporte atual e vigente com o qual vou entrar ou o número do passaporte onde consta o visto americano? Agradeço a atenção de vocês.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cesare! O visto americano não é vinculado ao passaporte onde está colado. Já a eTA é sim vinculada a um passaporte específico. Pela lógica, o passsaporte em questão deve ser o vigente, ao qual a eTA estará vinculada.

Priscilla
PriscillaPermalinkResponder

Oi Bóia. Estou de férias no Canadá, e fiz o ETA antes de vir para cá. Para entrar no país foi tranquilo, o funcionário da imigração apenas checou o passaporte e fez as perguntas padrão. Não precisou apresentar nenhum papel de confirmação da aprovação do ETA na imigração do Canadá. Contudo, no embarque no Brasil, a Copa estava pedido o papel de confirmação do ETA para todos que não tinham visto canadense no passaporte. Pediram duas vezes no Brasil e mais uma vez no Panamá, onde fiz conexão para Toronto. Então, fica a dica: imprima o e-mail de confirmação com a aprovação do visto. Apesar de o e-mail explicar que a checagem é eletrônica, dando a entender que não precisa imprimir nada, a Copa não estava deixando embarcar sem esse documento.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar